Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

QUAL É O SIGNO DO CRISTÃO?

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 
Esta, segundo a Paulo e a nós, clama, dizendo: 'Estes homens que nos anunciam o caminho da Salvação, são servos do Deus Altíssimo'. 
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, volto-se e disse ao espírito: 'Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela'. E na mesma hora saiu" (Atos 16:16-18). 
É só chegar o período do fim de ano que começam também os videntes, astrólogos, magos, tarólogos, adivinhos e afins com suas participações de destaque na maioria dos programas de televisão, fazendo suas previsões para o ano seguinte. Todos os apresentadores desse tipo de programa têm seu "guru" de estimação para essa época. Mas como deve o cristão se posicionar nessas situações? 

Todo mundo quer tomar as melhores decisões e fazer as escolhas certas. Nesse anseio, muitos procuram, a todo custo, ter uma prévia do que lhes aguarda no futuro, seja para ingressar em um relacionamento, fechar um negócio ou até mesmo saber se aquele dia lhes reserva algo especial. É uma busca por muitas respostas ou que, pelo menos, justifique seus fracassos. É aí que entra a Astrologia como recurso para muita gente. 

Sim, e por mais incrível que possa parecer, há muitos crentes que não só acreditam em horóscopos, como têm o hábito de consultá-lo diariamente. 

O que é a Astrologia 


De acordo com o dicionário Houaiss, 
"astrologia é uma doutrina, estudo ou arte cujo objetivo é decifrar a influência dos astros nos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas". 
Astrólogos se dividem na definição dessa prática: enquanto uns a consideram um tipo de vidência, outros a veem como parte da ciência humana. 

Uma das vertentes mais conhecidas da astrologia é o horóscopo, muito popular nos meios de comunicação, como jornais e revistas, por exemplo. Considerado uma previsão astrológica, ou seja, uma maneira de adivinhação baseada na posição dos planetas e dos signos do zodíaco, o horóscopo traça personalidades e "prevê" acontecimentos. 

O que é astronomia 


Deus criou as estrelas e a Bíblia fala sobre os homens que dedicam suas vidas a estudar os movimentos dos corpos celestes, os chamados astrônomos ou estudiosos da astronomia. 

A astronomia é uma ciência antiga e respeitada. Através do estudo dos corpos celestes é possível compreender mais sobre a grandiosidade de Deus que tudo criou com tamanha perfeição. Um exemplo bíblico de pessoas que estudavam os astros está registrado na história dos sábios do oriente que descobriram uma estrela diferente no céu. 

Então eles se voltaram para as Escrituras hebraicas, à uma antiga profecia que falava sobre a estrela de Jacó, que indicava o nascimento do Rei dos Judeus (ver Números 24:17). 
"Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: 'Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo'" (Mateus 2:1, 2). 
A Bíblia não proíbe a prática de estudos científicos no ramo da astronomia. Ao contrário disso, somos encorajados a olhar para o "alto" e contemplar as belezas que Deus criou no espaço (ver Isaías 40:26). 

O que Deus proíbe é a prática de adivinhação e predição do futuro. A astrologia é uma pseudo-ciência (ciência falsa) apoiada por religiões politeístas ligadas à feitiçaria que estabelecem uma relação entre os astros e os acontecimentos terrestres e na vida das pessoas. Uma das ideias base da astrologia, talvez seu pilar fundamental, é a de que 
"os eventos na Terra estão relacionados aos movimentos dos planetas no céu; ou de forma explicita, que o posicionamento dos astros no momento do nascimento de uma pessoa determinam não apenas o seu caráter mas também seu destino." 
Tais ideias são totalmente contrárias à Bíblia. Não se pode estabelecer nenhuma relação entre os posicionamentos dos astros e a personalidade de um indivíduo, nem predizer o seu destino. 

E o que diz a Palavra de Deus 


Entretanto, na Palavra de Deus, encontramos a seguinte orientação: 
"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 19:31). 
O livre-arbítrio nos foi dado para que pudéssemos escolher a quem ou ao que servir, porém, ao decidirmos seguir as Escrituras Sagradas, devemos nos lembrar de que apenas Deus é o detentor de toda a sabedoria e, sendo assim, é o Único conhecedor do futuro. 

A Bíblia deixa bem claro que recorrer a meios de adivinhação é algo abominável para Deus, porque essa prática não provém dEle e, sim, de espíritos malignos que tentam enganar as pessoas diariamente, mesmo quando o que é "revelado" parece ser correto, como é o caso ocorrido no texto de abertura desse artigo. 

Quem se apoia em previsões se distancia do Criador. Isso porque existem muitas pessoas que se colocam à disposição do mundo e do que ele tem a lhes oferecer, mas não possuem a mesma preocupação em agradar a Deus e em ouvir a Sua voz. 
"Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18:14). 

Conclusão 


O cristão que, de fato, crê e espera no Senhor não vive à mercê de métodos pagãos para prever o seu amanhã, pois sabe que a sua vida e o seu futuro pertencem ao Salvador. Quem recorre a essas previsões, automaticamente, rejeita a Deus e deposita a sua confiança em recursos que vão contra a fé cristã. 

Ah, e só pra constar, aqui também, dadas as devidas proporções, se incluem os muitos crentes que têm sempre em sua disposição, um "profeta" ou uma "profetiza" de plantão, para fazer suas consultas sobre "o que diz o Senhor". Essa prática muito comum, principalmente na vertente pentecostal, além de anular completamente a Bíblia Sagrada - absolutamente tudo o que Deus tem a nos dizer está escrito em sua Palavra, e o que sai dela e/ou não esteja em sintonia com ela, é de procedência maligna - coloca o dom e o servo acima do Senhor, Este sim que tem todo o poder sobre o presente e o futuro. 
"Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim. 
Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais. 
No entanto, fora estão os cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira" (Apocalipse 22:12-15 - grifos meus). 
A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário