Total de visualizações de página

domingo, 22 de novembro de 2015

CIRCUÍTO NEWS

Dando um giro pelas notícias do Brasil e do mundo, com enfoques relevantes ao público cristão.

ITÁLIA


Cidade do Vaticano, Santa Sé - O Vaticano anunciou neste sábado (21) o indiciamento de cinco pessoas acusadas de "associação criminosa" no escândalo "Vatileaks", de divulgação de documentos confidenciais sobre supostos desvios de dinheiro dentro da Igreja Católica.

A Justiça do Vaticano notificou na sexta (20) os acusados sobre o crime de "divulgação ilegal de informações e documentos confidenciais", indica um comunicado da Santa Sé, segundo o qual eles foram convocados para uma audiência preliminar prevista para 24 de novembro.

O padre espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda, próximo ao Opus Dei, e a consultora italiana Francesca Immacolata Chaouqui foram detidos este mês com dois jornalistas italianos, Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, a quem supostamente vazaram documentos confidenciais.

Vallejo Balda, que continua detido no Vaticano, e Francesca, libertada após concordar em colaborar com a Justiça, faziam parte de uma comissão encarregada, em 2013, de fazer propostas de reformas das finanças do Vaticano para o Papa Francisco.

Uma quinta pessoa, Nicola Maio, colaborador de Vallejo Balda, também é julgada neste caso, chamado "Vatileaks 2", e que começou este mês, com a publicação de "Avarizia", livro de Fittipaldi, e "Via Crúcis", de Nuzzi.

Ambos os livros afirmam que foram usadas doações para pagar a reforma de residências de poderosos cardeais, e que o Banco do Vaticano continuava gerenciando contas suspeitas.

As obras citam e-mails, atas de reuniões, conversas privadas gravadas e notas que mostram o excesso de burocracia, má gestão e esbanjamento, entre outras coisas. Os dois livros revelam, além disso, a forte oposição interna gerada pelas reformas financeiras do Papa.

Jornalistas ante a Justiça do Vaticano


A Justiça do Vaticano considera que Vallejo Balda e Chaouqui criaram "uma associação criminosa para divulgar ilegalmente informações e documentos", segundo o comunicado divulgado neste sábado.

O padre espanhol, a consultora italiana e Maio são acusados de terem roubado os documentos, enquanto Nuzzi e Fittipaldi teriam pressionado suas fontes para reunir a maior quantidade de documentos confidenciais possível, segundo a Santa Sé.

Esta é a primeira vez que o Vaticano abre um processo contra dois jornalistas.

Fittipaldi, interrogado esta semana pela Justiça do Vaticano, declarou à imprensa italiana que talvez tenha sido "um pouco ingênuo, pois achava que fossem investigar aqueles cujas atividades denunciei, e não a pessoa que revela os crimes".

"Entendo que estejam muito envergonhados no Vaticano pelas informações publicadas em meu livro, principalmente porque não podem negar nada, mas não esperava um julgamento", disse.

Os cinco indiciados podem ser condenados a até oito anos de prisão. A divulgação de documentos confidenciais é um crime previsto em uma lei do Vaticano de 2013.

O escândalo lembra o que afetou em 2012 o pontificado de Bento XVI, cujas cartas confidenciais foram reveladas à imprensa por seu mordomo. O caso foi batizado de "Vatileaks" pela imprensa.

O mordomo foi condenado a 18 meses de prisão, antes de receber o indulto do pontífice.

Nuzzi teve um papel-chave naquele escândalo, que, para muitos, influenciou a decisão de Bento XVI de renunciar ao cargo, em 2013.

ÍNDIA

Cristãos na Índia são espancados e forçados a se converter ao hinduísmo


Um grupo de moradores hindus em Kohkameta, Estado de Chhattisgarh, atacou um grupo de cristãos que se reuniram durante um culto de domingo no dia 25 de Outubro. Eles espancaram os cristãos até alguns ficarem inconscientes, além força-los a assinar documentos legais dizendo que eles estavam se convertendo ao hinduísmo, de acordo com um relatório da World Watch Monitor.

"Havia 35 pessoas na igreja", conta um dos cristãos que foi espancado. "Enquanto o serviço de oração estava acontecendo, alguns meninos e jovens moradores vieram com pedaços de pau e começou a bater nos crentes. Eles nos arrastaram e espancavam sem piedade", disse ele.

O pastor, de 31 anos de idade Mehtu Karma, foi espancado na cabeça até ficar inconsciente, com sangue escorrendo de seu ouvido.

Os hindus trouxeram declarações para os cristãos a assinar, espancando-os até que eles assinassem. Os documentos afirmam que os cristãos tinham se convertido ao hinduísmo e que deixará de participar de atividades cristãs – caso venha fazer, poderão ir presos.

“Eles forçaram os crentes a assiná-lo“, disse a testemunha. “Quando um crente se recusou, os moradores começaram a espanca-lo novamente.”

Os cristãos relataram o incidente à polícia, apesar do fato de que os hindus ameaçaram que se o fizessem, eles iriam queimar suas casas, impedi-los de chegar a aldeia, ou matá-los. De acordo com o World Watch Monitor, os aldeões hindus também entraram com uma falsa queixa à polícia, alegando que os cristãos haviam espancado e jogado fora os seus deuses e deusas hindus de suas casas.

Mesmo no hospital, os cristãos feridos foram ameaçados. “Se você não tirar a sua denúncia na polícia, vamos matá-lo”, disseram eles. Outros foram forçados a assinar os documentos em seus leitos hospitalares, embora muitos deles sejam analfabetos.

Não contente com os documentos assinados, cinco dos cristãos foram arrastados para o templo hindu e foram submetidos a rituais de iniciação hindus.

Em outro incidente, um grupo de 13 pastores que estavam reunidos simplesmente orando juntos na casa particular de um outro pastor, cerca de 35 km (8 milhas), fora de Delhi, foram espancados e arrastado para uma delegacia de polícia onde disseram, “Esta é uma nação hindu. Seus tipos de orações não são permitidos “, de acordo com um relatório publicado por Christian Today em 13 de Novembro.

CHINA

Cinco cristãos chineses são presos por estudar a Bíblia


Cinco cristãos foram presos na China sob acusações de utilizar suas horas de culto para organizar uma sabotagem das leis.

Sem a menor consideração e respeito a polícia chinesa invadiu a igreja onde se encontravam 70 pastores se reuniram para uma sessão de estudo da Bíblia, e cinco deles foram detidos por 15 dias, sob argumentando que eles estavam organizando um levante contra o governo.

Após a prisão a igreja foi condenada a cessar as suas atividades e reuniões foram proibidos. Além disso, eles disseram aos moradores para denunciar qualquer movimento suspeito.

O governo chinês acredita que, ao tomar medidas fortes contra o cristianismo é a solução contra o crescimento, até agora 1.700 igrejas foram demolidas. Ativistas acreditam que a província de Zhejiang é usado pelo governo para intimidar com as suas medidas anti-cristãs para as províncias vizinhas.

Pregar o evangelho é uma tarefa difícil, repleto de dificuldades, mas sempre homens e mulhers de Deus tem enfrentado as dificuldades crendo na poderosa mão de Deus.

BRASIL

Os Dez Mandamentos da Record para o cinema


Além da continuação prevista para 2016 e ida para o Netflix, Os dez Mandamentos também vai virar filme. 

O sucesso deste ano da Record vai para as salas de cinema de todo o Brasil em fevereiro do ano que vem, com cenas inéditas e um final diferente do que será visto na novela. 

A obra chega a sua reta final na próxima segunda-feira (23).

Os Dez Mandamentos será lançado em parceria com a Paris Filmes. O grande sucesso da trama, que conta a história de Moisés, pode ser percebido nas pesquisas de audiência. 

O grande pico da novela foi quando o Mar Vermelho abriu, no último dia 10 de novembro, registrando um Ibope de 31 pontos, dez a mais que sua maior concorrente, a Rede Globo.

Apóstolo Agenor Duque veste “coroa” e povo não perdoa nas redes sociais

Conhecido por enfatizar a humildade em seus sermões, líder religioso causa polêmica ao aparecer em culto equilibrando enorme coroa sobre a cabeça


O apóstolo Agenor Duque da Igreja Plenitude do Trono de Deus causou uma grande repercussão recentemente após aparecer em um culto usando uma coroa na cabeça.
                               
O pastor que tem costume de usar um “pano de saco” como vestimentas, chamou a atenção nesse dia. Os membros da igreja costumam aplaudir e reverenciar cada gesto adotado pelo pastor, inclusive muitos fiéis acabam adotando o mesmo estilo de vestimentas. É absolutamente normal, ver nos cultos da Igreja Plenitude, muitos membros usando sobre seu corpo, panos de saco em sinal de humilhação como prega o religioso.

Quando a página da igreja postou uma foto (acima) de Duque usando o pano de saco e também a suposta coroa da vitória, muitas pessoas se manifestaram na página da rede social.

Uma seguidora da página disse “Ele ta bom pra se candidatar ao rei momo do Carnaval de Salvador”,fazendo uma alusão às tradicionais fantasias usadas pelos reis momos do carnaval.

Outro relatou que “É tão anjão que se veste de pano de saco (símbolo de humilhação no A.T), mas, põe uma coroa na cabeça! Contradição pura”.

Dos vários comentários na foto, a maioria absoluta é de críticas ao pastor, muitos inclusive o chama de falso profeta. Há alguns poucos que o defendem, alegando que o “profeta de Deus” causa raiva no sem fé.

Silvio Santos manda Sheherazade se demitir caso queira falar o que pensa


A polêmica jornalista, Rachel Sheherazade, conhecida por seus comentários contra o atual governo e algumas ideologias e comportamentos defendidos por grupos comuns. Foi repreendida por Silvio Santos enquanto participava de um quadro do programa Silvio Santos.

                             
Ela foi proibida de emitir suas opiniões quanto a posição do atual governo e de qualquer outro partido, Silvio Santos não quer ver sua emissora como plataforma política, seja de oposição ou governo. Em muitos vídeos o “Patrão” como costuma ser chamado já deixou claro que não quer e nem pretende envolver o SBT em esquemas políticos, nem competir com quem quer que seja, percebe que tem uma excelente oportunidade de levar alegria e programas de qualidade aos espectadores e segue fazendo o que tem vocação para fazer.

Essa correção não foi somente para a jornalista, mas também para o humorista Danilo Gentilli, que costumava fazer brincadeiras políticas no programa que comanda, The Noite.

Sheherazade não esperava essa atitude de Silvio Santos, quando recebeu a informação ficou sem palavras.

[Fonte: Publicações na Internet]

Nenhum comentário:

Postar um comentário