Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

FRUTO DO ESPÍRITO — 6) FÉ

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, , mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22,23).
Já parou para pensar, por que a fé faz parte das virtudes do fruto do Espírito? Afinal, a fé é a primeira coisa que temos, para que reconheçamos e aceitemos o senhorio de Jesus e vir até Deus.

É preciso que entendamos, que não se prega sobre fruto do Espírito aos que ainda estão perdidos, esse assunto é somente para cristãos, é para a Igreja. Ou seja, aqueles que com toda certeza já tem a fé, pois aceitaram o senhorio de Cristo, creram nEle! Portanto, a fé, como virtude do fruto do Espírito, é diferente da fé salvífica. 

Então, agora, o Espírito Santo que já está em nós, vai continuar nos ajudando a produzir essa vertente da fé? Como assim? Sendo que fé, nós já temos desde nossa conversão? É mais simples do que parece.

A fé é como um organismo vivo, ela cresce! A fé não é sempre a mesma, não é sempre igual, não tem sempre o mesmo tamanho! Ela se desenvolve, se aperfeiçoa, muda de tamanho e amadurece! (Tiago 2:22).

Por exemplo; um novo convertido tende a pensar que tudo pode conquistar pela fé, mas conforme conhece Deus, sua fé amadurece para respeitar a vontade soberana do Senhor, entendendo que ele só pode ter pela fé, aquilo que está de acordo e em linha com a vontade de Cristo (1 João 5:14).

A fé como componente do fruto do Espírito


A palavra usada por Paulo para descrever esse a fé como um componente do fruto do Espírito em Gálatas 5 é "pistis". Significa fé em Deus ou fidelidade. Essa virtude é extremamente citada na Bíblia e possui duas principais facetas:

A fé é uma prática de vida


A fé em prática é chamada de fidelidade, é a característica daquele que é honesto, confiável e transparente em seu relacionamento pessoal com Deus e com outras pessoas.
"Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16:7).
De acordo com esse versículo Deus conhece profundamente o coração de todos os homens e sabe se estamos sendo honestos e transparentes com Ele. Pessoas que buscam ser fiéis a Deus também acabam sendo fiéis em seus relacionamentos. Um amigo que não prejudica e não fala mal do outro na sua ausência, um casal fiel a sua aliança, um trabalhador honesto, um pai ou uma mãe que cumpre o que promete aos filhos, um voluntário que persevera em seu trabalho social, aquele que executa com diligência seu chamado ministerial são exemplos da fidelidade que agrada a Deus.

A fé é uma mentalidade


A fé em Deus também é uma mentalidade, uma maneira de pensar e enxergar a vida. O pastor, teólogo e conferencista Ed René Kivitz, diz:
"A fé percebe uma Presença, a presença de Deus. A fé invoca uma Presença, a presença de Deus. A fé sabe que, por trás do cenário visível, das estatísticas e das probabilidades, existe Alguém interagindo na situação: Deus. Os recursos humanos resultantes da fé são ainda um mistério para a ciência. Quem é capaz de exercitar a fé vê mais longe, voa mais alto, chega mais adiante."
Com esse componente do fruto do Espírito, aprendemos a não somente crer e confiar em Deus. Nos tornamos fiéis e honestos com Ele, pois Deus é fiel. E essa fidelidade a Deus transforma nossa relação com os outros. Somos mais corretos e fiéis às nossas promessas quando o somos com o nosso Pai, pois todo cristão deve ter seu caráter testado e aprovado, sendo evidenciado em qualquer relação ou situação.

Conclusão

A fé, como componente do fruto do Espírito, nos conduz à fidelidade em nossa prática diária de vida


Temos que ser fiéis em aplicar o Evangelho à nossa vida, pois isso também será levado em julgamento a Deus! E viver a transformação que a Palavra promete é justamente saber que é sondado por Deus e que deve corresponder às suas ordenanças. Atingimos esse objetivo através da fé de Deus gerada em nós através do fruto do Espírito.
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
Sem a fé não se agrada a Deus e, sem ela, não é possível enxergar os benefícios de estar com Deus (11:6).

Temos que lembrar que a nossa fé é a nossa vitória neste mundo (1 Jo 5:4)! Pois, apesar de tudo o que é possível superar, a fé deve ser aquilo que guardaremos ao fim de tudo!
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4:7).
[Praticantes — Pregações Cristãs; Estilo Adoração, por Daniel Conegero que é escritor, professor de teologia e pregador da Palavra de Deus. Daniel é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele é líder do projeto evangelístico Estilo Adoração. Seus estudos bíblicos já foram lidos por mais de 10 milhões de pessoas em diversos países.]

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário