Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES — "ME DERRAMAR", VINEYARD

O cântico que trago em mais um capítulo dessa série especial de artigos (uma das preferidas dos seguidores aqui do Circuito Geral), já é bem conhecido pelo círculo cristão protestante. Certamente ele já fez — e ainda faz  parte do louvor entoado em muitas congregações, Brasil afora. 

Na nossa reunião de culto realizada no domingo, 24, em nosso salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, esse cântico foi extremamente usado como uma ponte que conduziu a Igreja ali reunida a um delicioso ambiente de adoração. Antes de falar sobre o hino, propriamente dito, farei um preâmbulo para conceituar 

a importância da música no culto.


A música é um veículo de comunicação anterior à palavra. O ritmo interfere em nossa estrutura muscular, altera nosso pulso cardíaco, nossa velocidade de marcha, ou nosso sistema respiratório. 

A melodia interfere poderosamente com as emoções humanas e pode levar pessoas da alegria às lágrimas ou da euforia à calma em poucos instantes. A harmonia interfere no esforço intelectual do ouvinte para apreciar a música.

Se o homem fala a Deus através dos cânticos religiosos, também Deus pode falar ao homem por seu intermédio. Música é um bom veículo para o homem falar com Deus, mas também é eficiente meio para Deus falar ao homem.

A música como expressão


Devemos olhar para música não como fim em si mesmo, mas como instrumento, canal para comunicação de uma mensagem. Os textos são bem elaborados e escolhidos para que sua mensagem seja entendida e fixada.

O que despertou certa antipatia nos Reformadores e pais da igreja quanto ao uso de instrumentos na igreja é que a música não estava sendo instrumento para a mensagem, mas substituto dela. Era a música pela música. A música tinha uma função apenas de impressão.

A música deve ser serva do texto e não espetáculo em si mesma. Lutero dizia que a música deve ser sermão em sons.

Na igreja não há espaço para execução da música como espetáculo; na igreja ela é serva da mensagem, veículo da mensagem. A música é uma das formas de expressarmos nossa adoração, mas, para que adoremos, não é especificamente necessário que haja música. Aliás, sobre a adoração, é preciso entendermos que:

1. Não precisamos de um prédio para adorarmos a Deus


Deus não habita em templos feitos por mãos de homens (Atos 17:24). Jesus disse: 
"Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20).

2. A adoração tem muito muito mais a ver com a essência do que com estilo


Ao redor do mundo, pessoas diferentes adoram a Deus com estilos diferentes. Entretanto, toda adoração precisa ser em espírito e em verdade. Ou seja, precisa ser verdadeira e sincera.

Adoração não é tanto uma questão de estilo de música ou quantidade de instrumentos que usamos, mas uma atitude de coração disposta a glorificar a Deus. Não é show. O show visa a glória do homem, a adoração visa a glória de Deus (Apocalipse 14:7).

3. A adoração é um poderoso testemunho para os não crentes


Uma coisa é a doutrina da onipresença de Deus, outra é a presença manifesta de Deus. O que produz impacto nas pessoas é a presença de Deus perceptível no culto da igreja. Essa presença manifesta derrete os corações e destrói barreiras mentais.

Existe conexão estreita entre adoração e evangelismo. A meta do evangelismo é produzir adoradores para Deus. Evangelismo é a missão de recrutar adoradores para Deus.

4. A adoração precisa produzir em nós um profundo senso de admiração


Isaías quando contemplou o Senhor do seu santo templo ficou extasiado com a glória e a majestade do Altíssimo. Precisamos resgatar segundo essa percepção da majestade de Deus em nossos cultos.

Isaías ficou extasiado com a santidade de Deus, com a pecaminosidade da sua vida, com a grandeza da graça e com a urgência da obra. Essa é a essência máxima da adoração.

Agora vamos conhecer a história da letra dessa belíssima canção do Ministério Vineyard Music Brasil.

"Me Derramar (Pour Out My Heart)"

Vineyard Music Brasil


'Eis-me aqui, outra vez
Diante de ti abro meu coração
Meu clamor, tu escutas
E fazes cair as barreiras em mim
És fiel, senhor!
E dizes palavras de amor e esperança sem fim

Ao sentir teu toque
Por tua bondade libertas meu ser
No calor deste lugar
Eu venho

Me derramar, dizer que te amo
Me derramar, dizer te preciso
Me derramar, dizer que sou grato
Me derramar, dizer que és formoso'

O grupo Vineyard Music Brasil, possui vínculo com a sua igreja. O movimento Vineyard inciou na década de 70, nos Estados Unidos, formando sede em Beverly Hills. Aqui no Brasil, a igreja chegou nos anos 90 nas cidades de Piratininga e Bauru (SP). 

Depois disso, o Vineyard se espalhou em várias partes do país. No início dos anos 2000, a igreja decidiu investir na área musical. A formação do grupo foi feita pela união de vários integrantes das igrejas Vineyard. No álbum de estreia, "Vem, Esta é a Hora", o grupo regravou músicas do Vineyard Internacional. Com certeza, um dos seus maiores sucessos é a canção 'Me Derramar'.

A letra da música “Me Derramar” é uma canção atual de autoria da Vineyard Music Brasil, já foi interpretada por diversos cantores brasileiros do gênero gospel, como Eyshila e David Quinlan

Já no título este cântico reforça a ideia de uma oração de entrega e de total dependência ao Senhor, descrita como um mergulhar voluntário da alma a um Deus provedor. 

Essa mensagem cantada contém semelhanças ao texto bíblico narrado em 1 Samuel 1:15, onde uma mulher por nome Ana, no auge da sua angústia realiza um ato de entrega de alma no altar do Senhor na esperança de ver o seu pedido atendido.

Deus no centro


A canção é quase que toda ela centrada na pessoa de Deus Pai, exceção ao verso 7 
"...Ao sentir o Teu toque..."
que sugere a presença do Espírito Santo na vida de alguém, demonstrado no texto de Romanos 5:5. Igualmente o verso 4 do refrão 
"...Me derramar... dizer que és formoso.."
faz lembrar o Filho de Deus descrito no Salmo 45:2.

Contexto bíblico


Cada verso do cântico tem seu próprio sentido e interpretação que compõe o conjunto da obra, bem como, é possível identificar algumas referências bíblicas associadas ao hino. Vamos analisar verso por verso:

A letra da música começa com o sentido de estar disponível a uma entrega voluntária 
'Eis-me aqui, outra vez...',
em seguida, nos propõe a declarar em ato de confissão ao Senhor expondo o coração quebrantado 
'...Diante de Ti abro meu coração...',
clamando em alta voz aos céus 
'...Meu clamor, Tu escutas...'
para ver e ouvir a resposta de Deus 
'...E fazes cair as barreiras em mim...' 
Além disso, crê que Ele é fiel pra cumprir o que diz
'...És fiel, Senhor!...',
pois o seu Espírito reafirma essa verdade, trazendo conforto à alma 
'...E dizes, palavras de amor e esperança sem fim...'.
Assim, somos alcançados pela sua bondade e misericórdia, nos trazendo alívio às nossas aflições e angústias
'...Ao sentir, o teu toque, por tua bondade libertas meu ser
No calor desse lugar...'
Finaliza afirmando que o Senhor é o socorro sempre presente. Os versos do refrão da canção representam a entrega completa da alma que em aflição busca um alento nos braços do Pai, em declarações de adoração e gratidão a Ele
'...Me derramar, dizer que te amo
Me derramar, dizer te preciso
Me derramar, dizer que sou grato
Me derramar, dizer que és formoso'

Conclusão


De acordo com Ronaldo Bezerra, conhecido e respeitado ministro de louvor e líder da Comunidade da Graça,
"Segundo alguns pesquisadores no assunto, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a música que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, etc. 
Portanto, diziam eles, cabe aos compositores serem morais e construtivos e não imorais e destrutivos em suas músicas. 
A música, como toda manifestação artística, embeleza o mundo e transforma corações e mentes. Assim como as roupas dizem muito a respeito da personalidade das pessoas, a música também tem este papel. 
A música nos lembra de momentos marcantes. Seja a felicidade de um amor correspondido, a tristeza consequente de um fato horrendo, a revolta contra as injustiças sociais, uma paródia cômica sobre um assunto polêmico, entre outras coisas. 
A música aperfeiçoa a capacidade de concentração, a velocidade em que as informações são processadas e principalmente a conservação da memória."
E esse cântico do ministério Vineyard, com sua letra simples, mas muito profunda, sem a menor sombra de dúvida, cumpre essencialmente com todos os requisitos para o que propõe em sua letra: a verdadeira adoração ao Senhor, por isso vai levar o meu carimbo de

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Um comentário: