Total de visualizações de página

domingo, 15 de julho de 2018

GRAÇA DE DEUS: ÚNICA, INCOMPARÁVEL, COMPLETA. PORTANTO, INRESTAURÁVEL!


Restauração. Eis uma palavra muito usada nos círculos cristãos, em todas as suas vertentes e, independente de quaisquer divergências teológicas, tem sempre o mesmo significado e usada sempre no mesmo contexto:
A palavra restauração é usada três vezes na Bíblia, na tradução de João Ferreira de Almeida Atualizada. Por uma questão de adequação sintática e contextual, deixarei de fora o fato de que João Batista (sob a unção profética de Elias) restauraria todas as coisas antes da vinda do Messias (Mateus 17:11). Vejamos então:

  • 1- "Ora, quanto a seus filhos, e ao grande número de oráculos pronunciados contra ele, e à restauração da casa de Deus, eis que estão escritos no comentário do livro dos reis. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar" (2 Crônicas 25:27, grifo meu). 
Neste caso refere-se à fundação ou reparo do Templo Israelita.

  • 2- "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos..." (Lucas 4:18, grifo meu). 
Neste outro caso refere-se justamente à volta da visão aos literalmente cegos (e quem sabe aos cegos que não queriam ver...).

  • 3- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio" (Atos 3:19-21, grifo meu).
No terceiro caso, já tendo vindo o Cristo uma vez,
"há de vir assim como para o céu o vistes ir", 
como está em Atos 1:11, para restaurar definitivamente todas as coisas. A palavra grega apokatastasis, conforme descreve o Strong Dicionário Hebreu e Grego, significa reconstituir (saúde ou casa).

Então vejamos:
"Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: 'Eis que faço novas todas as coisas' [restauro]. E acrescentou: 'Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras'" (Apocalipse 21:4,5 - grifo meu).
Seria com a Parusia ou retorno do Senhor e a ressurreição dos mortos – como disse o Senhor Jesus (Lucas 20:35). Assim, entendemos que restauração está ligado com transformação ou conserto de algo que estava em desordem quer seja em sua estrutura quanto em sua essência. Agora vamos fazer uma rápida explanação sobre a inefável graça de Deus.

Entendendo a graça de Deus



A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação eterna. Não há nada que possamos ser ou fazer, que de alguma maneira, possa substituí-la. Ela é infalível e cheia do amor de Deus.


A graça é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador das garras do pecado. Contudo, precisamos conhecer alguns dos seus aspectos para que possamos extrair o melhor dela em nosso relacionamento com Deus.

Graça, o Favor Imerecido


"Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça" (Gálatas 5:4).
A palavra graça, vem do latim gratia que significa: favor, mercê, estima, benevolência. Sendo assim, ela é a misericórdia de Deus não apenas revelada, mas dada, oferecida ao ser humano.

O apóstolo Paulo disse: 
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8,9).
Não há nada, definitivamente que eu e você possamos fazer para merecer a graça de Deus. Ela nos é dada mediante o arrependimento sincero, o reconhecimento da morte de Jesus e sua ressurreição ao terceiro dia como propiciação para os nossos pecados.

Desde a antiguidade é muito comum que o ser humano acredite que pode, de alguma forma, merecer a graça de Deus. Penitências. Sacrifícios. Promessas. Há muitos elementos que são utilizados para tal.

No entanto, eles não são necessários. Como disse Paulo: 
"Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça" (Gl 5:4).
A graça não pode ser conquistada por mérito. Mas está à disposição como favor. Benevolência. Ela é a manifestação do grande amor de Deus por nós.

Pela Graça…


"E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça" (Romanos 11:6).
Há uma frase de C.S. Lewis sobre a graça de Deus que é ao mesmo tempo simples e fantástica: 
"Um homem com as mãos cheias de pacotes não pode receber um presente". 
Assim é!

Embora o ensino de Jesus Cristo a revele, muitos elementos legalistas foram introduzidos no nosso meio. O apóstolo Paulo resume:
"Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: "Não manuseie!' 'Não prove!' 'Não toque!'? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne" (Colossenses 2:16, 17; 20-23; Grifo meu).
O ensino bíblico não endossa o legalismo. Coisas como: "A mulher só pode vestir isso, aquilo não", "esse é o dia de servir a Deus, o outro não serve", "o homem tem que fazer isso, aquilo não", coisas do tipo "pode não pode". São doutrinas anti-bíblicas, aliás, não nem mesmo doutrinas, são usos e costumes, pois, doutrina mesmo, só as que são ensinadas contextualmente pela Bíblia Sagrada.

O apóstolo Paulo diz: 
"ninguém os impeça", "ninguém os domine" e "não permitam!". 
Somos livres em Jesus - e, que fique claro, estou me referindo à liberdade sob a égide bíblica e não sobre a libertinagem -, não mais escravos da lei. É obvio que não podemos utilizar a nossa liberdade para dar ocasião a carne. Transformando a graça de Deus em libertinagem. No entanto, não podemos permitir que transformem o favor imerecido de Deus em rudimentos carcomidos, bolorentos, temporais e ineficazes da lei.

Amor e Graça de Deus 


"Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça (João 1:16)."
O apóstolo João resume a vida ao lado do Filho de Deus em uma frase. A impressão mais marcante dessa convivência é "todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça".

A convivência com Jesus revela amor e favor. Ele é o agente da graça de Deus. Perto dEle não sentimos a necessidade de "ser" ou "provar" nada. A presença de Cristo inspira segurança. Suficiência.

Ele não está preocupado se somos sábios ou ignorantes. Ricos ou pobres. Não há nada nesta Terra que O impressione, a não ser 
"espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito" (Salmos 51:17).

O Senhor Jesus não possui necessidade de "ter", tudo é dEle (Romanos 11:36; Ap 15:1-5)). Portanto, ao aproximar-se dEle faça como o apóstolo João. Receba!

João diz que todos receberam! Da sua plenitude e da sua graça. Jesus é fantástico. Ele é com certeza a pessoa mais impressionante que pisou esta Terra.

Quando Nicodemos vai ao seu encontro em busca de respostas (João 3) é isso que ele vê. O amor e a graça se encontram nEle de forma mais graciosa que o rio encontra o mar.

Conviva com Jesus. Porque todos os que o fizeram receberam da sua plenitude, como em uma inundação: "graça sobre graça". Ela é a manifestação do amor de Deus.

Conclusão


"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (Tito 2:11).
A graça de Deus não se manifestou de forma exclusiva. Para um grupo. Mas a toda a humanidade. Está ao alcance de todo aquele que crê. É por meio dela que podemos ter a comunhão restaurada com Deus e conhecemos o amor.

Não há absolutamente nada que possamos fazer para ser remidos, a não ser pedir perdão a Deus confessando Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. A graça é o maior presente que poderíamos receber do Criador. Definitivamente, nada se compara a ela. Ela é plena, absoluta, integral, completa, irrepreensível, irretocável... inrestaurável!

Portanto, desfrute-a. Decida viver dias mais leves e tranquilos, amparados pelo favor de Deus. A graça não necessita e nunca necessitará ser restaurada, pois, se assim fosse, ela seria limitada. E, mesmo se precisasse de alguma restauração, isso só poderia ser feito por Alguém com competência para tal: o próprio Senhor e nunca, jamais, sob nenhuma hipótese por qualquer reles ser humano. Dizer ou acreditar que a graça de Deus precisa de qualquer tipo de restauração, mais do que uma absurda heresia é uma estupidez monumental.
  • Escrevi mais sobre a graça ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário