Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2020

FRUTO DO ESPÍRITO — 2) AMOR

Dando sequência à série especial de artigos Fruto do Espírito, a partir do segundo capítulo, vamos analisar cada um dos "gomos" que o constituem. Como foi dito no capítulo anterior, o conteúdo para composição dos textos é resultado de meus estudos pessoais, assim como citações compiladas de outros artigos, cujas respectivas fontes e autores, serão devidamente creditados no final de cada capítulo. 
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22,23).
Antes de falarmos sobre o amor dentro do contexto inserido no fruto do Espírito, precisamos saber que nos versículos anteriores (5:19-21) o apóstolo Paulo falou sobre os perigos das obras da carne. Essas obras são uma seleção de práticas pecaminosas decorrentes da natureza decaída do homem.

O pano de fundo dos ensinos desse capítulo da epístola apostólica paulina à igreja na Galácia é a intensa luta entre a carne e o Espírito. O Espírito abomina os desejos da carne, e a carne, por sua vez, rejeita as coisas em que o Espírito nos conduz. Assim, o fruto do Espírito é o bem que nos faz vencer o mal. É o resultado natural de uma nova vida, uma vida regenerada, uma vida que reflete o novo nascimento, a vida no Espírito. Agora vamos analisar o primeiro "gomo", que é a base, do fruto do Espírito: 

Amor


A virtude do amor pode ser considerada o cerne do cristianismo. Jesus mesmo declarou que toda lei se resume ao amor (à Deus, a si próprio e ao próximo, todos semelhantes em profundidade, extensão e intensidade). A Bíblia nos ensina que a presença ou a falta de amor em nossas vidas irá provar:

Se estamos vivos ou mortos 

"Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos uns aos outros" (João 3:14).
  • Aquele que não ama está morto. Pode comer, andar, falar, dormir, trabalhar, mais interiormente está morto porque sufocou, pelo egoísmo, o seu motivo de existir: amar.
A "vida" sem amor é apenas "bios", é o coração batendo e o sangue correndo entre artérias e veias. É a vida que um gorila, uma água viva, um urso e até mesmo uma ameba possuem. A Bíblia afirma que quando Deus nos criou ele não apenas colocou Bios em nós mas "Zoé". Zoé é o que nos faz a semelhança de Deus, é o que nos torna verdadeiramente belos, o que nos leva a transcender a matéria e o que dá real significado a Bios.

Ao nos tornarmos pessoas cheias de amor evidenciamos que ainda existe Zoé dentro de nós.

Se realmente somos discípulos de Jesus

"Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros" (Jo 13:35).
Você quer saber se você é realmente cristão? Faça a pergunta: Existe amor em mim? Eu amo de verdade aos meus irmãos? Essa é a prova final. Você pode ir em todos os cultos, expulsar demônios, realizar curas, tocar no louvor, falar em línguas , mas a bíblia afirma que nada disso prova realmente a veracidade da fé de alguém. O amor genuíno e verdadeiro é a marca definitiva do verdadeiro discípulo.

A existência de Deus


Por último o amor nas relações humanas prova a existência de Deus.
"Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós" (1 Jo 4:12).
O que significa amar? Para essa definição, citarei o interessante pensamento do filósofo Michel Quoist (1918/1997, presbítero e escritor católico) sobre o significado do amor. Em um mundo onde há tantos mal entendidos sobre essa palavra devemos lembrar o seu real significado:
"'Amar' não é 'sentir'. Se você espera para Amar, ser empurrado por sua sensibilidade, você Amará pouquíssimas criaturas sobre esta terra… e, evidentemente não seus inimigos. Amar não é algo instintivo, é a decisão consciente de sua vontade de ir ao encontro dos outros e dar-se a eles. 
Perca-se, esqueça-se e você Amará muito mais seguramente. A fome faz você sair de si para ir comprar pão. Você abre a janela para olhar um maravilhoso pôr de sol. Você corre ao encontro do amigo, assim que o avista. O desejo, a admiração, a afeição sensível podem arrancá-lo de si mesmo e empurrá-lo para o caminho do dom, mas nada disso — é ainda o Amor. 
São meios de conduzi-lo ao Amor. O Amor é uma estrada de mão única. Ela sai sempre de você para ir para os outros. Cada vez que você toma um objeto ou alguém para você, você cessa de Amar, porque para de dar. Amar, em essência, é dar-se a alguém e aos outros."
Ou seja, a expressão máxima do amor é Aquele que mais Amou: Cristo; não porque tenha dado prova de maior afeição sensível pelos homens, mas porque deu mais, deu a Si próprio e mais conscientemente, e mais voluntariamente, e mais gratuitamente que todos os outros homens. É desse amor que o apóstolo Paulo fala no contexto do fruto de Espírito.

Conclusão


O amor, portanto, é a base para todas as outras virtudes (cf. 1 Coríntios 13; Efésios 5:2; Colossenses 3:14). No mesmo capítulo 5 de Gálatas, Paulo já havia enfatizado a importância e necessidade do amor na vida dos verdadeiros cristãos (5:6,13).

Paulo não foi o único a enfatizar a prioridade do amor na vida dos santos. O apóstolo João escreveu que 
"...aquele que não ama não conhece a Deus" (1 João 4:8; cf. 3:14; 4:19). 
O apóstolo Pedro também ressaltou esse princípio em sua primeira epístola (1 Pd 4:8). Claro que tudo isto reflete o ensino do próprio Jesus, onde Ele pessoalmente ensinou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor demonstrado (Jo 13:34,35). Acredito que ficou muito bem entendido, né? Qualquer coisa que eu fale mais aqui, pode até ser redundante, mas nunca será hiperbólico.
  • Na minha opinião, um dos compositores que mais souberam traduzir musicalmente o Amor foi o poeta Renato Russo (1960/1996), que numa excelência literária, mesclou 1 Coríntios 13 ao famoso "Soneto 11", do poeta lírico luso Luis Vaz de Camões (1524/1579 [ou 1580]), na letra de uma das canções mais lindas na discografia da icônica banda Legião Urbana e na MPB:
'Monte Castelo', faixa do álbum "As Quatro Estações", de 1989
 
[Praticantes — Pregações Cristãs; Estilo Adoração, por Daniel Conegero que é escritor, professor de teologia e pregador da Palavra de Deus. Daniel é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele é líder do projeto evangelístico Estilo Adoração. Seus estudos bíblicos já foram lidos por mais de 10 milhões de pessoas em diversos países.]

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário