Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

ASSUNTOS POLÊMICOS — ESPECIAL: PSICÓLOGO NÃO É COISA DE CRISTÃO?

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23, cf. Mateus 10:28).
Não, esse artigo não é acerca do imbróglio teológico sobre dicotomia e tricotomia. Nada disso. Mas sim um texto em que respondo à pergunta de um irmão, que é seguidor do blog. Esse amado irmão, que é morador no município de São Lourenço da Mata, em Pernambuco (PE) e que pediu para não ser identificado, sofre há muitos anos com depressão. 

Ele me confidenciou que foi orientado a procurar ajuda psicológica, mas, ao levar a orientação até o seu pastor, foi advertido por ele que disse (vou transcrever exatamente da maneira que o irmão me enviou por e-mail):
"De jeito nenhum! Psicologia não é para crente. Crente enfrenta e se livra de depressão é com a fé."
O irmão, obediente, acatou a advertência do seu pastor, mas, não convencido com o que ele disse, decidiu perguntar minha opinião sobre o assunto, o que farei no texto desse artigo. 

Respeito o que disse o tal pastor (que, aliás, de quem não sei nem o nome) e não estou aqui para imiscuir-me nas instruções que ele dá aos seus seguidores, contudo, não concordo com ele de jeito nenhum e aqui vou expor meu ponto de vista sobre esse assunto — que acredito ser uma dúvida de muitos outros irmãos e irmãs — , com base nas minhas convicções de fé e no que me ensina a Palavra de Deus.

Primeiro de tudo, vamos ler um resumo sobre o assunto.

O que é psicologia?


Psicologia é a observação do comportamento humano, procurando achar razões pelas quais o homem faz o que faz, além de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, patologias (algo que foge da normal, que seria saudável), neuroses (conflitos não resolvidos dentro de si), etc.

Ela ajuda o ser humano a compreender a si mesmo e ao próximo, a pensar com razão. Compreendendo isso, podemos afirmar que a psicologia não só pode ser usada pelo pastor, como ela deve ser usada!

Pois a Palavra de Deus diz que nós devemos cuidar de nosso espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23), ou seja, devemos cuidar de nossa mente, sentimentos e saúde física, nos mantendo irrepreensíveis e inculpáveis até o retorno do Senhor Jesus Cristo.

Logo, a alma como sendo a psique, que é o trabalhado na psicologia, não pode ficar de fora do nosso cuidado.

Um cristão pode ir no psicólogo?


Sim, um cristão não só pode como dever ir no psicólogo. A psicologia trata de assuntos da mente, tal como a medicina trata de assuntos do corpo. A psicologia pode ser um bom auxiliar ao ministério pastoral, por se especializar no lado emocional. É importante escolher um psicólogo que faça um bom trabalho e, quando possível, cristão.

O que um psicólogo faz?


O psicólogo ajuda as pessoas a lidar com questões mentais, emocionais e relacionais. Pode dar conselhos para ter bons relacionamentos com outras pessoas e ajudar a superar traumas. Também pode ajudar a diagnosticar problemas mentais e de aprendizagem e indicar tratamento adequado. 

Muitos psicólogos trabalham também com pessoas que precisam de fazer escolhas importantes, como a carreira mais indicada, ajudando-as a definir melhor o que querem e gostam de fazer (Provérbios 15:22).

Os psicólogos utilizam muitas técnicas para ajudar as pessoas. Nem todas são compatíveis com a Bíblia, isso é fato, por isso é importante entender bem o que vai acontecer antes de aceitar fazer uma terapia (1 Ts 5:21). Nada acontece sem o consentimento do paciente.

O cristão deve procurar um psicólogo não cristão?


O psicólogo não precisa ser necessariamente religioso, pois ele, como profissional, respeitará a sua fé e as suas escolhas. Ele não está ali para orientar sua vida espiritual, mas sim sua saúde mental.

Obviamente, por questões de se adquirir conselhos que terão também discernimento espiritual "incluído no pacote", é importante dar preferência a consultar-se com um bom psicólogo cristão, se possível, porque certos conflitos não resolvidos não podem ser apenas fundamentados em comportamentos, traumas de infância ou desejos, pois alguns problemas psicológicos são de ordem espiritual, como consciência pesada por causa do pecado, que só se resolverá com arrependimento e perdão de Deus.

Vamos para a Bíblia?


O rei Davi — ele mesmo, o famoso homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14) — passou por essa situação no Salmo 32.

Ora, se o psicólogo não passou por estas experiências ou não tem nenhum relacionamento com Deus, muito provavelmente não saberá instruir a pessoa também, ou seus conselhos serão no mínimo ineficazes.

No caso de Davi, que encontramos no Salmo 32:3-5, ele estava sofrendo de sérios problemas mentais com sua consciência pesada, por causa de pecados que havia cometido e não foram confessados, por isso não perdoados.

Não seria insensato dizer que Davi estava sofrendo de depressão por causa do peso de consciência (v. 4), e que isto estava até lhe causando problemas na saúde do corpo (vv. 3,4), e, como vimos, a solução para resolver seus conflitos foi abrir o seu coração para Deus, confessando-lhe seus pecados, arrependendo-se deles (vv. 5,6).

Depois que Davi confessou seus pecados a Deus, consertando-se com Ele, foi curado de toda aquela pressão psicológica da qual sofria, e por isso disse:
"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia (vv. 1,2 — NVI)!"
Um psicólogo cristão saberia disso e orientaria a seus pacientes, mas dificilmente o faria também um psicólogo não crente.

Um pouco no caso de Davi, e comprovadamente na medicina atual, podemos claramente ver que problemas psicológicos podem também ser a razão de várias doenças no corpo (vv. 3,4), por isso um cristão pode ir ao psicólogo, o tratamento com o profissional da saúde mental em muitos casos é indispensável, pois o problema com a saúde do corpo poderá não ser resolvido, até que se resolva antes os conflitos e angústias na mente (Pv 18:14).

Ir no psicólogo é falta de fé?


Esse, sem a menor dúvida, é o maior dilema que alguns irmãos enfrentam sobre esse assunto e é também o que afirmam muitos líderes e pastores. Contudo, não, ir no psicólogo não é falta de fé. É muito importante procurar o aconselhamento de um pastor, para ter uma perspetiva bíblica e tratar do lado espiritual da situação. 

Mas há casos que precisam de ajuda especializada também. Todos temos dons diferentes e o dom do pastor é guiar no conhecimento de Deus (1 Coríntios 12:4-6). Um pastor sem formação em psicologia nem sempre sabe como ajudar de forma prática com problemas emocionais mais complicados e até doenças mentais. Aí, a ajuda de um psicólogo é útil.

Há cristãos que são psicólogos e até pastores formados em psicologia. Essas pessoas podem ajudar tanto no lado emocional como espiritual. Mas é bom lembrar que a área da psicologia é a mente, não o espírito. Ir no psicólogo não vai necessariamente resolver seus problemas se a raiz da questão é seu relacionamento com Deus.

Posso consultar um psicólogo que não é cristão?


Sim, você pode consultar um psicólogo com outras crenças religiosas. Dá mais segurança ir no psicólogo que é cristão, porque sabemos que em princípio não vai sugerir práticas contrárias à Bíblia. Mas quando não há essa chance, um bom psicólogo é um bom psicólogo, independentemente de sua religião.

Um psicólogo profissional não deve forçar suas crenças no paciente nem discriminar contra pessoas com ideias diferentes. Seu trabalho é ajudar com questões mentais, deixando questões físicas e espirituais para outros profissionais. 

Deus, em sua soberania, se e quando quiser, pode usar até um não cristão para ajudar você quando é preciso. Mas você precisa pedir de Deus entendimento para distinguir entre o que é bom e o que é errado (Tiago 1:5). É nosso dever cuidar da nossa mente e mantê-la saudável! (Filipenses 4:8).

Utilizar a psicologia na igreja evangélica para tratar das pessoas é sinônimo de maturidade, pois discernir a mente do ser humano, descobrir a origem de seus problemas e suas tribulações mentais, estudando a própria mente e os comportamentos, é cuidar da alma para que todo o restante da vida seja liberto e próspero.

Quando a psicologia é usada juntamente com o conhecimento da Palavra de Deus (Psicologia pastoral), temos então poderosas ferramentas nas mãos para cuidar da nossa vida! (Sl 119:45). É claro que a psicologia não existia como ciência ou profissão nos tempos bíblicos, mas se pesquisarmos alguns poucos textos veremos que ela hoje é de grande importância, pois a própria Palavra de Deus nos orienta a cuidar de nossa mente (saúde mental e sentimentos) como uma das coisas mais importantes de se cuidar na vida! (Pv 4:23). Um psicólogo cristão saberia disso e orientaria a seus pacientes, mas dificilmente o faria também um psicólogo não crente.

Um pouco ainda sobre o caso de Davi, e comprovadamente na medicina atual, podemos claramente ver que problemas psicológicos podem também ser a razão de várias doenças no corpo (Sl 32:3,4), por isso um cristão pode ir ao psicólogo, o tratamento com o profissional da saúde mental em muitos casos é indispensável, pois o problema com a saúde do corpo poderá não ser resolvido, até que se resolva antes os conflitos e angústias na mente (Pv 18:14).

Entretanto, se alguém sofrer de um problema desses do qual Davi sofreu, um psicólogo que não é cristão muito provavelmente não conseguirá dizer ao seu paciente que ele está precisando reconciliar-se com Deus, e consertar as coisas que estão erradas em sua vida, fora do caminho divino.

Não quero de forma alguma menosprezar psicólogos que não são cristãos, eu me consultaria com um também se necessário; mas acredito que este não saberia dar orientação a um caso semelhante ao de Davi, por exemplo; pois ele não saberia dizer para o paciente:
"O seu problema é que você precisa abrir o seu coração pra Deus, confessar-lhe os seus pecados arrependido, e assim reconciliar-se com Ele (2 Co 5:18-20), então consertar o que está errado e fora de Seus caminhos." 
"Você precisa compreender que o castigo que nos traz a paz estava sobre o Senhor Jesus, Ele levou sobre seu próprio corpo os seus pecados a fim de te curar (1 Pedro 2:24), então você não tem mais que ficar se martirizando com eles, mas antes confessá-los a Deus e abandoná-los, e Ele te perdoará (Pv 28:13; 1 João 1:9). Faça isto e você será curado!"
Mas se não houver alternativas, o cristão pode ir ao psicólogo não crente também, pois, repito, você quer cuidar de sua saúde mental, e não diretamente de sua vida espiritual.

Mesmo assim, se neste caso você estiver receoso se deve fazê-lo ou não, deverá agir como Paulo recomendou: 
"...examinai tudo, retende o que é bom" (1 Ts 5:21).
E para saber examinar separar o certo do errado, você precisará de conhecimento bíblico!

Conclusão


O Senhor Jesus, embora não psicólogo (de profissão), entendia a mente das pessoas, sabia qual era a raiz de seus problemas, e sabia também de suas malícias, e conseguia então apontar-lhes a verdade (Mt 15:16-20; Lucas 9:46-48; 11:17). Por isso, a psicologia é uma ótima ferramenta para tratar da mente humana, e apontar-lhe o caminho certo e verdadeiro, e um cristão pode ir ao psicólogo tratar-se também.
Quem se consulta com psicólogo para organizar seus pensamentos, adquirir entendimento, resolver seus conflitos mentais e discernir seu caminho, não está pecando e nem agindo com falta de fé.

Reflita neste provérbio:
"O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos" (Pv 18:2 — NVI).

Minhas considerações finais e pessoais


Sempre que precisar recorrer a um psicólogo, tente buscar referências dele com outras pessoas para que consiga achar um bom profissional (mesmo que não seja cristão). Isso vai te ajudar a não ter maiores problemas. Da mesma forma que existem médicos de especialidades que não fazem um bom trabalho, também existem psicólogos que são maus profissionais. Busque o melhor para te ajudar a superar o seu problema.

Tratar o espiritual é importante, mas cuidar da mente, dos traumas, questões relacionais, emocionais, possíveis problemas mentais, distúrbios, etc, vai te ajudar a dar um grande salto na qualidade de vida, e nisso o psicólogo vai te ajudar muito.

Assim, concluímos que o cristão pode ir ao psicólogo quando achar que os problemas que está passando extrapolam sua capacidade de os resolver sozinho e quando a questão parece estar fora do âmbito espiritual ou extrapole o mesmo.
  • Você já pensava alguma coisa sobre este assunto? Tem algum conhecimento ou experiência vivida com isso? Fique a vontade para se manifestar nos comentários.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

2 comentários:

  1. Acabamos que somos um pouco psicólogos sem necessariamente precisarmos compartilhar a religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Acredito que, não à despeito da importância do profissional, todo pastor e líder deve sim ter um pouco de psicólogo. Saber ouvir, ser compreensível e ter a sensibilidade de orientar com equilíbrio, sabedoria e empatia.

      Excluir