Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DO CASULO AO VOO: O DESAFIO DAS MUDANÇAS


"Saindo do casulo"  
É como se o prazo de validade já tivesse expirado a um certo tempo. 
Alguns já perceberam, outros não entendem e tem os que apoiam. 
Com certeza alguém tá assistindo e perguntando: - O que se passa dentro desse casulo? Por que essa lagarta não sai logo daí? 
O observador não compreende e nem entende. E assim também se sente a lagarta, lá dentro. 
O casulo se tornou confortante, aquecido e protegido. Seu único e fiel companheiro. Abandonar por quê?
Por quem? 
A lagarta já se preparou pra sair. Houveram umas quatro tentativas - fracassadas. Observou seus erros, os corrigiu e se preparou para sair e... Continua dentro do casulo. 
Alguém precisa dar uma mãozinha, um empurrão pra essa lagarta. 
Se continuar assim vai acabar virando morcego e vivendo no escuro. Vai se habituar a longos voos noturnos e solitários. Será que nunca iremos ver as cores dessas asas? 
Eu sinto que ela tem um desespero em desabrochar e voar. Esse tempo no casulo não foi de todo ruim. Mas também não é o ideal. 
Evolução é a ordem natural das coisas.  
Lagarta, de coração, lhe desejo sorte! Porque sinto que seus dias de casulo estão acabando.  
Basta deixá-lo de lado. As coisas boas estão chegando, o seu desespero está acabando.  
Se permita voar, vai!

Na década de 1970 o "maluco-beleza" Raul Seixas (1975-1989), ícone do rock nacional, cantava em uma de suas emblemáticas músicas:
"Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante (...),
Eu quero viver, nessa metamorfose ambulante,
Do que ser aquela velha opinião formada sobre tudo ("Metamorfose Ambulante" - Álbum: "Krig-ha, Bandolo!" - 1973)".
Mudança é o ato ou efeito de mudar, de dispor de outro modo. É um substantivo feminino que dependendo do contexto que se emprega pode ter diferentes sentidos:
  • Pôr em outro lugar, remover, deslocar;
  • Dar outra direção (converter), desviar;
  • Tirar para por outro, substituir;
  • Transferir para outro local;
  • Alterar, modificar;
  • Trocar, deixar para outro, cambiar;
  • Fazer apresentar-se sob outro aspecto, transformar.
Mudança é o processo de transferência de residência, é ir habitar em outro lugar, em geral com seus pertences e seus móveis.

Mudança de vida é a aquisição de novos hábitos, é estar aberto para aprender coisas novas, ou buscar novo estilo de vida, fazer uma revisão dos valores, das regras e dos compromissos.

Metamorfose


Essa palavra vem do latim metamorphosis, do grego metamorphosis, e significa "transformação, alteração", formada por meta = "além", mais morpho = "forma, aspecto". 

Metamorfose é a mudança de uma coisa ou de um ser em outro, é a transformação da forma que passam os insetos e batráquios durante o período de seu desenvolvimento.

No sentido figurado, metamorfose é a mudança no estado ou no caráter de uma pessoa, é a transformação física ou moral.

Algumas vezes, nossas vidas mudam drasticamente. Talvez seja a mudança para outra cidade, uma formatura, um emprego novo, um divórcio, entre outras coisas. Essas mudanças podem ser muito estressantes. Então quais são as melhores coisas a se fazer para lidar com o estresse de uma mudança de vida? 

Identificando o tempo - Eclesiastes 3:1-11


Em 1998, a Kodak tinha 170 mil funcionários e vendia 85% do papel fotográfico utilizado no mundo. Era uma potência multinacional com sede nos principais centros econômicos do mundo. Em apenas 3 anos, o seu modelo de negócio foi extinto e a empresa desapareceu.

O mesmo acontecerá com muitos negócios e indústrias nos próximos 10 anos e a maioria das pessoas nem vai se aperceber disso. As mudanças serão causadas pelo surgimento de novas tecnologias.

Conforme exposto na Singularity University Germany Summit, em abril deste ano, o futuro nos reserva surpresas além da imaginação.

A taxa de inovação é cada vez mais acelerada e as futuras transformações serão muito mais rápidas que as ocorridas no passado. Novos softwares vão impactar a maioria dos negócios e nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão.

Algumas delas já estão acontecendo e sinalizam o que teremos pela frente. O UBER é apenas uma ferramenta de software e não possui um carro sequer, no entanto, constitui hoje a maior empresa de táxis do mundo. A Airbnb é o maior grupo hoteleiro do planeta, sem deter a propriedade de uma única unidade de hospedagem.

Nos EUA, jovens advogados não conseguem emprego. A plataforma tecnológica IBM Watson oferece aconselhamento jurídico básico em poucos segundos, com precisão maior que a obtida por profissionais da área.

Haverá 90% menos advogados no futuro e apenas os especialistas sobreviverão. Watson também orienta diagnósticos de câncer, com eficiência maior que a de enfermeiros humanos.

Em 10 anos, a impressora 3D de menor custo reduziu o preço de US$18.000 para US$400 e tornou-se 100 vezes mais rápida. Todas as grandes empresas de calçados já começaram a imprimir sapatos em 3D.

Até 2027, 10% de tudo o que for produzido será impresso em 3D. Nos próximos 20 anos, 70% dos empregos atuais vão desaparecer.

Em 2018, os primeiros carros autônomos estarão no mercado. Por volta de 2020, a indústria automobilística começará a ser desmobilizada porque as pessoas não necessitarão mais de carros próprios. Um aplicativo fará um veículo sem motorista busca-lo onde você estiver para leva-lo ao seu destino. Você não precisará estacionar, pagará apenas pela distância percorrida e poderá fazer outras tarefas durante o deslocamento.

As cidades serão muito diferentes, com 90% menos carros, e os estacionamentos serão transformados em parques. O mercado imobiliário também será afetado, pois, se as pessoas puderem trabalhar enquanto se deslocam, será possível viver em bairros mais distantes, melhores e mais baratos.

O número de acidentes será reduzido de 1/100 mil km para 1/10 milhões de km, salvando um milhão de vidas por ano, em todo o mundo. Com o prêmio 100 vezes menor, o negócio de seguro de carro será varrido do mercado.

Os fabricantes que insistirem na produção convencional de automóveis irão à falência, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) estarão construindo computadores sobre rodas. Os carros elétricos vão dominar o mercado na próxima década.

A eletricidade vai se tornar incrivelmente barata e limpa. O preço da energia solar vai cair tanto que as empresas de carvão começarão a abandonar o mercado ao longo dos próximos 10 anos. No ano passado, o mundo já instalou mais energia solar do que à base de combustíveis fósseis. Com energia elétrica a baixo custo, a dessalinização tornará possível a obtenção de água abundante e barata. 

No contexto deste futuro imaginário, os veículos serão movidos por eletricidade e a energia elétrica será produzida a partir de fontes não fósseis. A demanda por petróleo e gás natural cairá dramaticamente e será direcionada para fertilizantes, fármacos e produtos petroquímicos. Os países do Golfo serão os únicos fornecedores de petróleo no mercado mundial. Neste cenário ameaçador, as empresas de O&G que não se verticalizarem simplesmente desaparecerão.

No Brasil, o modelo de negócio desenhado para a Petrobras caminha no sentido oposto. Abrindo mão das atividades que agregam valor ao petróleo e abandonando a produção de energia verde, a Petrobras que restar não terá a mínima chance de sobrevivência futura. 

Conclusão


Reflita sobre o seu presente e o seu futuro. Está preparado para mudanças tão radicais e abruptas? Aqui estão algumas coisas para tornar essas mudanças um pouco mais fáceis.

  • 1- Se aproxime de Deus
Grandes mudanças de vida podem bagunçar a sua relação com Deus. Quando mudanças acontecem, você tem uma escolha a fazer. Você irá deixar essas mudanças te aproximarem de Deus ou você irá se afastar dEle?
"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração"(Tiago 4:8).

2- Não tenha medo
É muito fácil cair na armadilha do medo quando as mudanças acontecem. Você sabe que as coisas não serão como eram antes e muitas vezes o medo do desconhecido ou o medo das mudanças podem ser muito forte. Certifique-se de que o medo não esteja lhe atormentando e se estiver diga "NÃO". Não permita que ele tome conta da sua vida.
"Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa" (Isaías 41:10).

  • 3- Peça ajuda
Não tenha medo de pedir por ajuda se acaso você precisar. O seu pastor de jovens ou seu pastor podem ter grandes conselhos que irão lhe ajudar a passar por esse momento difícil. Esteja disposto a pedir conselhos ou ajuda para eles. Deus colocou essas pessoas em sua vida. Eles podem lhe encorajar quando você mais precisa.

Mudanças acontecem na vida de todos. Algumas vezes, essas mudanças são mais difíceis que outras. O lado bom disso tudo é que não importa o quão ruim esteja sua situação, você não está sozinho. Fale com um amigo verdadeiro, um irmão, com seu pastor ou seu líder, relaciona-se e, principalmente, se aproxime mais de Deus e peça a Ele por conselhos ou encorajamento. Deus irá lhe encorajar como ninguém no mundo. Se aproxime de Deus e veja o quão incrível ele é.
"Nada é permanente, exceto a mudança"
(Heráclito: 535 a.C - 475 a.C.).


[Fonte: Revista Brasil e Energia Petróleo e Gás, edição de dez/2016]

Nenhum comentário:

Postar um comentário