Total de visualizações de página

domingo, 21 de março de 2021

ANGÚSTIA: O MAL SILENCIOSO

"Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena" (Provérbios 24:10).
Os psicólogos consideram a angústia — que anda de mãos  dadas e passos sincronizados com a depressão — um mal silencioso. Nesse período já tão longo de pandemia do novo coronavírus, acho ser de difícil a impossível que o sentimento de enorme angústia não veio bater à porta de alguém. 

Aliás, devo confessar, que à minha porta, esse sentimento tem batido com incômoda insistência e não foram poucas as vezes em que minha mão esteve na maçaneta e na chave para abri-la e deixar essa visitante indesejada entrar. 

Mas, as perguntas que abro para nossa reflexão são: Como você tem reagido nos dias de angústias, lutas e sofrimentos? Que palavras e atitudes são manifestadas quando a tempestade solapa o barco da sua vida?

Logo de saída, remeto-me à fala de um cara que entendeu de angústia não por achismos, por hipóteses, mas, que a viveu em seu grau máximo, o que o habilitou falar do assunto com propriedade e não como um relés coach motivacional: o tão cultuado e citado apóstolo Paulo, considerado um dos maiores — quiçá, o maior (depois de Jesus, obviamente) herói do Novo Testamento:
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.  
[...]  
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas" (2 Coríntios 4:8-11;16-18).
O texto apresentado para a nossa reflexão apresenta fundamentos preciosos que precisam ser avaliados e praticados pelos que são de Cristo e nEle estão, quando passam por provações. 

Nossa tendência natural é nos abalarmos e olhar os problemas apenas por uma perspectiva humana, atendo-nos às circunstâncias (não que devamos ignorá-la, isso seria utopia, não fé). Quando assim o fazemos, nos perdemos, tornando-nos frágeis e incapazes de vencer. 

O direcionamento do Senhor é que sejamos fortes no dia da angústia. Essa é a força que vem do Senhor! Que se manifesta na certeza que temos de não estarmos sozinhos, pois a presença de Jesus é real na vida daqueles que creem e esperam por Ele e nEle. Ser forte é descansar nos braços do Pai... É viver a genuína prática da Fé que se manifesta na hora da adversidade.

O grande desafio quando nos pegamos na angústia é o da dependência em Deus. Falar sobre dependência em cânticos e pregações é muito fácil, até que somos confrontados a coloca-la em prática, até que nos tornemos agentes ativos e não passivos dos fatos. Até que sejamos confrontados a viver o que pregamos e o que afirmamos crer. O Servo do Senhor não vence as lutas e batalhas por ele mesmo, mas quando todo o controle da sua vida está nas mãos dAquele que pode todas as coisas.

Pergunto: a sua força tem sido grande ou pequena? Como está o seu coração nesse momento? Diante dessa palavra profética, em nome de Jesus tome posse da sua vitória! O Deus do impossível está com você e tem o poder de mudar completamente a história da sua vida. 

Falo com conhecimento de causa, pois sei o que é passar por um grande deserto e ser suprido de forma sobrenatural pelo Senhor. O deserto e sua inospitalidade: de dia, sol escaldante, terra árida, falta d'água; de noite, frio intenso, ventos e predadores à espreita. 

É nesse contexto que o Senhor quer ver nossas verdadeiras motivações e atitudes em consonância com a Sua vontade. Ele quer vê-lo crendo e perseverando na trajetória da sua vitória. Seja forte! Creia! O dia da angústia vai passar.

O que é a angústia?


Angústia é um sentimento de tristeza profunda contínua. Uma estranha dor intensa é um dos principais sintomas de uma pessoa angustiada. 

O grande perigo é se tornar uma doença conhecida como depressão. O povo de Israel foi cativo na Babilônia por setenta anos. E por isso estavam angustiados como descrevem as palavras do Salmo 137.

Como vencer a angústia?


Com as palavras deste texto do salmo, em consonância contextual linear com as palavras do apóstolo Paulo, aprendemos o que fazer para a angústia pode ser vencida:

1) Chorar  — v.1: 
"Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião..."

O povo de Deus chorava ao se lembrar de que estavam longe de Sião. Sentiam-se tão desmotivados que sentavam a beira de um rio para lamentar. A angústia faz chorar. Esta é a melhor forma de desabafo. Quando a pessoa passa por uma perda ou sofrimento agudo e não chora é pior porque a dor fica presa dentro de seu coração. Tem crente tão algoz, que, com um discurso frívolo de uma pseudo espiritualidade, tenta cercear o direito que todos nós temos de chorar, quando preciso e necessário for.

Se você estiver angustiado, não reprima seu choro. Desabafe porque 
"...os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Sl 126:5). 
Não tenha vergonha de expressar seu sentimento. Abra o peito e deixe toda tristeza sair. Até "Jesus chorou" (João 11:35) para mostrar que não é pecado chorar. Ele mesmo prometeu que
"Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima" (Apocalipse 1:7).
Você está sem forças até para chorar? Derrame suas lágrimas diante do Senhor!

2) Cantar — v.2-4: 
"...Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?"

O salgueiro é uma árvore que tem suas folhas caindo, por isso é apelidado de "chorão". Até nisto percebemos o contexto de tristeza dos judeus. Penduraram suas harpas porque não tinham mais motivação para tocar e cantar.

O louvor tem um poder imenso de curar e libertar vidas angustiadas (Atos 16:25,26). Por isso a primeira coisa que o inimigo coloca na vida da pessoa é o desânimo para distanciar sua vida do louvor.

Se você estiver angustiado, procure ouvir louvores. Cante para Deus mesmo que seja com lágrimas, mas não pare de louvar. Suas forças serão renovadas e a angústia terá que sair quando Deus te der alegria e força (Neemias 8:10). Tem duas canções antigas das cantoras Lauriete ("O Segredo é Louvar") e Cassiane ("Com Muito Louvor"). Está sem ânimo para cantar? Cante ao Senhor de todo seu coração, mesmo que em meio às lágrimas!

3) Sonhar — v.6:
"Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria..."

Uma secura na boca era a consequência de não cantar. Suas mentes estavam tão cansadas e cheias de tristeza que não conseguiam pensar em mais nada. A única coisa que conseguiam lembrar é de Jerusalém. Por isso ficavam imaginando quando voltariam para a cidade santa.

Certa vez ouvi que "um homem sem sonho é um homem morto". O sonho é o nosso motivo de viver. Quando você sonha, consegue visualizar o impossível. Por um ideal a pessoa é capaz de fazer os maiores sacrifícios e realizar as maiores conquistas.

Se você estiver angustiado, procure sonhar. Crie expectativas de uma nova realidade e lute pelo seu objetivo. Não pense que tudo acabou, mas que tudo pode ser recomeçado. 

Mesmo que não possa fazer nada, mas se puder fechar os seus olhos para contemplar o invisível pela fé (Hebreus 11:1), assim você poderá dizer 
"...posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13 [imprescindível ler os versículos anteriores, para se saber que tais "todas as coisas" são essas às quais Paulo se refere]).
Um grande problema para a pessoa angustiada é não conseguir visualizar o futuro. Por isso somente pensa que tudo acabou. Sua vontade é desistir. Por isso é importante sonhar, fazer projetos e planos para o futuro, programe algo para a próxima semana, mês e ano. Assim você sempre vai ter um motivo para viver o amanhã. Isso gera esperança no coração. Você não consegue mais sonhar? Deus tem um grande sonho para você!

Conclusão


O povo de Israel estava angustiado porque não via saída para seu cativeiro. Pediam a Deus para se lembrar deles constantemente. O tempo passou e o grande dia de saírem da Babilônia chegou.

Talvez você pense que Deus se esqueceu de você, mas ele nunca esquecerá. O Senhor nem pisca os olhos para ficar cuidando de você o tempo todo até quando você dorme (Sl 121:4).

Se você estiver angustiado, não deixe de chorar, para desabafar toda tristeza, de cantar para buscar alegria em Deus e de sonhar em busca de esperança. Estas três ações vão fortalecer sua vida.

Você não quer se tornar uma pessoa assim, desalentada, que não aprende a lidar com as suas angústias e a vencê-las? Então confie no Deus Todo-Poderoso, começando a levar uma vida de oração, louvor e adoração regular e perseverante.

Mas nunca se esqueça de submeter-se totalmente à vontade do Senhor Jesus enquanto ora. Essa entrega, seja o que for, sempre deve ser expressa em cada oração que você faz. Se você segue esse caminho, você se tornará um cristão que, na verdade, ainda sente todas as angústias e apertos desse mundo, mas apesar disso permanece totalmente tranquilo em tudo. 

Estará seguro nas mãos do Senhor, aconteça o que acontecer. O que Ele faz é sempre bom! 
"No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16:33). 
Essas são palavras do Senhor Jesus. Você crê nelas? Então viva de acordo com esta fé, confiando — justamente quando o medo quer se apoderar de suas emoções — no Deus Todo-Poderoso e invocando-O em oração!

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário