Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de maio de 2020

PERSONALIDADE RELIGIOSA – ESTEVAM E SÔNIA HERNANDES, O "CASAL 20" DA IGREJA RENASCER EM CRISTO

Neste capítulo da série especial de artigos Personalidade Religiosa, vamos conhecer a história do casal fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, uma das mais emblemáticas do segmento cristão evangélico neopentecostal.

Os da minha geração, hão de se lembrar de uma famosa série televisiva, "Casal 20 (do inglês 'Hart to Hart')", exibida em 5 temporadas, totalizando 110 episódios, entre 1979 e 1984. Criado pelo famoso romancista Sidney Sheldon (
1917/2007), sucesso absoluto de audiência, em cada episódio, a série mostrava as aventuras do milionário casal protagonista Jonathan (Robert Wagner) e Jennifer (Stefanie Powers) Hart, que ao invés de aproveitar a vida em sua mansão viaja com seu dinheiro combatendo crimes, deixando de lado seu emprego em sua empresa. Dadas as devidas proporções, fatos e circunstâncias, o casal Hernandes pode sim ser considerado o "Casal 20" do hight society gospel. 

Ele


O apóstolo Estevam Hernandes Filho é o fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo (Iarc). Ele nasceu na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação, no dia 22 de março de 1954. Filho de Estevam Hernandes e Ifigênia Hernandes, é o caçula de dois irmãos. 

É casado com a Bispa Sonia Haddad Hernandes, com quem teve três filhos:
PASSA TEMPO - REBOBINE: FAMILIA HERNANDES
A família Hernandes: da esquerda para a direita – Sônia, Fernanda, Estevam, Tid e Gabriel

Fellipe Daniel Hernandes (o Bispo Tid), Fernanda Hernandes Rasmussen e Gabriel Hernandes, que é filho adotivo. O casal tem quatro netos. 

Com atuação profissional nas áreas de Marketing e Vendas, trabalhou como executivo em multinacional da área de tecnologia por cerca de 20 anos com grande sucesso, já manifestando uma de suas características espirituais, o pioneirismo. No final dos anos 80, recebeu um chamado de Deus e fundou a Igreja Renascer, juntamente com sua esposa, Bispa Sonia. Abrindo mão da bem-sucedida carreira, dedicou-se exclusivamente ao ministério.
 

Pioneirismo


Foi o responsável pela introdução e explosão da música gospel no país na década de 1980 e abriu as portas da igreja local para outras formas de manifestação artísticas. Foi um dos precursores do rock, à época um estilo musical ainda visto com muita resistência (e, até mesmo aversão) pelas denominações mais tradicionais (sendo que alguma delas consideravam – muitas ainda consideram – como sendo "do demônio") no ambiente eclesial, tendo lançado ao sucesso, nomes como as bandas Resgate, Oficina G3, Katsbarnea e Fruto Sagrado.  

Além disso, sua atuação nos meios de comunicação revolucionou a mídia evangélica. Inaugurou a primeira rádio FM cristã e inovou na apresentação de programas de rádio e TV, que são referência até hoje. É um dos principais compositores do Renascer Praise, o ministério de louvor da denominação e está à frente do projeto musical "Inesquecível". 

Diariamente, leva palavras de fé e esperança no programa "Renascer", da Rede Gospel, a emissora oficial da denominação. Fundou os ministérios Homens de Aliança e Casais +QV. Também é membro do Conselho Internacional de Apóstolos.

Carreira literária


É autor de diversos livros, como "A Caminho da Felicidade", "O Caminho da Oração", "Como Não Morrer no Deserto", "Desafiando o Impossível", "A Fumaça do inferno", "As 7 Leis Espirituais da Colheita", "Milagres" e "Casamento Mais que Vencedor", dentre outros. 

Em 2009, lançou a coleção "Fundamentos Apostólicos", que reúne seis livros com revelações da Palavra de Deus. No ano de 2012, "Ano Apostólico de Mateus", ele lançou a "Bíblia Apostólica", que possui um conteúdo exclusivo, com estudos realizados por ele. 

Como conferencista e presidente da CIEAB – Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil –, tem colocado não só seu chamado e unção para abençoar o Corpo de Cristo, mas toda a estrutura da Igreja Renascer, promovendo crescimento, solidificação e unidade entre várias denominações. 

Início do ministério


De acordo com registro em seu site oficial, 
"inconformado com a situação de opróbrio da Igreja de Jesus Cristo no país e consciente da religiosidade que assolava a nação, foi usado por Deus para trazer ao país o mover apostólico, que resgata a plenitude da autoridade do Corpo de Cristo. Assim, tornou-se o primeiro apóstolo do país. O exercício do seu apostolado tem gerado muitos outros apóstolos, não só no Brasil como no exterior." 
Ainda de acordo com a biografia do seu site oficial, para "realizar os sonhos de Deus e promover a unidade entre as denominações evangélicas", organiza, há quase três décadas, a Marcha para Jesus, "maior movimento popular do planeta". 

Como presidente da Marcha, trabalha pelo crescimento e maior participação das igrejas, sendo que a grande maioria já aderiu ao movimento. Hoje, quase todas as capitais brasileiras, além de muitas cidades do interior e do exterior, já organizam o evento. 

Ela


Aos 10 anos de idade, Sonia Hernandes já pregava. Aos 12, atuava como dirigente de louvor. Desde menina, ela tem dedicado sua vida ao evangelho de Jesus Cristo. Primeira Bispa do Brasil, abriu as portas para uma multidão de mulheres que pregam a Palavra atualmente. E mais: foi a primeira mulher a ministrar em programas de TV e rádio no país, mostrando que é possível ser uma serva de Deus e, ao mesmo tempo, uma mulher realizada, em todas as áreas. 

Nascida em lar cristão, Bispa Sonia, é uma mulher comunicativa, carismática, dinâmica e incansável em abraçar as causas que possam levar cada vez mais pessoas a conhecer o que é viver com Jesus e expandir o Seu reino na terra. Abandonou em 1986 uma promissora carreira de nutricionista para estabelecer, ao lado do seu marido, Apóstolo Estevam Hernandes, os fundamentos da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. 

Ministério


Formada em teologia, foi responsável pelo início do "Ministério de Ensino". É autora das obras "Pensamentos que te Deixam De Bem com a vida", "Vivendo de Bem com a Vida" e "Coração de Mãe". É conferencista internacional e realiza anualmente, no Ginásio do Ibirapuera, o "Encontro Nacional de Mulheres", com ministrações e palestras direcionadas ao público feminino. 

Em 2011, quando a Igreja Renascer em Cristo completou 25 anos, ela inovou mais uma vez e lançou a "Bíblia da Mulher de Bem com a Vida", a primeira com comentários de uma mulher não só no país, mas na América Latina. 

Bispa Sonia também tem um forte engajamento musical. Fez cursos de canto, piano, coral e regência. É compositora e ministra de louvor. Como líder do Renascer Praise, compôs mais de 500 canções. 

Além de ministrar na Renascer em Cristo e em outras denominações, apresenta o programa "De Bem Com A Vida", que é transmitido diariamente por meio da Rede Gospel de Televisão e através da Rádio Gospel FM, além de ser bem ativa na mídia digital, através de publicações nas diversas plataformas na internet. 

Testemunho


Eu, pessoalmente, tenho um testemunho que envolve diretamente a Bispa Sônia Hernandes, me lembro, que na década de 90, quando ela apresentava seus programas nas madrugadas da extinta Rede Manchete (atual Rede TV!), várias foram as vezes em que quando eu chegava em casa das minhas noitadas de farra e ligava a televisão, Deus a usava poderosamente para falar comigo. Era algo incrível. Parecia que ela me conhecia pessoalmente e que estava se dirigindo especificamente a mim.

A autoridade com a qual ela ministrava a palavra, ia diretamente ao meu interior e não foram poucas as vezes em que eu me pegava chorando, quebrantado com o que essa mulher pregava. Independente de qualquer problema que ela possa ter, eu não posso deixar de registrar esse testemunho. Sou muito grato ao Senhor por tê-la usado como um instrumento para me resgatar e me restaurar.

Marcha para Jesus 


Na Marcha para Jesus, Bolsonaro admite tentar reeleição em 2022 ...Marcha para Jesus Salvador - Página inicial | Facebook
Marcha para Jesus 2019, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
O evento organizado pela Igreja Apostólica Renascer em Cristo é considerado um dos maiores do mundo, envolvendo cerca de 3 milhões de pessoas – com as participações das mais diversas denominações evangélicas –, que foram contabilizados no ano passado. 

Segundo o Apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer e presidente do evento no Brasil, 
"a Marcha é uma manifestação pacífica que, além de agregar todas as igrejas cristãs, é aberta ao público". 
Diante disto, os participantes são conduzidos por dezenas de trios elétricos, entoando louvores nos mais variados ritmos e estilos. Ano passado (2019), o evento em São Paulo contou com a participação de mais de 500 igrejas evangélicas e cerca de 5 mil caravanas de várias cidades. Pelo lado político, os organizadores conseguiram uma lei de 2009 que o evento integrasse o calendário oficial do país – além da lei estadual da Marcha para Jesus em São Paulo. 

A primeira edição da marcha ocorreu em 1993, quando um grupo de pessoas organizou uma passeata a partir da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antonio e chegou até o Anhangabaú, em cerca de 350 mil fiéis. 

Seis anos depois, cerca de 10 milhões de pessoas de mais de 170 países marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo. Cidadãos de diversas religiões, idade e raças saíram às ruas em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros. 

Em 2019, a Marcha para Jesus foi realizada em Israel pela sétima vez, durante a Caravana Apostólica que aconteceu no mês de setembro. 

Há 27 anos, o evento é realizado na capital paulista, reunindo milhões de fiéis. Após ser considerada a maior concentração cristã do mundo, a manifestação passou a fazer parte do calendário nacional. Mas, agora, com a nova realidade imposta pela pandemia mundial do novo coronavírus, o evento tem seu futuro incerto, já que promove a aglomeração de um público muito grande de pessoas. 

A Igreja Renascer 


Igreja Renascer em Cristo – Wikipédia, a enciclopédia livre
Logomarca anterior
Logomarca atual
A Renascer surgiu na metade da década de 80. De acordo com registros no site oficial da denominação, à época, o Apóstolo Estevam Hernandes e sua família, sofrendo os efeitos da religiosidade, foram convidados a deixar a igreja que faziam parte. Muitas pessoas manifestaram o desejo de segui-los, mas eles deixaram claro que seu objetivo nunca foi causar divisão no ministério. 

Como estavam ministrando e acompanhando um casal, decidiram dar continuidade aos discipulados em casa, que se tornou também um lar para 12 jovens músicos, que ali encontraram um ambiente acolhedor e foram libertos do vício das drogas. A igreja foi formada em um ambiente de discipulado e amor ao próximo. Logo, outras pessoas se juntaram ao grupo. 

Além de desenvolver um trabalho de referência com crianças, adolescentes, jovens e casais, possuir o maior ministério feminino do país – o +QV (Mais que Vencedoras) – e promover grandes eventos evangelísticos, a Igreja Renascer em Cristo, ao longo dos seus mais de três décadas de existência, abriu centenas de portas de salvação ao redor do mundo. 

O ministério ainda conta com uma arena, uma rede de televisão e de rádio, que leva 24 horas por dia a mensagem transformadora do evangelho aos quatro cantos do país, obras assistenciais – como o Centro de Recuperação Renascer, o Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes e o Fé com Obras –, uma fazenda, aplicativos, sites, canais interativos e um amplo centro de estudos bíblicos. 

É conhecida por promover grandes eventos evangelísticos, como a Marcha para Jesus, e incentivar expressões artísticas e a prática de esportes. 

Ainda de acordo com os registros oficiais da denominação, em 2018, por meio do trabalho desenvolvido pela Igreja Renascer em Cristo, 65.234 pessoas foram salvas, 21.234 voltaram para os caminhos do Senhor e 7.123 foram batizadas. Suas equipes de voluntários entregaram 23.094 cestas básicas para famílias carentes, distribuíram 117.723 refeições para moradores de ruas e visitaram 35.449 lares. Desde o início da quarentena e do isolamento social, a denominação tem realizado os chamados drive thru de oração e participado de ações sociais, com a distribuição de cestas básicas à população carente.

Base ministerial


"A visão da nossa igreja está baseada na história de Neemias, que reconstruiu e restaurou em tempo recorde os muros caídos Jerusalém. O nosso maior objetivo é a restauração de vidas, por meio do amor de Cristo!"
explica o Apóstolo Estevam Hernandes. 

Declínio e restauração 


Mas como uma neopentecostal de envergadura internacional, que trouxe eventos gigantescos ao País, como a Marcha para Jesus, capaz de arregimentar 3,5 milhões de pessoas na capital paulista num único dia, que contou com nomes expressivos em seu rol de membros, como ex-craque da seleção brasileira de futebol Kaká e sua então esposa Caroline Celico, e criou marcas de imenso sucesso como o Renascer Praise – o maior show de música gospel do Brasil, com mais de 20 edições –, entrou numa espiral descendente e, aparentemente, irreversível, de prestígio e credibilidade? Por que uma líder tão carismática como Sônia Hernandes perdeu apelo tão rápido? 

O escândalo da prisão nos EUA


STF arquiva ação contra casal Renascer; nos EUA, houve prisãoO Rescator: “Bispa” Sonia Hernandes a profanadora da Bíblia
Dois eventos, próximos um do outro, desencadearam a derrocada da instituição. O primeiro começou na madrugada do dia 14 de janeiro de 2007, uma terça-feira. A caminho de Miami, nos Estados Unidos, Sônia, Estevam, dois filhos e três netos embarcaram na primeira classe de um voo levando US$ 56.467 em dinheiro. 

Ao pousar, tentaram passar pela alfândega americana sem declarar o valor. Foram pegos, presos, admitiram a culpa e cumpriram pena de reclusão em regime fechado e semi-aberto. Na época veio a público a informação de que parte da quantia foi encontrada dentro de uma Bíblia. 

O impacto na igreja por aqui foi de nítido enfraquecimento. Segundo o professor Paulo Romeiro, da pós-graduação em ciências da religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, casos como esse podem até reforçar os laços de quem tem vínculos exclusivamente emocionais com a instituição. 

Mas para o fiel pragmático – cada vez mais presente no rol de devotos, como bem mostra a alta no trânsito religioso entre denominações – a força de um caso desse pode ser devastadora. Somada às acusações de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato feitas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que vieram a público em 2007, a prisão nos Estados Unidos potencializou as incertezas dos fiéis. 
"Eles perderam a confiança do rebanho"
garantiu outro dissidente.
 
Em 2008, o reflexo da debandada chegou aos cofres da instituição. Naquele ano, como arrecadou menos, a dívida com aluguéis de imóveis bateu os R$ 7 milhões. 

A tragédia no templo


Imagens do momento da queda do teto da igreja
Folha Online - Especial - 2009 - Desabamento na RenascerFolha de S.Paulo - Teto da Igreja Renascer desaba e mata 7 - 19/01 ...
Pouco depois, enquanto o casal ainda cumpria pena nos Estados Unidos, veio o segundo baque. Em 18 de janeiro de 2009 o telhado da sede da Renascer, na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, área central de São Paulo, desabou. 

No espaço onde boa parte dos cultos era filmada e transmitida, nove pessoas morreram e 117 ficaram feridas. Um laudo preliminar apontou como causa do acidente problemas de conservação e manutenção da estrutura. 

Dois anos e oito meses após a tragédia, ninguém foi formalmente indenizado. Em pelo menos dez processos, a igreja foi condenada a pagar valores aos fiéis e parentes das vítimas fatais que variam entre R$ 10 mil e R$ 150 mil. Mas os representantes da entidade recorreram de todas as decisões de primeira instância. 

Dirigentes da Renascer responderam criminalmente e na área cível pelo caso em dois processos. Com a credibilidade abalada, a frequência nas igrejas e a arrecadação caíram ainda mais, embora um time de bispos daqui, junto com o filho do casal, o bispo Tid, tenha articulado um saneamento nas contas da instituição. 

Doença e morte do Bispo Tid


Faleceu o bispo Tid Hernandes, filho dos fundadores da Igreja ...
Em coma havia 7 anos, morre filho dos donos da Renascer
Quando o plano começou a dar resultados, em agosto de 2009, Tid, ou Felippe Daniel Hernandes, precisou fazer uma operação para reparar uma cirurgia de redução de estômago malsucedida. Durante o procedimento, ele teve uma parada cardiorrespiratória que causou um edema cerebral, comprometendo o funcionamento do órgão e, para todos os efeitos, interditando Tid, que passou a viver em estado vegetativo. 

A fatalidade, terrível para qualquer família, foi ainda pior para os Hernandes, que tinham no filho um sucessor natural preparado para assumir a Renascer quando Sônia e Estevam se aposentassem. O futuro de uma igreja que já se arrastava ficou ainda mais incerto. 

Embora na instituição ainda se falasse em um milagre, para os médicos, o coma do herdeiro, então com atividade neurológica quase nula, era irreversível. A Bispa Sônia era vista quase diariamente visitando o filho na ala de tratamento semi-intensivo do Hospital Albert Einstein. Muitas vezes a visita era feita tarde da noite, após os cultos. Depois de ficar internado por cerca de 5 anos, em 14 de dezembro de 2016, o Bispo Tid Hernandes veio a óbito.

Restauração


Depois de quase quatro anos de declínio a Igreja Renascer voltou a dar sinais de melhora. Em 2002 a Renascer contava com 1100 templos ativos no mundo, após as crises que abalaram a liderança o número caiu para menos de 400 além do fechamento da gravadora Gospel Records, o berço fonográfico da denominação. O número de processos contra a igreja diminuíram significativamente e até o momento não há registros de novas ações na justiça. 
Hoje a Renascer em Cristo está conseguindo se manter e abrindo novas igrejas. 

Renascer Praise

 

CD RENASCER PRAISE 21 - Gospel Bay
Renascer Praise 21 (DVD prévia) - YouTube
Imagem das gravações do DVD Renascer Praise 21 – "Hosana", o mais recente, lançado em 2019
Criado na década de 90, o Renascer Praise conta com cantores, instrumentistas, orquestra e coral de apoio. Ao longo dos seus 21 anos de história, lançou 21 CDs inéditos, 14 DVDs, uma regravação em espanhol e duas coletâneas. 

Além da sede internacional da Igreja Renascer em Cristo, já se apresentou em grandes patrimônios históricos nacionais, como o Museu do Ipiranga, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Amazonas. Além disso, já lotou o Citibank Hall, o extinto Olympia, o Teatro Elis Regina, o Ginásio do Ibirapuera e o Estádio do Pacaembu, onde formou um coral de 12 mil vozes. 

Liderado pela Bispa Sonia, o Renascer Praise influenciou a música evangélica tradicional brasileira ao agregar diversos ritmos musicais, desde o rock ao axé, e ao introduzir ministrações em cada música. 

Em seus projetos, contou com diversas participações especiais. Entre elas, estão: Soraya Moraes, Clóvis Pinho (Preto no Branco), Juliana Santiago, Karla Angélica, Banda DOPA, Salgadinho (ex Katinguelê), Thalles Roberto, Marcelo Aguiar, Davi Sacer, Evandro (ex Art Popular), Rodriguinho (ex Soweto), Shekinah Glory, Diguinho, Resgate, Bateria Salmo 150, Oficina G3, Katsbarnea, Brother Simion e André Valadão (ex Diante do Trono). 

Ao longo de suas duas décadas de história, acumulou indicações e premiações nos principais festivais de música gospel, além de discos de ouro e de platina. Em 2014, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa". 

Já se apresentou em programas da RedeTV!, SBT, TV Gazeta, BAND, TV Cultura, da extinta Rede Manchete e da TBN – maior emissora cristã do mundo. Suas canções são interpretadas em diversas igrejas evangélicas, unindo os cristãos que têm o desejo de louvar a Deus. É, inclusive, um dos meus grupos preferidos e na minha minha opinião o melhor na música cristã contemporânea.

Conclusão


Esse um resumo da biografia e da obra ministerial do Apóstolo Estevam e da Bispa Sônia Hernandes. Uma história marcada por altos e baixos (e não poucas polêmicas) mas que, inquestionavelmente – goste você deles ou não, concorde você ou não – é um dos marcos na história da igreja cristã brasileira. 

 
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.
Use máscara! Mas use corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário