Total de visualizações de página

sábado, 17 de fevereiro de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES: "ACLAME AO SENHOR (SHOUT TO THE LORD)" - DT (DARLENE ZSCHECH / HILLSONG)

A música, cuja história vamos conhecer nesse capítulo da série especial Canções Eternas Canções, é um dos grandes clássicos da música gospel contemporânea. Quem nunca ouviu a canção 'Aclame ao Senhor', que foi lançada no primeiro álbum do Diante do Trono, em 1998?

Posteriormente, a música integrou o álbum homônimo, lançado em 2000, pela Igreja Batista da Lagoinha. "Aclame ao Senhor" é uma versão do álbum "Shout To The Lord" gravado em português por Ana Paula Valadão. Esse álbum, fez parte da série "Praise & Worship". Difícil encontrar alguém que nunca tenha escutado essa belíssima canção. 


Foi através do Diante do Trono que essa música maravilhosa - sob todos os aspectos - ficou conhecida. Aliás, por aqui, a canção viria a fazer sucesso mesmo após a gravação do primeiro álbum do DT, com a incomparável interpretação de Nívea Soares. 

Para os que não sabem essa música é de autoria de Darlene Zschech, líder de louvor do ministério Hillsong e em um artigo publicado na Revista Hillsong, informativo oficial da Hill CLC em Melbourne/Austrália, ela conta como essa canção, cantada em milhares de igrejas mundo afora, veio ao seu coração. 

Muitos artistas já a regravaram. Se fosse listar aqui ficaria sem espaço, mas eis alguns: Lincoln Brewster, Rebecca St. James, Chris Tomlin, Michael W. Smith e outros. Aqui no Brasil, além das gravações já citadas, é válido destacar a versão feita por PG como faixa integrante do seu segundo álbum solo, "De Um Lado a Outro", lançado em 2006, pela MK Music. 

A música


A versão original, interpretada pela Darlene Zschech

Shout To The Lord
(Darlene Zschech)


My Jesus, My Savior,
Lord, there is none like You;
All of my days
I want to praise
the wonders of Your mighty love.
My comfort, my shelter,
Tower of refuge and strength;
let every breath, all that I am
never cease to worship You.

Shout to the Lord, all the earth,
let us sing
power and majesty, praise to the King;
mountains bow down and the seas will roar
at the sound of Your name.
I sing for joy at the work of Your hands,
forever I'll love You, forever I'll stand,
nothing compares to the promise I have in You.

Diante do Trono, com memorável interpretação de Nívea Soares 

Aclame ao Senhor
(Ana Paula Valadão)


Meu Jesus, Salvador
Outro igual não há
Todos os dias quero louvar
As maravilhas de Teu amor
Consolo, abrigo
Força e refúgio é o Senhor
Com todo o meu ser
Com tudo o que sou
Sempre Te adorarei

Aclame ao Senhor toda a terra e cantemos
Poder, majestade e louvores ao Rei
Montanhas se prostrem e rujam os mares
Ao som de Teu nome
Alegre Te louvo por Teus grandes feitos
Firmado estarei, sempre Te amarei
Incomparáveis são Tuas promessas pra mim 

A história de 'Aclame ao Senhor' 


Versão interpretada pela Ana Paula Valadão 

O interessante foi ouvir dela que não há nenhum fato sobrenatural que a levasse a compor esta canção. 
"Simplesmente senti que naquele dia fluiria uma canção que tocaria as nações." 
Darlene até hoje fica surpresa e se diz embaraçada com o resultado desta canção. 
"É uma canção simples e natural", 
diz ela com uma humildade que é natural a pessoas cheias do Espírito que hoje sem dúvida é uma das mais elogiadas líderes de louvor da música cristã. Ela não quer qualquer glória porque sabe que não é sua. 

É a pureza de seu coração e seu amor profundo por Deus que a criou até se tornar a líder aclamada que é hoje. 
"A melodia é simples e a letra é toda tirada da Bíblia,"
Explica.
"Veio de um tempo de reflexão e intimidade diante de Deus." 
Embora tivesse experiência com composição desde os 15 anos, ela nunca se considerou uma compositora, mas recorda, sempre recebia uma inspiração. 
"Era um daqueles dias escuros em minha vida," 
relembra. 
"Me sentia pressionada, tudo estava sobre mim, parecia estar tudo fora do centro da vontade de Deus e eu abri o livro de Salmos numa busca desesperada pela sua paz, sentei-me ao velho piano, toquei as teclas de forma avulsa, sem formar acordes, e assim 'Aclame ao Senhor' fluiu de meu coração." 
Ela sorri quando descreve a cena. 
"O piano era um presente de meus pais quando eu tinha cinco anos somente. Era velho e eu estou certa que estava até um pouco desafinado. Eu não estava pensando na canção de forma consciente," 
diz, 
"mas eu cantei isto e cantei isto, inúmeras vezes, e esta canção me levantou, me ergueu." 
Esta foi a forma como esta canção nasceu, nas profundidades de um desespero e me levou para as alturas de fé. Passaram os dias e a canção não abandonou, não a deixou e ela começou a perceber que poderia ser sua canção de adoração, seu hino de vitória. 

Terrivelmente tímida e sentindo-se um pouco envergonhada, ela comentou com Geoff Bullock (então pastor e líder de música em Hills CLC, igreja onde é pastora) e Russell Fragar que ela havia composto uma canção. 
"Minhas mãos ficaram suadas e eu tocava com dificuldade, estava tão nervosa," 
diz. 
"Eu continuei tocando e parando, pedindo desculpas a eles por estarem presenciando tal situação, acabei pedindo para que eles ficassem de costas para mim, voltados para a parede enquanto tocava a canção. Depois quando viraram para mim disseram: 'É magnífica! Linda demais!'" 
Darlene estava segura que não era apenas cortesia da parte deles. 
"Quando o pastor Brian Houston (pastor presidente da Hill CLC) ouviu a canção pela primeira vez, ele profetizou que ela seria cantada em torno do mundo. O resto é história… 
De início nem registramos a canção e comecei a receber letras com traduções das pessoas no mundo inteiro que a cantavam em suas igrejas," 
testemunhou Darlene. 
"Na Nigéria um menino de sete anos de idade me agradeceu por ter escrito esta música. 
Aclame ao Senhor foi escrito no tempo em que eu era uma menininha para Deus, a menininha que correu para o pai no momento do desespero". 
Quando você canta esta canção você tem a oportunidade de sentir o que Darlene sentiu no dia em que o Senhor lhe deu este presente. A música é realmente envolvente. Uma expressão pura, bíblica de reverente, profunda e intensa adoração ao Único que é digno. Diferente dessas composições antropocêntricas, que exaltam e elevam o ego humano, 'Aclame ao Senhor' é totalmente dirigida a Deus em sua plenitude, graça e poder. Uma canção essencialmente de adoração.

Darlene agarra sua Bíblia e volta ao Salmo 96. Você pode ver sua paixão pela palavra brilhando nos olhos quando ela descreve o que isto quer dizer para ela. Ela consegue ver a qualquer hora o mar rugindo e as montanhas se curvando diante do Senhor. Você pega um vislumbre que inspirou a canção, o amor verdadeiro e coração puro enfocado completamente em seu Senhor amado. 

Conclusão


Versão do PG 

Desde que foi escrita em 1993, 'Aclame ao Senhor' foi gravado em mais de 30 álbuns, só no Brasil para mais de 10 e traduzida para muitos idiomas. É a canção de adoração favorita de centenas de milhares de cristãos - dentre os quais me incluo - em torno do mundo, é tocada em milhares de igrejas, convenções, seminários, concertos, casamento e até enterros. Foi indicada como "Canção do Ano" em 1998 pelo Dove Award (Prêmio dado nos EUA para os maiores destaques da música cristã – uma espécie de Grammy). Enfim, é uma canção eterna canção e, sem mais demora, recebe o meu carimbo de mais do que
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário