Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

ESPECIAL — CRISTO E O ANTICRISTO: SUTIS SEMELHANÇAS E ESSENCIAIS DIFERENÇAS

"E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: 'Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.' Respondeu-lhes Jesus: 'Acautelai-vos, que ninguém vos engane'" (Mateus 24:3,4 grifo meu).
Jesus começa o célebre Sermão do Monte com uma séria advertência: Não sejam enganados! Muitas pessoas estão familiarizadas com a profecia do Monte das Oliveiras. E estão cientes dos eventos e as condições descritas por Ele. Contudo, muitas delas não percebem que estão rejeitando os primeiros sinais de advertência de Jesus Cristo. Elas se tornaram vítimas dos enganos religiosos!

Sabemos que há muita mentira e corrupção da verdade. Aliás, uma grande mentira nasce de uma pequena mudança na verdade. Nossos primeiros pais foram enganados quando a serpente manipulou a verdade lançando a semente do engano. E assim tem sido na longa história da humanidade. O que Cristo oferece ao ser humano, o anticristo também oferece, com pequenas variações. As ofertas vêm sempre aos pares. As semelhanças são grandes, porém, as diferenças são fatais, tanto para o corpo como para o espírito.

Nem sempre é fácil distinguir uma coisa da outra. Principalmente em uma época de conceitos subjetivos e moral relativa. Geralmente, quando os valores tornam-se vagos e o narcisismo rompe com qualquer princípio absoluto, nosso julgamento é reduzido aos interesses privados de um ego carente. Neste cenário, as ofertas do anticristo tornam-se mais atraentes. 

Cristo e anticristo, sutis semelhanças, mas, vitais diferenças


Vou listar aqui algumas sutis semelhanças entre Cristo e o anticristo, porém, com essenciais diferenças de propósitos que são cruciais para a nossa sobrevivência espiritual. 

Culpa


Cristo e o anticristo desejam que tenhamos uma vida sem culpa. É claro que todos nós queremos viver sem culpa. O anticristo propõe eliminá-la. Você não é culpado de nada, quando muito, apenas cometeu uma pequena e justificada falta. O melhor a fazer é negá-la ou, quem sabe, minimizá-la. É isto que se vê nas seitas, nos livros de autoajuda, nas palestras motivacionais e nas inúmeras formas de terapia. 

Cristo também deseja que vivamos sem culpa, porém ele não a nega, mas a redime. A culpa existe, é real e traz consequências dramáticas para a vida. Ninguém resolve o problema da culpa simplesmente negando-a. Cristo resolve assumindo-a e oferece ao ser humano perdão, reconciliação e restauração por meio do arrependimento e da confissão.

Felicidade


Cristo e o anticristo desejam que sejamos felizes. A felicidade é um anseio básico do ser humano. O anticristo apresenta a felicidade como um direito, ou melhor, uma obrigação. Não importa o que é necessário fazer para obtê-la. Mereço ser feliz, devo ser feliz e serei feliz mesmo que isto gere infelicidade para os outros. É isto que seus porta-vozes estão afirmando por todos os cantos. 

Cristo também deseja que sejamos felizes. Não porque temos o direito nem porque merecemos. A felicidade que Cristo oferece é resultado de uma vida de confiança e entrega. Não é a que encontramos no final de uma conquista, mas a que nos acompanha à medida que andamos em renúncia, humildade e mansidão. 

É no ato de nos doar em amor a Deus e ao próximo que experimentamos a vida feliz, e não na busca egoísta da satisfação de nossos desejos mesquinhos e infantis.

Liberdade


A liberdade é também um desejo comum de Cristo e do anticristo. A liberdade que o anticristo oferece é para fazer o que quiser, como quiser e quando quiser, como se isto fosse possível. Uma liberdade que, no final, nos transforma em reféns de nós mesmos, mergulhados em um mundo de ilusões e frustrações. 

Cristo também quer que sejamos livres. Paulo afirma que 
"...foi para a liberdade que Cristo nos libertou".
E conclui dizendo: 
"Porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor" (Gálatas 5:13). 
É somente no ato de amar a Deus e ao próximo que o ser humano encontra e expressa sua liberdade. 

Os enganos religiosos são largamente difundidos


"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo'; a muitos enganarão"... "Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos"... "Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:5,11,24 — grifo meu).
Note as palavras de Jesus: "... Muitos virão ...e enganarão a muitos... muitos falsos profetas enganarão a muitos". A palavra grega polus, traduzido como "muitos", significa "demasiado, demais, grande" (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Muitos"). Esse engano é claramente gigantesco e amplamente difundido.

Quem está envolvido com esse engano?


"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo" (2 Coríntios 11:13).
Dentro de apenas alguns anos depois da morte de Jesus Cristo, as pessoas passaram a distorcer e a deturpar a Sua mensagem. Quando duas décadas mal tinham passado, o apóstolo Paulo advertiu às congregações a respeito "dos falsos apóstolos", dizendo lhes que ele mesmo já tinha sofrido nas mãos dos "falsos irmãos" (2 Co 11:13, 26). Estes enganadores chegaram dizendo falar em nome de Jesus, mas desviaram muitos com uma mensagem distorcida.

Quem é o verdadeiro responsável por trás desse engano mundial?


"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (11:14-15).

Qual é o enfoque desse engano religioso?


"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais" (11:3,4).
"Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo" (Gl 1:6-7).
Jesus predisse que alguns usariam o Seu nome, dizendo representá-Lo, mas seriam enganadores. Eles iriam se declarar cristãos, mas trariam uma mensagem diferente e um cristianismo falso.

Nos dias de Paulo, este movimento já estava bem encaminhado. Alguns já estavam pregando "outro Jesus" e um "evangelho diferente". A maioria das igrejas de nosso tempo divulga um evangelho sobre Cristo, embora ignorem o foco de Seu ensinamento. 

Eles obscurecem o significado de Sua mensagem ao pregarem um evangelho que é diferente do "evangelho do Reino de Deus", que foi ensinado por Jesus (Marcos 1:14). Não deixe de solicitar o seu exemplar gratuito do livro O Evangelho do Reino de Deus para entender melhor esta verdade vital.

As semelhanças são sutis. Os profetas do anticristo estão por toda parte oferecendo o que Cristo oferece. A diferença entre um e outro está na cruz. Tudo aquilo que nega a cruz, nos conduz à morte. Tudo o que vem da cruz, nos conduz à vida. C. S Lewis, no final do livro "Cristianismo Puro e Simples", afirma: 
"Submeta-se inteiramente a Cristo e você encontrará a vida eterna. Não retenha nada. Nada em você que não tenha sido entregue será realmente seu. Nada em você que não tenha morrido ressuscitará da morte. Se você procurar a si próprio, encontrará, no decorrer do tempo, somente ódio, solidão, desespero, rancor, ruína e decadência. Porém, se você procurar a Cristo, você o encontrará, e com ele tudo o mais que você tiver renunciado".

Conclusão

A difusão dos enganos religiosos

"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mt 24:24).
Não deixe de estudar a Bíblia. Leia as palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos, que advertem sobre um grande movimento religioso — invocando o nome de Cristo — que levaria a maior parte do mundo à perdição. Tragicamente, a maioria tem ignorado as advertências do próprio Jesus Cristo.

Apesar desta fraude, que é um preparo do terreno para o governo do anticristo o verdadeiro evangelho — o evangelho do Reino de Deus — também será proclamado antes do retorno de Jesus Cristo:
"E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mt 24:14).
Mesmo não ignorando as estratégias do iníquo — muito antes pelo contrário, agora, mais do que nunca, é urgente que a Igreja do Senhor seja advertida e orientada sobre elas —, entretanto, é com isso que ficamos, é isso o que nos interessa.

[Fonte: Revista Ultimato, por Ricardo Barbosa de Souza — Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília (DF); Revista Boa Nova]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário