Total de visualizações de página

sábado, 11 de dezembro de 2021

PAPO RETO — AFINAL, O "NAMORO SANTO" ESTÁ FORA DE MODA?

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos alibertou... (...) Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne..." (Gálatas 5:1a, 13a).
Neste capítulo da série especial de artigos Papo Reto, falaremos sobre como deve ser a vida de namorados cristãos. Muitas vertentes cristãs adotam a doutrina do chamado "namoro santo", que, em síntese, é o namoro entre cristãos, sem a prática de intimidades sexuais. Mas, com o crescimento do fenômemo da liberalidade (ou seria da libertinagem?), visto a olhos nus por muitos grupos cristãos, será mesmo que essa doutrina ainda é ensinada?

O que diz a Bíblia sobre namoro?


Por incrível que pareça, a Bíblia Sagrada não cita em nenhum momento esta etapa do relacionamento. Namoro, portanto, em princípio, é um termo que não aparece nas Sagradas Escrituras. À época antiga, muitos dos relacionamentos se davam dentro da mesma ramificação familiar; pessoas da mesma tribo se davam umas às outras ou eram oferecidas pelos superiores. 

Não era comum, portanto, um casal experimentar o estágio do namoro. Mas nem por isso iremos cair no extremo e no radicalismo de não admitirmos a importância do namoro, mesmo considerando o grande risco que os casais correm nessa etapa, principalmente às solicitações carnais, para uma vida santa.

Seria equívoco dizer que Deus não abençoa o namoro. Pensar assim seria o mesmo que chamar a Palavra de Deus de omissa com relação a alguns temas que só entraram nos costumes de um povo muito tempo depois que ela foi escrita. 

Considerando as épocas, o namoro de hoje seria o noivado do tempo antigo e suas profundas diferenças de atitudes. Por exemplo: os casais se davam a um compromisso mais firme, com o consentimento da família e a bênção das autoridades religiosas. 

Era uma etapa muito mais de avaliação e de preparo para o casamento. Os namoros de hoje em dia estão muito mais descartáveis, livres de responsabilidades; tornando-se, muitas vezes, um processo de pura evasão carnal, prazerosa, sexual.

Se não há nada sobre namoro na Bíblia, o que fazer?


Porém, o fato do namoro não aparecer na Bíblia, segundo a maneira como atualmente é concebido, não significa que todos os namorados cristãos devam se desfazer dos seus relacionamentos. Mas com um detalhe importante: o namoro tem que ser agradável aos olhos de Deus. 

Beijos e abraços devem ser moderados para que o casal não seja tentado pela concupiscência carnal. O apóstolo Paulo recomenda: 
"Vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios" (Efésios 5:15). 
Embora não esteja descrito na Sagrada Escritura, o namoro pode se tornar um período de crescimento espiritual e de profundo conhecimento na vida do casal. Um namoro cristão deve ser apresentado à igreja e à família. Nada impede de que um casal de namorados receba a bênção de DEUS no altar. 

Um conselho importantíssimo: 


Não construa as bases do namoro fundamentadas na beleza exterior; nos prazeres mundanos nem nos apetites sexuais. Esses são três obstáculos que o casal tem que superar juntos, em oração, na presença de Deus. 

Os dois últimos, então, aprisionam os namorados e os levam a perder o sentido correto do relacionamento e a produzir grandes sequelas futuras, se um dia chegarem ao matrimônio. 

O fracasso de um casamento pode residir na falta de estrutura cristã ainda à época de namorados. Daí, a importância de namorar apenas pessoas tementes a Deus, cristãs de verdade, cujas atitudes reflitam quem verdadeiramente é. Não deixe que os sentimentos carnais ou os interesses pessoais estejam acima dos frutos do Espírito Santo.

Namoro: lazer ou compromisso?


Pesquisa divulgada recentemente relatou que o namoro está na primeira opção no lazer dos jovens brasileiros. Para os jovens não cristãos é uma clara oportunidade de viverem uma liberalidade mais prazerosa, deixando fluir descobertas sexuais, "muito comuns" aos olhos da Psicologia. 

Insisto: o namoro tem que ser cristão. Se esta pré-condição não se tornar verdade para o casal de namorados, o futuro, enfatizo, trará consequências infelizes e frustrantes. 

Os namorados cristãos devem, em primeiro lugar, ser e viver como igreja de Deus, sem mácula nem qualquer sujeira. Deus, repito, deve sempre ser o alvo a ser atingido, a meta a ser conquistada. 

Namoro jamais pode ser visto como um lazer para os filhos de DEUS, porém como um compromisso a mais, mais um degrau na escala de valores, cuja meta é um casamento abençoado. 

O comportamento de um casal de namorados cristãos em nada deve ser parecido com os namoros mundanos. Quem ama verdadeiramente seu namorado ou sua namorada vai ter paciência para esperar o tempo certo de um envolvimento mais íntimo nem vai fazer sugestões indevidas para o outro. Mente sã, corpo são. Nosso corpo é templo e morada do Espírito de Deus (1 Co 6:19).

Licitude X Conveniência (1 Co 6:12; 10:23)


Um cristão deve permanecer firme nas promessas. E isto que escrevo agora, não faço como uma imposição, como na época da lei. Mas confiante da presença do Espírito em minha vida; pela fé natural e pela consciência cristã que nos leva ao pleno exercício de uma vida íntegra e exemplar para uma sociedade tão desgastada e desacreditada, muitas vezes, em face de tantos testemunhos infelizes de pessoas que, um dia, entregaram-se ao deleite total dos desejos carnais. 

Se você tem dúvida de como proceder corretamente no namoro, peça orientação aos líderes de sua igreja e procure não fazer nada precipitadamente ou em oculto, desagradando ao Senhor Jesus. 

No evangelho de Jesus, segundo Mateus está escrito: 
"(…) Nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se" (10:26). 
E o autor da epístola aos Hebreus, ratifica:
"(...) E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (4:13).
E tem mais ainda. Paulo confirma a importância de sermos santos não só no espírito como também no corpo diante de DEUS: 
"(...) que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra; não no desejo na lascívia, como os gentios, que não conhecem a DEUS; e que nesta matéria, ninguém oprima ou engane o seu irmão. O Senhor é vingador de todas as coisas (…)" (1 Tessalonicenses 4:4-6). 
Os frutos de um namoro doente vão refletir adiante no noivado e no casamento.

Infelizmente, atualmente é muito comum de se ver jovens cristãos, que frequentam os cultos regularmente — muitos deles até com atuação no exercício ministerial — mas que, fora da igreja, têm uma vida promíscua, totalmente desregrada, longe dos princípios de Deus. 

Muitos desses jovens, até usam a prerrogativa de serem cristãos para atrairem pessoas para relacionamentos promíscuos! Aqui, é válido lembrar que Deus não se deixa enganar com aparência nem com cargos na igreja. 

Ele busca 
"(...) os verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade" (João 4:23). 
Observe as palavras que DEUS disse a Samuel quando da escolha do novo rei de Israel: 
"Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16:7 — grifo acrescentado). 
Contextualizando, essa premissa nos indica que a beleza exterior nem deveria estar dentre os critérios para a escolha de um bom namorado ou boa namorada de Deus. 

Outro detalhe importante: não queira se relacionar com pessoas preguiçosas, que não gostam de trabalhar, de estudar, sem objetivos, metas na vida. Há responsabilidades que devemos ter que não são nada espirituais. 

Namore com cristãos, mas cristãos que tenham objetivos decentes na vida, ainda que sejam humildes, pois logo, juntos, alcançarão grande crescimento intelectual, profissional e financeiro. 

Observe também se o seu pretendente tem bons costumes, boa educação, equilíbrio emocional; se ama a família, se é manso no falar e prudente no agir. O fruto do Espírito e suas caracteríticas deve ser bem evidente em sua vida. 

Sem esses ingredientes, fuja! Saiba plantar corretamente hoje para colher bons frutos no amanhã.

Conclusão


Namorar é, sem dúvida, um momento inesquecível na vida de qualquer pessoa. É uma fase de profundas descobertas. Também pode ser um registro triste, o qual se deseja apagar da memória. 

O bom é esperar pelo tempo de Deus e pela confirmação do Pai. Não comece nada se não houver essa confirmação. A voz de Deus é clara e os frutos são muito visíveis. 

Cuidado porque há muitos frequentadores de igreja (lobos disfarçados de ovelha) que, no fundo, são piores do que os que estão no mundo. Um namoro que começa errado tende a fracassar no amanhã. 

Faça do seu namoro um canal de bênçãos para a vida de todos; pois, dessa forma, você subirá pacientemente cada degrau até colher os frutos de uma família segura e feliz.

[Fonte: Ministério Restaurando Famílias para Cristo, por pr. Fernando César]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário