Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2016

LUA DE MEL NO MOTEL É PECADO?

Este artigo surgiu com a dúvida de um irmão que me fez a seguinte pergunta: "Você acha que é pecado um casal cristão ir a um motel?". Deixando claro que o irmão estava se referindo a casais realmente casados no Senhor. 

Quando se trata destes assuntos os evangélicos ficam mesmo divididos em suas opiniões particulares. Uns afirmam que não é pecado, mas ficam com medo de debater o assunto, pois não têm respostas. Já outros respondem que é pecado. Dizem que não é lugar de cristão, e chegam a afirmar que frequentar um lugar desses é como ir numa casa de prostituição.

O significado do termo "motel"


Vivemos numa época em que parte da crença evangélica vive uma das piores fases em termos de conhecimento bíblico e geral. Vivemos a era dos "achismos" e outros "ismos" criados por aqueles que "sentem" que algo "não é de Deus". Pouco se lê das Escrituras, e a emoção misturada às "revelações" e outras manifestações questionáveis, tomam conta cada vez mais de uma boa parcela da sociedade cristã, colocando medo e ameaças a quem ao menos pensar em liberdade cristã. 

Versículos isolados, línguas estranhas (algumas muito estranhas mesmo), já são conhecidas dos que vivem uma pseudo-santidade. Mas a saga dos legalistas parece não ter mesmo limites. Citar proibições, leis que não estão na Bíblia, é de uma hipocrisia de dar nojo. É algo que me embrulha o estômago e com o que eu me recuso terminantemente compactuar, doa em que doer. O casal tem o direito (e a liberdade) de não querer ir a um motel, mas julgar o casal que vai já é o cúmulo. 

O MOTEL foi criado originalmente nos EUA. Seu principal objetivo era e foi nos anos que se seguiram após a criação de hospedagem para pessoas, basicamente para viajantes, fosse de carro ou caminhão, para que pudessem ter onde se hospedar em outras cidades quando estivessem longe de casa. 

Esta palavra-valise de MOTOR + HOTEL (ing. Portmanteau Word ou blend) de origem americana não significa apenas, como a definem os dicionários brasileiros, "hotel situado à beira da estrada", embora tal localização predomine; o que caracteriza um MOTEL é destinar-se, sobretudo a motoristas, ter espaço para o automóvel junto ou em frente a cada apartamento. Diz-se também MOTOR, COURT e MOTOR LODGE. 

A palavra inglesa não tem, ademais, a acepção tipicamente brasileira de "hotel de alta rotatividade", equivalente a "aquele em que se alugam quartos para encontros amorosos". 

Em contra-partida, no Brasil há uma definição diferenciada em relação a outros países no mundo, já que aqui é destinado principalmente para ter relações sexuais, mas não se deve esquecer que muitos motéis, geralmente localizados à beira de rodovias, também mantêm quartos destinados a pessoas e empresários que desejarem se hospedar em suas instalações. 

Nada tem a ver com casa de prostituição. Um casal em lua de mel (que com a nova regra ortográfica não se escreve mais com hífen), por exemplo, pode optar por hotel, pousada, chácara, etc. Sabendo que em todos esses lugares pode haver casais em adultério, traições, orgias, pois na recepção, ao alugar o quarto, nenhum recepcionista pede certidão de casamento a ninguém.

Indo para as Escrituras



"Sabemos que somos de Deus e que TODO O MUNDO [ou seja, todo o sistema - conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, a que os indivíduos se subordinam - cf. Romanos 12:1] está no maligno" (1 João 5:19).

Em entendimento amplo, todo este mundo (sistema) está contaminado, e não somente um motel ou hotel. Muitos alegam que o cristão deve escolher um "lugar santo". E como seria um "lugar santo"?! Dentro de um templo??? Num restaurante muitos incrédulos já passaram pelas mesas, ou quem sabe até o cozinheiro pode ser um ateu, feiticeiro, um satanista...?! E no que isso poderia me prejudicar?? Por mim eu respondo: Em absolutamente nada!!! Porque eu acredito "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Salmo 34:7).

Há igrejas que proíbem beijo na boca, carícias, afagos, até mesmo entre os casados. Creio que muitos já ouviram falar do tal lençol com um buraquinho no meio, usado por casais crentes para fazer sexo sem expor a nudez. Não sei se o tal lençol é uma lenda gospel, mas certo e que cada desses irmãos que gostam de proibir tudo um citam razões e versículos sorteados da Bíblia sobre a "santidade do crente". É um legalismo que coloca o cristão num verdadeiro "talebã" [ou "taliban", grupo revolucionário afegane de etnia pashtu, baseado em conceitos religiosos islâmicos fundamentalistas, é extremamente radical quanto ao respeito à Sharia (a lei religiosa islâmica)] evangélico.

Muitos crentes acham "sujo" ir a um motel pelo fato de ali ter passado outros casais e ter que usar a mesma cama para o ato sexual. Ora, não estou aqui falando de qualquer motel barato. Um bom motel oferece limpeza, higiene, troca constante de roupas de cama, conforto, serviço de primeira, e não uma espelunca qualquer situada em zona boêmia! O mesmo pode ocorrer se o casal, ao viajar ou em lua-de-mel, escolher um hotel muito barato. A cama de um hotel ou de uma pousada não diferencia em nada para o ato sexual.

Nenhum casal irá dizer: "-Olha, aqui é um HOTEL (ou uma POUSADA) e não um MOTEL… por isso não teremos relações sexuais aqui…" Em algumas cidades os hotéis são mais usados para encontros de casais do que propriamente os motéis!

Outra resposta de muitos cristãos até sinceros é que não vão a um motel porque a Bíblia diz:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). 
Mais uma vez é uma questão de hermenêutica [interpretação dos textos, do sentido das palavras]. Ora, quando a Bíblia descreve "caminho do ímpio", refere-se a não seguir os pensamentos deste mundo, e não de frequentar um local que ímpios também frequentam, pois do contrário não poderíamos entrar em supermercados, farmácias, restaurantes, ônibus, avião... etc. 

Jesus comia com pecadores e foi criticado. (Mateus 9:10-12) Ou seja, ele estava no mesmo lugar, mas o seu ideal era outro. Tanto que a Bíblia diz que Jesus é "o caminho" (no mesmo sentido do Salmo 1). Esse caminho não é um LUGAR (uma localização geográfica) propriamente dito, mas seguir os mandamentos do Senhor que estão na Bíblia Sagrada.

Mas o "versículo chave" que esses irmãos usam é: "Digno de honra entre todos é o casamento e o leito sem mácula" (Hebreus 13:4). O casamento é uma instituição divina e marido e mulher precisam ter compromisso com um relacionamento sexual puro. O que significa, porém, leito sem mácula? A palavra grega "leito" é "koite" de onde vem nossa palavra "coito". Não se trata da cama onde o casal tem a relação íntima, mas da relação em si.

Como mestre, quero deixar bem claro a todos os amados irmãos, que não podemos jamais usar da liberdade cristã para extrapolar e enveredarmos pelo caminho do pecado (Gálatas 5:1; 13). Sabemos que realmente devemos viver em santidade e em constante oração. O que quero esclarecer aos amados irmãos é que não vivam à sombra do medo, obedecendo aos dogmas de homens, e sim às obedecendo as Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus. Esta sim, nunca mudou, não muda, nem nunca mudará!

Não estou aqui fazendo nenhum tipo de apologia quanto aos irmãos irem ao motel. Meu irmão e minha irmã, o local onde vocês vão manter suas relações sexuais é um problema de vocês e eu (o papa, o pastor ou quem quer que seja) não tenho nada com isso!

Dogmas mutantes


Dogma é um termo de origem grega que significa literalmente "o que se pensa é verdade". Na antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crença ou convicção, um pensamento firme ou doutrina.

Posteriormente passou a ter um fundamento religioso em que caracteriza cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. Pontos inquestionáveis, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade.

Além do cristianismo, os dogmas estão presentes em outras religiões como o judaísmo ou islamismo. Os princípios dogmáticos são crenças básicas pregadas pelas religiões, que devem ser seguidas e respeitados pelos seus membros sem nenhuma dúvida. Quem os rejeita pode incorrer em pecados (e/ou crimes) variáveis de acordo com a religião. 

A mais ou menos uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam: assistir televisão; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; usar shampoo; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem; o casal de namorado não podia andar de mãos dadas; calça jeans era sinal de fraqueza espiritual; e além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu; mulher de cabelo curto? Nem pensar!... E quem não obedecesse a essas doutrinas era suspenso e excluído da igreja. 

Muitos se agarram a versículos isolados da Bíblia e transformam em suas "doutrinas", sem ler o contexto do assunto. Por exemplo, a Bíblia diz: "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). E será que "orando sem cessar" o cristão não irá mais trabalhar? Não terá mais seus momentos de lazer? Esse "sem cessar" a que o apóstolo Paulo se refere é a uma prática de oração constante, contínua, sempre orando, e não a ficar orando direto sem parar num mesmo lugar. É uma orientação para que mantenhamos nosso relacionamento com Deus.

Sempre oriento a todos os amados irmãos a andarem conforme a PALAVRA DE DEUS, e não segundo as proibições dos homens, que constantemente estão mudando suas "doutrinas", ora proibindo, ora liberando outra vez.

Conclusão


"Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe" (1 Timóteo 6:3, grifo meu). 
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne" (Colossenses 2: 20-23, grifos meus). 
"Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus" (Romanos 14:4,5, grifo meu). 
"Fugi dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas" (Marcos 12:38). 
"E dizem: 'Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu'. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo" (Isaías 65:5).
Enfim, de tudo que você lê, seja em meu blog ou em outro lugar, você não precisa concordar com tudo. Você é livre para discordar. Apenas expresso minhas opiniões sobre os assuntos que abordo. E o assunto deste artigo é realmente muito polêmico. Fique livre para discordar o quanto quiser, mas só não te dou a liberdade de me obrigar a concordar com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário