Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de março de 2020

A BÍBLIA COMO ELA É – DUAS MULHERES, DUAS REALIDADES ANTAGÔNICAS E A ATUAÇÃO DO DEUS ÚNICO


O texto deste artigo é baseado na mensagem que ministrei no culto dominical realizado ontem (15/3) na comunidade onde congrego.

Um dos homens de Deus a quem muito espaço é dado na Palavra é Eliseu. Eliseu era um seguidor, um discípulo de Elias, cujo ministério ele sucedeu (ver 2 Reis 2). Ele caminhou poderosamente com o Senhor e dos muitos milagres que Deus fez através dele, nós iremos considerar neste artigo apenas dois deles. 

Em ambos os casos nosso foco estará na habilidade de Deus em agir na vida daqueles que procuram por Ele por qualquer problema que eles possam ter. Vamos discorrer um pouco sobre duas mulheres que estão na Bíblia Sagrada. Duas mulheres sem nome, anônimas. Duas mulheres, uma pobre, outra rica, mas ambas com necessidades de um milagre.

A viúva pobre 


De acordo com o historiador Flavio Josefo, a viúva desta história era a esposa de Obadias, o mordomo de Acabe em 1 Reis 18:3. A viúva pobre estava correndo o risco de ter os seus dois filhos levados como escravos para pagar uma dívida deixada pelo seu marido. Ainda de acordo com Josefo, o motivo de a família estar endividada era que Obadias havia sustentado os 100 profetas do Senhor que ele escondera de Acabe e Jezabel (1 Rs 18:8-14).

A mulher rica


A sunamita rica, não tinha problema com dinheiro, pois era rica, mas tinha um problema fisiológico, não engravidava, e mais, seu marido era de idade avançada, o que praticamente tornava a sua gravidez impossível. Suném, um local por onde frequentemente passava Eliseu em sua trajetória profética, ficava localizada no território da tribo de Issacar, perto de Jezreel (Josué 19:17,18). Suném, no original Shunem, foi o local onde os filisteus acamparam antes da batalha contra o rei Saul em Gilboa. 

Ambas mulheres de realidade e contextos tão opostos tinham necessidades que sob a ótica humana já não havia mais solução. Mas quando algo se torna impossível ao homem, o Deus do impossível entra em ação.

Essas duas mulheres foram assistidas por Deus através de um profeta chamado Eliseu, mas precisamos entender quais foram as suas atitudes diante do profeta para que recebessem o seu milagre. Se você deseja receber um milagre da parte de Deus, anote as atitudes dessas mulheres.

Tanto a viúva pobre quanto a sunamita rica procuraram o profeta Eliseu, homem de Deus


A viúva foi falar com Eliseu sobre o seu problema. A sunamita o convidou para uma refeição e a partir desse convite, consultou o marido, construiu um quarto para o profeta para que sempre que ele fosse a Suném, ficasse hospedado em sua casa. Ou seja, ela o queria perto de si. 

Aqui, te faço uma pergunta para reflexão: que tipo de pessoa você tem escolhido para fazer parte de sua intimidade?

Apesar das motivações serem diferentes, ambas tomaram a iniciativa de procurar o profeta de Deus (2 Rs 4: 1, 8). Aqui te convido a uma outra reflexão: quando você tem problemas, com quem você abre o seu coração? A quem você procura?

Ao honrar o profeta, as mulheres estavam honrando ao Senhor


Seja para resolver um problema ou para oferecer uma refeição, ambas tomaram a iniciativa de falar e honrar a Deus por meio do seu profeta. Essas mulheres procuraram o homem de Deus. Isso significa que elas queriam Deus em suas vidas. 

Tanto a Viúva Pobre quanto a Sunamita Rica tiveram suas necessidades supridas por Deus através do profeta. Para a viúva pobre, Eliseu perguntou: 
"– O que posso fazer por você? Diga!" (v.2) 
Para a sunamita rica, Eliseu mandou seu servo Geazi perguntar: 
"– Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército" (v.13).
Então o profeta de Deus atendeu a viúva pobre dando orientações e ela contemplou o milagre do azeite para pagar a dívida. A sunamita rica queria muito ter um filho e teve conforme a anunciação do profeta, homem de Deus.

Tanto a Viúva Pobre quanto a Sunamita Rica tiveram suas necessidades supridas infinitamente mais do que pediram ou pensaram


A viúva pobre por meio do azeite que encheu as vasilhas, conseguiu pagar a dívida e ainda sobrou dinheiro para ela continuar vivendo (v.7)

A sunamita rica teve o tão sonhado filho (v.17). Mas anos depois o menino veio a óbito. Então o profeta de Deus vai até onde o menino estava, justamente no quarto que ela tinha construído para ele, e então ele é usado para ressuscitar o menino (v.21)

No caso da viúva pobre, ela queria apenas pagar a dívida. No caso da sunamita rica, ela já tinha ganho o filho. O profeta não tinha mais nenhum outro compromisso concernente ao filho com ela. Mas em ambos os casos Deus faz além do que elas imaginavam e as abençoou poderosamente. Deus não faz nada pela metade. A bênção de Deus é completa.

Confie em Deus, ainda que tudo diga o contrário, quando Deus entra em cena, a tempestade tem que se acalmar. Seja qual for a sua necessidade no dia de hoje, se você recorrer a Deus, Ele pode te atender e mudar a sua história, desde que você permaneça fiel a Ele.

Conclusão


Neste artigo nós examinamos dois casos que nos mostram o poder da atuação de Deus, seja em que circunstância for. Somos pela Palavra encorajados a confiar no Senhor e a permanecermos fieis a Ele. Aprendemos que vale a pena ser fiel. 

Em ambos os casos que nós examinamos e geralmente em todos os casos que alguém pode encontrar estudando a Bíblia, a lição que é dada é a mesma: aqueles que confiam no Senhor e O procuram nunca serão envergonhados não importa o problema que eles possam encarar. 

Nosso Deus é o Deus que tem todo o poder sobre todas as coisas e não há limite no Seu poder de ação. Ele pode ir tão longe quanto para encher vasilhas vazias de azeite ou levantar crianças mortas a fim do cumprimento de sua promessa. Ele é realmente poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).

[Fonte: Gospel Prime, por Anderson Vieira – Pastor, Escritor, Conferencista, Bacharel em Teologia, Bacharel em Comunicação Social, Professor de Seminário Teológico e Capelão Internacional] 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário