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sábado, 1 de março de 2025

PRONTO, FALEI! VOCÊ TEM UMA EQUIPE OU UMA TRIBO?

Por certo você já ouviu e pronunciou um velho jargão que diz:
"Quem tem chefe é índio!"
Pois é, mas no ambiente corporativo, exercer um cargo de gestão no quadro hierárquico das empresas, é sempre o interesse de todo colaborador. No geral, a maioria sempre tem o interesse de galgar promoções, em outras palavras, a verdade é que a maioria quer mandar. Quer chefiar. 

Mas, afinal, existe diferença entre chefe e líder?

Sim! Durante o dia a dia corporativo é possível identificar diversas diferenças entre um chefe e um verdadeiro líder.

É o que veremos no texto deste artigo, mais um capítulo com o retorno da minha série especial Pronto, Falei!

Chefe ou líder, eis a questão


A palavra "chefe" é utilizada para se referenciar a alguém que possui autoridade na organização, ou seja, está no mínimo um papel acima na hierarquia corporativa.

Além disso, esse termo também se refere a pessoas que delegam tarefas e monitoram a realização das atividades e o comportamento dos colaboradores.

Válido salientar, que, de acordo com o Linkedin, este termo já foi abolido da comunicação corporativa. Hoje, as instituições preferem usar o termo "gestor", que soa mais como um eufemismo, já que, na prática, é a mesma coisa.

No texto deste artigo, vamos entender as diferenças fundamentais entre o chefe e o líder.

Chefiar ou liderar: não é uma questão de escolha, é uma questão de inteligência


Confira na sequência algumas atitudes que evidenciam a distinção entre um chefe e um verdadeiro líder e identifique seu tipo de liderança!
Muitos se consideram líderes, mas poucos realmente são líderes. A sociedade vive uma crise de liderança e isso é fato!

Discutido em artigos, revistas, internet e afins, esse assunto tem sido frequente nos dias atuais.

Para começarmos a discutir liderança, primeiro precisamos entender o que é liderança. 

Segundo James C. Hunter, autor do best sellers O Monge e O Executivo, liderança é

"a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter" (grifo meu).

Entendido o significado de liderança, vamos entender algumas das principais diferenças entre chefe e líder.

Embora muitos confundam os dois, existe uma grande diferença.

Liderança não está necessariamente atrelada ao cargo que possui, mas sim à atitudes.

O ᴄʜᴇғᴇ


Essa figura autoritária é caracterizada pela arrogância
e também costuma ter um conhecimento técnico maior, prioriza os processos e é inflexível quando se trata de atender as demandas dos seus funcionários.

Outra característica do chefe, é ver seu possível substituto como uma ameaça ao seu cargo, "alguém que vai tomar seu lugar".

Por isso, deixa de passar informações e comunicação, para que essa potencial "ameaça" não venha se tornar melhor do que ele.

O ʟɪ́ᴅᴇʀ

Um líder age de forma completamente diferente, pois ele vê no substituto uma oportunidade de ele mesmo crescer na sua carreira.

Ele estará preocupado em formar um novo líder, alguém que estará apto para ser até melhor que ele, já que não precisa se preocupar em ficar provando nada a ninguém.

O líder é uma figura mais humanizada, na qual seus colaboradores o admiram e confiam.

Apesar dessa pessoa ser uma liderança, ter autoridade e gerir os funcionários, está sempre aberta para o diálogo e tem em vista motivar sua equipe a todos os momentos.

Cᴏɴᴄʟᴜsᴀ̃o


De modo geral, o chefe é uma figura autocrática que possui poder e controle sobre seus subordinados.

Já o líder é inspirador, independentemente da sua posição formal. 

Além disso, ele trabalha buscando a colaboração e o engajamento dos membros de sua equipe.

O líder desempenha um papel fundamental na carreira dos colaboradores, pois pode ser um guia, um mentor ou um defensor de seu desenvolvimento profissional. 

Além de oferecer orientações super valiosas, eles compartilham conhecimentos, experiências e conselhos práticos. Tudo isso ajuda os funcionários a evitarem erros comuns e identificarem oportunidades de crescimento.

Em adição, um líder engajado tem em vista oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento de diversas formas, como treinamentos, atribuições desafiadoras e outros. Ele também ajuda sua equipe a identificar suas áreas de excelência, bem como as áreas que precisam ser aprimoradas.

Viu só como ser um líder e ser um chefe são coisas diferentes? Entender essas distinções e buscar as melhorias para se tornar uma liderança pode fazer muita diferença no cotidiano de uma organização. Fica a dica!


Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
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E nem 1% religioso.

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