Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de março de 2021

A BÍBLIA COMO ELA É: DO TABERNÁCULO A CRISTO — 2) OS MATERIAIS

"Os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: 'Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou'" (Hebreus 8:5).
Conforme foi dito no capítulo anterior, foi dito por Deus a Moisés que construísse um santuário (Êxodo 25:8), sendo-lhe revelado inclusive seu modelo no monte Sinai (25:1, 40). Era um Templo "portátil" e montavam-no todas as vezes que os Hebreus faziam acampamento.

Tudo foi feito como o Senhor Deus ordenara a Moisés. Seus construtores, Bezaleel e Aoleabe o fizeram em detalhes, minuciosamente (31:1-6). O Tabernáculo seria algo que homem algum jamais teria imaginado. Foi construído para que as verdades fundamentais no Novo Testamento fossem compreendidas. Cada detalhe e objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo.

Sabemos que esse Tabernáculo era construído em três etapas, Átrio, lugar santo, e por fim lugar santíssimo também chamado de santo dos santos. Esses três estágios falavam do verdadeiro templo chamado Jesus, por isso Ele falou acerca de Si mesmo em três estágios: 
"Disse-lhe Jesus: 'Eu sou o caminho [1º estágio, o átrio], e a verdade [2º estágio, o lugar santo] e a vida [3º estágio, o lugar santíssimo (ou seja, a eternidade); ninguém vem ao Pai, senão por mim'" (João 14:6).

Os materiais e seus significados


Entendido isso, vamos, então, analisar o simbolismo profético dos materiais usados para a confecção do Tabernáculo. Estes materiais são relacionados exatamente como Deus havia especificado (nada mais e nada menos) porque cada um deles tinha significado simbólico específico, relativo ao verdadeiro Tabernáculo celestial e a Jesus Cristo. 

Em nada poderia haver o acaso ou a imaginação humana, porque se o Senhor vai morar e lançar a sua tenda entre [dentro de] nós, como homem, então o homem vai aproximar-se do modo d'Ele, e não há exceção. Os detalhes de sua construção seriam um padrão temporal, daquilo que Deus faria um dia permanentemente por meio de Jesus Cristo. 

O Tabernáculo se tornaria um modelo visível de como nós vemos a Deus por meio de Jesus. Olhemos os materiais a serem usados na construção do Tabernáculo e lembremo-nos que agora temos que examinar o simbolismo com um fundo hebraico. O Antigo Testamento está repleto de linguagem simbólica, que pode ser interpretada na luz do contexto da Bíblia hebraica.

Todos materiais usados no Tabernáculo constituem tipos perfeito nas aplicações e merecem destaque. Vejamos:

Madeira — Símbolo da humanidade incorruptível


Madeira de lei, chamada de cetim ou acácia — um tipo de madeira nobre, de lei — foi a usada para a construção. A Madeira simboliza a humanidade de Jesus. Todas as tábuas do tabernáculo e seus móveis eram feitos com essa madeira, exceto a pia (cobre) e o castiçal que era de ouro maciço. A árvore que dava esta madeira crescia no deserto e faz-nos pensar na humanidade do Senhor Jesus como diz o profeta Isaías:
"...raiz duma terra seca" (Isaías 53:2). 

Linho — Símbolo de pureza


O Linho Branco fala-nos da pureza e santidade de Jesus, homem perfeito. 

Cobre (ou Bronze) — Símbolo de juízo 


Era usado para revestir as colunas do pátio, suas bases e o altar para holocausto. A pia (ou lavatório) e os cravos (pregos) eram de cobre maciço. Este metal nos fala do juízo e julgamento do pecado. 

Prata — Símbolo de redenção


Este metal foi usado para confeccionar os ganchos de sustentação das cortinas e nos capitéis que as ornamentavam e as bases das tábuas. Simboliza o resgate, redenção pelo sangue de Jesus.

Ouro — Símbolo de divindade


Metal mais precioso empregado no Tabernáculo. Foi usado para recobrir a mesa dos pães, o altar do incenso, a Arca, e as cinco colunas que sustentavam o cortinado da entrada. De ouro maciço era o Candelabro, o Propiciatório (tampa da arca) e os dois querubins. Simboliza a glória de Deus, Sua realeza e divindade de Cristo.

Pelos de Cabras — Oferta pela maldição do pecado


As cabras eram comuns naqueles dias, e eles usavam o leite, a carne e a pele que era usada para muitas coisas como garrafas de água, etc., e o pelo delas que era muito longo, escuro e liso, era trançado e tecido em pano. Davi tinha cabelos como pelos negros de cabra.

A cabra era um animal sacrificial. A coberta de pelos de cabra era a primeiro cortina sobre o tabernáculo. Esta cor desbotada nos fala de Jesus na sua humildade e pobreza. Peles de cabra eram usados pelos pobres, e ao longo da Bíblia representa pobreza extrema (Lucas 9:58; Hb 11:37). 

Peles de texugo — Aparência exterior sem atrativo 


Peles de texugo eram a coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e duráveis e muito simples em sua aparência. Mas como isto fala de Cristo? Fala de Cristo como homem. 

Não havia nenhuma beleza externa no tabernáculo, e assim era Cristo quando Ele veio para a terra, quando Ele montou o Seu tabernáculo entre os homens. Como o profeta Isaías predisse em 53:1,2.

O que Jesus foi para os judeus? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. O que é Jesus para o mundo hoje? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. Mas para nós, os que abriram seus corações a Ele, Ele é muito, muito mais. Ele é o Único digno de louvor (Jo 1:10-14).

Óleo — A Unção do Espírito


O óleo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira. Óleo, como nós sabemos, era o líquido usado quando eram ungidos o profeta, o sacerdote e o rei nos dias do Antigo Testamento. E em passagens como estas: 1 Samuel 16:13; Is 32:15 e 1 Jo 2:20.

Nós temos base bíblica para ver o óleo como um tipo do Espírito Santo. Na Bíblia a árvore da Oliveira é simbolo de muitas coisas: 
  • a) Beleza — Oséias 14:6 
"Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano." 
  • b) Fertilidade — Salmo 52:8 
"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente." 
  • c) Riqueza — Juízes 9:9 
"Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?" 

O Espírito Santo, então, como o óleo de oliva, é o que possui tudo aquilo o homem precisa para a vida e a piedade. Riqueza, fertilidade e beleza são todos Seus, em uma medida abundante. Jesus foi ungido por Deus como profeta, sacerdote e rei. Tudo o que Cristo fez estava cheio de riqueza, fertilidade e beleza, porque Ele é o templo do Espírito Santo e cheio de toda a plenitude (Jo 3:34). 

É interessante que as azeitonas não eram batidas ou apertadas, mas esmagadas. Assim Jesus foi esmagado no Jardim de Getsêmani (em hebraico, "Prensa de Óleo") e então, pela mesma ira de Deus em uma cruz romana, como as Escrituras dizem em Isaías 53:10.

O óleo da unção era restringido apenas para uso no tabernáculo, qualquer um que violasse a ordem seria morto. O óleo de oliva devia ser puro e nada mais que puro, porque representa o Espírito Santo de Cristo. A palavra o "Cristo" é a fórmula grega para o hebraico "Mashiach" (Messias) os quais significam "o Ungido", literalmente "o que é coberto com óleo". O óleo também foi usado para ungir o Santo Tabernáculo e a sua mobília, e iluminar o candeeiro de ouro.
  • Especiarias para o óleo e incenso (Doce e suave fragrância para Deus) — Havia três especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao óleo (Êx 30:34).
a) Estoraque: Um pó das gotas de uma resina endurecida e fragrante encontrada na cortiça do arbusto de Mirra. A palavra significa "uma gota". 
 
b) Onicha: Um pó da cobertura córnea da concha de um molusco idêntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho. Quando queimado, este pó libera um aroma penetrante. A palavra hebraica para "concha aromática". O Mar Vermelho é um bolsão de água morna isolada do Oceano Índico e é conhecido por suas subespécies peculiares de moluscos.

c) Gálbano: Uma resina pungente, castanha, que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, flores amarelas, e verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e é valioso porque preserva o odor de um perfume misturado e permite a sua distribuição por um período longo de tempo.

Nestas especiarias ou perfumes nós vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria para o coração do Pai. Quando misturado com o óleo de oliva, nós vemos o iluminante e doce trabalho do Espírito de Cristo, e quando misturado com o puro incenso nós vemos a doçura da oração como um "doce aroma aspirado pelas narinas de Deus". Estes perfumes apropriadamente apontam à Cristo (Jo 8:29; 2 Coríntios 2:15,16; Ef 5:2). 

Conclusão

Deus em nós


O Tabernáculo era a expressão do desejo de Deus de habitar no meio do povo. Sem ele Israel não tinha como caminhar e nem como chegar à terra prometida. O templo era Deus em contato, o Senhor falando, se revelando e habitando com o seu povo.

Apesar do Tabernáculo ter sido usado no passado, ao estudarmos, concluímos que toda sua estrutura apontava profeticamente para a presença eterna de Deus no propósito de habitar no homem. Até porque, o modelo desse templo foi todo por revelação. Então, toda a sua construção, a forma seguia um projeto que veio da eternidade para a eternidade:
"O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" (Colossenses 1:26,27).
  • Continua no próximo capítulo.
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário