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terça-feira, 10 de novembro de 2015

VOCÊ JÁ SABE AONDE PASSARÁ A ETERNIDADE?

Sobre o assunto eternidade, há perguntas que são comuns, independente da crença. Antes de entrar no assunto, vamos à elas:
  • Será o mesmo que viver para sempre, não passar pela morte?
  • Eternidade é a vida além-túmulo, para bons e maus?
  • A Eternidade é sempre boa?
  • O Homem é eterno?
  • Todos os seres são eternos?
  • Eternidade é o que vem depois do tempo?
  • Eternidade é o mesmo que imortalidade?
No discorrer do tema, tentarei responder a essas perguntas com base no que me foi revelado à luz das Sagradas Escrituras. Portanto, não tenho compromisso com conceitos pessoais ou com viés doutrinários de nenhuma vertente. O artigo no formato de um resumido estudo, está com o texto simplificado para a fácil compreensão.

A Eternidade é um anseio do Homem


Todas as religiões têm uma noção própria do que seria a vida após a morte. Quem jamais ouviu falar do elixir da juventude? Quantos filmes e obras literárias tratam do viver para sempre? De certo modo, o culto ao corpo e a preocupação excessiva com a saúde tem a ver com o anseio de Eternidade dentro do Homem. Em Eclesiastes, lemos que “Deus pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim”- Ec 3:11.

Há muito tempo atrás, em meio ao sofrimento e à morte, Jó perguntou: "Morrendo o homem, porventura tornará a viver?" Séculos se passaram antes de haver a resposta certa e final dada por Jesus Cristo: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (João 11:25,26). Na véspera da Sua crucificação, Jesus disse aos Seus discípulos: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também" (João 14;2,3).

O lugar de que Jesus falou é o céu. Ele é a esperança de todo aquele que nEle crê. Durante séculos, o céu foi retratado por artistas, poetas, autores e pregadores. Agostinho, Dante, John Milton, John Bunyan, C.S. Lewis e muitos outros escreveram sobre o céu e suas glórias. O céu é cantado em hinos, música erudita e popular. É mencionado em anedotas e sermões, hospitais e salas de aula. Quase todo mundo tem alguma vaga noção sobre o céu – algumas bíblicas, outras não. A promessa do céu tem dado esperança aos aflitos, conforto aos enlutados e reafirmação aos que enfrentam batalhas espirituais.

O céu é real. Na era da fantasia, dos efeitos especiais, do misticismo e da apatia espiritual, é fácil interpretar o céu de maneira errada. Mas a Bíblia é bem clara quanto à existência e ao propósito do céu. E já que o céu e o Estado Eterno são parte do plano de Deus para as eras, o céu e a profecia estão relacionados integralmente.

Às vezes, quando lemos o jornal, a notícia mais importante não está na primeira página nem nas manchetes, mas nos obituários. Se ainda não recebemos a notícia por amigos e parentes, é ali que ficamos sabendo da morte de amigos, vizinhos e conhecidos. Nessas poucas linhas e colunas somos lembrados de como a vida é transitória e a morte é certa. Quando pensamos na nossa própria morte ou na morte de um parente, a teologia fica bem pessoal. O que acreditamos sobre vida e morte, bem e mal, céu e inferno é muito importante. 

A Eternidade como atributo de Deus


A Eternidade é um atributo absoluto de Deus. Isso significa que só Deus é Eterno. O SENHOR habita a Eternidade (Is 57:15). Deus é Transcendente e Imanente. O Messias tem Suas origens desde os dias da Eternidade (Mq 5:2). O Messias é o Pai da Eternidade (Is 9:6). O Espírito Santo é Eterno (Hb 9:14). Abraão tinha a concepção de que o SENHOR é “o Deus Eterno” (Gn 21:33). E invocava o Seu nome. A justiça de Deus é eterna (Sl 119:142), assim como Ele o é. O SENHOR Deus é “uma Rocha eterna” (Is 26:4). A Eternidade é um plano de Deus para o Homem. Deus prometeu a Vida Eterna “antes dos tempos eternos” (Tt 1:2):

  • O caminho de Deus para o Homem é “o caminho eterno” (Sl 139:24).
  • No Éden, a Árvore da Vida era apta a dar Vida Eterna (Gn 2:9).
  • A promessa que o Filho de Deus nos fez foi a Vida Eterna (1 Jo 2:25).
  • Tem a Vida Eterna aquele que crê no nome do Filho de Deus (1 Jo 5:13).
  • É necessário reconhecer o Verdadeiro, e estar no Verdadeiro. O Verdadeiro é Jesus Cristo, que é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna (1 Jo 5:20).
  • Deus enviou Seu Filho para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna (Jo 3:16).
  • A missão do SENHOR Jesus aqui no mundo foi entregar o mandamento do Pai, que consiste na Vida Eterna (Jo 12:50).
  • O SENHOR Jesus recebeu autoridade do Pai a fim de conceder a Vida Eterna àqueles que o Pai lhe desse, e a Vida Eterna consiste numa só coisa: conhecer ao Pai como único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem o Pai enviou (Jo 17:2,3).
  • Em At 5:20, o Anjo do SENHOR liberta os apóstolos da prisão e lhes ordena que digam ao povo “todas as palavras desta Vida”.

A Escatologia é o estudo dos eventos e personalidades futuros, baseado na profecia da Bíblia. Todas as profecias bíblicas relativas ao futuro serão cumpridas conforme o plano e o cronograma de Deus. Isso está relacionado a qualquer pessoa que já viveu, vive agora, ou viverá. Os ensinamentos da Bíblia sobre o céu e o inferno estão relacionados ao que podemos denominar de escatologia "pessoal". O céu e o inferno são bem reais e pessoais – eles estão relacionados ao nosso futuro. A Bíblia não nos diz tudo o que gostaríamos de saber sobre o céu, mas nos dá vislumbres do futuro para nos encorajar no presente. O pastor e escritor Dr. Steven J. Lawson escreveu sobre o céu:
Não se enganem, o céu é um lugar real. Não é um estado de consciência. Nem uma invenção da imaginação humana. Nem um conceito filosófico. Nem abstração religiosa. Nem um sonho emocionante. Nem as fábulas medievais de um cientista do passado. Nem a superstição desgastada de um teólogo liberal. É um lugar real. Um local muito mais real do que onde você está agora... É um lugar real onde Deus vive. É o lugar real de onde Deus veio para este mundo. E é um lugar real para onde Cristo voltou na Sua ascensão – com toda a certeza!Todos irão para o céu?

Geralmente ouvimos a frase "todos os caminhos levam a Deus", o que implica que todas as religiões podem afirmar que têm a verdade, ou que toda a humanidade terá o mesmo fim. No cristianismo, alguns afirmam que todos receberão salvação. Mas essa posição de inclusivismo não está baseada na Bíblia e não foi a posição histórica da ortodoxia cristã. Passagens como Mateus 25:46, João 3:36, 2 Tessalonicenses 1:8-9 e várias outras ensinam claramente que nem todos serão salvos. Esse é, sem dúvida, um assunto difícil e emocional. Mas ele deve ser o fator de motivação para todo crente compartilhar sua fé. Ser salvo ou não ser salvo é um assunto muito importante, porque está em jogo a eternidade. É projeto de Deus que todos sejam salvos, mas é escolha de cada um fazer ou não parte do seu projeto de salvação. 

Três sentidos para a palavra “Vida”


Tendo visto que a Eternidade é um atributo absoluto de Deus e que ao mesmo pode ser entendida como o plano de Deus para o Homem, vejamos em que consiste a Vida Eterna prometida aos que crerem. A palavra “vida” ocorre na Bíblia significando existência humana, qualidade de vida ou imortalidade. Dependendo a tradução, “vida” e “alma” são sinônimos em alguns trechos.

1) Existência humana - A vida como existência humana está, por exemplo, em 1 Sm 2:6, Jó 7:7 e 33:4, Sl 146:2, Mt 6:27, At 17;25, Tg 4;14 (a vida está nas mãos de Deus e é provisória, como um sopro, uma duração, um decurso no tempo, o ato de respirar).

2) Qualidade de vida - Moisés propôs “vida” e “bênção” aos israelitas em contraposição a “morte” e “maldição”. Vida, nesse caso, é qualidade de vida (Dt 30;15,20). Davi também pensou em qualidade de vida quando disse que Deus o faria ver “os caminhos da vida”, sentir “plenitude de alegria”, bem como desfrutar “delícias perpetuamente” (Sl 16:11). De acordo com ele, em Deus está “o manancial da vida” (Sl 36.9). Deus oferece vida abundante. O Livro de Provérbios trata da vida como qualidade de vida quando diz que os mandamentos do SENHOR são vida para a alma, saúde e favor do SENHOR (Pv 3:22; 4:22; 8;35; 12:28; 14:27). Isaías e Jeremias tiveram entendimento semelhante (Is 4:3; Jr 8;3; 21;8).

3) Imortalidade - Em Mt 7:14 o SENHOR Jesus ensina que apertado é o caminho que conduz à vida. Trata da imortalidade com Deus. Em Rm 6:23 sabemos que o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna, em contraste com o salário do pecado, que é a morte. Em Rm 8:1-11 lemos que o Espírito de Deus é o Espírito da Vida; que a inclinação do Espírito é para vida e paz; que, em se tratando do cristão, “o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (especialmente o v.10). Em 2 Co 2:16 lemos que os salvos são cheiro de morte para morte (dos que se perdem) ou aroma de vida para vida (dos que se salvam). Nosso testemunho é importante no processo de Salvação ou Condenação, mas quem salva é Jesus Cristo. O salvo não sofrerá a morte eterna porque nele habita o Espírito Eterno de Cristo. Essa é a imortalidade com Deus ou Vida Eterna:
  • Em 2 Co 4:10,11 somos exortados a levar no corpo o morrer de Jesus para que Sua Vida se manifeste em nosso corpo ou “carne mortal”.
  • Em Ef 2:1, 5 lemos que Jesus Cristo nos deu Vida quando estávamos mortos em ofensas e pecados.
  • Em Cl 3:3,4 lemos que nossa “vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”, e que, quando Cristo, que é a nossa Vida, se manifestar, seremos manifestados com ele em glória”.
  • Em Hb 7:16 está escrito que Cristo tem “o poder de vida indissolúvel”.

Cremos que o conceito de Vida Eterna é a composição de imortalidade e qualidade de vida. Assim, o justo morre fisicamente, mas não morre eternamente, pois tem qualidade de vida. Por outro lado, o injusto morre fisicamente e eternamente, porque, embora seu espírito seja imortal, ele não tem qualidade de vida. Dito de outro modo, ninguém vai deixar de existir na Eternidade, mas somente os salvos viverão eternamente em termos de qualidade de vida.

O que o apóstolo João escreveu sobre a Vida


Dos Evangelhos, o de autoria do apóstolo João é o que mais registra as falas do Senhor Jesus sobre a eternidade. Ele também é autor de 3 epístolas e do livro do Apocalipse. Vejamos:

  • A Vida estava em Jesus Encarnado como luz dos homens (Jo 1:4);
  • Quem crê no Filho tem a Vida Eterna (Jo 3:36);
  • Jesus oferece uma fonte a jorrar para a Vida Eterna (Jo 4:14);
  • Quem ouve a palavra de Jesus tem a Vida Eterna (Jo 5.24);
  • Jesus é o Único que tem as palavras de Vida Eterna (Jo 6:68);
  • Jesus oferece Vida abundante (Jo 10:10);
  • A Vida Eterna é dádiva do SENHOR Jesus para suas ovelhas (Jo 10:28);
  • Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11:25);
  • Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6);
  • A suma do Evangelho é crer que Jesus é o Filho de Deus, e que, crendo, tenhamos Vida em Seu nome (Jo 20:31);
  • Já passamos da morte para a Vida porque amamos os irmãos (1 Jo 3:14);
  • O Amor consiste em que Cristo deu Sua Vida por nós, e por isso devemos dar a nossa vida pelos irmãos (1 Jo 3:16). Isso implica em renúncia e abnegação.

A Eternidade tem duas faces


Dentre todos os mortos, muitos ressuscitarão para a Vida Eterna, e outros para “vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). O SENHOR Jesus disse que há um “fogo eterno”, que é o “inferno de fogo” ou “castigo eterno” (Mt 18:8,9; 25:41). Essa é uma realidade que não podemos negar. Mas os justos irão para a Vida Eterna (Mt 25:46). Existe até mesmo o “pecado eterno”, que é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mc 3:29). A morada dos santos é chamada de “tabernáculos eternos” (Lc 16:9).

Existe predestinação para a Vida Eterna e para a Perdição Eterna?


Quem foi destinado para a Vida Eterna? Há predestinação? Observe-se que em At 13:48 o texto diz que, dentre os gentios, “creram todos os que forma destinados para a vida eterna”. Mas isso não quer dizer que eles foram predestinados enquanto outros ficaram alienados por Deus. Antes, significa que eles só foram salvos porque Deus já havia destinado um povo à Salvação. Todos aqueles que são salvos “se encaixam” no plano salvífico de Deus para a Humanidade. Naturalmente, em Sua presciência, Deus sempre soube quem seria salvo e quem se perderia. Mas isso não tem ligação com a predestinação de quem seria salvo e de quem se perderia – a predestinação é coletiva, quanto à futura existência de um povo salvo, e não quanto à escolha autoritária de Deus, que respeita a liberdade criada por Ele.

Eternidade e justificação


Enquanto o pecado reinou pela morte, a graça reina pela justiça para a Vida Eterna (Rm 5:21). Não se trata da justiça humana, mas da justiça de Deus em Cristo. “Justo” não é o que pratica obras supostamente justas por si mesmo, mas o que é declarado justo por Cristo. A justificação é uma condição do pecador declarado justo, como uma situação mais passiva do que ativa. “Justificado” é uma palavra que gramaticalmente sugere essa condição passiva, de que Cristo nos justificou, diferente de dizermos que somos justos porque praticamos obras justas. Esse é o significado de que “o justo viverá pela fé” (Hc 2:4; cf. Gl 3:11; Hb 10:38,39). Do mesmo modo vemos que a fé de Abraão foi contada como justiça diante de Deus (Gn 15:6; Rm 4:3; Gl 3:6; Tg 2:23).

Atitudes erradas diante da Eternidade: Legalismo, Hedonismo e Secularismo
Existem alguns conceitos difundidos na sociedade que são frontal e essencialmente contrários ao que diz a Bíblia. Vejamos os pilares desses conceitos, que sustentam os posicionamentos defendidos pela filosofia humanista:

1) Legalismo - O jovem rico perguntou ao SENHOR Jesus o que deveria fazer para alcançar a Vida Eterna (Mt 19:16; Mc 10:17; Lc 18:18). Ele achava que a Vida Eterna seria alcançada por mérito pessoal ou esforço. Estava enganado. A Vida Eterna é uma “herança” para aqueles que renunciam a todas as coisas por causa do nome de Cristo (Mt 19:29; Mc 10:30). Basta uma atitude de renúncia às prioridades que não se conformem com a Pessoa e Obra de Cristo. Essa herança não é fruto da ação humana, mas uma reação positiva à Pessoa e Obra de Cristo. Ninguém adquire uma herança por esforço próprio.

O legalista age como se pudesse alcançar a Vida Eterna por seus próprios esforços, assim como os judeus a quem Paulo e Barnabé tentaram pregar o Evangelho na cidade de Antioquia, fazendo com que os missionários se voltassem aos gentios (At 13:46). Paulo os acusou de se acharem indignos da Vida Eterna. Mas, nós não somos indignos mesmo? Éramos indignos, mas Cristo nos dignificou com Sua Obra na Cruz. Todos são dignos no sentido de que a Salvação é ofertada a todos, sem exceção. Quem se acha indigno, de acordo com a frase de Paulo, anula a Cruz de Cristo. Repito: em nós mesmos, não somos dignos de absolutamente nada que não seja a condenação eterna, mas Cristo nos dignificou. Por isso, aceitamos essa herança de graça. Ela é gratuita para nós, mas Cristo pagou o preço total em nosso lugar.

Vale observar que em Lc 10:25 um doutor da Lei faz a mesma pergunta ao SENHOR Jesus: “Que farei para herdar a vida eterna”. Depois de concluir que se deve amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, ele pergunta a Jesus quem é o seu próximo, com o objetivo de reduzir a abrangência do mandamento. Essa é a atitude de quem busca subterfúgios ou atalhos para não atender ao mandamento do amor.

2) Hedonismo - O SENHOR Jesus disse que aq uele que “ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12:25).Como estamos nós? Amamos esta vida ou a odiamos? O que o SENHOR Jesus está dizendo com isso? Será que devemos ser pessimistas, amargurados e tristes? Será que devemos desprezar os bens desta vida, como família, trabalho, ciência, indústria, meio ambiente, cultura e artes? Será que devemos descuidar de nossas obrigações e responsabilidades? NÃO! O SENHOR Jesus não está dizendo isso! Com palavras fortes, o SENHOR Jesus está dizendo que não devemos priorizar esta vida em detrimento da Vida Eterna. É como escreveu o salmista: “A tua graça é melhor do que a vida” (Sl 63:3). Não devemos ser hedonistas, cultuando o prazer. Esse culto ao prazer pode acontecer até mesmo nas igrejas, por meio do orgulho espiritual.

3) Secularismo - Secularismo é o estilo de vida de quem pensa, sente e age como se Deus não existisse ou não tivesse nada a ver com suas escolhas. Não devemos esperar em Deus apenas para esta vida, para não sermos os mais miseráveis dentre os homens (1 Co 15:19). Nossa esperança ultrapassa a barreira do tempo. A atitude secularista é a de se preocupar com as coisas deste século, desta era, deste tempo. Ela não se ocupa das coisas invisíveis, que são eternas (2 Co 4:18). O Secularismo não tem nada a ver com a Eternidade.

A promessa da Eternidade tem uma dimensão ética


Receberão a Vida Eterna aqueles que perseverarem em fazer o bem, procurando valores como glória, honra e incorruptibilidade. A Vida Eterna virá acompanhada de glória, honra e paz “a todo aquele que pratica o bem”, ao passo que os “facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça” terão “tribulação e angústia”, porque fazem o mal (Rm 12:7-10). Veja bem: a Vida Eterna não se adquire pelas boas obras nem pelo cumprimento de requisitos legais, tampouco pelo ativismo de igreja. A Vida Eterna tem uma dimensão ética no sentido de que aqueles que forem salvos terão condições de produzir boas obras, preparadas por Deus “de antemão”, para que nelas andássemos (Ef 2:10).

Somente pode alcançar a Vida Eterna aquele que já foi alcançado por Cristo, ou seja, criado em Cristo Jesus para essas mesmas obras (Ef 2:10). Sendo assim, a vida do salvo tem seu destino eterno como natural na medida em que as obras que pratica são obras próprias da Eternidade. Essa cadeia só se rompe se o cristão apostatar da Fé ou deliberadamente entristecer ao Espírito Santo com seu pecado contínuo e não confessado.

“Quem perde ganha”


O SENHOR Jesus disse que aquele que achar a sua vida perdê-la-á, e quem a perder achá-la-á (Mt 10:39; Mc 8;35; Lc 9;24). Ensina-nos quanto à prioridade de nossa vida: Cristo ou eu? O próprio Jesus deu Sua vida pelas ovelhas (Jo 10:15). Essa é a essência do Evangelho.

A Vida no Livro de Apocalipse


Vejamos agora a Eternidade sob o prisma escatológico. Se depois da Queda o Homem foi expulso do Éden para não comer da Árvore da Vida, os vencedores comerão da Árvore da Vida como recompensa pela vitória que Cristo lhes alcançou (Ap 2:7). O vencedor terá o seu nome preservado no Livro da Vida (Ap 3:5; cf. 13:8 e 21:27). Cristo dará de graça da fonte da água da Vida a quem tiver sede (Ap 21:6; 22:17). Cristo é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim – n'Ele tudo começa e para Ele tudo converge (ver Ap 21:6).

Conclusão


Alguns pontos são balizares para que entendamos a Eternidade são:
  • Eternidade é diferente de não passar pela morte física.
  • Eternidade é mais do que vida além-túmulo.
  • A Eternidade não será boa para todos.
  • O Homem não é eterno, mas pode receber a Vida Eterna em Cristo.
  • Somente Deus é Eterno.
  • Eternidade é mais do que um estado atemporal. Eternidade, no aspecto positivo, é qualidade de vida em Cristo.
  • Eternidade é mais do que imortalidade.
A Eternidade, no aspecto positivo, segue os mesmos princípios fundamentais da vida cristã. As obras que praticamos em Cristo foram preparadas na Eternidade e servirão para recompensa na Eternidade. Só vai para a Vida Eterna quem segue os princípios da Vida Eterna. O teólogo Dr. Carl F. H. Henry disse sobre a sociedade contemporânea e seus cidadãos: "A repressão intelectual a Deus e à Sua revelação precipitou a falência de uma civilização que rejeitou o céu para aninhar-se no inferno". Essa afirmação ousada mas verdadeira pode ser um reflexo exato do nosso próprio estado espiritual.

"Aonde passarei a eternidade?"


Talvez você tenha chegado a esta última e ainda não tenha certeza de qual será seu destino eterno. Se este for o caso, esta é a pergunta mais importante para você, e nós o incentivamos a pensar a respeito cuidadosamente. Nós gostaríamos que você soubesse, sem sombra de dúvidas, que pode ter a vida eterna por meio de Jesus Cristo. No Apocalipse, João faz um último apelo: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida" (Apocalipse 22.17 - grifo meu). Em suma: só vai para a Vida Eterna quem já tem a Vida Eterna nesta era. 

Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria!

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