Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

"VOCÊ É UM CRISTÃO?" - MENSAGEM MINISTRADA NO CULTO DOMINICAL DE 03/02/2019


Resultado de imagem para imagens de passos na areia

Dando sequência à série especial de artigos com os esboços das mensagens ministradas por mim na igreja onde congrego, hoje trago a ministração realizada no culto dominical do dia 03 de fevereiro de 2019. 


Tema: "Você é um cristão" 

Texto Básico: Atos 11:26 


"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."

Mesmo na igreja você tem se perguntado o que é ser cristão? Procura saber quais são as características de um cristão verdadeiro? Muitos equivocadamente acreditam que o verdadeiro cristão é caracterizado pelos dogmas religiosos que pratica: usos e costumes, "evangeliquês", segregação denominacional. Porém, absolutamente nada disso revela realmente o verdadeiro cristão. Muito pelo contrário, essas coisas externas são facilmente maquiadas e podem até ser produzidas em série.

Novo convertido ou não, todo cristão verdadeiro precisa crescer no conhecimento do Senhor Jesus, a fim de desenvolver as características do verdadeiro cristianismo. 

É urgente que aprendamos mais da pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo hoje em dia, pois infelizmente atualmente há uma enorme multidão de crentes e uma número cada vez menor de verdadeiros cristãos. Isto se dá porque muitos não estão amadurecendo na vida cristã, e por isso não dando frutos com perfeição no reino de Deus.

Aliás, é fundamental que entendamos que há uma enorme diferença entre ser um crente e ser um cristão. 
  • Crente: adjetivo de dois gêneros
  1. que crê, acredita, ou tem convicção - exemplo: "estava crente de que poderia vencer"
  2. que leva excessivamente a sério suas obrigações ou assuntos, com demasiado zelo, entusiasmo e posição acrítica.

Joio ou trigo?


Uma das histórias contadas pelo Senhor Jesus que todos conhecemos muito bem é a "parábola do joio" (Mateus 13:24-30). Descobrimos nessa parábola que não é tarefa fácil separar o cristão verdadeiro do falso. São tão parecidos que há o risco de alguém tentar separá-los e se enganar, de modo que apenas no tempo de Deus, mediante a apresentação dos frutos, é que o julga­mento acontecerá. 

A grande questão está no fato de que as características do cristão verda­deiro não são externas, mas trata-se de uma atitude de coração, de uma mudança de mente, da maneira como se relaciona com o Senhor Jesus. O ver­dadeiro cristão procura ser semelhante a Jesus. O texto do artigo de hoje nos ajuda a examinar exatamente essa dimensão do caráter cristão que se manifesta no nosso relacionamento com Jesus. 
"Porém crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18 - KJF). 
Nesta mensagem apresentarei três características que todo verdadeiro filho de Deus deve possuir. Eu as chamarei de pilares nos quais, como cristãos, devemos equilibrar nossas convicções de fé.

A palavra cristão só é registrada na Bíblia apenas três vezes (Atos 11:26, 26:28 e 1 Pedro 4:16), no entanto, seu significado vai muito além e é muito mais profundo. 

Como ser um verdadeiro cristão 


Um cristão é essencialmente um seguidor, ou seja, um imitador de Cristo em tudo (tudo mesmo, não apenas no que for ou parecer mais conveniente). Logo, entendemos que não é qualquer um que pode ser considerado um cristão, embora hoje em dia tenham vulgarizado o termo. 

O cristianismo - que não é uma religião, mas um estilo, uma opção de vida - está alicerçado em três pilares fundamentais de fé e prática. Para que alguém se considere e/ou realmente seja um cristão é imprescindível que estes pilares alicercem o seu viver.

1º Pilar - Crer que Jesus Cristo é o Único, Suficiente e Onipotente Salvador: Romanos 3:21-26


Este é o princípio da Redenção. Todo o cristão tem de tê-lo arraigado em seu espírito e viver de forma tal que essa redenção seja uma característica visível, uma marca registrada (vide as chagas de Cristo: João 20:25-28).

2º Pilar - Crer que Jesus Cristo é o Único Mediador entre Deus e os homens: 1 Timóteo 2:3-6


Todo cristão tem de reconhecer que Jesus é o único caminho de acesso ao Pai. Dessa forma, podemos nos considerar imunizados contra a idolatria. Como cristãos, devemos trilhar o caminho da verdade e da vida, que no dá livre acesso ao Pai (At 4:12 e Hebreus 9:11-15).

3º Pilar - Crer que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus: Hb 4:12


A Bíblia não apenas contém. Ela é em sua essência a poderosa, inquestionável, inequívoca, inviolável, completa, integral, única e suficiente Palavra de Deus escrita e impressa. A Palavra do Senhor deve ser a única regra de fé e prática do cristão e ela é completa, ou seja, não precisa de complementos ou remendos (2 Tm 3:15-17). Sendo assim, para o cristão a Palavra de Deus representa: 
  • a) a arma de guerra espiritual (ataque e defesa contra as hostes espirituais da maldade) - Efésios 6:17b;
  • b) a bússola (orientação) - João 5:39, At 17:11
  • c) o alimento (suprimento espiritual diário) - Mt 4:4;
  • d) a fonte (sabedoria, discernimento, pura e inesgotável) - Apocalipse 1:1-3, e;
  • e) a chave (abre a conexão da terra com o céu) - Hb 11:3; Ap 5:9.

Conclusão 


O cristão verdadeiro tem inúme­ras razões para se alegrar. Não é sem motivo que ele louva e exalta o Senhor constantemente. Só aquele que sabe quem Cristo é, que conhece Suas obras e aprendeu a viver em obediência à Sua santa palavra pode entender a dimensão extraordinária do evangelho de Cristo Jesus. 

Temos sido frequentemente en­sinados a separar uma nota falsa (di­nheiro) de uma verdadeira. Como cristãos, não nos compete julgar os outros cristãos, mas somos ensina­dos a examinarmos a nós próprios (1 Co 11:31,32). Um exercício bastante saudável para concluir esta mensagem será um exame pessoal de nossos atos e nossa maneira de viver para perceber se verdadeiramente demonstramos o fruto do Espírito de Deus em nossa vida. O texto de Gálatas 5:16-26 é uma excelente referência para nos ajudar nessa tarefa. A advertência final é sem­pre a mesma: 
"...se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito..." (5:25); "...aquele que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou" (1 Jo 2:6). 
Precisamos estar longe da falsidade e imaturidade na vida cristã! 

Hoje em dia está realmente difícil saber quem é cristão verdadeiro, mas a Palavra de Deus nos dá toda orientação de que precisamos! 

Portanto, se você quer mesmo ser um cristão verdadeiro, precisa estudar a vida do Senhor Jesus e sua palavra, e assim ser como Ele!

A Deus, o Pai, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
         E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário