Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de abril de 2021

BIOGRAFIA DOS HERÓIS E HOROÍNAS DA FÉ ― 1) KATHRYN KUHLMAN

Inicio aqui mais uma série especial de artigos, onde trarei o resumo biográfico de homens e mulheres que, por seu marcante testemunho de fé, sua frutífera e marcante atuação no exercício do chamado ministerial no Reino de Deus, são considerados como heróis e heroínas da fé da compontaneiridade.

Conceito de Herói


O herói é aquela pessoa que se comporta de forma corajosa e com determinação. Sua atitude heroica pode ser motivada por um desejo de glória, justiça ou de convicções firmes.

Considera-se um herói a pessoa que não manifesta medo diante de uma situação adversa ou perigosa. Aparentemente é aquele que não tem medo e é capaz de saber controlar-se. 

Em todo caso, supera o medo e enfrenta o risco sabendo que corre um perigo e que o fracasso é bem provável. Neste sentido, para que um ato seja heroico deve-se incorporar algum elemento importante, normalmente, o herói é aquele com poucas possibilidades de êxito, mas que apesar disso está disposta a superar as dificuldades que aparecem.

No teatro clássico grego, o personagem do herói tem uma característica particular: enfrentar uma força superior, o destino. Apesar disso, assume sua previsível derrota sem renunciar à luta.

Os heróis e as heroínas são, portanto, protótipos humanos que servem como referência para a maioria da sociedade. Desta forma, atuam como modelos de comportamento. Apesar do respeito e da admiração que provocam, não há quem esqueça que muitos deles tiveram um final trágico.

Os heróis da fé de acordo com a Bíblia


Os heróis da Bíblia também chamados de heróis da fé. Foram homens e mulheres que ultrapassaram barreiras e tiveram grande intimidade com Deus. Todos eles deixaram exemplo de fé para todos aqueles que desejam viver uma verdadeira comunhão com o Senhor.

Os heróis da Bíblia (ou Heróis da fé) são todas as pessoas que se destacaram por sua vida de fé. O capitulo de Hebreus 11 explica como os grandes heróis da Bíblia no Antigo Testamento se destacaram por sua fé. Sem fé eles nãos seriam lembrados e nem visto os milagres de Deus na sua vida e na vida do povo de Israel. A fé essencial para a vida cristã dedicada e santa. Nessa lista incluem profetas e muitas pessoas que nem seus nomes foram citados. Elas viram grandes milagres e enfrentaram grandes dificuldades.

Apesar de tudo e nunca verem as promessas do Senhor cumpridas em Jesus. Eles não abandonaram a sua convicção em Deus. Pois não viam com olhos humanos, mas com os olhos espirituais e por nós foram aperfeiçoados (Hb 11:39).

Portanto, a galeria dos heróis da fé conforme descrito em Hebreus 11, fala sobre importantes exemplos de fé do antigo testamento. O escritor de Hebreus mencionou os nomes de alguns heróis da bíblia e outros de forma generalizada. Faz parte dessa galeria tanto homens e quanto mulheres usadas de forma sobrenatural por Deus.

Entendido isso, nessa série, vamos conhecer as histórias de alguns homens e mulheres que se destacaram na prática de sua fé, sendo, em essência, merecedores de ser incluídos na galeria dos heróis da fé, onde, aliás, ainda tem muitos lugares a ser ocupados, quiçá (e porque não), por mim, por você... por nós. 

Kathryn Kuhlman


Embora muitos estivessem orando pelos doentes na Renovação Carismática, talvez a principal defensora do ministério de cura fosse Kathryn Kuhlman (✩1907/✞1976).

Durante esta era, ela se tornou uma das mulheres avivalistas mais conhecidas na América.

Em um mundo marcado pela doença e a escuridão espiritual, Kathryn Kuhlman ofereceu esperança às pessoas. Com seus serviços de ministração, desde os anos 1950 até sua morte em 1976, milhares de pessoas entregaram suas vidas a Jesus Cristo.

Kathryn nasceu em 9 de maio de 1907, em uma fazenda fora de Concordia, Missouri, nos Estados Unidos e converteu-se em uma reunião quando tinha 14 anos. Dois anos mais tarde, saiu da casa com sua irmã e cunhado, Myrtle e Everett Parrott, pregando em tendas de avivamento no noroeste e no Midwest. Permaneceu com eles até completou 21 anos, o ano onde iniciou um trabalho evangelístico por conta própria.

Quando Kuhlman lançou inicialmente seu ministério no noroeste do Pacífico, ela não salientava a cura. Embora ocasionalmente ministrando aos doentes, Kuhlman estava cautelosa com a conveniência dos cultos de cura. Ela determinou que ela não se entregaria ao sensacionalismo que era óbvio na maioria dos avivamentos de cura.

Sua reticência sobre a cura mudou em 1946, depois de alguns encontros notáveis. Kuhlman escreve
"Eu estava pregando em Franklin, Pensilvânia. Uma noite, meu sermão era sobre o Espírito Santo. Eu não mencionara a cura. 
Mas na noite seguinte, antes de eu começar a pregar, uma mulher levantou-se e disse: 'Perdoe-me, senhorita Kuhlman, mas eu tenho um testemunho a dar. 
Enquanto você estava pregando ontem à noite, tive uma sensação estranha em meu corpo, e eu sabia que tinha sido curada. Eu sabia disso. 
Hoje fui ao meu médico e ele confirmou que eu realmente estava curada. Eu me lembro que a mulher tinha tido um tumor. E esse foi o começo, o primeiro dos milagres'"
Embora seu primeiro sermão fosse em um salão pequeno e sujo, Kathryn construiu um nome forte como pregadora de tendas em Idaho, Utá, e Colorado. Estabeleceu-se em 1933 e abriu um trabalho avivalista no altamente bem sucedido Tabernacle de Denver de Colorado. 

Polêmica na vida pessoal


As pessoas atravessavam o país para ouvir Kathryn, e evangelistas de renome vieram pregar em seu púlpito. Por cinco anos, o ministério floresceu e promoveu um avivamento grande na área. Seu ministério promissor foi comprometido quando o evangelista Burroughs Waltrip veio pregar.

Waltrip divorciou-se de sua esposa e abandonou seus dois filhos novos logo após a reunião de Kathryn. Mudou-se para Iowa, iniciou um programa de rádio e uma igreja e manteve seu passado em segredo. Quando ele e Kathryn casaram-se em 18 de outubro de 1938, iniciou suas pregações em torno de Midwest. Entretanto, os líderes das igrejas descobriram seu passado e pediram que saísse.

Kathryn ao perceber as circunstâncias que lhe fizeram parar de pregar, resolveu deixar Waltrip em 1944. Kathryn disse que 
"morria a cada dia por ter posto de lado os desejos de seu coração para assim poder servir inteiramente a Deus".

Restauração ministerial


Encontrou finalmente um "paraíso" seguro da bisbilhotice e com pessoas famintas de se alimentar com o Evangelho quando chegou em Franklin, Pensilvânia, em 1946.

Kathryn começou um programa de rádio popular e uma igreja e construiu um ministério que foi seguido por milagres, por sinais, e por maravilhas. Era em Franklin que ela veio compreender o poder do Espírito Santo e dos milagres.

Kathryn mudou-se para Pittsburgh em 1948, onde viveu até o fim de sua vida. Prestava seus famosos cultos de milagres no Carnegie Hall por 20 anos, lotando a capacidade do grande auditório em todos os cultos. Pessoas de todo o mundo vinham às suas reuniões de milagres e assistiam seus programas de rádio e de televisão.

Conclusão


Kathryn Kuhlman morreu em 20 de fevereiro de 1976 após complicadíssimos problemas no coração. Seu ministério não terminou, pois ela deixou um legado na pregação e ministração de milagres, amor e do poder do Espírito de Deus.

Kathryn Kuhlman, indiscutivelmente, tornou-se a figura mais influente da Renovação Carismática, transformando a compreensão de toda uma geração sobre os evangelismos de cura e cruzadas evangelísticas.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário