Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

E CONHECEREIS A VERDADE... O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, O ÚNICO PECADO IMPERDOÁVEL?


"Na verdade eu vos digo: tudo será perdoado aos filhos dos homens, os pecados e todas as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, jamais será perdoado: é culpado de pecado eterno. Isso porque eles diziam: Ele está possuído por um espírito impuro" (Marcos 3:28-30 - grifo meu). 
A blasfêmia contra o Espírito Santo é um dos temas que mais preocupa os cristãos em todos os tempos, principalmente os jovens, e muitos vivem angustiados e até atormentados pela culpa e pelo medo de um dia terem cometido esse "pecado". 

Devido a isso, considero de extrema importância fazer uma completa abordagem sobre o assunto, focando em uma reflexão direcionada às pessoas que se sentem culpadas e com medo, a fim de ajudá-las a se livrarem desse trauma religioso sem fundamento. O texto ficou um pouco longo e alguns trechos podem parecer repetitivos, mas foi proposital a fim de enfatizar alguns pontos e falar de forma aberta e informal com quem realmente está precisando de ajuda.

Análise contextual do tema 


Há várias interpretações no meio cristão sobre o que seria essa blasfêmia. Alguns afirmam que é o suicídio ou o adultério, enquanto outros, dizem que é a rejeição da divindade de Cristo ou do Evangelho. Há ainda quem diga que é a cauterização da consciência humana diante de uma vida pecaminosa. 

Enfim, o único consenso é o reconhecimento de ser algo imperdoável, como Jesus disse. Mas, para chegarmos a uma conclusão, devemos analisar o contexto dessa passagem bíblica e devemos ter vários conceitos em mente. Vamos por partes.

O prisma dos evangelistas 


Mateus, Marcos e Lucas relatam de forma diferente o acontecimento. 
  • Mateus diz que Jesus fez essa afirmação após curar um endemoniado cego e mudo e os fariseus atribuírem esse milagre a satanás (Belzebu); 
  • Marcos não menciona a cura, apenas essa acusação feita pelos escribas (capítulo 11); 
  • Lucas fala da cura e da blasfêmia separadamente (capítulo 12). 
De qualquer forma, tanto Mateus quanto Marcos, relatam que Jesus citou o pecado imperdoável após alguns religiosos hipócritas da época afirmarem que Cristo expulsava os demônios através do próprio demônio (Mc 3:30). 

A partir disso podemos fazer algumas observações:

O que é blasfêmia contra o Espírito Santo?


Sempre que lemos essas passagens na Bíblia, ecoa sempre a pergunta: "mas o que é blasfêmia contra o espírito santo?" De acordo com o Evangelho de Marcos, Jesus havia acabado de curar uma multidão 
("Porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem" - 10:3). 
Sabendo disso, escribas e fariseus logo tomaram conselho entre si, com o propósito de o prenderem. Então diziam: 
"Tem belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios" (9:34). 
Neste mesmo momento, Jesus os chama até ele e lhes faz uma pergunta; 

A advertência 

"Como pode Satanás expulsar Satanás? E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.  
Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.  
Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo" (3:23-29). 
Em seguida, Jesus faz uma advertência tão séria, que precisamos nos atentar para a realidade do que está sendo dito: 
"Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo" (29). 
Note um detalhe, Jesus nem estava acusando escribas e fariseus, afirmando que os mesmos estavam cometendo tal pecado. Neste contexto, Ele estava dando uma advertência, mostrando o sério risco que eles estavam correndo. É como se eles estivessem pondo os pés na beira do abismo. Isto já nos dá noções sobre o que é blasfêmia contra o Espírito Santo.

A blasfêmia contra o Espírito Santo


A blasfêmia contra o Espírito Santo aparece exclusivamente na fala de Jesus, quando de uma possessão demoníaca, um homem é libertado. A multidão estava atônita e aturdida com as maravilhas que Jesus estava operando naquele meio. Mas os religiosos não estavam satisfeitos com o que o Mestre vinha operando. De modo que se opuseram veementemente contra Jesus e contra tudo o que Ele pregava — "Este homem não é de Deus, não tem nada a ver com Deus… Ele não serve no templo, não faz parte do nosso grupo e nem é membro do sinédrio. Vocês não conseguem ver que Ele não é de Deus? Ele faz milagres sim, não podemos negar, mas Ele realiza todo esse milagre em nome do chefe dos demônios, belzebu"

Estes homens sabiam que Jesus andava em sinceridade, integridade, amor, verdade e que tudo o que dele procedia, era de Deus João 3:2. Então você pergunta: mas porque eles faziam isso? Ora, porque a religião não tem compromisso com a Verdade, a ela, tudo o que importa é poder. Poder de domínio, de manipulação, autonomia perante o povo, poder de serem os legítimos representantes de Deus na terra. 

Jesus estava solapando toda estrutura de poderio religioso. Tudo o que Ele pregava ia contra os interesses tanto políticos quanto religiosos. Se está afetando os interesses dos religiosos, não importa se a mensagem vem da parte de Deus, eles farão de tudo para calar o mensageiro.

O caso de Lázaro 


Você lembra da ressurreição de Lázaro no evangelho de João no capítulo 11? Pois é. Jesus trouxe um defunto que estava podre, há 4 dias cheirando mal no túmulo, de volta à existência. De sorte que, Lázaro agora comia e bebia com todos normalmente. Essa situação gerou uma perplexidade no sinédrio, em Jerusalém, entre todos os doutores da lei. Eles se reuniram como que dissessem o seguinte: 
"Ele fez um sinal do qual não podemos negar, precisamos parar esse homem. Lázaro estava podre e ele o tirou dos mortos. Se nós não fizermos nada com Ele, o mundo inteiro vai segui-lO e os romanos irão querer Ele como novo representante oficial deles em Jerusalém, porque o povo todo O está seguindo. Como não podemos negar as coisas extraordinárias que Ele faz, o único jeito é mata-lO".
Como sabemos, foi o que fizeram. Para alguém pecar contra o Espírito Santo, tem que haver pelo menos duas coisas envolvidas no ato: consciência e deliberação.
  • Consciência: é um termo que significa conhecimento, percepção, total noção das próprias ações e sentimentos, na hora em que tais ações são executadas. É acusar alguém de uma coisa da qual temos convicção, consciência, de que ela não fez. Consciência é também, saber de antemão, que uma pessoa não é aquilo que afirmamos que ela seja. Consciência é ainda, estar à par da verdade.
  • Deliberação: é uma decisão tomada depois de haver feito análises e reflexões. Então, deliberação é decidir-se, determinar-se, escolher, propósito.
Conscientes e deliberados, podemos continuar nossa conversa, tendo visto a definição dessas palavras. Você e eu sabemos que o que não faltou para aquele povo, foram Evidências. Havia evidências por toda parte, de forma que, mesmo os donos das cidades não podiam esconder. Poderíamos citar tantas aqui; além de Lázaro, a mulher do fluxo de sangue, cegos, coxos, mudos, possessos. A lista não caberia aqui. 

Blasfemar contra o Espírito Santo, é ter a consciência de tudo isso, saber que o que operava em Jesus é o Espírito Santo, saber que Ele veio para salvar os perdidos e mesmo assim, deliberadamente, se opor a tudo o que o Espírito de Deus estava operando na pessoa de Jesus e, pior, atribuindo uma atuação de Deus ao diabo.

Blasfemar contra o espirito santo, é rejeitar a Verdade, é rejeitar o Evangelho depois de haver entendido a mensagem. É a apostasia. É rejeitar a Palavra de Deus depois de ter sido iluminado por ela. 
"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério" (Hebreus 6:4-6).
Pecar contra o Espírito Santo, é se declarar inimigo de Jesus e de tudo o que Ele fez, consciente do que está fazendo. É cuspir no sangue de Jesus. É rejeitar seu sacrifício. Blasfemar é entender absolutamente tudo o que se diz no evangelho e dizer: não quero isso para mim. Para este não há mais esperança de salvação, porque tendo ele discernido a mensagem da cruz, disse não para a graça de Deus. Quanto a este, é impossível que seja renovado para arrependimento.

Será que cometi o pecado de blasfêmia contra o espirito santo?


Quando compreendemos o que é blasfêmia contra o Espírito santo, essa pergunta deixa de nos assustar. Em primeiro lugar, é importante dizer que para pecar contra o espírito Santo, o indivíduo tem que estar em plena consciência e lucidez do evangelho. Porque ninguém é julgado pela luz que não recebeu, mas pela luz que recebeu. Por isso, tanto a salvação é individual quanto o julgamento com certeza é. Jesus disse que haveria menos rigor para os sodomitas do que para aquela atual geração perversa no dia do juízo  (Mt 11:24).

Em segundo lugar, você precisa estar muito lúcido, convicto, consciente e deliberado acerca do que está fazendo. Tem que ser um satanás da vida, que conhecendo todo o propósito de Deus e seu amor, mesmo assim escolheu o caminho da perdição, o caminho largo. A maioria dos cristãos mal compreenderam seu real propósito aqui na terra. Em outras palavras, nem todos estão "qualificados" para blasfemar contra o Espírito Santo. Simplesmente porque a consciência com relação ao evangelho ainda é muito rasa.

Exemplo do apóstolo Paulo


Vamos tomar por exemplo o apóstolo Paulo. Você e eu conhecemos muito bem a história de Paulo, tanto antes quanto depois de sua conversão. Ele que foi levado em espirito ao terceiro céu, e viu coisas que ao homem nem é permitido falar, cujo palavra alguma conseguiria descrever. 

Este homem aprendeu tanto de Deus acerca do evangelho, que a maioria das coisas que sabemos, veio de suas cartas e ele nos ensina até hoje. Blasfemar contra o espírito, seria ter a mesma consciência e conhecimento da graça que o apóstolo teve. Seria ter a mesma experiência dele, e depois negar o evangelho. Isto seria uma blasfêmia contra o Espírito Santo. Em outras palavras, pecar contra o espirito é rejeitar a graça com plena consciência.

Em que lugar da Bíblia fala sobre esse pecado e quem o cometeu?


Como já citamos anteriormente, Jesus advertiu um grupo sobre o risco te estar cometendo tal pecado.  No entanto, Jesus não disse o que é blasfêmia contra o Espírito Santo de forma objetiva, e nem quem estava cometendo este pecado, Ele apenas fez uma advertência, mostrando através das atitudes dos religiosos, o que é blasfêmia contra o Espírito Santo. Ele mesmo não julga ninguém, nossos próprios atos fazem isso por nós. E muitos ali estavam a um fio desse pecado.

Embora Jesus jamais apontou quem estava pecando contra o Espírito ou não, as ações de muitos dos mestres da Lei, indicava que estavam correndo esse risco. O fato de matarem Jesus, já é um indicio de rejeição e blasfêmia muito grande. Ele disse que no dia do juízo, aquela geração atual teria muito maior rigor. A coisa era tão séria, que Jesus afirmou que Sodoma e Gomorra não seriam julgadas no mesmo nível. Disse também que se Sodoma, Tiro, Sidom tivessem ouvido a mensagem do evangelho teriam se arrependido (Mt 11:21,23).

Porque blasfêmia contra o Espirito é um Pecado sem perdão? 


Agora que já temos ideia sobre o que é blasfêmia contra o Espírito Santo, podemos entender melhor o porque desse pecado não ter perdão. Deus nos deu o poder de escolha, o que chamamos de livre arbítrio. O perdão de Deus é para todos, mas Ele não obriga ninguém a aceitar o seu perdão. Somos todos livres para aceitar ou rejeitar a graça e o perdão que nos é dado gratuitamente. Se rejeitarmos sua graça, perdão e sacrifício, que esperança haverá para nós? Ele pagou nossos pecados lá na cruz, e pagou com a própria vida. 

Tudo o que Ele fez foi mediante o Espírito Santo, portanto, se rejeitamos seu sacrifício, rejeitamos também a obra do Espírito. Por isso não tem perdão. Ninguém é salvo se não quer ser salvo, ninguém é perdoado se não quer ser perdoado. Deus respeita nosso livre arbítrio. Desse modo, rejeitar o perdão de Deus é blasfemar contra o Espírito Santo.

O que não é blasfêmia contra o Espírito Santo


Se até aqui você já entendeu o que é blasfêmia contra o Espírito Santo, poderá identificar o que não é blasfêmia contra o Espírito Santo. Portanto, considero desnecessário me alongar aqui, dando detalhes sobre isso. Mas, só para concluirmos, o que é blasfêmia contra o Espírito Santo, é tudo o que resulta numa rejeição consciente, convicta, homicida, e insistente do evangelho, da graça e do amor de Deus, do perdão e sacrifício de Jesus. Coisas dessa natureza são blasfêmia contra o Espírito Santo. E, tudo o que não resulta numa rejeição consciente, convicta, homicida, e insistente do evangelho, da graça e do amor de Deus, do perdão e sacrifício de Jesus, não é blasfêmia contra o Espírito Santo.

Eu sei que o conceito que a maioria dos irmãos tem sobre o que é blasfêmia contra o Espírito Santo, são conceitos tópicos. Alguns pensam que porque veio na mente um pensamento ruim sobre o Espírito Santo, já estão blasfemando. Não vamos entrar em detalhes sobre isto, porque já podemos perceber que blasfêmia contra o Espírito Santo está longe de ser coisas desse tipo.

Conclusão


Sei que estou sendo repetitivo e até prolixo novamente, mas concluo dizendo: se você está receoso e preocupado de ter blasfemado contra o Espírito Santo, procurando um lugar pra comentar, relatar seu caso específico e perguntar se blasfemou ou não, entenda: VOCÊ NÃO BLASFEMOU! "Ah, mas você não tem ideia da coisa absurda que fiz!"  você dirá. Não preciso ter ideia, pois não importa o que seja, você não blasfemou contra o Espírito Santo. 

Se cogita a possibilidade de perguntar, é porque tem receio e isso é uma prova para você mesmo que nunca desejou esse malévolo afastamento definitivo de Deus. Sequer tem consciência profunda de quem é Deus e da suprema capacidade de perdão da cruz (por isso tem medo), então como poderia blasfemar? Você teria que conhecer a Deus tão profundamente quanto um anjo de luz e ser tão diabo quanto satanás para chegar a esse ponto. Não importa se o que fez foi consciente ou não, se foi maldoso ou não. 

Blasfemar contra o Espírito Santo está muito além desses conflitos, ingenuidades e maldades que você pratica. E isso será o que responderei caso alguém pergunte se blasfemou, pois sempre ouvirá um "não". Essa foi a resposta que dei a TODAS as várias pessoas (sem exagero) que me procuraram atribuladas e desesperadas. Só muda o caso, mas o contexto e o conflito é o mesmo. Então mesmo não havendo lugar específico aqui para deixar sua pergunta, fique em paz. 

Quem blasfemou sequer lerá esse texto e tampouco pensará em comentar ou questionar nada. Procure desenvolver a consciência na Palavra de Deus, abandonando essa espiritualidade doentia que implantaram em você. E se após compreender isso tudo ainda continuar em conflitos, digo com todo amor: procure ajuda médica (psiquiátrica). E não pense que estou insinuando que você é "louco" e sim, que tem que considerar a possibilidade de ter algum transtorno (como algumas moldagens de personalidade, alterações de pensamento e até mesmo o famoso TOC  Transtorno Obsessivo Compulsivo) que precisa de tratamento médico. 

Todos estamos sujeitos a isso e reconhecer nossa fragilidade é o primeiro passo. Não se acanhe e não se intimide. Procure ajuda profissional e ficará livre desses incômodos. Não entre em desespero, pois tenho plena convicção que você não blasfemou contra o Espírito Santo. E cuidado com o que lê pela internet, pois raramente se achará alguma coisa relevante, com conteúdo de qualidade e bem fundamentado. Atualmente todo mundo quer falar, mas pouca gente tem maturidade, responsabilidade e boa fundamentação para embasar o que fala.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário