Total de visualizações de página

domingo, 24 de maio de 2020

A BÍBLIA COMO ELA É — A HISTÓRIA DO MILAGRE EM NAIM

"E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; 
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. 
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: 'Jovem, a ti te digo: Levanta-te.' E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: 'Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra circunvizinha'" (Lucas 7:11-17).
Essa palavra foi ministrada por mim no culto dominical da congregação onde sirvo, no dia 17 de maio de 2020. A história da viúva de Naim ficou conhecida na Bíblia porque Jesus ressuscitou seu Único filho. O milagre envolvendo a ressurreição do filho da viúva de Naim é um dos mais emblemáticos de todo o ministério terreno de Jesus.

Esse milagre aconteceu pouco depois de Jesus ter curado o servo de um centurião (7:1:10). É interessante notar a progressão na intensidade dos fatos. O servo do centurião estava à beira da morte, enquanto que o filho da viúva de Naim já havia morrido. No primeiro caso Jesus revelou seu poder sobre uma grave doença, mas no segundo Ele revelou seu poder sobre a morte. Neste estudo bíblico conheceremos melhor a história da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Quem era a viúva de Naim?


Nada se sabe sobre a identidade daquela mulher. A Bíblia apenas revela que depois de chorar a morte de seu marido, ela agora estava sofrendo com a morte de seu filho. A vida de uma mulher viúva naquele tempo não era nada fácil. Por vezes as Escrituras advertem sobre a importância do amparo às viúvas. Mesmo assim não era raro que uma viúva tivesse suas aflições negligenciadas pelos fariseus e doutores da Lei.

A viúva de Naim tinha um único filho, e esse filho havia morrido. Isso significa que ela tinha ficado completamente desamparada. Por mais que ela tivesse amigos e parentes, o que restava de sua família próxima havia se perdido. A morte de seu único filho significava sua plena desesperança. O filho era sua única fonte de sustento na velhice e proteção, e sua única chance de dar continuidade à linhagem de sua família. A condição daquela viúva era trágica!

A "fama" da Viúva sem nome


O verso de número 12, revela-nos algo muito interessante. Uma mulher que era viúva estava velando o seu filho único. O que significa que ela já tinha perdido o marido e agora perdeu também o seu filho, o que era um enorme pesadelo para as viúvas naquela época, já que ela ficaria sozinha, vulnerável, à mercê dos aproveitadores religiosos e não havia muito amparo e consolo para uma viúva.

A cidade de Naim era pequena. Não há especulação de quantos habitantes havia naquela cidade, porém, a Bíblia diz que uma multidão da cidade acompanhava o velório. O que nos permite fazer comparações, já que a Bíblia também chama de multidão as pessoas que participaram da multiplicação dos pães por exemplo.

Na multiplicação, eram 4 mil homens, além de mulheres e crianças. E considerando que sempre existiu mais mulheres do que homens, vamos dizer que pra cada homem, tinha pelo menos 2 mulheres. Então esse número sobe pra 12 mil pessoas além das crianças.

Com base nisto, visto que Lucas diz que naquele velório tinham tantas pessoas que ele poderia chamar de multidão, creio que os presentes naquele velório era um número entre 8 a 15 mil pessoas. Então, fica a pergunta, que importância aquele velório tinha pra que tantas pessoas viessem a acompanhar?

Será que aquela viúva era rica? Será que o seu marido era importante na cidade? Ou talvez a profissão do marido e do filho eram importantes e fundamentais para uma cidade pequena; será que aquele jovem era o ultimo que exercia uma determinada e importante profissão? De modo que a sua morte, significava que a cidade teria que procurar um novo profissional em outras cidades?

É difícil saber porque havia tanta gente naquele velório. Pois você só vai ver um velório cheio de gente quando o morto era famoso ou importante. Mas seja lá qual for o motivo, uma coisa era certa; Toda a cidade conhecia aquela viúva. E se Lucas foi um cuidadoso pesquisador da história para escrever e registrar os fatos da melhor forma possível, então como ele não descobriu o nome daquela viúva?

Não sabemos o nome dela, porque sua fama era de viúva. Todos conheciam aquela mulher e sabiam que ela era viúva, o que significa que o velório do seu marido comoveu toda a cidade, igualmente estava acontecendo com o filho agora.

Ser famoso não é sempre uma coisa boa. No caso dessa mulher, ela era conhecida pela sua desgraça. Todos a conheciam e não era pela sua profissão, não era pela sua riqueza, nem pela sua moral ou boa conduta, mas sim por sua condição social, por que ela era uma pobre coitada e desamparada viúva que agora ficou abandonada no mundo por que o seu filho morreu.

Reflexão I


Talvez a sua vida esteja assim; o que você fez de bom ninguém considera, mas todos lembram de você por causa do seu passado e eles já não lembram o seu nome, mas até quem chegou agora já te conhece pela fama de que você agora tem "como uma pobre e coitada viúva". Não tem fama pior do que esta. Você fica sem moral, sem status e sem amigos também. Porque ninguém quer ser amigo de um(a) fracassado(a).

Porém, eu te digo, que Jesus já saiu de Cafarnaum e esta vindo ao teu encontro. No momento certo Ele vai chegar e tudo vai mudar, se prepare para uma grande virada da parte de Deus na tua vida.

As Dores da Viúva de Naim e a Compaixão do Mestre


Essa viúva não chorava apenas por que o seu filho estava morto. Mas chorava também porque o seu marido estava morto, ela chorava porque sabia que agora estaria sozinha, ela chorava porque já tinha enterrado o marido e já sabia exatamente como esse velório iria terminar.

Ela chorava por antecipação da dor que ainda iria sentir; chorava quando pensava no dia de amanhã, chorava quando pensava que um dia a vida dela era perfeita… Já que para o Judeu, se casar e ter um filho homem é o maior sonho de todos, e essa mulher conseguiu isso, achou um bom marido, foi abençoada com um filho e agora… Estava sozinha de novo ("Onde está Deus?", talvez fosse o que ela se perguntava enquanto chorava.).

Filho na Bíblia, representa sonho e promessa. No caso, o sonho que um dia ela sonhou, a promessa que havia se cumprido, agora deixou de existir, se pelo menos o seu marido estivesse vivo, nem tudo estaria perdido, pois eles poderiam tentar outro filho. Mas o marido também já havia morrido e já não existia mais esperança nenhuma.

Todo o futuro daquela mulher estava comprometido e fadado ao fracasso, não havia solução possível. Porém, quando o Senhor a viu, a Bíblia diz que Ele se moveu de íntima compaixão por ela. Por que Jesus se incomodou e ficou sentido ao ver a situação daquela mulher? A Bíblia não diz, mas será que seus olhos encheram de lágrimas naquele momento? É possível que sim.

Empatia espiritual


O Mestre se identificou com a situação daquela mulher. Quando a Bíblia diz que Deus entende o nosso coração e o que estamos sentindo, isso é a pura verdade. E no caso da viúva, não era diferente. Jesus entendia muito bem o que ela estava passando, por que sua mãe aqui na terra, a Maria, a quem não devemos adorar, mas não podemos deixar de admirar, também era viúva.

E Jesus sabia que sua mãe também perderia o filho. Então Ele como homem se moveu de íntima compaixão por ela, já que era uma situação parecida com a que ainda iria acontecer na família terrena dEle. Ao mesmo tempo, como Deus Ele entendeu o que aquela mulher já tinha passado com o marido e também o que ela estava passando agora. veja o que diz a Bíblia em Provérbios 21:2  e em Jeremias 17:10.

Reflexão II


Tem uma multidão ao seu lado, mas você se sente sozinho? Todos acham que você chora pelo sonho que morreu ou a promessa que deixou de ser, mas ninguém imagina que a sua dor é muito maior do que isto? Assim como o Senhor sondou o coração daquela viúva e entendeu perfeitamente o que ela estava passando, da mesma forma hoje, Deus sonda o seu coração e compreende a sua dor.

Você não esta mais sozinho(a), porque Jesus já chegou e se compadeceu de ti. Desde os céus o Senhor olha para ti com olhar de misericórdia, você ainda está chorando, mas saiba que sozinho não estás, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó está contigo e Ele entende o que tu está passando muito mais do que você imagina.

A cidade Naim


A Bíblia diz que aquela viúva vivia em Naim. Naim estava mais para uma pequena aldeia, um vilarejo do que para uma cidade. Em nenhuma outra parte da Bíblia Sagrada essa cidade é mencionada. Caso você esteja se perguntando, Naim significa charmosa ou graciosa. E essa cidade existe até os dias de hoje, agora como ponto turístico.

A localização da cidade esta a, aproximadamente, cerca de dez quilômetros a sudeste de Nazaré, 50Km de Cafarnaum, está por sua vez à beira do mar da Galileia do lado norte, à margem sul, a certa distância de Samaria. O evangelista Lucas, foi o único que relatou esse milagre, creio que isto se deve ao fato de que ele se preocupou em narrar os fatos acerca de Jesus da melhor forma possível. Essa localização coloca Naim entre o Monte Tabor, ao norte, e o Monte Gilboa, a sudeste.

Relembrando, Lucas diz que Jesus estava em Cafarnaum, no episódio do centurião, antes de prosseguir para a cidade de Naim, o que significa que Ele fez uma viagem de 50km a pé. Isto de carro, conforme o Google Maps, iria demorar em torno de 40 minutos, então nem quero imaginar esse percurso a pé e com uma multidão te rodeando, o que certamente iria retardar o andar.

Quando Jesus seguiu para Naim Ele não estava sozinho. O grupo de seus discípulos o acompanhava, e Ele ainda era seguido por uma multidão. O texto bíblico coloca Jesus próximo do portão da cidade quando se deparou com o cortejo fúnebre do filho da viúva de Naim. Aquele cortejo saía pelo portão da cidade porque os mortos não podiam ser sepultados dentro de uma cidade judaica.

O Momento Certo – Tempo de Deus


E se eu te disser que há uma chance de Jesus nunca ter entrado em Naim? Bom, isso é incerto mas repare no texto, que esse milagre aconteceu do lado de fora da cidade de Naim. Após isso, será que Jesus entrou na cidade ou partiu pra outro lugar?

Por mais que esse comentário chame atenção, ele serve apenas para isto e nada mais. Porém é importante perceber que Jesus estava chegando próximo a entrada da cidade quando se encontrou com o cortejo fúnebre; eles estavam saindo da cidade porque o cemitério ficava do lado de fora.

Então Jesus chegou na hora certa, pois se Ele atrasa mais um pouco, poderia não ter dado tempo de impedir aquele velório. E se Ele chega cedo demais, teria encontrado o povo ainda dentro da cidade e dependendo do caminho que eles fizessem para atravessar a cidade, Jesus e a viúva poderiam não se encontrar, já que havia uma chance de Jesus entrar por uma rua e e o velório seguir por outra.

Reflexão III


Talvez você esteja pensando que Deus está demorando para intervir na sua vida, mas essa palavra vem dizer que o Senhor vai chegar no momento certo. Quando o velório saiu pra fora da cidade, todos já sabiam que o cemitério estava perto e logo o menino seria enterrado. Em outras palavras, Jesus interveio exatamente no momento em que todos achavam que seria o fim.

Os Seguidores de Jesus e suas Diferenças


O verso 11 diz que Jesus estava sendo acompanhado e seguido por dois grupos distintos. O escritor chama o primeiro grupo de discípulos. E o segundo grupo é chamado de multidão. E não se engane, esses dois grupos tem apenas 2 coisas em comum.
  1. Ambos estão nesse caminho por causa de Jesus.
  2. Ambos estão falando sobre Jesus.
Mas a partir daí, as diferenças entre eles são enormes. Porque a multidão tem objetivos diferentes dos discípulos. O interesse da multidão não é o mesmo interesse dos discípulos. Já que a escrita me permite (por isso amo mais os textos que os vídeos), quero fazer uma lista pra você entender melhor essa palavra.
  • Os discípulos seguem a Jesus. / A multidão não segue, apenas acompanha Jesus.
  • Os discípulos estão perto de Jesus. / A multidão está longe de Jesus.
  • Os discípulos querem ouvir e aprender. / A multidão só quer olhar e assistir. 
  • Os discípulos têm o compromisso de seguir o Mestre o tempo todo. / A multidão segue até onde aguenta, acha que deve e/ou até conseguir o foi buscar.
  • Enquanto a multidão quer as bençãos. / Os discípulos querem "o dono das bençãos".
  • A multidão só quer ver milagre e "receber profecias, revelações". / Mas os discípulos querem ouvir a palavra. 
  • Enquanto a multidão foi atraída pela "fama" de Jesus. / Os discípulos foram chamados e escolhidos por Ele.
  • A multidão apenas faz barulho. / Mas os discípulos adoram a Jesus em espírito e verdade.
  • A multidão só encontra Jesus quando ouvem dizer que Ele fez algo incrível, então ela sai de casa e vai até onde Ele está, por causa da notícia. / Mas os discípulos ficam com Ele o tempo todo. Eles andam com Jesus, dormem com Jesus e acordam com Jesus.

Reflexão IV


Eu preciso perguntar: Você é discípulo ou multidão? Em qual grupo você se encaixa melhor? Hoje em dia, as coisas na igreja estão muito misturadas e bagunçadas e por causa dessa bagunça que a multidão faz, pode ser que alguns discípulos acabem por se comportar como multidão.

Se você sabe que foi chamado pelo Senhor Jesus, então pare de querer apenas as bênçãos, pare de "correr atrás de 'profecia e revelações'", discípulo de verdade quer ouvir a palavra. Pare de fazer apenas barulho, mas adore a Deus de coração. Deixa de ser multidão e volte a ser discípulo pois o mestre conta com você.

Se você acabou de descobrir que faz parte do grupo da multidão, não fique triste. O Senhor hoje te chama a mudar de lado. Olha o que diz na sua palavra em João 6:37Você tem a chance de deixar de ser multidão e vir a Cristo como discípulo, se tornando um seguidor fiel.

A multidão dos que choram


Repare que junto ao velório tinha outra multidão. Uma multidão de habitantes da cidade de Naim, pessoas que não conheciam Jesus. E todos estavam tristes e chorando. Isso é normal e comum acontecer com um povo que não conhece Jesus.

O cortejo fúnebre do filho da viúva de Naim


A viúva de Naim não chorava a morte de seu filho sozinha. Uma grande multidão da cidade compartilhava de sua dor. Naquela época era costume dos judeus enterrar seus mortos no mesmo dia da morte, ou no máximo no dia seguinte. Como foi dito, não era permitido enterrar um morto dentro dos limites da cidade. Por isto um cortejo fúnebre partiu da casa da viúva em Naim em direção ao cemitério além dos portões da cidadezinha.

Normalmente a mãe caminhava na frente do cortejo, enquanto homens jovens carregavam o esquife com o corpo do morto. Logo atrás vinha uma multidão que incluía pranteadores e flautistas. Até mesmo carpideiras profissionais eram contratadas para prantear. Além disso, se um grupo de pessoas cruzasse com um funeral no caminho, por respeito essas pessoas deveriam acompanhar o cortejo até o lugar do sepultamento.

Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim

A hora do milagre chegou


Foi justamente quando o cortejo fúnebre estava saindo da cidade que Jesus se aproximou de Naim. Mas em vez de se posicionar entre as pessoas do cortejo para honrar o costume de acompanhar o sepultamento do morto, Jesus se dirigiu diretamente à viúva de Naim.

A Bíblia diz que o coração de Jesus se condoeu por aquela mulher. Isso significa que ele ficou profundamente comovido pela situação que a viúva estava enfrentando. Ele entendia sua dor e teve compaixão dela.

Então Jesus disse à viúva: 
"Não chores mais!" (Lc 7:15). 
Aos olhos humanos essas palavras não faziam qualquer sentido. Era inconcebível que uma mãe viúva que acabara de perder seu único filho parasse de chorar. A única forma de isto acontecer é se a razão de suas lagrimas fosse eliminada. Nesse caso, a razão era a morte, então a morte teria que ser revertida em vida. Mas quem seria capaz disso?

É possível que todas aquelas pessoas tenham olhado para Jesus Cristo com a uma só pergunta: Quem é este que ousou interromper um funeral e ainda foi capaz dizer palavras tão absurdas? A resposta não demoraria nada a vir!

Tão logo Jesus tocou na maca onde o cadáver estava e disse ao filho da viúva de Naim: 
"Jovem, eu lhe digo: Levanta-te!" (7:14). 
Imediatamente o filho da viúva se assentou e começou a falar, e foi recebido por sua mãe.

A reação das pessoas diante do milagre em Naim


A ressurreição do filho da viúva de Naim causou grande temor em todos que estavam ali. Antes disso as pessoas já tinham visto Jesus realizar milagres, como por exemplo, curar doentes e deficientes. Mas esse milagre foi o primeiro envolvendo a ressurreição de uma pessoa no ministério de Jesus. Só depois a filha de Jairo e Lázaro também foram ressuscitados.

Então as pessoas começaram a glorificar a Deus e a dizer que um grande Profeta havia sido enviado entre elas. Essas pessoas acertaram em glorificar a Deus diante de um milagre tão extraordinário, pois somente Ele é quem pode levantar alguém dos mortos. Também acertaram em identificar que Jesus havia sido enviado como o grande Profeta de Deus ao seu povo (cf. Deuteronômio 18:15; Lc 24:12; Atos 3:22,23; 7:37).

Adoração limitada


Mas por outro lado, a maioria daquelas pessoas errou em reconhecer seu verdadeiro caráter (Mateus 16:13; Marcos 8:28; Lc 9:18,19; 19:28-44). Ele era muito mais do que um grande profeta de Deus. Entre aquele povo estava o próprio Filho de Deus, o Verbo que se fez carne, o Emanuel. Aquelas pessoas não conseguiram enxergar que diante de seus olhos o único Filho de Deus havia ressuscitado o único filho da viúva de Naim.

Mesmo sem as pessoas prestarem a Jesus toda a honra que Ele merecia, a notícia do milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim se espalhou por toda parte. É incrível saber que mesmo num tempo em que não havia qualquer recurso de comunicação essa notícia foi tão longe. Ela foi tão longe a ponto de ainda hoje estar circulando pelo mundo. Depois de mais de dois mil anos nós nos maravilhamos diante da notícia de que nosso Senhor demonstrou tamanho poder e compaixão e ressuscitou o filho da viúva de Naim.

Lições práticas

O que aprendemos com a história da viúva de Naim?


O milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim foi realmente muito significativo. Além de ter sido o primeiro milagre dessa natureza durante o ministério de Jesus, ele nos convida a admirar a extraordinária majestade de nosso Senhor e a forma com que Ele trabalha.

A história do filho da viúva de Naim nos ensina que nada não foge do controle do nosso Deus. Por mais que não entendamos algumas situações e circunstâncias, Deus tem um propósito para todas as coisas. Jesus estava entrando em Naim justamente no momento em que o cortejo fúnebre do filho da viúva estava saindo. Isto não foi mera coincidência! Tudo ocorre de acordo com o plano eterno, soberano e imutável de Deus.

Aquela situação, inicialmente desesperadora, serviu como a primeira grande amostra no ministério de Jesus de que Ele é o Senhor da vida e da morte (cf. Apocalipse 1:18). A Bíblia Sagrada fala sobre outras ressurreições anteriores a ressurreição do filho da viúva de Naim. Essas ressurreições ocorreram durante os ministérios dos profetas Elias e Eliseu (cf. 1 Reis 17:20-22; 2 Rs 4:32-35).

Mas a ressurreição do filho da viúva em certo aspecto foi muito diferente das ressurreições anteriores. Embora também tenha sido o poder de Deus quem ressuscitou aquelas pessoas no Antigo Testamento, os profetas do Senhor se viram envolvidos num processo longo, tenso e desgastante.

Mas na história do filho da viúva de Naim foi diferente. Jesus simplesmente deu uma única ordem e o jovem ressuscitou. Isso significa que Jesus não é apenas o maior de todos os profetas, mas é o próprio Filho de Deus. Sim, Jesus é Deus! Ele é o único Rei que triunfa sobre a morte! Mas mesmo com toda sua grandeza e majestade, Ele se compadece de nós.

Conclusão

A Intenção de Jesus


Qual a intenção de Jesus, ou qual o seu propósito ao olhar para aquela mulher, se compadecer, se aproximar e dizer: "Mulher, não chores"?.

Sabemos que Ele estava consolando ela com essas palavras. Mas por que Jesus tentou consolá-la? Uma vez que uma grande multidão da cidade de Naim estava presente naquele velório e certamente, aquela viúva veio escutando palavras de consolo durante todo o caminho.

Se tem uma coisa que a viúva estava cansada de ouvir eram palavras de consolo, ou tentativas de consolo. Afinal, era o máximo que as pessoas podiam fazer. Mas esse consolo que vem do homem não ajuda em nada, apenas nos deixa mais entristecidos, por que a ideia de que todos estão com pena de você, não anima ninguém.

Então, por que Jesus liberou palavras de consolo para a viúva de Naim? Era por que o bom e amado Mestre já tinha a intenção de fazer o milagre! E é por isso que o consolo de Deus é diferente. O homem quando consola, faz apenas isso, mas o nosso Cristo quando consola faz muito mais do que isto, Ele consola por que enxerga bem na frente e suas intenções são de vitória, de mudança e de providência.

Reflexão final — Quando Deus começa a agir...


Se você está acompanhando essa palavra até aqui e se identificou com ela. É provável que você tenha ouvido Deus falar contigo através dessa palavra. E se isso estiver mesmo acontecendo, o Espírito Santo nesse exato momento agora, esta te consolando.

Se você pode sentir e perceber que o Espírito Santo de Deus veio te consolar, então se prepare, pois Deus só consola quando Ele esta prestes a fazer o milagre, Deus só consola quando a vitória esta bem perto. O homem apenas fala algumas palavras e nada mais, porém Deus vai muito além, ele consola e abençoa, consola e dá vitória consola e traz vida onde não há.

Após consolar aquela mulher, Jesus começa a agir imediatamente. Essa palavra é fiel, o nosso Deus após te consolar, já começa a agir no mesmo instante. Será que você pode ver pela fé o Senhor Jesus levantando a mão pra intervir no seu problema? Ele vai usar apenas um dedo, e toda força do mal que estiver em movimento, irá ser bloqueada!

Ele consolou aquela mulher e agora levanta a sua mão. Quando pensamos que Ele iria tocar no ombro da viúva pra continuar consolando ela, na verdade não; O bom mestre fecha a palma da mão levantando apenas um dedo e muito suavemente Ele toca no esquife.

As pessoas que carregavam o caixão estavam levando o sonho da viúva para o túmulo. A ultima esperança dela estava morta naquele caixão, aquilo que tinha sido uma grande conquista na vida dela, estava agora seguindo um caminho de morte e ela era obrigada a acompanhar o seu sonho até o cemitério.

Ela saiu da cidade acompanhando seu filho morto, e estava prestes a entrar no cemitério onde teria que deixar o seu sonho ali para sempre. Mas Jesus Cristo, nosso Senhor, com apenas um dedo fez tudo parar…!

Se a sua vida esta seguindo um caminho de morte; se você esta perto de enterrar o seu sonho para sempre; se as promessas morreram; se tem pessoas levando a sua ultima esperança, seu ultimo recurso; Então saiba que Jesus com apenas um dedo esta parando tudo agora!

Ele esta bloqueando e aniquilando as forças do maligno e colocando um ponto final nos planos de satanás, daqui em diante nenhum passo mais será dado, pois o Senhor hoje interveio no seu caminho, então se prepare para dar meia volta pois a estrada para a morte e perdição foi interditada, o caminho de morte foi bloqueado e você vai viver agora uma grande virada em sua vida que vem da parte do Senhor Jesus Cristo.


A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.
Use máscara! Mas use corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário