Total de visualizações de página

824344

domingo, 9 de março de 2025

BÍBLIA ABERTA — O DIA EM QUE O ESPÍRITO SANTO PROIBIU O EVANGELISMO

A fé cristã não é imediatista, pois a fé é uma busca pessoal e confiança em Deus. O imediatismo é uma atitude de agir por impulso, sem considerar as consequências.

O imediatismo é um estado de vida em que a pessoa não consegue tirar tempo para fazer uma reflexão madura e responsável diante dos próprios atos e formas de ser e de pensar.

Isso traz como consequência práticas superficiais e vazias. Pode estar prejudicando a si mesma e a outros, ao provocar ações com teor de desonestidade. Não deixa de ser também uma ingenuidade na forma de agir.

O imediatismo de Sara e suas terríveis consequências


Abraão e Sara formavam um casal admirado por todos. O amor, a cumplicidade, a amizade e o respeito que tinham um pelo outro eram notórios. 

No entanto, o fato de Sarai (como ainda era chamada) não poder gerar filhos a Abrão (anos depois, Deus muda o nome dele para Abraão) era uma sombra no casamento deles, especialmente para Sarai, que sofria a pressão da sociedade, da família e, sobretudo, de si mesma. 

Contudo, a notícia de que Deus prometeu a Abrão fazer dele uma grande nação reacendeu a esperança em Sarai de que ainda se tornaria mãe (Gênesis 12:1-3). 

Mas, infelizmente o ser humano é imediatista e quando não vê o seu desejo se realizar no tempo esperado, e conforme a sua própria vontade, logo desanima. Era o que acontecia com Sarai.

Ela, assim como muitas pessoas que estão dentro da igreja, não tinha um relacionamento com Deus, sua fé não era sólida e estava apoiada na fé de Abrão. Por isso, era facilmente tomada pela dúvida e pelo medo.

Então, com o passar do tempo e sem ver aquela promessa se cumprir, ela logo arrumou um jeito de dar uma "forcinha" para Deus. Afinal de contas, Deus havia prometido um filho a Abrão, não a ela. 

Foi o argumento que usou — somado a uma dose de dramatização – para convencer o marido a se deitar com Agar e, finalmente, ter o seu tão sonhado filho. Ela só se esqueceu de que o sonho de Abrão não era ter um filho, pura e simplesmente, mas ter um filho fruto do amor deles.

Interessante que, horas antes de Sarai ter essa ideia "brilhante", Deus novamente apareceu para Abrão e fez uma aliança com ele. E mesmo depois de ouvir do marido que Deus, mais uma vez, afirmou que lhe daria um filho e que sua descendência seria incontável como as estrelas do céu, ainda assim, Sarai insistiu na ideia de que o marido devia se deitar com a serva Agar, para que por meio dela nascesse o seu herdeiro. Diante de tanta insistência, Abrão acabou cedendo e, com isso, atrasou o cumprimento da promessa de Deus na vida do casal.

Depois do erro cometido, Abrão foi tomado pelo sentimento de culpa e por uma perturbadora intranquilidade no coração. Sentimentos que invadem a nossa alma sempre que deixamos de ouvir a voz de Deus.

Características do Imediatismo


A pessoa imediatista vive o que quer agora, sem refletir sobre as suas ações. O imediatismo pode levar a atos irresponsáveis O imediatismo pode prejudicar a saúde mental, causando depressão e ansiedade.

Existe uma tendência natural em todos nós, que nos leva a ultrapassar as práticas imediatas, para empreitar novos caminhos e aventuras na vida. Mas, se o imediatismo pode conduzir as pessoas a atos irresponsáveis, muito mais indo além do imediato. Isso significa arriscar-se numa aventura, sem sustentação, por falta de cautela. As consequências podem ser muito desastrosas para o indivíduo.

O cristão e o imediatismo


Como crentes imediatistas e voltados completamente para uma mensagem de sucesso e de grandes realizações, não concebemos a ideia de termos os "nossos" planos ministeriais impedidos por quem quer se seja! Aliás, qualquer resistência, ao nosso ver, é coisa do inimigo, que não quer que avancemos rumo a grandes projetos…

A vida cristã pode ser esvaziada, principalmente quando apoiada num caminho de imediatismo. Falando em outros termos, ela exige do cristão convivência fraterna, vida comunitária e deve estar fundamentada numa total fidelidade à Aliança divina, apoiada nos ensinamentos da Palavra de Deus. A fé deve ser fruto de vivência concreta e de perseverança diante das dificuldades da vida.

Como somos ignorantes, muitas vezes! Sim, ignorantes e imaturos… Para nós, tudo o que fazemos com boas intenções, "tem" que ter a aprovação de Deus… 

E nem nos damos conta de que o Espírito Santo tem nos impedido de dar certos passos, tudo porque Ele tem algo mais excelente, coisas que nossos olhos humanos ainda não conseguem enxergar.

Meditando hoje em Atos dos Apóstolos, capítulo 16, fui tremendamente abençoado! Abençoado ao ver o Espírito Santo impedindo Paulo de fazer algumas das suas viagens de sonho.
"E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram IMPEDIDOS pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito NÃO LHO PERMITIU(Atos 16:6,7 — GRIFOS acrescentados).

Uau! Parece que há algo estranho aqui! Pregar a Palavra na Ásia ou na Bitínia não era algo extremamente importante? Não deveria ter o Espírito Santo aberto todas as portas para que isso acontecesse? Não, não deveria, simplesmente porque Ele tinha algo muito mais excelente para fazer através da vida de Paulo: trazer o Evangelho para a Europa!!

Você já tentou arrombar portas que Deus fechou? Sabe que se as arrombarmos, vamos passar por elas (com certeza), mas os resultados não serão nada agradáveis. 

Portas fechadas por Deus não devem ser arrombadas por nós! Ele sabe as portas certas por onde precisamos de passar. Nós apenas vemos o hoje, Ele vê o ontem, o hoje e o amanhã. Seus planos são mais excelentes do que os nossos!

Paulo não arrombou as portas e nem insistiu com Deus para que Ele as abrisse, mas entendeu, pelas evidências, que Deus o queria em outro lugar. Veja o que aconteceu: 
"E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: 'Passa à Macedônia, e ajuda-nos'" (16:8,9).
Paulo entendeu a visão!! Ele ouviu o clamor daquele homem da Macedônia! 
"E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho" (16:10).

Alguns dos resultados da direção do Espírito Santo nesta viagem de Paulo:

  • Lídia, a primeira convertida na Europa, converteu-se ao Senhor Jesus através da pregação de Paulo. A jovem que tinha um espírito maligno de adivinhação, foi liberta pelo poder do nome de Jesus (16:11-15).
  • Paulo e Silas são terrivelmente açoitados e vão para a prisão porque os senhores desta jovem os acusara (de a libertarem, perturbando a cidade). Eles cantam hinos de louvor a Deus e oram na prisão e os cárceres foram abertos (16:25-28)!

Conclusão


O sentimento religioso do cristão de hoje é consequência de uma história bimilenar, para dizer que não é uma invenção moderna e nem imediata. Foram tempos difíceis e marcados por sofrimentos e martírios de muitas pessoas, porque elas estavam suficientemente conscientes da importância de enfrentar as maldades do mundo para que fosse colocada em prática a vontade do Criador.

No empenho libertador, começado no Antigo Testamento, encontramos o cumprimento da missão de Jesus Cristo, quando Ele dá aos seus discípulos e seguidores a sustentação básica para uma fé madura, duradoura e totalmente comprometida com as causas do Reino de Deus. A formação, que Jesus deu aos Apóstolos, não foi questão de imediatismo, pois demorou pelo menos uns três anos.
Não tem firmeza de fé quem quer tudo de forma imediata e nunca tem paciência e não dá tempo para a história. Para uma boa vivência cristã, não basta ter conhecimento intelectual, até decorar textos bíblicos. 
O imediatismo pode causar indiferentismo espiritual e pouco compromisso com a vida cristã. Pior ainda quando o religioso se transforma em fonte de enriquecimento ilícito.

Deus tem sempre razão! Quando Ele nos impede de tomarmos certas direções em nossa vida, é porque os planos que Ele tem para nós, são mais excelentes, embora, humanamente falando, possam ser mais dolorosos, mas com certeza, os resultados serão eternos!!

[Fonte: CNBB; Geração Profética, original por Cindi Angelo]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário