Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de maio de 2020

FAMÍLIA: PROPÓSITO DE DEUS

Elenco da clássica série televisiva "Todo Mundo Odeia o Chris (Everibody Hates Chris)": Família Rock – da esquerda para a direita: Terry Crews (Julius), Tequan Richmond (Drew), Imani Hakim (Tonya), Tyler James Williams (Chris) e Tichina Arnold (Rochelle) 

O Dia Internacional da Família, 15 de maio, é uma boa oportunidade para lembrarmos da importância fundamental da família para a vida de cada pessoa e da sociedade. A família é sagrada, porque foi criada por Deus para ser a base de toda a sociedade. Ninguém jamais destruirá sua força, por ser ela uma instituição divina. 

Família, um "sonho" de Deus 


Deus, em sua infinita bondade, quer que todos os seres se façam sua imagem e semelhança para assim herdar o Reino dos Céus. Para isso, desde o início dos tempos, fez um propósito para que a família se torne seguidora de seus ensinamentos.

Após criar Adão e Eva, Ele os uniu como marido e mulher, abençoou-os e então lhes disse: 
"Frutificai e multiplicai-vos; enchei a Terra e sujeitai-a" (Gênesis 1:28). 
Era propósito de Deus que a Terra fosse povoada com seres criados à Sua própria imagem, compondo famílias que trariam glória a Ele e se tornariam membros da família maior no céu (Isaías 45:18; Efésios 3:14,15).

Apesar de o propósito original de Deus haver sido posto de lado como resultado do pecado humano, seu cumprimento final é certo (Romanos 8:28; Apocalipse 21:3,5).

O perfil da família cristã


A família cristã é aquela em que Deus é reconhecido como agente supremo de adoração. Ele é o cabeça, protetor, guia e instrutor de famílias assim. A família cristã é a menor unidade orgânica da igreja de Deus na Terra (Mateus 18:20). 

Também é escola onde seus membros são professores e alunos que compartilham conhecimento e aprendem uns com os outros. A Palavra de Deus, juntamente com o livro da natureza, deve ser a principal fonte de instrução na escola da família.

O objetivo da instituição familiar deve ser preparar seus estudantes para utilidade nesta vida e graduá-los para a escola de cima (Deuteronômio 6:4-9; Salmo 128:1-6). Uma obra especial de restauração na família foi profetizada para ter lugar antes da segunda vinda de Cristo (Malaquias 4:5 e 6).

A família é o princípio da sociedade

I – O marido e pai


O marido cristão, como pai e sacerdote da família, é seu protetor, instrutor, guia e provedor (Gn 3:19; 1 Coríntios 11:3). Essa é a função atribuída a ele por Deus. Ele é responsável pelo bem-estar espiritual, mental e físico de sua família. (Ef 6:4; 5:28-31,33; 1 Timóteo 5:8; 1 Pedro 3:7).

Em conjunto com sua esposa, deve ensinar os filhos a amar e obedecer a Deus, e criá-los para utilidade nesta vida e na vida porvir, de acordo com as instruções dadas na Bíblia. Como sacerdote na família, o pai é o chefe responsável pela instrução e treinamento religioso dos filhos. Também é o dirigente dos cultos de adoração matutinos e vespertinos (Gn 18:19; 35:2-4; Josué 24:15; Colossenses 3:21).

II – A esposa e mãe


A esposa cristã, como mãe, é a principal instrutora dos filhos na família, especialmente em seus tenros anos. Tem grande e importante responsabilidade em instruí-los e educá-los de acordo com as instruções dadas na Palavra de Deus. Juntamente com o marido, é responsável pelo bem-estar espiritual, mental e físico, e por desenvolver nos filhos caráter em semelhança divina para o tempo e a eternidade. 

Enquanto o pai é o "laço de união da família", a mãe é a gerenciadora do lar (Provérbios 31:10-31; Ef 5:22-24, 33; 1 Tessalonicenses 5:23; 1 Tm 5:4; Tito 2:4,5).

III – Os filhos, herdeiros dos pais, herança do Senhor


Os filhos são herança do Senhor (Sl 127:3-5; Pv  17:6). São o futuro da sociedade e da igreja de Deus na Terra. Foram confiados a pais e mães com o objetivo de serem instruídos e educados por eles para se tornarem membros da família de Deus no céu, e membros úteis da sociedade enquanto aqui na Terra (Sl 144:12; Is 8:18). 

Os filhos devem aprender a amar, honrar e respeitar seus pais e a obedecer-lhes como apropriado no Senhor (Êxodo 20:12). Devem também aprender a amar e obedecer a Deus, e a respeitar ministros, professores, autoridades e todos os outros a quem Deus delegou autoridade. 

Os filhos devem ser educados e motivados a preparar-se para se tornarem co-obreiros de Deus na Terra, aprendendo trabalhos e/ou profissões que possam ajudar a promover Seu reino e apressar a vinda de Cristo (Levítico 19:32; 2 Reis 2:23,24; Sl 78:2-7; Pv 22:6; Ef 6:1-3; Colossenses 3:20).

Família, a realização do propósito de Deus


Precisamos ir além disso e entender o valor que o Pai Celestial agregou à família. E então, somente então, poderemos trabalhar o valor emocional permitindo que ele se alinhe ao que as Escrituras Sagradas nos ensinam. Portanto, para consolidar o conceito do valor familiar, quero discorrer sobre os princípios e valores bíblicos acerca da família.

Deus pensa em termos de família


O Senhor não trata apenas com indivíduos, mas também com famílias. É claro que a salvação é individual, e a fé e a escolha (com suas consequências) também. O juízo vindouro também tem essa característica, e é por isso que a Palavra de Deus declara: 
"Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Rm 14:12). 
Contudo, quando falamos a respeito de propósito (não de responsabilidade), percebemos que a Bíblia apresenta um Deus que pensa em termos de famílias, e não apenas de indivíduos.

Quando o Senhor chamou o patriarca Abraão (na ocasião ainda chamado de Abrão), e fez com ele uma aliança, ainda que estivesse tratando com um indivíduo, estava também focando a família (Gn 12:1-3).

Observe que o Senhor fala de multiplicar a família de Abrão com o propósito de abençoar TODAS as famílias da terra. Ou seja, Deus está prometendo abençoar uma família para, através dela, poder abençoar todas as demais famílias do planeta (em todas as épocas). 

É evidente que o Criador, em seus planos e propósitos para a humanidade, pensa em termos de família. Encontramos este padrão (salvação individual mas propósito familiar) nas histórias bíblicas. Basta recordar o que aconteceu com Noé (6:17,18). Noé chamou a atenção de Deus com sua integridade. Ele, sozinho, conseguiu isso. Mas o livramento se estendeu a toda a sua família. Vemos o mesmo com Ló (19:12-17)

O que podemos dizer da família de Ló? Sua mulher, ao sair de Sodoma, olhou para trás (desobedecendo à ordem divina e demonstrando saudade daquele lugar) e foi julgada por Deus. Seus futuros genros não creram em sua mensagem e ainda zombaram dele. Suas filhas o embebedaram para cometer incesto. Você consegue enxergar uma grande justiça na vida destes familiares? Eu não! Aliás, vale ressaltar que quem foi chamado de justo pelas Escrituras foi o próprio Ló (2 Pd 2:6-9)

Mas ainda que a salvação seja individual, Deus, em termos de propósito, também trata com as famílias. Continuamos encontrando este fato nas páginas do Novo Testamento (Atos 11:14; 16:30,31)

Precisamos compreender esse propósito divino para a família. Entender o projeto de Deus nos ajudará a discernir o valor que Ele atribui à família.

Conclusão


Há uma ameaça tremenda contra a família e que foi potencializada no contexto cultural da atualidade: aborto, ideologia de gênero, divórcios, casamentos de pessoas do mesmo sexo, drogas, adultérios, inseminação artificial, e toda uma campanha internacional contra a família, o casamento e a maternidade.

Quando a família é destruída, os filhos sofrem, e muitos deles se encaminham para a criminalidade. Por isso, se a família – segundo a vontade de Deus – for destruída, então, a sociedade sofrerá suas consequências. Todos os cristãos são obrigados a lutar pela preservação da família segundo o coração de Deus.
"Deus da Família" (Sônia Hernandes) – Renascer Praise, faixa do álbum "Renascer Praise VIII – Restituição", 2001, Gospel Records

Ao Deus da família, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário