Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de abril de 2021

A ARCA DE NOÉ: UM APONTAMENTO PROFÉTICO PARA JESUS E PARA NÓS

"Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições" (Hebreus 10:1, 32).
O sucesso com a exibição da "novela bíblica" "Gênesis", pela Record TV, tem feito com que muitas pessoas se interessem pelos registros do primeiro livro bíblico, ainda que o roteiro da novela, não seja de todo fidedigno, mas, sim uma livre adaptação dos produtores da trama televisiva.

Lembre-se que o Antigo Testamento (AT) é sombra (um tipo) do Novo Testamento (NT), ou seja, as escrituras do AT estavam descrevendo os eventos contidos no NT; as quais nos seriam ainda revelados. Essa é a única maneira para que você nunca sejamos enganados em meio a tantas interpretações bíblicas, pois os tipos são perfeitos (veja Hebreus 10:1).

Aprendendo com a história do patriarca Noé e sua sobrenatural arca


Creio eu que todos nós conhecemos a história da arca de Noé, da "incrível grande embarcação" que Deus mandou Noé construir, para salvar sua família e um casal de cada espécie de animais impuros e sete casais dos puros, existentes na época do grande dilúvio que inundaria a terra. Bem você pode achar surpreendente, mas até nesses acontecimentos Deus estava falando de Si mesmo, e da natureza dos seus servos que usufruiria da sua misericórdia.

Os detalhes da arca


Johan Huibers, um carpinteiro holandês, construiu, nove anos atrás, uma réplica em tamanho real da Arca de Noé. A embarcação, segundo Huibers, respeitou as dimensões bíblicas apresentadas no livro de Gênesis (capítulo 6) com 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura.

O pilar de "sustentação" da arca seria construído em três andares, pode parecer algo normal, porém essas sessões eram necessárias para fazer separação entre animais, os homens e os alimentos. Porém havia um propósito espiritual para isso, na verdade Deus estava mostrando que aquela arca era o tipo do próprio Cristo e, é nisso que vamos falar agora.

Deus estava mostrando ali, que Ele, מושיע האל, viria como, o Salvador da humanidade, pois esse era o único meio do homem salvar-se do "dilúvio” da condenação do pecado, era conhecendo-O intimamente, era sabendo que Ele se manifestaria para o homem em "três ofícios", e que suas ações seriam trinas, ainda que Ele mesmo seja apenas um. 

Suas ações como Pai, Filho e Espírito Santo, sendo "uma" arca em três sessões, assim também era o Próprio Deus, mesmo sendo "um" agiria em três ofícios, três manifestações, esse é o ponto principal da "arca chamada Cristo", a revelação de quem Ele realmente é, não existia três arcas, e sim uma arca com três sessões, Assim como esse único Deus não são três pessoas distintas, mas um "ÚNICO DEUS" em Três manifestações.

Observem, irmãos, quão completamente a arca representa a Cristo

  • Ela foi um plano de Deus, assim como Deus também planejou a salvação do homem através do evangelho de seu Filho.
  • A arca era a única maneira de se escapar do dilúvio que viria destruir a terra, da mesma maneira, Jesus é a única porta para a entrada no Reino de Deus.
  • A arca também era forte, para resistir as furiosas ondas do mar do dilúvio, igualmente, Deus ungiu a Jesus com a fortaleza do Espírito Santo. Ele suportou 40 dias de jejum no deserto, sem comer e nem beber nada, Ele suportou 40 chicotadas, ele suportou carregar a cruz até monte calvário. Vejam só como a arca é uma figura real do nosso Cristo.
  • O interior da arca era espaçoso, tinha lugar para muitos. O coração do Senhor — o seu interior — também é assim, é uma descendência numerosa, sempre tem lugar para mais um no Reino de Deus (João 3:16).
  • A arca tinha somente uma porta e assim também é com o evangelho da graça. Jesus falou, "Eu sou a porta..." (Jo 10:9). Através dEle temos acesso ao Pai. "...Aquele que vem a mim de modo algum o lançarei fora.." (Jo 6:37). Não existe nada além de crer, por isso nós não temos que buscar nenhum outro meio. "...Crê somente e verás a glória de Deus..." (Jo 11:40).
Existe também uma janela na arca, bem na parte mais alta, no teto, para que todos pudessem olhar o céu. Em Cristo, todos nós também podemos olhar o céu, olhar para Deus, ao qual nós fomos reconciliados, olhar agora como filhos e não mais criaturas, olhar como amados do Pai e não mais como inimigos de Deus (Hb 12:2).

Também existia muita provisão na arca e também é assim em Cristo. 
"...Meu Deus suprirá cada uma de vossas necessidades..." (Filipenses 4:19,20). 
Você está doente, Jesus te cura, você está sujo, cheio da lama do pecado, Ele é a fonte de águas limpas, você precisa de ouro, Ele tem ouro refinado para te dar, você está com fome, Ele é o pão da vida. Tudo o que você precisa está na arca. 

Irmãos, como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação (Atos 4:12; Hb 2:3)? Se você desprezar uma Arca tão forte, tão grande, tão cheia de provisões, onde você se esconderá quando virem sobre você as tempestades da vida?

Quem conheceu a mente do Senhor? 


Deus está além do que pensamos ou imaginamos, nossa mente limitada e condicionada ao tempo apenas pode elevar e exaltar Deus quando aceitamos que Deus não cabe dentro das definições humanas, quando deixamos de defini-lO e limita-lO a uma pessoa, quando reconhecemos que não há quem entenda, ainda que a vontade de Deus é que O conheçamos (Oseias 6:3), nesse prisma o máximo que podemos afirmar é; Deus não é e nem pode ser aquilo que eu ou você o defina que Ele seja, Deus não é fruto da minha imaginação, porém o deus das religiões são apenas isso, fruto da imaginação.

O verdadeiro Deus é aquilo que Ele quer ser, Ele se apresenta da morfia (forma) que Ele quer se apresentar, não compete a nós homens limitarmos o agir e o manifestar de Deus, mas aceitar suas ações, aceitar o que Ele nos revela, pois a vontade de Deus é que nós O conheçamos e prossigamos em conhece-lO. 

Veja que a ideia é mostrar que por mais que conceituamos a Deus, Ele está acima de todos esses conceitos, e apenas poderemos mostrar alguns termos que mais se aproxima da compreensão de sua Pessoa e divindade. 

Para que você possa compreender com excelência esse assunto, faz-se necessário que você abandone a limitação da mente e veja o que de fato os termos bíblicos nos apresenta sobre Deus. É o caso das figuras proféticas do Tabernáculo (já explicado por mim aqui anteriormente em uma série de 5 artigos artigos: Introdução, capítulo 2, capítulo 3, capítulo 4 e conclusão), da Arca de Noé e de muitas outras do AT.

O fato é que, Deus (o Pai enquanto essência) simplesmente é hyper preconceptual, palavra essa derivada do Latim que significa: hiper pré-conceitual.
  • Hiper: muito acima, muito além de...;
  • Pré: Anterioridade, preexistente;
  • Conceitual: Relativo a conceito, conceituar etc…

Conclusão


Mas essa geração religiosa tem negado a luz do evangelho, como nunca houve rejeição antes, essa geração está somente mostrando sua real natureza, vai e volta, cai e levanta assim como corvo ia e vinha várias vezes para a Arca, e quando achava uma carne ali se alimentava, mesmo ela estando podre e cheia de vermes (Gênesis 8:7). É o chamado "mundanismo", que cada vez mais vai entrando na Igreja do que o Espirito de Santidade (representado, na arca de Noé, pela pomba, Gn 8:8).

Com natureza de corvos e por essa escolha muitos têm uma vida de sofrimento, perdas, por não conhecer a Deus em sua Palavra, mas hoje Jesus te chama, apenas reconheça, mais vale uma ovelha perdida do que noventa e nove que está no rebanho (aprisco), Mateus 22:29.

Examine as Escrituras (Jo 5:39; 2 Timóteo 3:16) examine seu coração (1 Coríntios 11:28a), você é cristão com natureza de Pomba? Corvo? 
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" (Apocalipse 20:12). 
Seremos julgados segundo nossas obras, a pergunta é, quais são as tuas obras? O que você tem feito para Deus? O que dEle tem aprendido?

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário