Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de maio de 2020

LIVROS QUE EU LI – ESPECIAL: "A REALIDADE DE MADHU"



Resolvi ler este livro mais por curiosidade devido à paranoia nas redes sociais, do que por interesse em si, uma vez que não sou muito fã do gênero ficção científica. De início já vou logo dizendo que achei um livro péssimo. De conteúdo raso e que na minha opinião, nem mesmo como ficção ele merece ser indicado.

Mas, qual não foi a minha surpresa quando eu me deparei na internet, nas redes sociais, citações acaloradas de alguns crentes, sobre uma suposta "profecia" (mais uma das tantas já inventadas na safra da fertilidade mental dessa gente) que a tal autora do livro teria feito sobre – claro, o protagonista da vez, não podia ser outro – o novo coronavírus.

Será mesmo que Melissa Tobias, a até então desconhecida escritora, autora do livro "A realidade de Madhu", lançado em 2013, previu uma grande pandemia em 2020 ou não passa de mais um delírio dos caçadores de teorias conspiratórias? Vejamos.

Profecia?


Primeiro vamos entender o conceito do que é uma profecia. De acordo com o Dicionário, "profecia" é um substantivo feminino:
  1. predição do futuro, que se crê de inspiração divina; vaticínio. Ex. "as profecias do Antigo Testamento".
  2. predição feita por indivíduo que pretende saber ler o futuro; previsão. Ex. "esse adivinho faz profecia assustadoras".
Em entendimento geral, quando pensamos em profecia ou profetas, imediatamente, somos levados a pelo menos duas direções extremas: pensar em profeta como adivinhador do futuro ou como pregador de reformas sociais. Isso, para simplificar um pouco. Se não tomarmos cuidado, poderemos até entender o significado de uma forma errada. 

Como poderemos descobrir a verdade? Só com muito cuidado, esperança e dependência de Deus, podemos compreender o que é profecia, quando ela acontece, o que ela traz, como descobrir se é de Deus, como evitar o engano e acima de tudo como perceber, vivendo uma vida de verdade, qual a diferença que a obediência a Deus e a sua Palavra – a verdadeira profecia – pode fazer em nossa vida.

A palavra hebraica para designar "profeta" é nabi, que é derivada da raiz verbal nabal que significa anunciador, declarador e, por extensão, aquele que anuncia as mensagens de Deus, sendo esta iluminação gerada subitamente pelo Espírito Santo na mente ocorrendo à profecia.

Entretanto, ao contrário de que muitos pensam (em algumas vertentes protestante, os ditos profetas e/ou profetizas, têm status de celebridades e até fazem "mais sucesso" do que o próprio Jesus), este dom não possui autoridade divina para doutrinar a vida de ninguém e nem serve de direção espiritual para uma Igreja, pois para essa missão foram levantados pastores e obreiros. Ou seja, o dom de profecia não tem função administrativa ou governativa na Igreja.

Portanto, devemos buscar o discernimento espiritual para sabermos diferenciar entre o verdadeiro e o falso, a profecia da "profetada", a iluminação (Revelação) da "revelagem", para que em tudo Deus seja glorificado e os seus servos edificados!

Vamos ao livro


A sinopse apresenta a história da seguinte maneira: 
"Nesta ficção científica, Madhu é abduzida por uma nave intergaláctica. Abduzida e confinada na Ala dos híbridos, Madhu terá que descobrir a razão do interesse dos alienígenas por ela. Na busca por essa descoberta, faz amizade com uma híbrida e se apaixona pelo androide Niki. A bordo da colossal nave extraterrestre, Madhu aprenderá importantes lições, superando medos profundamente enraizados".
O texto com a constatação de que seria uma "previsão profética" surgiu em diversos sites e blogs – e também nas redes sociais – no final de março de 2020. De acordo com um recorte da página de um livro, uma grande epidemia iria acabar com quase metade da humanidade em 2020! O texto ainda afirma que o livro se chama "A realidade de Madhu" e que sua autora teria previsto a pandemia do coronavírus em 2013.

O trecho extraído do livro (acima): 
"Em 2020, quando a Terceira Realidade terminou de envolver todo o planeta Terra, uma pandemia global matou mais de três bilhões de terráqueos. Foi um momento muito caótico que durou dois anos. Foi uma pandemia viral psicossomática que penetrava somente em corpos incompatíveis com a vibração de amor ao próximo. Não havia para onde fugir".

Sobre a história do livro


Em 2013, Melissa Tobias terminou seu romance "A realidade de Madhu" com um enredo envolvendo viagens intergaláticas e contatos com alienígenas. No final de março de 2020, em entrevista ao jornal Extra, a autora disse que nem se lembrava mais do trecho em sua obra e que teve que buscar na página 183 de seu romance para comprovar se o que estava sendo espalhado a seu respeito era real, que o texto estava lá!

De religião Kardecista, Melissa disse que havia escrito esse trecho se baseando no estudo da Naturologia e nos escritos do médium Chico Xavier (★1910/2002) e que sempre deixou bem claro que a história é uma obra de ficção científica (e não uma obra de autoajuda ou espírita e, muito menos ainda, cristão). Ela também explicou que nunca recuperou os R$ 15 mil que tirou do próprio bolso para realizar o sonho de ter um livro publicado.

Felizmente para ela, indo na contramão dos efeitos econômicos negativos, causados pela pandemia do novo coronavírus nos mais diversos setores, após seu livro ser redescoberto na web em 2020, a escritora assinou um contrato com uma editora, que irá republicar seu romance.

Poucas semelhanças


Como a própria autora disse em entrevistas, não se trata de uma previsão. Para ela, 2020 era um ano muito distante e, por isso (juntamente com uma suposta profecia atribuída ao Chico Xavier que dizia que 2019 seria o fim de uma Era), achou interessante jogar a epidemia para esse ano redondo.

As semelhanças param por aí. O vírus do romance de Melissa é um organismo "psicossomático" (que tem origem psicológica, mas que gera problemas no corpo), enquanto que o causador da COVID-19 passa longe dessa classificação, visto que ele ataca o sistema respiratório.

O que são teorias conspiratórias


De acordo com o Wikipédia, teoria da conspiração, também chamada de teoria conspiratória ou conspiracionismo, é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que há duas ou mais pessoas ou até mesmo uma organização que têm "tramado" para causar ou acobertar, por meio de planejamento secreto e de ação deliberada, uma situação ou evento.

Se você acreditasse em todas as teorias conspiratórias que já ouviu por aí, o mundo seria um lugar bem peculiar.

Membros da família real britânica seriam lagartos alienígenas disfarçados. O ator Robert de Niro teria se envolvido numa tentativa de assassinato contra a ganhadora do Nobel da Paz Malala Yousafzai.

A capa do lendário 12º álbum de estúdio da icônica banda britânica The Beatles, "Abbey Road", seria um indicativo que comprova que um dos integrantes, sir Paul MacCartney, está morto!

Que o guitarrista do Rolling Stones, Keith Richards, "trocou" todo o sangue do corpo, para se tornar "eterno".

Que o rei do rock Elvis Presley (
1035/1977) e o rei do pop Michael Jackson (1958/2009) estão vivinhos da silva, sendo ambos já vistos por alguém em algum lugar do futuro.

Abutres estariam praticando espionagem para Israel. A moda de jeans rasgados seria um código secreto. O presidente da Nigéria seria um impostor sudanês. Aids e ebola teriam sido inventados pela CIA. O coronavírus foi inventado em um laboratório da China. O homem nunca teria pisado na Lua e, é claro, a Terra seria plana... e por aí afora vão as viagens na maionese.

Teorias conspiratórias podem não ser reais, mas elas podem ter consequências reais. Teorias conspiratórias podem ser perigosas para a sociedade. Pessoas que acreditam que vacinas causam autismo e evitam vacinar seus filhos estão colocando-os em risco. 

Mas atenção caso você se considere muito esperto para ser enganado. Há um estereótipo sobre teóricos da conspiração sendo pessoas em porões buscando na internet a última teoria conspiratória. Mas a maioria das pessoas não é nem adepta nem cética, e sim no meio do caminho. E é isso que torna possível rejeitarmos teses furadas ao mesmo tempo em que curtimos a famosa série "Arquivo-X". 

Conclusão


Moradora de Brasília, 42 anos, mãe de dois garotos, um de 9 e outro de 13, após ralar muito até conseguir editar e lançar o seu livro em 2013, Melissa ainda está impactada pela procura por seu livro, esgotado em todas as livrarias do país. Aos 42 anos, ela já não esperava a fama com a escrita. Fã de sci-fi, ela sabe que o nicho para o qual escreve ainda é restrito no Brasil. 

Mas apesar de dizer que tudo não passa de um faz de conta, ela admite que pode não ter sido por acaso. 
"Não creio em coincidências. Sou kardecista e creio que existam explicações que vão além da lógica. Quando escrevo, meu estado é quase meditativo. Talvez por isso eu tenha esquecido o que escrevi. Mas não creio que 3 bilhões de pessoas vão morrer. De jeito nenhum. Tem nem cabimento"
avalia. Ela pode não crer, mas já muitos do que leram seu livro...

Quanto aos caçadores das pernas em minhocas, do bulbo capilar em ovos e das genitálias dos anjos, acho que ainda não foi dessa vez que encontraram o que tanto procuram. Quem sabe nas próximas tentativas eles têm mais sorte, né? Afinal, há quem acredite que a esperança é a última que morre.

Ficha Técnica

  • Título: "A Realidade de Madhu"
  • Data de Publicação: 2013/2020
  • Edição: 2
  • Páginas: 280
  • Editora: Novo Século
  • Idioma: Português
                  
[Fonte: Extra; BBC Brasil]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário