Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de abril de 2021

SEGURA, VARÃO! 5 CONCUPISCÊNCIAS QUE DERRUBAM UM HOMEM

"…para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios" (2 Coríntios 2:11). 
"Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 João2:1-17, grifo meu).
Um dos fatos mais sérios sobre a vida é que todos os seres humanos têm um inimigo sobrenatural que tem como objetivo usar a dor e o prazer para nos tornar cegos, tolos e miseráveis – eternamente.

A Bíblia identifica-o como 
"...o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor..." (Apocalipse 12:9,10), 
"...o príncipe deste mundo..." (Jo 12:31) 
"...o deus deste século" (2 Coríntios 4:4).
Ele é o nosso 
"...adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). 
Contudo, no mais aterrorizante tipo de escravidão que existe, o mundo inteiro segue 
"...o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência" (Efésios 2:2). 
Ele é bem-sucedido em fazer com que seus súditos marchem rumo à destruição e eles levam consigo o maior número de pessoas possível.

O "bom combate" (1 Timóteo 1:18) inclui a resistência diária a esse inimigo (1 Pd 5:9; Tiago 4:7), diariamente recusando-se a dar lugar a ele (Ef 4:17) e diariamente se opondo às suas ciladas (6:11).

As 5 concupiscências que derrubam um homem (seja "de Deus" ou não)


Há 5 concupiscências que por milhares de anos vêm derrubando os homens. E, até o fim da humanidade, isso continuará. Porque são áreas que o lado masculino insiste em não trabalhar.

E, os "super-heróis da fé", aqueles que se julgam mais santos do que todos, mais espiritual dos que todos, mais poderosos do que todos, mais, mais, mais... do que todos, que estão nas fileiras (e, principalmente, nos púlpitos) evangélicos, são justamente os que se tornam vulneráveis presas fáceis ao opositor, que deita e rola com estes ilustres.

Por isso, é importante que você tenha consciência e saiba identificar como estes 5 pontos, calcanhares de Aquiles, influenciam a sua vida. Se você ainda não tropeçou em nenhum deles, use este aprendizado para se manter assim. Mas se você já foi uma vítima, saiba que é possível se reerguer.

1) Mulheres


Não é que toda mulher é má e a razão de sua existência seja derrubar o homem. É porque poucas coisas na vida de um homem tem mais poder de atração do que uma mulher. O homem é naturalmente atraído pela mulher, porque é o seu oposto. Deus sabia exatamente o que estava fazendo.

Até mesmo homens poderosos da história não resistiram aos encantos femininos e caíram (aqui, cito os conhecidos exemplos de Sansão: Juizes 16 e Davi: 2 Samuel 2. Desse modo, uma mulher pode derrubar um homem quando ele não sabe controlar o que sente em relação à ela. É por isso, também, que a pornografia tem escravizado muitos homens.

Quando Deus falou com Caim, Ele disse uma coisa que você nunca pode se esquecer: 
"...o teu desejo será contra ti" (Gênesis 4:7). 
Ou seja, os desejos humanos são contra nós. Nem tudo o que eu quero vai fazer bem para mim. O mundo não fala isso para você. O mundo fala que você deve fazer tudo aquilo o que lhe faz feliz.

2) Dinheiro


Na Bíblia, encontramos que Deus é o Dono do ouro e da prata (Ageu 2:8). Então, os recursos financeiros em si não são o problema. A questão é o que a pessoa faz com eles. Então, está se falando da cobiça com relação às coisas que o dinheiro pode comprar. Hoje, as pessoas associam felicidade ao dinheiro.

Devido à esta sede por aquisições, pessoas fazem qualquer negócio. No pacote, elas também buscam competições, fama e poder. Não importa se alguém será prejudicado ou enganado, o que vale é o resultado, a ostentação. 

Há homens que, inclusive, deixam de participar das atividades ministeriais, por causa desta busca. Porém, tudo isto é vaidade. Pois, além de ser algo temporário, é para satisfazer o próprio ego, enquanto se ostenta para os outros.

3) Orgulho (arrogância)


Todos os pecados começam com o orgulho. Satanás era um anjo de Deus, ou seja, não havia alguém para tentá-lo. Mas a iniquidade nasceu dentro dele, por causa do orgulho que ele sentia, enquanto se comparava com Deus e os demais anjos.

O orgulho é você se achar melhor do que os outros. Nisso, você despreza as pessoas. Você acha que não pode aprender algo com elas. Porque você se acha o melhor. Às vezes, a pessoa tem uma expressão corporal até humilde. Mas, no coração, ela é altiva.

Este orgulho pode vir de diversas fontes. Entre elas: a beleza exterior, as conquistas acadêmicas ou profissionais, a espiritualidade, os títulos eclesiásticos...

A consequência é que o orgulho faz a pessoa se fechar para qualquer nova ideia ou aprendizado. Inclusive, para o que a Bíblia ensina. O homem orgulhoso não reconhece que precisa mudar e não está pronto para ouvir repreensão.

4) Sentimentos (emoções)


Todo ser humano tem sentimento. O homem, normalmente, não demonstra tanto o sentimento. Mas ele é tão emotivo quanto a mulher. A diferença é que muitas vezes o homem, para não demonstrar fragilidades, camufla, omite suas emoções.

O problema é que os sentimentos não servem para tomarmos decisões, porque os impulsos não se preocupam com as consequências. Por isso, é a mente que deve ser usada para fazermos escolhas.

Se o coração se sente bem, agora, ele quer fazer. E porque você ouve o seu coração, você se arrebenta. Seja nos negócios, na vida espiritual ou nos relacionamentos. 

5) O mau uso do tempo


O tempo é um recurso não renovável. Por isso, ele é mais importante do que o dinheiro. Porque você até pode tentar recuperá-lo, mas o tempo não volta atrás.

Há homens que perdem tempo com atividades improdutivas ou com a preguiça, por exemplo. Gastam horas com jogos e entretenimento. Não é que a pessoa não possa ter lazer. Mas é uma questão de prioridade: eu prefiro usar o meu tempo com algo que trará valor para minha vida ou com atividades superficiais?

Muitos homens caem por isso, porque não entenderam que a vida é um presente. Este corpo que você tem é um presente de Deus. É para você cuidar dele, não é para você estragá-lo. Não é para você fazer o que você bem entender com este corpo. É a sua casa. Não é para você entregar o seu corpo ao vício, à prostituição.

Basta conferirmos os leitos dos hospitais para percebermos o quanto um corpo saudável e o tempo que temos em vida são valiosos. Se você está respirando, você ganhou um presente de Deus.

São horas assistindo televisão, em frente da internet, das redes sociais, horas jogando videogame. Quando você soma todas essas horas, o saldo é zero. Não acrescentou nada na sua vida. Muitos homens ignoram completamente o seu dever sacerdotal da manutenção espiritual em seus lares. O resultado disso, todos sabemos: é ruína certa!

Conclusão

Resista!


Tiago diz,
"Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (4:7). 
Como podemos fazer isso? Em Apocalipse 12:11, foi da seguinte maneira: 
"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida".
Eles abraçaram o triunfo de Cristo através de seu sangue. Eles proclamaram essa verdade pela fé. Eles não temeram a morte. E eles triunfaram.

O Novo Testamento destaca a oração como o principal acompanhante de cada batalha. 
"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica" (Ef 6:17,18).
Enquanto o fim dos séculos se aproxima e a fúria de Satanás aumenta, Jesus nos chama para guerrear em oração: 
"Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem" (Lucas 21:36). 
Semelhantemente, Pedro faz um apelo urgente à oração no fim dos tempos: 
"Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações" (1 Pd 4:7).
Até Jesus usou a arma da oração para lutar por nós contra o diabo. Ele disse a Pedro em Lucas 22:31-32, 
"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça".
Então, Jesus se opõe a uma ameaça satânica específica através da oração e isso serve de exemplo para nós.

E, é claro, Jesus nos instruiu a fazer da oração uma arma diária para a proteção de forma geral: 
"E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13). 
Isto é, livra-nos da tentação bem-sucedida do maligno. Você confronta os designíos do diabo através do poder da oração focada e perseverante?

Sem Neutralidade


A questão não é se você quer participar dessa guerra. Todo mundo participa. Ou nós somos derrotados pelo diabo e seguimos "...o príncipe da potestade do ar..." (Ef 2:2) como gado para o matadouro, ou nós resistimos – "...resisti-lhe firmes na fé" (1 Pd 5:9).

Não há neutralidade. Ou você triunfa "por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho", ou você será escravizado por satanás. Portanto, 
"...participa dos sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus" (2 Tm 2:3) 
"...combate o bom combate" (1 Tm 1:18). 
Orai sem cessar!

O Senhor não é menos guerreiro hoje do que nos tempos antigos. Então, novamente, eu imploro: venha a Ele de coração como soldados do Príncipe da Paz e aprenda a dizer, Ele 
"...adestra as mãos para a batalha" (Salmo 144:1).

Desenvolva a sua vida


Então, faça uma autoavaliação sobre estas 5 áreas da sua vida. Verifique como você tem lidado com cada um destes tópicos. E decida fazer diferente de agora em diante. Livre-se dessas "criptonitas"!

[Fonte: Folha Universal, por Renato Cardoso; Ministério Fiel]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário