Total de visualizações de página

sábado, 9 de janeiro de 2021

MURMURAR OU ADORAR? QUAL A SUA ESCOLHA?

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17,18).
Certamente esta é uma daquelas passagens clássicas da Bíblia, registrada no Antigo Testamento. Também certamente você, assim como eu, já ouviu muita ministração e já leu muitos estudos sobre este texto bíblico (na internet há inúmeros, basta dar uma "googleada"). Porque eu não me somaria a estes tantos outros irmãos, já que a passagem é tão rica e repleta de ensinamentos atemporais? A inspiração para este texto me veio ontem (08/01/2021) à noite, enquanto eu fazia minha caminhada.

O Profeta Habacuque, um dos 12 profetas menores, provavelmente vivendo nos dias da invasão babilônica de Jerusalém, trata do sofrimento dos filhos de Deus e conclama a todos a permanecerem firmes na fé, a fim de que Deus possa lhes dar vitória 
("…O justo viverá pela fé.", 2:4).
Imaginem a situação de Habacuque, sem previsão de colheita, sem poder contar com a sua produção, sem perspectivas nem sequer de garantir o seu próprio mantimento. 

Eu imagino que este homem tenha trabalhado tanto, se esforçado, se dedicado, e mesmo assim, devido às situações adversas, ele não alcançou o resultado que esperava.

Qualquer semelhança entre você e o irmão Habacuque, não é mera coincidência.

Uma questão de escolha


Este homem poderia ter ficado frustrado, poderia ter murmurado, mas ele manteve sua alegria no Senhor. 

Ele devia ter uma família, e precisava lhe prover o sustento, devia ter contas para pagar, enfim, assim como nós hoje em dia, desde aquele tempo o homem enfrenta os mesmos problemas. 

Mas ele acreditava no mesmo Deus que nós cremos, um Deus que é capaz de renovar a nossa esperança, porque podemos crer na sua fidelidade, e porque podemos descansar na certeza de que Ele supre todas as nossas necessidades. 

O que aprendemos com a mensagem desse profeta? Que a alegria do servo de Deus está em Jesus. Não se trata de uma felicidade passageira e circunstancial, mas sim, a verdadeira alegria que há na alma daqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus!

Vamos fazer uma análise das figuras de linguagem usadas por Habacuque, lembrando que ele usou elementos que faziam parte da sua realidade, do seu contexto.

I – A Figueira – 3:17a


A figueira também foi utilizada por Jesus para falar da esterilidade espiritual e falta de fé (Mateus 21:19; Lucas 13:6-9; Marcos 11:13, 20,21). Ela simboliza a nossa vida espiritual que precisa estar viva e produzindo frutos todo o tempo, independente da estação, sob pena de secarmos, morrermos, sermos arrancados da terra. 

O profeta Habacuque, mesmo vendo a falta de fé do povo não perdia a esperança de que Deus poderia transformar aqueles corações.

Quando Habacuque se referiu à figueira, ele estava se dirigindo à nação de Israel. Ele estava imerso num cenário de violência e afastamento do Senhor, mas mesmo assim não negociou seu princípio de Fé, pois, mantendo sua própria Fé, ele podia perseverar em sua missão profética de levar a mensagem de redenção daquele povo.

II – O produto da oliveira – 3:17b


A oliveira era nativa na Palestina e muito comum ali, quando o povo de Israel entrou para tomar posse da terra prometida (Deteuronômio 6:11). A oliveira teve um importante simbolismo profético na trajetória de Jesus aqui na Terra, na conhecida e belíssima passagem do Getsêmani (ou Jardim das Oliveiras — Mt 26:36-46).

O fruto da oliveira é a azeitona, de onde se produz o azeite que serve para a unção, entre outras utilidades. Um fato curioso é que a oliveira é uma das poucas árvores capaz de atingir séculos de vida sem nunca adoecer.

Daí a associação dela com a cura, a saúde a longevidade. Podemos dizer "ainda que falhe a saúde", todavia podemos confiar em Deus, pois Ele pode curar todas as nossas enfermidades, as externas e internas (Salmo 103:1-5). 

Você está precisando de cura? Tem alguém da sua família que está enfermo? Ore e peça a Deus a cura? Deus pode curar também a nossa alma e nos dar a vida eterna por meio de Jesus.

III – Os currais no gado – 3:17c


Com a invasão do exército babilônico em Jerusalém, toda a criação de animais foi levada como despojo e o povo ficou em completa pobreza e miséria, passando fome. 

Não tinha mais gado, não tinha mais leite para as crianças e o desespero começava a tomar conta das famílias. 

Aí o profeta Habacuque convida o povo a continuar crendo em Deus, ainda que
"...nos currais não houvesse mais o gado".
Tem gente que só busca a Deus nas dificuldades (é o que chamo de "fase das campanhas" e "período das consagrações") e, ao conquistar a bênção, se esquece de Deus (some dos cultos, para de orar, não lê mais a Bíblia — enfim, não há mais tempo para intimidade com Deus). 

Outros só querem as bênçãos de Deus mas não querem o Deus da bênção. Qual é a sua situação? Você deseja buscar o Deus da bênção e ser abençoado por Ele? Você deseja servir ao Deus da bênção entregando a sua vida a Ele antes mesmo de ser por Ele abençoado?

As lições de Habacuque


Em Habacuque 3, tiramos preciosas lições para a nossa vida sobre o poderoso agir de Deus. O profeta começa orando. No começo do livro, Habacuque mostra que não compreende porquê Deus permite certas coisas em nossas vidas. 

No capítulo 2, o Senhor lhe responde, conversa com ele e consola sua alma. Após ter seu entendimento aberto, Habacuque ora a Deus. Contudo, a sua oração apresenta um tom de gratidão e louvor.

Habacuque nos ensina que devemos estar sempre diante de Deus com o coração aberto para ouvir Sua voz.

Ele ministra uma linda oração de adoração e declara ao Senhor que embora tudo dê errado e nada prospere, 
"eu exultarei no Senhor e me alegrarei Deus da minha salvação".
 Eu não só aprendo, mas admiro o profeta Habacuque naquilo que ele fez. Pois é muito fácil fazer promessas para Deus, quando esta tudo bem.
  • É muito fácil prometer ser fiel ao Senhor, quando não existe perseguição;
  • É muito fácil dizer que vai adorar a Deus em qualquer situação, quando você acabou de receber uma vitória;
  • É muito fácil jurar e prometer fidelidade ao Senhor, quando tudo esta indo muito bem!
Porém, quando o profeta Habacuque faz essa promessa de fidelidade ao Senhor, de fé ao Senhor, de louvor ao Senhor em qualquer situação.

Conclusão


O profeta, em sofrimento, declara a sua fé, dizendo que nada o faria abandonar a Deus. E ainda que viessem os problemas, todavia ele confiaria e se alegraria no Deus da sua salvação. 

"Todavia..."


Antes de concluir, deixe-me abrir um parênteses aqui. "Todavia" é uma palavra usada para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. 
  • Sinônimos: Contudo; não obstante; porém; apesar disso; ainda assim.
A palavra "todavia" é a chave desta meditação: Se o livro de Habacuque começou com um grito acerca da violência, TODAVIA (em oposição), termina com um canto, uma oração.

A violência deu lugar à esperança. O medo deu lugar à segurança. A guerra deu lugar à paz. Porque o Deus de Habacuque é o nosso Deus!

E você, já fez do Senhor Jesus o Deus da sua salvação? Ainda que venham os problemas, declare a sua fé e confiança em Deus e você será um vencedor!

'Deus da Minha Salvação' — Edison & Telma, "25 Anos — Ao Vivo", 1996 — MK Music

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário