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quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DO MUNDO, NO MUNDO, PARA O MUNDO

"O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu" (João 1:10).
A palavra 'mundo' é uma das muitas que as pessoas fazem uma interpretação generalizada na Bíblia. Essa generalização é um grave erro, uma vez que vários termos na Bíblia (como 'morte', 'vida', 'coração', dentre muitas outras) muda essencial e praticamente de acordo com o contexto em que estão inseridos. 

'Mundo', mas que 'mundo'?


No original grego é o termo 'cosmo'. O sentido original é "ordem, arranjo, ornamento, adorno". Certamente todos estes predicativos serviam para admirar a beleza de toda a criação de Deus.

A palavra 'cosmo', ou mundo é citada 74 vezes no evangelho de João. Isso mostra que havia conceitos importantes a respeito do mundo. A compreensão destes conceitos nos ajuda compreender melhor o plano de salvação, bem como o meio em que vivemos.

Em que mundo você está?


Vejamos os com três significados diferentes da palavra cosmo ou mundo:

  • 1) Universo - Jo 1:9 — "A saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem."

O cosmo pode ser entendido com tudo o que existe. Este é o mundo criado ou a natureza ao nosso redor. Este é o sentido prático ou literal da expressão mundo, referindo-se ao planeta terra e tudo que é visível.

Jesus Cristo veio ao mundo, universo criado por Ele mesmo (Colossenses 1:16), para viver entre nós como "primogênito de toda a criação (Cl 1:15)".

O cosmo físico é o ambiente em que vivemos. Contudo não podemos viver apenas num mundo material. Existe muito mais que isso tudo o que é visível. Quem vive apenas materialmente, está no cosmo físico apenas, sem perceber a realidade espiritual. Jesus veio ao mundo terreno!

  • 2) Humanidade - Jo 3:16 — "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
O cosmo também pode ser compreendido no sentido social, como o ser humano em geral. Este é o sentido principal do cosmo, quando enfatiza as vidas de pessoas criadas e amadas por Deus.

Jesus veio para ser a "luz do mundo [cosmo]" (Jo 9:5), ou seja, para iluminar a humanidade com a luz de Deus. Quem conhece a Jesus recebe esta luz e se torna como Cristo quando disse: "Vós sois a luz do mundo" (Mateus 5:14).

O cosmo social ou humano é a vida que temos com sentimentos, relacionamentos e vontades. Ser humano é estar limitado, mas sempre querendo mais. Quem vive apenas no cosmo humano, muitas vezes sofre decepções (Jo 16:33). Precisamos despertar para entender que nosso mundo, ou vida terrena, foi redimida por Cristo na cruz. Jesus salva o mundo humano!

  • 3) Sistema - 1 João 2:15 — "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele."
O cosmo também pode ser interpretado no sentido ético, como um sistema do mundo, as influências que estão ao nosso redor. Este é o sentido pejorativo dado à palavra mundo e muito enfatizado pelo apóstolo João. As palavras: mundano e mundanismo vêm deste significado sobre o "mundo [cosmo] de iniquidade" (Tiago 3:6).

Em sua oração sacerdotal, Jesus orou ao Pai que "não peço que os tires do mundo [cosmo], e sim que os guardes do mal" (Jo 17:15). A partir do momento que aceitamos a Cristo, não somos mais deste mundo de pecado (Jo 17:16), embora tenhamos que conviver neste mundo temporal (João 17.11).

Quem vive apenas no cosmo temporal, está influenciado pelos valores éticos deste mundo que não tem paz (Jo 14:27), não tem amor (Jo 15:18,19), mas há trevas (Jo 3:19). Quando somos salvos deste mundo de perdição, logo somos enviados para pregar ao mundo a palavra de Salvação (Jo 17:18). Jesus transforma o mundo perdido!

Entendendo os contextos


Imagine se eu fosse um estrangeiro nos Estados Unidos, você  se sentiria sempre um "peixe fora da água". Não teria um "RG" mas um "RNE" - "Registro Nacional de Estrangeiro". Esse seu "visto permanente" te identificaria como "estranho" em todos os sentidos. Não importa quanto eu me esforçasse, nunca ficaria completamente contextualizado. Não gostaria quando pessoas olhassem para mim e dissessem: "Behold, another Brazilian" ("eis aí, mais um brasileiro"). Odiaria quando pessoas perguntassem logo depois de conversarem alguns minutinhos: "You're not from here, right?" ("Você não é daqui, né?") 

Ninguém gosta de ser diferente. Há forte pressão para se conformar... mas ao mesmo tempo, uma tensão por saber que nunca será igual aos outros. Seguindo a minha linha de raciocínio, eu estaria  nos Estados Unidos sem ser totalmente do Estados Unidos. Como crentes em Cristo Jesus, sofremos uma outra tensão: a de sermos conformados com a imagem de Jesus (Romanos 8:29) e não conformados com o mundo (Romanos 12:1,2), mas ao mesmo tempo, ser tudo para todos para ganhar alguns (1 Coríntios 9:22). 

Jesus caracterizou bem essa tensão quando disse que "estamos no mundo, mas não somos do mundo." Como podemos estar no mundo sem permitir que o mundo esteja em nós? Uma pequena parábola ilustra o desafio de sermos equilibrados, em nossa convivência com o mundo. Vamos a ela.

A parábola do Urubu, do Gavião, da Águia, do Papagaio e da Pomba


Era uma vez, uma família de Urubus vivia na fenda de uma rocha numa montanha. Um dia foi descoberto que a família passava mal, pois pegara uma doença comendo carne podre. Quando o Gavião soube disso, ficou muito crítico. "É problema deles" ele falou. "Vivem comendo animais mortos o tempo todo. Merecem tudo que recebem. Eles nunca aprendem." 

O Gavião, indignado pelo estilo de vida podre dos Urubus, em vez de ajudá-los, iniciou uma campanha contra eles. Enquanto os Urubus se tornaram cada vez mais fracos, o Gavião advertiu aos outros pássaros a não se aproximarem da casa deles. Passava baixo-assinados para expulsá-los da vizinhança. Quando os Urubus estavam mal mesmo, o Gavião contava piadas a custo deles. 

A Águia lidou com o problema dos Urubus de forma totalmente diferente. Nunca foi fã deles, a Águia simplesmente os ignorava. Construiu seu ninho muito mais alto do que o deles (e muito acima dos outros pássaros também) e os olhou com nariz (ou bico) empinado. Ficou isolada dos outros pássaros e dos seus problemas, formando sua própria comunidade exclusivista, com suas próprias regrinhas e regulamentos. 

O Papagaio foi diferente - o oposto da Águia. Sempre fascinado pelo Urubu, ele admirava sua independência e liberdade. Mesmo sabendo o risco de viver como um Urubu, ele não se importava muito com isso. Por que ele também não podia comer o que ele queria, quando ele queria, mesmo se fosse comida estragada? E assim ele fez. O papagaio se tornou como um Urubu. Ele voou como Urubu, comeu como Urubu. Infelizmente, também pegou doença como o Urubu. Certamente não ajudou em nada os Urubus, fora o fato de que a miséria gosta de companhia. 

Explicando a parábola


Esta parábola ilustra como alguns respondem de formas diferentes ao desafio de "estar no mundo, mas não ser do mundo". A maioria de nós adota uma das três atitudes no nosso envolvimento com o mundo. Vamos considerar estas respostas, e depois propor uma maneira bíblica de lidar com a sociedade em que vivemos. 

  • O Crente Gavião — Ataca o Mundo

O gavião é um pássaro bonito, porém agressivo e orgulhoso, que vive a custo dos outros. Parece majestoso, mas não é tão sofisticado que não pode comer animais mortos. O cristão "gavião" tem como lema de sua vida Judas 3b: "batalhar diligentemente pela fé uma vez por todas entregue aos santos". Ele nunca se esquece do fato de que estamos numa guerra - uma luta de unhas e dentes contra o paganismo, secularismo, humanismo, modernismo, liberalismo e comodismo. 

Infelizmente, o crente gavião gasta tanta energia combatendo inimigos ou tentando "concertar o mundo" através de suas críticas, que não atrai muitos para sua causa. Adota métodos como: marchas, envolvimento político, greves, protestos e boicotes para demonstrar sua força, para que pessoas o respeitem. Força humana, mesmo em nome de Jesus, não efetua muitas mudanças eternas. 

Nos dias de Jesus, os zelotes adotaram a mesma filosofia ao lidar com o odiado jugo romano. Muitos seguidores de Jesus queriam que ele quebrasse aquele jugo como Messias-Libertador. Mas não foi o caminho escolhido pelo Mestre "manso e humilde de coração". Na história, as cruzadas e a Inquisição são exemplos de tentativas sinceras, mas enganadas de "gaviões" se relacionarem com o mundo. Há elementos de verdade nesta posição do gavião. 

Estamos numa guerra espiritual (Efésios 6:12) - só que não é contra carne e sangue, fato que muitos gaviões esquecem em suas denúncias. Os profetas do Velho Testamento eram muito capazes de condenar pecado em sua sociedade, mas também sabiam ministrar graça e compaixão, diferente dos gaviões modernos que bombardeiam clínicas de aborto em nome de Jesus. O reino de Jesus não é deste mundo, e não será tomado por força, nem poder, mas por meios espirituais (Zacarias 4:6). 

Jesus ensinava os discípulos a serem pescadores de homens; o gavião prefere jogar uma bomba no lago e colher os peixes mortos que sobem. Jesus nos chama para odiar o pecado, mas amar ao pecador. Nossa luta é contra "potestades e principados", não contra homens. A ênfase do nosso ministério tem que ser espiritual. Os meios do nosso ministério têm que ser espirituais. Jesus e Paulo nunca passaram baixo-assinados ou marcharam contra Roma. Não que estes métodos nunca têm seu lugar, mas não deve constar a totalidade do nosso envolvimento com o mundo. O problema com o crente gavião é que ele ataca o mundo, sem perceber que o mundo está nele. 

  • O Crente Águia — Isola-se do Mundo


De todos os pássaros, talvez a águia seja o mais nobre, o mais majestoso. Mas a águia também simboliza orgulho, arrogância, inacessibilidade. O texto-base do crente águia é 2 Coríntios 6:17 "retirai-vos do meio deles, separai-vos". Ele resolve a tensão entre "estar no mundo, sem ser do mundo" por isolar-se do mundo. "Talvez", pense ele, "se eu ignorar o mundo ele desapareçerá." 

O cristão águia é separatista de tudo e de todos, e tem orgulho de ser assim conhecido. Ele se acha puro, santo, por não se contaminar com o mundo e seus problemas. O crente águia geralmente não reconhece que se tornou irrelevante para o mundo, pois gosta de pensar que, por ser tão diferente, está sendo sal e luz. De fato, fica tão distante, que não tem nenhum impacto naqueles ao seu redor! 

Nos tempos de Jesus, os essênios, grupo separatista, criou sua própria comunidade no deserto, longe do mundo real. Ao longo da história, muitos outros grupos tentaram escapar da poluição do mundo sendo monges ou eremitas. Mas muitos descobriram que é impossível escapar do mundo, pelo fato do mundo estar dentro deles. "Aonde tu fores, tu te levas contigo." De todos os crentes "águias", os fariseus eram os piores. Eles enganavam-se com suas tradições e leis, que evitavam contato com a sociedade e os problemas das pessoas, pensando que assim se santificariam. Mas Jesus reservou para eles suas condenações mais quentes (Mateus 23).

Um grupo chamado os "Amish" nos Estados Unidos exemplifica o extremo desta estratégia separatista. Os Amish formam suas próprias comunidades, mantendo os padrões de vida de séculos passados. Não usam luz elétrica, não dirigem carros, não costuram botões em suas roupas, que por sinal são todas pretas e roxas. Sua rigidez e seu legalismo os colocam "acima" daqueles ao seu redor, ou assim pensam eles. Mas são poucos que, atraídos pelo seu estilo de vida se tornam Amish. Pelo contrário, muitos jovens Amish deixam a cultura de seus pais.

Há aspectos positivos do cristão águia. Deus nos chamou para sermos santos, como ele é santo (Mt 5:48, 1 Pe 1:16). "Santidade" significa separação da impureza. De fato, somos sal e luz (Mt 5:13-16), chamados para não sermos contaminados pelo mundo (Filipenses 2:15,16; Tg 1:27). Mas isso não significa que precisamos nos retirar do mundo. Não foi isso que Jesus e Paulo tinham em mente. 1 Co 5:9,10 deixa isso claro:
"Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me com isto não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso teríeis de sair do mundo." 
Não é possível separar-se do mundo e assim tornar-se santo. Alguém tem que ver as nossas boas obras, para poder glorificar a Deus (Mt 5:13-16). Há perigo nas comunidades e sub-culturas evangélicas, "clubes" nas igrejas que praticamente excluem descrentes. O crente águia não reflete o que Jesus quis dizer quando nos chamou para "estar no mundo, mas não ser do mundo." O problema com o crente águia é que ele não está no mundo, mas o mundo continua nele.

O Crente Papagaio — Imita o Mundo 


O papagaio é o "Maria-vai-com-os-outros" do reino animal. Este conformista adota os padrões do mundo, imaginando que assim vai ganhar seus colegas para Cristo. Sua lema é "Ser tudo para com todos para ganhar alguns" (1 Co 9:22). O papagaio sacrifica a verdade e a santidade em nome do amor. "Por que ser diferente?" ele pensa. "Se for aceito por eles, terei uma uma audiência para o evangelho." 

Os saduceus e Herodianos nos tempos de Jesus eram assim. Assimilaram-se aos padrões romanos e assim ganharam poder político. Mas tinham pouca influência espiritual. Tornaram-se sal sem sabor.

O problema com o crente papagaio em relação ao mundo é que ele não tem muito para oferecer. Para ter valor, sal tem que ter um sabor especial, senão não presta para nada. Se não há nenhuma diferença entre o crente e o mundo, como atrair o mundo para Jesus? (cf. 1 Pd 3:15, Rm 12:1,2, 1 Jo 2:15-17). Infelizmente, muitos jovens estão se tornando papagaios, procurando aceitação no mundo. Seu estilo de vida, não os diferencia dos seus amigos "não-crentes". Seu falar é igual, sua música é a mesma, seus padrões de namoro são idênticos...

Igualmente preocupante são os movimentos evangélicos que adotam os padrões do mundo para "ganhar alguns". Suas técnicas de "marketing", sua mensagem diluída, sua ética em nada difere do mundo. Por que seus colegas devem dar ouvidos? O problema com o crente papagaio é que ele está no mundo, e o mundo está nele. 

Existe um outro tipo de cristão, que melhor exemplifica o equilíbrio entre "estar no mundo" sem que o "mundo esteja nele". 

  • O "Crente Pomba" — No Mundo, mas não Do Mundo 


O fim da nossa fábula ilustra como ser um crente no mundo, sem permitir que o mundo esteja em você:

A Pomba foi o único pássaro que realmente ajudou a família Urubu. Sem condenar ou atacá-los, e sem comer carne podre como eles comiam, a Pomba assumiu o compromisso de visitá-los e levar carne fresca para eles. Pouco a pouco os Urubus se sentiram melhor. 

Percebendo algo diferente na Pomba, logo aprenderam o segredo da sua saúde. Aprenderam a sua higiene, seus hábitos de vida. Depois de algumas semanas, os Urubus estavam se comportando como Pombas. E os Urubus e as Pombas viveram felizes para sempre. 

A pomba é um pássaro calmo, gentil, bondoso, tranquilo. Sempre está no meio dos outros pássaros, mas nunca causa tumultos como as outras aves. A pomba sabe como estar no mundo (entre os outros pássaros) sem ser contaminado pelo mundo (adotar seus padrões de vida). Foi isso que Jesus tinha em mente em Jo 17:13-20. Neste texto ele traça três verdades sobre o envolvimento do cristão "pomba" com o mundo:
  1. Não somos DO mundo (14,16);
  2. Estamos NO mundo (15);
  3. Somos enviados PARA o Mundo (18).


Conclusão


A história de Daniel no Velho Testamento ilustra estes princípios na vida de um cristão "pomba". Com 17 anos Daniel foi exilado para Babilônia, longe de seus familiares, de sua terra, de sua língua e cultura. 
  • Em áreas não-morais, Daniel entrou na nova cultura para valer. Aceitou uma mudança de nome, foi para suas escolas, desenvolveu uma carreira no serviço civil. 
  •  Em áreas morais, porém, no tocante à lei de seu Deus, ele colocou seus pés no chão e recusou comer e beber o que foi proibido, mesmo que custasse sua carreira, e talvez sua vida. 
Ele e seus amigos não se isolaram da cultura, pondo suas cabeças na areia, mas se envolveram até o ponto de comprometer seus ideais. Foi assim na vida de Jesus. Em áreas não-morais, ele se identificava com pecadores (comia com eles, ia para suas festas de casamento, pescava com eles). Mas ele traçou uma linha em áreas morais - e não foi influenciado pelos padrões de vida daqueles ao seu redor. Fazia parte de sua cultura, sem ser contaminado por ela. Confesso que não é fácil achar este equilíbrio! A luta é constante, e a tentação de cair para um lado ou outro existirá sempre. 

O segredo é também a moral da fábula: O cristão precisa achar equilibro para estar no mundo, sem permitir que o mundo esteja nele. 
  • Não sejamos crentes gaviões, atacando e criticando o mundo ao redor, esperando que as pessoas se comportem como cristãos, quando não têm a capacitação do Espírito de Deus. 
  • Não sejamos cristãos águias, distantes, isolados, aquém dos problemas e do dia-a-dia do "povão". Senão, nunca vamos alcançá-los.
  • Não sejamos papagaios, em nada diferentes do mundo, e por isso, em nada atraentes para ele. Vivamos, sim, como estrangeiros na terra. Não será fácil, pois ninguém gosta de ser diferente. Mas a recompensa está "fora deste mundo", na eternidade.

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