Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

FRUTO DO ESPÍRITO — 3) ALEGRIA

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22,23).

O que lhe dá alegria no dia a dia?


Se pararmos para pensar iremos concluir que pelo menos três situações despertam alegria em nós:
  1. Nos sentimos alegres  quando estamos com pessoas que amamos, familiares ou amigos. Podemos dizer que nesse sentido a alegria é relacional, os relacionamentos podem fazer com que nossos olhos brilhem e podem nos dar esperança.
  2. Nos sentimos alegres  quando recebemos boas notícias, um parente, um amigo ou um irmão em Cristo foi contaminado pelo novo coronavírus, então, você recebe a notícia que ele conseguiu vencer a Covid-19 e entra para lista dos que sobreviveram à contaminação pelo vírus; você recebe uma ligação anunciando que foi aceito em determinado emprego ou vê seu nome na lista de aprovados daquele concorrido concurso público. As boas notícias têm o poder de mudar o nosso ânimo e nos deixar alegres, portanto ela é alegria celebrativa.
  3. Por último, nos sentimos alegres por estarmos vivos  A simples capacidade de dar uma volta em um parque, a capacidade de correr, sentir o vento, contemplar um por do sol, executar com êxito uma nova tarefa, o privilégio de estar atuando ministerialmente na Obra de Deus, enche nosso coração de alegria. A alegria é criacional.
Estes três motivos de alegria poderão sempre estar presentes na vida do cristão. Ele pode usufruir de alegria relacional porque recebeu uma família verdadeira e genuína que é a Igreja, pode ter alegria celebrativa porque recebeu a melhor de todas as boas notícias: as boas novas do evangelho. E a alegria criacional, pois sabe que é amado e capacitado por Deus para fazer o bem e usufruir da criação.

Por último a alegria do cristão ainda está em conhecer e obedecer os mandamentos (ordenanças, princípios) de Deus. Davi em muitos dos seus salmos afirma 
"tenho prazer nos teus mandamentos"
No texto de Neemias 8 o povo de Israel se alegrou sobremaneira porque entenderam e obedeceram os mandamentos de Deus. 

Alegria pela presença de Deus

"Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente" (Salmo 16:11).
Primeiro devemos saber que plenitude é algo que significa algo feito, completo e perfeito. Isto quer dizer que na presença de Deus existe uma alegria plena, completa. E isso na Igreja de Deus não é diferente. Porém enquanto em muitos lugares alguns tem desfrutado de uma alegria plena, outros tem desfrutado de uma tristeza plena.

O que vai diferenciar entre uma e outra é o grau de intimidade com Deus que possuem. Embora , hoje, não haja um avivamento tão visível, estamos caminhando em um tempo onde as coisas serão manifestas, onde a "peneira de Deus" está sendo sacudida. Aqueles que buscam em Deus verão nitidamente e como nunca antes, quem realmente é de Deus e quem não é. Não digo mais ou menos próximos a Deus, mas se for usar uma analogia, veremos quem é lobo e quem é cordeiro na Igreja de Deus.

Será manifesto aqueles que não querem nada com Deus, pois estes não suportarão a sã doutrina (2 Timóteo 4:3,4). Também aqueles que são íntimos de Deus não suportarão mais a religiosidade. E isto vai desde um (pastor) ministro do evangelho até à ovelhas mais novas.

Creio que aqueles que tem desfrutado da plenitude de alegria em Deus nada é forçado, mas necessário. Já aqueles que não tem desfrutado disso, as coisas parecem ser forçadas e o próprio buscar a Deus acaba sendo algo enfadonho.

Gostaria de ressaltar que essa alegria não é um sentimento apenas, mas é o resultado do sentimento e atitudes para com Deus. Essa alegria referida vem de uma confiança em Deus. Essa alegria vem da paz que o Senhor dá, bem diferente da que o mundo dá, pois esta, excede todo entendimento, e guarda em Deus todo nosso coração e pensamento (João 14:27Filipenses 4:7).

Cabe ressaltar ainda que um cristão que luta para ter alegria nas circunstâncias da vida é diferente de um cristão que está sofrendo de depressão. Este último caso caracteriza-se como uma doença, e assim como uma gastrite ou asma, necessita de ajuda médica. Se você encontrar alguém que está sofrendo de depressão não tente dizer: 
"Alegre-se no Senhor! Pare com isso!" 
Isso costuma piorar o sofrimento dessas pessoas, pois o que as impede de sentir alegria são componentes orgânicos (neurotransmissores, equilíbrio hormonal) e não falta de vontade.

Conclusão


A alegria é uma consequência direta do amor. Essa não é uma alegria superficial, nem mesmo significa a ausência de aflições e dificuldades. Essa alegria é aquela que o apóstolo Pedro escreveu dizendo que é "inefável e gloriosa" (1 Pedro 1:8).

Essa alegria também é a mesma que o apóstolo Paulo sentia ao dizer: 
"...entristecidos, mas sempre alegres..." (2 Coríntios 6:10a). 
A alegria produzida pelo Espírito Santo em nós, faz com que nos alegremos mesmo diante da dor, pois somos capazes de compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28).

[Praticantes — Pregações CristãsEstilo Adoração, por Daniel Conegero que é escritor, professor de teologia e pregador da Palavra de Deus. Daniel é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele é líder do projeto evangelístico Estilo Adoração. Seus estudos bíblicos já foram lidos por mais de 10 milhões de pessoas em diversos países.]

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário