Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"ESPELHO, ESPELHO MEU!" O HOMEM E A AUTOESTIMA

"Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção" (Salmos 139:14).
Seu corpo, sua mente e sua alma estão alinhados nesse momento? Você se sente seguro com as suas decisões? Essas perguntas nos ajudam a achar uma definição para autoestima.

Muito se fala dos problemas de autoestima da mulher, sobre as dificuldades que ela tem para resolvê-los. A impressão que se tem é de que o homem não enfrenta problemas dessa natureza. Mas quem pensa assim está enganado. 

Não queremos transformar o homem em um coitadinho, mas a verdade é que muitos deles se sentem dessa forma, pois têm dificuldades em lidar com as responsabilidades do dia a dia, que trazem uma carga emocional muito grande. 

De acordo com a Psicologia, pode-se dizer que a autoestima seria uma opinião acerca de si (auto-conceito), somada ao valor ou sentimento que se tem de si mesmo (amor próprio, auto-valorização), adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstram a confiança, segurança e valor que o indivíduo dá a si (autoconfiança), nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo. 

Portanto, ao tratarmos da autoestima, não estamos falando apenas de um sentimento que temos por nós mesmos. Mais que isso, estamos falando de pensamentos e comportamentos que temos relacionados a nós mesmos. 

Os homens e suas fraquezas não assumidas 


Muitos homens não procuram ajuda porque não querem parecer fracos diante das situações difíceis. Entre elas estão as contas a pagar, a mensalidade da escola dos filhos, as prestações do imóvel onde mora, os dilemas da empresa, como a preocupação com a manutenção do emprego, ou ainda como lidar com o desemprego em tempos de pandemia. 

Há ainda os padrões impostos pela sociedade que também exigem que ele seja bem-sucedido, se vista bem, esteja bonito, tenha cabelo perfeito e o corpo sarado. Tudo isso conta. 

Em alguns momentos, quem tem esse problema pode se sentir perseguido pelo mundo e até pensar que é culpado por tudo. Isso é tão sério que o homem não acredita mais em si, tanto em relação ao trabalho quanto ao relacionamento conjugal. 

Outra consequência é que esse homem pode ficar agressivo, principalmente com a esposa e os filhos, muitas vezes se envolve com o consumo de bebida alcoólica e até de drogas. Esse homem não tem força de vontade ou iniciativa pra nada e está sempre dando desculpas de que lhe falta tempo. 

Mas se essas são apenas algumas características que podem denunciar um homem com autoestima baixa, existe uma que o entrega totalmente: a dificuldade em admitir seu problema. Essa negação é como se fosse uma faixa ou um outdoor, estampados na testa, escancarando seu problema: ele não quer parecer fraco diante das situações. 

"Live" X "Life


Em tempos em que as redes sociais online nos fazem sentir a necessidade de expor nossos momentos felizes, descobrimos o quanto podemos nos sentir especiais ao ter a atenção de todos voltada para nós. Ao mesmo tempo em que somos seguidos nessas redes/mídias, também acompanhamos a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. 

Basta um clique para sabermos o que estão vestindo, comendo, comprando, vendendo e até mesmo como estão se sentindo. Quando comparamos nossa vida com a dos outros, caímos na armadilha de acreditar que estamos sempre por baixo, o que gera em nós um sentimento de tristeza. 

Críticas, rejeições, humilhações, abandono, desvalorização e perdas são algumas situações que podem vir a desencadear uma baixa autoestima na vida de uma pessoa. É importante frisar que a construção dessa percepção negativa de si mesmo é resultado de interações sociais: familiares, escolares, profissionais. Esses sentimentos muitas vezes podem acarretar problemas de saúde. 

O que fazer? 

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:11). 
Caso você esteja nessa condição ou conheça alguém que se encontre nela, saiba que há saída. O primeiro passo é fazer uma autoanálise para reconhecer seus pontos fracos e fortes. Assim você vai perceber que, apesar de tudo, você tem valores e merece se sentir bem. Essa avaliação também serve para lembrá-lo dos seus aspectos positivos e do que você faz ou já fez. Deixe-a guardada e a utilize quando se sentir mal.

O passo seguinte é parar de se comparar com os outros. Esse é um erro muito comum. Não trace suas metas ou avalie suas conquistas de acordo com as dos outros. Só você conhece sua história, seus defeitos e suas virtudes. Por isso, é importante ter consciência de quem você é. Valorize suas vitórias dentro do seu contexto. Se para melhorar for necessário começar a fazer uma atividade física ou aprender a cozinhar, por exemplo, aproveite este momento. 

Autoestima é tudo nessa vida. O jeito como você se sente e pensa sobre si mesmo vai determinar o modo como vive sua vida. Quando gostamos de nós mesmos, o dia-a-dia se torna mais fácil. Você não se critica por pequenos erros bobos. Você para de querer aceitação dos outros e começa a se preocupar mais com o que vai te fazer bem. Acima de tudo, você para de se sabotar. 

Pessoas com baixa autoestima costumam desistir antes mesmo de tentar. Largam tarefas pela metade e deixam de fazer certas coisas, por não se acharem capazes ou merecedoras. A partir do momento que você começa a se sentir bem consigo mesmo, o mundo ao seu redor começa a te reconhecer assim também. Você fica mais atraente para as mulheres e passa uma postura mais confiante no trabalho e para os amigos. 

Buscar ao Senhor é reencontrar a autoestima 

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (29:12,13). 
A atitude de buscar a Deus vai fazer com que você elimine os complexos e os sentimentos negativos. O mais importante nesse processo é se entregar a Deus de corpo e alma. A atitude de buscá-lO vai fazer com que você fortaleça a sua autoestima e elimine os sentimentos negativos que o deixam para baixo e inerte frente a algumas situações da vida. 

Tenha certeza de que se você buscar ser cheio do Espírito Santo vai se manter mais forte, com amor-próprio para enfrentar tudo, elaborar seus projetos profissionais e de vida e ter disposição para concretizá-los. Quem está em comunhão com Deus, através da presença do Espírito Santo, tem sempre as forças renovadas para enfrentar todas as adversidades e vencê-las. Tenha certeza. 

Conclusão

Autoconhecimento 


Afaste-se de pessoas que lhe fazem mal e aproxime-se de quem te faz sentir bem! É importante se organizar e estar ao lado de pessoas amadas. Ame a si mesmo e enxergue todo o potencial que há dentro de você. Pode parecer um passo difícil, mas nunca será possível se você não tentar, "seja o autor da sua própria história". 

Se você tem filhos, é importante reservar um tempo para eles, pois como foi dito anteriormente, a atenção dos pais forma crianças seguras, não deixe que seu momento reflita na evolução da autoestima deles, e a reciprocidade vem recheada com o mais puro amor. 

Saber mais sobre si mesmo e reconhecer seu potencial pode fazer toda a diferença. Em casos extremos onde a visão de si é completamente diferente da realidade, pode-se consultar um especialista, que irá lhe ensinar a lidar com suas próprias fraquezas e inseguranças, mostrando a realidade dos fatos. Conversar sobre o assunto facilita a mudança da autopercepção, por que não tentar? 

Lembre-se, a autoestima não se constrói de um dia para o outro, seja paciente consigo mesmo! Se você não conseguir se amar, como poderá amar ao próximo e viver o mandamento ensinado pelo Senhor Jesus (Mateus 22:37-39)?


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
Use máscara! Mas use corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário