Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PRATICANDO A FÉ E VENCENDO A ANSIEDADE

A ansiedade é um mal que que atinge milhões de pessoas ao redor de mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Não é possível ter qualidade de vida quando a ânsia é como um vulcão em erupção, nas nossas emoções.

Sendo assim, nesse artigo/estudo bíblico vou lhe mostrar:
  • Os Sintomas da Ansiedade;
  • O que Bíblia fala sobre ela?;
  • Como controlá-la?;
  • Como Vencê-la?

Sintomas da Ansiedade


O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima (Provérbios 12:25).

As causas da ansiedade são diversas. No entanto, situações estressantes tendem a torná-la mais evidente, como: primeiro dia de trabalho, problemas financeiros, problemas conjugais, desemprego, carência afetiva, etc.

A ansiedade possui dois tipos de sintomas: os físicos e os psicológicos. A tabela a seguir foi retirada do site Tua Saúde – sintomas de ansiedade – e mostra quais são cada um deles.




Essa tabela nos mostra que a ansiedade é algo que precisa da nossa atenção e cuidado, pois ela pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde, de uma forma geral.

Ansiedade na Bíblia 


Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: 
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. 
Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Lucas 12:22-25)
Em seus ensinamentos, o Senhor Jesus sempre procurou deixar claro que não há a necessidade de vivermos consumidos pela ansiedade. O motivo?

Ele nos mostra que se Deus Pai cuida das aves, das flores, e da natureza de uma forma geral, Ele jamais deixará de cuidar dos seres humanos que são a parte mais valiosa da criação.

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma (Salmo 94:19).

O apóstolo Paulo reforça essa afirmação ao dizer: 
"Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?" (Romanos 8:32)
Não temos um Deus indiferente as nossas necessidades, pelo contrário, Ele está "casado" conosco. É seu prazer cuidar de nós.

Como Controlar a Ansiedade?


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6:33).

O Senhor Jesus nos ensina que para controlar a ansiedade precisamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Isso significa prioridades. Ou seja, para controlar a ansiedade é preciso tirar o foco das necessidades e colocá-los na providência divina.

Observe o exemplo do povo de Israel no deserto. O Senhor Deus sustentou o seu povo em um lugar de morte durante os 40 anos que viveram naquele ambiente árido e infrutífero. Não faltou comida, nem água. Nem tampouco eles foram consumidos pelo calor e pela chuva (Neemias 9:21).

A promessa do Senhor permanece de pé. Davi confiava nisso. 
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará…. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo" (Salmos 23:1,4).
Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós (Salmo 123:2).

Não se deixe levar pela demanda sufocante do mundo. Mantenha os olhos no Reino de Deus e no Deus do Reino. A sua alma será inundada pela tranquilidade e pela paz.

Como Vencer a Ansiedade? 


Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:6,7).

No corre-corre diário muitos cristãos estão cedendo a tentação e se tornam pessoas ansiosas. Mas não é esse o tipo de vida que o Senhor quer para nós. Para vencer a ansiedade precisamos de uma vida de oração fervorosa. Esse é o conselho bíblico. Orar.

Uma vida de oração é uma vida de intimidade com Deus. Alguém que é íntimo de Deus sabe o que fazer com a ansiedade: 
"Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5:7).
Através da oração, da súplica (pedido insistente e humilde, frequentemente desesperado) e das ações de graças (gratidão) podemos nos esvaziar diante do Senhor, então Ele tira o fardo das nossas costas e coloca sobre as dele.

Ele pega o nosso fardo pesado e nos dá, de volta, um que é leve (Mt 11:30). Moldado por ele. Carregado de paz, confiança e milagres.

Conclusão


A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida (Provérbios 13:12). Não seja uma pessoa ansiosa. Desenvolva uma vida de oração e de relacionamento profundo com Deus. Os frutos desse relacionamento serão a paz, confiança, segurança.

As suas noites de sono serão tranquilas e seus dias cheios de energia e motivação. Você não precisa viver a vida de maneira solitária. O Senhor quer te ajudar. O que achou? Qual a sua opinião? Deixe seu comentário e nos diga como você enxerga esse assunto. E não esqueça de compartilhar esse estudo bíblico com seus amigos e familiares.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário