Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ESTAMOS PREPARADOS PARA RECEBER O "NÃO!" DE DEUS?

  • O texto deste artigo é baseado na palavra que eu ministrei ontem, 30/8, no culto dominical realizado no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, a congregação onde sirvo ao Senhor como pastor.
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão" (Filipenses 2:13-16).
Uma das grandes dificuldades do ser humano é lidar com os "nãos" da vida. A grande verdade é que não somos treinados para lidar com as negativas que a vida nos oferece. Apesar de ser algo muito natural e cotidiano (ou, ao menos deveria ser) dizermos e recebermos "nãos" todos os dias, não é algo que aceitamos com muita naturalidade, principalmente quando recebemos "nãos" de Deus.

Fomos ensinados que Deus está sempre pronto a nos atender em nossos desejos e, com essa doutrina equivocada que é insistentemente levada em sermões ministrados em muitos púlpitos evangélicos, o que vemos é o crescimento descontrolado de uma geração de crentes manhosos, birrentos, a geração "crente Nutella" e seus enfadonhos mimimis. 

Porém, onde na Bíblia está escrito que Deus se comprometeu a atender todos os nossos desejos? Em lugar algum! Os mais afoitos, podem querer vir me indicar um fragmento do Salmo 37, para basear essa utopia religiosa, entretanto, vejamos o que realmente diz o versículo usado de forma descontextualizada:
"Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração" (v. 4, grifo acrescentado para efeito de ênfase).
Parece que a parte grifada do versículo é ignorada por quem o usa como uma garantia divina para só receber o "sim" de Deus. Mas, o fato é que Deus iniciou seu relacionamento com o homem, justamente com uma restrição, um "não" (Gênesis 2:15-17). Veja abaixo, outras passagens nas quais o Senhor diz "não", com propósito de preservar a soberania de sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2b):
  • O "não" de Deus a Davi — 1 Crônicas 17:1-4;
  • O "não" de Deus ao culto do povo — Amós 5:21-23;
  • O "não" de Jesus à mulher cananeia — Marcos 7:24-27;
  • O "não" de Jesus às irmãs de Lázaro — João 11:1-6; 21 (aqui, o verso 21, deixa evidente que Marta não conseguiu entender o "não" do Mestre);
  • O "não" do Espírito Santo a Paulo — Atos 16:6-8 (eis aqui uma passagem perturbadora, pois, nela, vemos claramente o Espírito Santo proibindo temporariamente ao apóstolo ir pregar o evangelho em algumas regiões).
Nesse contexto, eu poderia ainda citar o "não" de Deus ao profeta Jonas, quando ele, por questões pessoais, queria ir pregar em Társis e Deus o estava enviando para pregar em Nínive (Jonas 1) ou quando Jesus não deixou os discípulos "tocar o terror" na aldeia dos samaritanos (Lucas 9:51-56).

Entendendo o propósito dos "nãos" de Deus


A maioria dos "nãos" não estavam em nossos planos, que não desejávamos, que não aceitamos, muitas vezes. O "não" é certamente uma resposta de amor da parte de nosso Pai Celestial, quando pedimos a Ele por coisas que não são realmente para o nosso bem e para a Sua glória. Nem sempre Ele nos dá o que queremos. Ele nos dá o que sabe que realmente precisamos e que, consequentemente, nos aproximarão ainda mais dEle.

Dois personagens bíblicos chamam a atenção sobre receber "nãos" de Deus. Um deles, Paulo, recebeu três "nãos" de Deus a três orações que fez: 
"Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim" (2 Coríntios 12:8). 
Deus disse não para as três vezes em que ele pediu. Outro personagem, ainda mais famoso que Paulo, foi Jesus Cristo. Ele estava a pouco tempo de ser entregue para passar pela dolorosa crucificação, e orou a Deus por duas vezes, pedindo que Deus o livrasse daquele momento: 
"E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres" (Mc 14:36 — veja também o versículo 39). 
Deus também respondeu não a Jesus, pois a missão dEle era morrer naquela cruz.

O que Jesus e Paulo têm a nos ensinar a respeito dos "nãos" de Deus e de como devemos encará-los? Vejamos algumas lições preciosas, pois todos nós receberemos nãos de Deus em nossa vida em algum momento:

O que devemos aprender quando Deus diz não?

(1) Aprenda a hora de parar de orar por algum pedido


A nossa maior dificuldade na vida e nos livrar de coisas que Deus não quer que tenhamos. Algumas de nossas orações são insistentes, e devem ser assim, a menos que saibamos que Deus nos disse um não. Nesse caso, é hora de parar de orar por aquilo, é hora de aceitar o não de Deus, de voltar os olhos para o caminho que Deus indicou e não o nosso. 

Paulo, depois de ter orado por três vezes, entendeu que Deus tinha um propósito com aquele espinho na carne e que, mesmo na dor, Deus o levaria a ficar fortalecido para vencer aquilo. Jesus Cristo também teve em mente que era a hora de parar de orar por aquilo e enfrentar a via dolorosa. Devemos buscar ter essa sensibilidade para estarmos afinados com a vontade de Deus.

(2) Aprenda a confiar na vontade de Deus


Quando a vontade de Deus é diferente daquilo que queremos, isso gera desconfiança em nosso coração. Gera desconfiança porque achamos que os caminhos que desejamos devem ser os melhores caminhos a trilharmos. Nesse caso, Jesus nos ensina algo precioso para enfrentarmos os preciosos "nãos" de Deus: 
"… contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lc 22:42). 
Jesus confiava na vontade de Deus acima da Sua, ainda que ela não fosse o que desejava o coração atribulado dEle naquele momento. A vontade de Deus é a nossa fortaleza, é a certeza de que estaremos no melhor caminho, na melhor direção. 

Não é fácil confiar na vontade do Pai, principalmente nos momentos de dor, angustias e tristezas. Mas é necessário fazermos isso e enfrentarmos os "nãos" de Deus como bênçãos para as nossas vidas e não como maldições.

(3) Aprenda a enfrentar o não de Deus com a cabeça erguida


Alguns, ao receberem um não ficam desanimados, na linguagem infantil "ficam de mal" de Deus, da vida, das pessoas. Fazem birra, beicinho, como se tudo isso servisse para alguma coisa positiva. A atitude de Paulo e Jesus é um exemplo.

Ao receberem o não de Deus eles não ficaram se lamentando, murmurando, antes, levantaram a cabeça, entenderam o propósito de Deus e seguiram firmes. Jesus foi ser crucificado. 

Paulo foi plantar igrejas e pregar o evangelho aos gentios. O que você faz quando recebe um não de Deus? Que não seja abaixar a cabeça e virar um murmurador!

(4) Aprenda a viver plenamente em cenários desafiadores


Paulo e Jesus são exemplos de grandes homens de Deus. Diante dos "nãos" que receberam de Deus aprenderam a enfrentar os cenários dolorosos e desafiadores que passaram. 

Jesus Cristo ergueu a cabeça e enfrentou a morte de cruz, com todas as dores que ela lhe trouxe. Paulo, com seu espinho na carne, enfrentou a sua fraqueza e fez dela força para desbravar os mais difíceis terrenos para evangelizar. 

Qual é o cenário desafiador que Deus está te dando? Viva plenamente nele! Viva com Deus nele. Faça dele uma bênção para sua vida e para o próximo! Foi isso que Paulo e Jesus fizeram.

Dessa forma, não veja os "nãos" de Deus como se Ele tivesse o prazer de te negar coisas apenas para te fazer sofrer. Não! Deus tem planos para a sua vida! E esses planos incluem, muitas vezes, que sejamos podados em nossas pretensões que vão contra o que Deus quer para nós. 

Deus, amorosamente, nos coloca de volta no caminho que Ele quer quando nos diz um não. Saibamos reconhecer isso, ainda que difícil, para que tenhamos uma vida abençoada na presença de Deus.

Conclusão 


Você está ouvindo "NÃO" de Deus hoje? Deus não tem confirmado os seus planos? Deus não abriu a porta que você pensava que era boa? Deus não fez como você queria? Deus não aprovou o seu projeto? Então chegou a hora de você deixar Ele assumir o controle e realizar em sua vida os planos dEle e não os seus! Afinal, que é o Senhor nessa história? Creia, Deus tem o melhor pra você! O "NÃO" de Deus irá te fazer crescer, assim como também fará de você um filho obediente e dependente do Pai. 
"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Sl 37:5). 
A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário