Total de visualizações de página

domingo, 19 de dezembro de 2021

O QUE REALMENTE A BÍBLIA SIGNIFICA PARA VOCÊ?

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40:8).
No último, 12 de dezembro, o segundo domingo do mês, foi comemorado o Dia da Bíblia. Infelizmente, essa data escolhida para imaginar esse maravilhoso e confrontador livro, é ignorada pela maioria esmagadora dos cristãos — em todas as suas principais vertentes (católica, protestante e espírita). Principalmente na atual geração, a devida comemoração que essa emblemática data merecia, é cada vez mais rara, exceto pelas denominações mais tradicionais, como a Metodista e a Presbiteriana, por exemplo.

Mas, independente de se ter ou não um dia para comemorar a Bíblia, o que venho propor aqui neste artigo, é uma reflexão sobre o significado que ela tem em nossa vida. Para isso, precisamos analisar como procedemos em relação ao que é considerado importante para nós. Para isso, não é preciso muita divagação. A resposta é simples: tudo o que consideramos como importante: 1) nós valorizamos e 2) nós priorizamos. E aí, meu querido, minha querida, a lista fica por conta de cada um de nós.

O significado da Bíblia


A Bíblia é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, que afirma e garante nossos direitos e deveres espirituais. Trata-se de uma biblioteca completa, contendo 66 livros inspirados pelo Espírito Santo.

Em nossa jornada espiritual, a Bíblia é o mapa e a bússola que nos mostra o caminho da salvação. Em relação às obras de Deus, ela é o manual do fabricante.

A Bíblia é a carta de amor que o Senhor enviou aos homens. É o alimento e o remédio para as nossas almas. Nas batalhas contra o mal, ela é a espada. No vale da sombra da morte, é lâmpada e luz. É a fonte da sã doutrina, única regra de fé e prática.

Sobre sua produção


Sua produção envolveu aproximadamente 40 escritores durante um período de 1500 anos. Deus usou pessoas comuns e homens nobres, pescadores, poetas, profetas, sacerdotes, reis e outros tantos para produzirem o livro sagrado.

A Bíblia é o maior best-seller de todos os tempos, o livro mais traduzido e o mais vendido, uma obra incomparável, indestrutível e insuperável.

Apesar de todo o conhecimento humano, os sábios deste mundo são incapazes de produzirem um livro que se aproxime da Bíblia em todos os seus aspectos. Os livros didáticos precisam ser substituídos a cada ano, mas a Bíblia é sempre atual. Como disse Jesus:
"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" (Mateus 24:35).
Mas, por que acreditamos nela? Suas palavras são vivas. Suas profecias se cumprem. Entre as muitas provas de sua veracidade, podemos citar a nação de Israel e a Igreja do Senhor Jesus, que nasceram nos tempos bíblicos e continuam existindo nos nossos dias, a despeito de toda a oposição do inimigo.

Sobretudo, o poder da Palavra de Deus se manifesta nas vidas transformadas pelo evangelho.

Se a Bíblia é a Palavra de Deus, por que ela foi escrita por homens?


O Deus infinito e transcendente se revela ao homem de forma pessoal e proposicional, de modo a dar-lhe um conhecimento claro e objetivo acerca de Sua natureza, obra e vontade. Isso significa que Ele decidiu se comunicar de forma especial conosco em termos humanos e inteligíveis. Para tanto, ele escolheu certas pessoas para serem suas porta-vozes neste mundo.

Então quando falamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, também estamos afirmando sua inspiração divina. Em outras palavras, a Bíblia só pode ser a Palavra de Deus se ela for mesmo inspirada por Deus — visto que seus escritores eram homens como nós.

Mas há inúmeras evidências dentro da própria Bíblia que atesta sua inspiração. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve que 
"...toda a Escritura é inspirada por Deus…" (2 Timóteo 3:16). 
A palavra "inspirada" traduz o grego theopneustos, que significa literalmente que a Escritura foi "soprada por Deus".

Então o próprio Espírito de Deus operou de forma sobrenatural na vida das pessoas que foram escolhidas por Ele para registrarem Sua Palavra. No processo de composição das Escrituras, Deus guardou essas pessoas do erro e as inspirou a registrar com perfeita precisão Sua Palavra expirada.

Porque o Dia da Bíblia?


O Dia da Bíblia é mais uma oportunidade para valorizarmos este tão maravilhoso presente que o Pai nos deu. Para que ela chegasse às nossas mãos, alto preço foi pago por escritores, copistas e tradutores.

Ela não foi feita para ser enfeite nem amuleto, mas uma fonte de conhecimento espiritual. Por isso, é fundamental a leitura e a meditação em sua mensagem sejam constantes em nossas vidas.

Você já parou para pensar no porque de tanta gente, entra ano e sai ano, insiste em tentar desacreditar a veracidade da Bíblia e/ou se levantar ferozmente contra ela? Há muitos que não perdem tempo e nem poupam esforços na tentativa de conseguir êxito nesse inglório intento.

Relatos de algumas pessoas importantes sobre a Bíblia


"Eu tenho muitos livros que não posso me sentar para ler; são na verdade, bons e sadios, mas como centavos, é preciso juntar muitos para ter ainda assim uma pequena quantia; há livros prata, e uns pouquíssimos livros ouro, mas eu tenho um livro que vale por todos eles, chama-se Bíblia!" — John Newton  (☆1725/✞1807)

"Enquanto alguns procuram erros na Bíblia e enganos nas traduções… Um homem sincero, com a Bíblia aberta, sem dúvida encontrará bem depressa o que há de errado consigo mesmo" — A. W. Tozer (☆1897/✞1963).


"A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música como um todo" — J. I. Packer (☆1926/✞2020).

Versículos que dão base para a veracidade eterna da Bíblia


"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).
• "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30:5,6).
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (João 5:39).
• "E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Tm 3:15-17).
"Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:20-21).

 

A suficiência da poderosa Palavra de Deus


Algumas pessoas dizem crer no poder da Palavra de Deus, mas rejeitam a autoridade e a suficiência da Bíblia. Outros não chegam a rejeitar a autoridade da Bíblia, mas aceitam outras fontes como autoridades equiparáveis a ela. Isso obviamente é um grande erro! A própria Bíblia é a Palavra de Deus e não há nenhuma outra fonte que nos permita conhecer a Deus de forma especial além dela.

Na Carta aos Hebreus lemos que antigamente Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras através dos profetas, 
"...mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo..." (1:2) 
O Filho é o
"...resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentado todas as coisas por sua palavra poderosa" (1:3).
Aqui alguém pode perguntar: Mas como Deus fala através do Filho hoje? A resposta não pode ser outra se não através da Bíblia. Na mesma Epístola aos Hebreus isso fica muito claro, pois o escritor bíblico cita exaustivamente as Escrituras do Antigo Testamento para falar da divindade, autoridade e superioridade de Cristo.

Em outras palavras, ele basicamente ensina que se hoje alguém quiser ouvir a voz de Deus através do Filho, então deve recorrer às Escrituras, somente a elas. Isso está de acordo com o que o próprio Cristo afirma sobre si mesmo e sobre o caráter das Escrituras. Ele diz que são as Escrituras que testificam dele (Jo 5:39).

Conclusão


Então nunca devemos tentar substituir a Palavra de Deus escrita por qualquer outro padrão de autoridade final. Lamentavelmente muitas pessoas buscam ouvir a voz de Deus de outras fontes e procuram novas revelações e direções além da Bíblia. 

Mas a verdadeira Igreja de Cristo possui apenas uma única bussola para guiá-la. A Bíblia é suficiente, é clara, é infalível, é inerrante e é a autoridade suprema de Deus que nos guia em toda verdade – ou melhor, ela mesma é a verdade absoluta (Sl 119:160; Jo 17:17).

Se a Bíblia é a Palavra de Deus, não podemos tentar melhorá-la ou acrescentar nela outras palavras. Tudo o que Deus decidiu que soubéssemos sobre Ele está revelado em Sua Palavra. Definitivamente Ele não se esqueceu de nada! Então seguramente podemos afirmar que a Palavra de Deus é poderosa e suficiente.

Entretanto, são muitos aqueles que, com seus corações endurecidos, ouvem a Palavra de Deus mas nunca entendem, vêem mas nunca enxergam (Mt 13:13-15; Marcos 8:18). Por isso sabemos que somente aqueles que recebem a iluminação do Espírito Santo é que podem estar convencidos da autoridade e do poder da Palavra de Deus (1 Coríntios 2:14).

Agradecemos a Deus, todos os dias, por nos ter dado tão precioso tesouro, de valor inestimável e efeitos eternos.


A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário