Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SOBRE TI?

  • O texto deste artigo é o esboço da mensagem ministrada por mim, no culto de ontém, 03 de janeiro de 2021, na congregação do Ministério Evangélico Gilgal, onde sirvo como um dos pastores.
"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.E edificarão os lugares antigamente" (Isaías 61:1-4).
Deus nos chamou não para que sejamos diferentes. Ser diferente é fácil. Uma drag queen, por exemplo, é uma pessoa diferente
e, à patrulha do famigerado politicamente correto, por favor, aqui não há nenhum crítica às drag queens, mas, sim, apenas uma citação como exemplo.
O Senhor nos chamou para fazer a diferença.

Entendendo o príncipio de fazer a diferença


Para ilustrar esse princípio, Jesus usou o sal como figura de liguagem. A Bíblia nos fala da importância do sal, nos mostrando a sua função de temperar, preservar e limpar (Levítico 2:13; Juízes 9:45; Jó 6:6; Ezequiel 16:4). Sabemos que o sal é extremamente necessário para a conservação dos alimentos e um elemento importante em nossa alimentação.

Jesus disse: 
"...vocês são o sal da terra"... (Mateus 5:13) 
quer dizer, somos o sal na vida das pessoas, Jesus compara a postura dos discípulos ao sal. Jesus afirma que o sal que não salga, que não tempera, não serve para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Os cristãos que não salgam caem no esquecimento da história e não são lembrados pelos homens e nem por Deus. O cristão deve salgar e não perder o seu poder de temperar (Marcos 9:50; Lucas 14:34; Colossenses 4:6).

Muitos cristãos estão vivendo um cristianismo insípido, de fachada, que não faz a diferença, que não causa impacto em sua geração. Causar impacto, fazer a diferença, salgar não é simplesmente fazermos grandes eventos, mas é nos misturarmos no meio daqueles que estão se perdendo no pecado e que necessitam de vida (Mt 9:12).

Fazer a diferença não é simplesmente ser conhecido como "evangélico", fazer a diferença é ter a postura de um cristão que anda com Deus e que reflete esse andar nos seus relacionamentos.

Como Igreja, temos a missão de fazer a diferença na vida das pessoas, de marcarmos a vida dos nossos familiares, dos nossos colegas de trabalho, enfim da nossa sociedade. E a única maneira de se conseguir fazer a diferença, é através de uma autêntica presença do Espírito Santo na nossa vida.

Jesus Cristo, homem e cheio do Espírito Santo


Como vimos na introdução acima, Deus nos chamou e nos separou para que façamos a diferença e a única maneira de conseguirmos atingir esse objetivo é nos enchendo do Espírito Santo. Portanto, sendo assim, temos a função evangelística de nos destacar neste mundo não apenas pela manifestação dos dons espirituais (muitos são os que usam os dons espirituais, que são para o uso exclusivo e específico de servir a outrém através do exercício ministerial, para atrair os holofotes e obter privilégios dentro das igrejas), mas deixando fluir a luz do Senhor através de nós.

Ou seja, nós somos iguais aos outros, com todas debilidades e limitações, mesmo assim Deus, em Sua soberania, escolheu nossos corpos para habitação do Seu Espírito. Por isso, mesmo sendo iguais aos outros em nossa natureza, não devemos falar como os outros, não devemos pensar como os outros e não devemos agir como os outros (Mt 5:20).

E, para isso, nosso único e maior exemplo não são os patriarcas e nem os profetas do Antigo Testamento, não são os discípulos e nem os apóstolos do Novo Testamento. O nosso exemplo pleno e absoluto, o nosso parâmetro a ser seguido é Jesus Cristo, que foi o único Homem a ser plenamente cheio do Espírito Santo (Hebreus 1:1-6; 3:1-6). Aliás, o texto de Isaías com o qual eu abri esse artigo, refere-se justamente a Jesus e Ele próprio se indentifica usando essa passagem em Lucas 4:14-21.

Quais as características da presença do Espírito Santo em nossas vidas?


Para um aprofundamento sobre essa questão, vamos analisar o texto registrado no livro do profeta Ezequiel, capítulo 37, versículos do 1 ao 10.

1) Aquele que tem o Espírito de Deus é conduzido por Ele — Jesus, em Lucas 4:1


O profeta foi conduzido pelo Senhor, através do Espírito, àquele lugar horrível, com cheiro de morte e aspecto de morte, para receber d'Ele uma tremenda revelação (Ez 37:1). É preciso que entendamos que nem sempre a presença do Espírito Santo em nossa vida é a garantia de sermos conduzidos a uma zona de conforte, mas, sempre que nos permitimos ser conduzidos por Ele, independente de ser deserto, oásis, cemitério ou jardim, a vitória nos está garantida e quando o cenário não nos é favorável, é uma excelente e imperdível oportunidade da manifestação da glória e do poder de Deus.

2) Aquele que tem o Espírito de Deus é dependente dEle — Jesus, em Mt 4:2-4, 11


Quando Deus fez com que o profeta andasse ao redor dos ossos, Ele o estava colocando ciente da situação, deixando claro a ele que sem Sua intervenção, nada poderia ser feito (Ez 37:2,3). O dicionário de língua portuguesa define a palavra independente da seguinte maneira:
"Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis."
Independência é um conceito perseguido pela humanidade desde o Jardim do Éden. Quando homem e mulher comem o fruto proibido, no cerne da questão está envolvido o conceito de independência. Adão e Eva querem viver independentes de Deus.

Independencia é ouvir uma voz antiga, como um certo sibilar reptiliano por entre as árvores no Jardim do Éden (Gênesis 3:4,5):
"Sereis como Deus!".
Somente Deus pode se afirmar como independente, pois ele não precisa do homem para nada. Nem de sua criação para nada. Deus é o criador. Tudo o mais é criatura. Tudo pode deixar de existir num instante, somente Ele existe para sempre (Jó 41:11; Atos 17:24,25). Todo aquele que optar por viver independente da soberania de Deus, está consequentemente fadado ao fracasso.

3) Aquele que tem o Espítio de Deus é orientado pro Ele — Jesus foi quem fez essa afirmação em João 16:13


Deus mandou que o profeta profetizasse a um monte de ossos sequíssêmos e espalhados pelo vale. Era uma orientação absurda para ótica humana do profeta, mas fora Deus quem liberara a palavra, então, por mais absurda que parecesse ao entendimento humano, havia todas as possibilidades necessárias aos olhos de Deus (Ez 37:4, cf. Lc 5:1-5 [a pesca maravilhosa]).

Sobre a orientação de Deus, ela pode nos vir de diversas maneiras e, para o entendimento de todas elas, é imprescindível a intervenção do Espírito Santo:
  1. Através da Palavra de Deus. (A Palavra de Deus está sempre em 1º lugar).
  2. Através do nosso espírito (O Espírito Santo é quem reside em nós e fala ao nosso espírito).
  3. Através de sonhos (há que se ter muito cuidado com isso, pois, nem todo sonho vem de Deus, como muitos acreditam e há também os que fizeram disso uma doutrina com nuances mais gnósticas do que bíblicas).
  4. Através de visões (Idem acima)
  5. Através de profecias (Idem acima e ainda é válido enfatizar que NENHUMA profecia é superior ao que está escrito na Bíblia, assim como toda e qualquer profecia que não esteja em total sintonia com o que está escrito na Bíblia não merece absolutamente nenhuma credibilidade.).

Aquele que tem o Espírito de Deus é obediente a Ele — Jesus, em João 6:31


A obediência é um dos assuntos mais importantes na Bíblia. Obedecer a Deus implica colocar nossa fé nele. Jesus nos chama para uma vida de obediência como Ele mesmo foi obediente ao Pai (Filipenses 2:8).

Obediência é abrir mão da nossa vontade pessoal para a vontade do Pai em nossa vida. Para que isso aconteça, é necessário conhecer ao Senhor e confiar que o que Ele faz é sempre o melhor para nós. Isso é chave para nosso crescimento e amadurecimento espiritual (Salmo 37:5). 

O que realmente agrada ao Senhor é nossa obediência. Obedecer Sua Palavra, obedecer Sua voz. Tudo isso nos faz ter um relacionamento íntimo com Ele, o que só pode ser conseguido através do Espírito Santo (At 13:1-4)!

Obedecer é a maior prova de amor que podemos dar ao Senhor: 
"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele" (João 14:21).
Deus colocou as palavras na boca do profeta Ezequiel e ele as liberou uma a uma, tal e qual a ordem do Senhor (Ez 37:7-10). Obedecer a Deus é amá-lO e amá-lO é obedecer.

Conclusão


A Bíblia diz que você recebe o Espírito Santo quando você se converte. O Espírito Santo tem um papel importante na salvação. Mas ser cheio do Espírito Santo é algo diferente.

Efésios 5:18-20 explica que o Espírito Santo pode lhe encher e que essa experiência é melhor que o sentimento de estar embriagado! O resultado é grande alegria, louvor e gratidão a Deus! O Espírito Santo lhe torna mais desinibido e capaz de dar glória a Deus.

No Antigo Testamento, o Espírito Santo "se apoderava" de certos homens de Deus em alguns momentos de suas vidas. Nesses momentos, eles ganhavam força e coragem para fazer a obra de Deus. Eles ficavam cheios do Espírito Santo.

No Novo Testamento, a primeira experiência que os discípulos tiveram de ficarem cheios do Espírito Santo foi no dia de Pentecoste, quando o Espírito desceu sobre eles como línguas de fogo (At 2:2-4). O Espírito Santo já os tinha ajudado a crer em Jesus mas nesse dia tiveram uma experiência especial, que os capacitou a começar o ministério da igreja – a evangelização.

Atenção! Nem todos que são cheios do Espírito Santo falam em línguas ou recebem algum dom "mais sobrenatural". O Espírito distribui os dons como quer e com um único objetivo: a edificação da Igreja (1 Coríntios 12:1-11; 14:1-25). 

No entanto, toda experiência de ser cheio do Espírito Santo é poderosa e importante. Uma pessoa pode ter várias experiências de ser cheia do Espírito Santo ao longo da vida.

Se você quer ficar cheio do Espírito Santo, peça a Deus! Ele quer lhe dar essa bênção (Lc 11:13).

O primeiro passo para ser cheio do Espírito Santo é crer. A fé é muito importante na vida cristã. Você precisa acreditar que pode ser cheio do Espírito Santo! (E, antes disso, precisa crer que Jesus é seu salvador, que morreu por seus pecados.).

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário