Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FILMES QUE EU VI - 22: "O CORAJOSO: O INÍCIO DA VIDA DE JOSH MCDOWELL"


Devo confessar que não sou muito fã de filmes com temática cristã. Geralmente são de péssima qualidade, conteúdo teológico questionável e enredos previsíveis. Mas, verdade seja dita, nos últimos anos alguns longas têm sido surpreendentes. É o caso de "O Corajoso: O início da Vida de Josh McDowell".


A vida real


"Existe uma força que pode vir da fraqueza: existe uma força expandida no fracasso. Você pode achar que não, mas existe. Eu sou a prova viva". 
Este é o começo do filme "O Corajoso: O Início da Vida de Josh McDowell", que narra a biografia do próprio McDowell, uma história marcada por abusos e problemas familiares. 

Josh McDowell é um dos principais apologistas cristãos na atualidade. Sua trajetória começou quando, ainda estudante no curso de bacharelado de Artes, foi desafiado a provar que os argumentos históricos da ressurreição eram frágeis, como defendia quando agnóstico. 

Sua pesquisa o fez mudar de rumo. Converteu-se a Cristo e após graduar-se em Artes, formou-se no Seminário Teológico Talbot, da Universidade de Biola, Califórnia. De lá saiu com o título de mestre em Teologia. Pouco depois, McDowell recebeu o título honorífico de doutor em Leis pela Trinity Law School. 

Autor e coautor de cerca de uma centena de livros que já venderam mais de 50 milhões de cópias e foram traduzidos em quase cem países, Josh McDowell viaja pelos Estados Unidos e pelo mundo proferindo palestras. É casado há quarenta anos com Dottie, com quem tem quatro filhos e dois netos.

O filme


Produzido por Douglas B. Maddox e escrito por Cristobal Krusen, a biografia do apologeta cristão Josh McDowell foi transformada em filme, ele é o autor da famosa obra "Mais que um Carpinteiro" (Ed. Hagnos, 192 p.), um dos livros cristãos mais vendidos no século XX, o longa metragem possuí a nota 6.6 no IMBD, considerada alta para um filme cristão, ele também ganhou o prêmio Crown Award, na categoria Melhor Filme Evangelistico. 

Sinopse


Josh McDowell nasceu em uma dura realidade de um mundo cruel. Seu pai alcoólatra e violento juntamente com a sua própria infância cheia de abuso, tendo sido violentado sexualmente por um empregado da fazenda onde morava. Uma de suas irmãs se suicidou, outra entrou no Exército para sair de casa e o irmão mais velho processou e ganhou uma causa contra os próprios pais. 

Descrente de tudo, McDowell não demorou muito para começar a se afastar de Deus e desprezar a fé. Ele tornou-se ateu obcecado em comprovar que a Bíblia era uma mentira. Ao longo dos anos, não acreditava na existência de Deus do Senhor Jesus. Ansioso para protestar contra a existência de um Deus amoroso, McDowell procurou conflito com os cristãos que ele encontrou na faculdade. 

Ele zombou de suas crenças e sua fé desprezada até que lhe emitiu um desafio: provar que Deus não existe. 

Obsessivamente, McDowell viajou o mundo para lutar contra o cristianismo. O que ele encontrou em vez disso foi verdade. E uma fé que levou à graça e resgatou um homem quebrado. Destemido é a história verdadeira de como Josh McDowell partiu para provar que Jesus Cristo nunca existiu - mas terminou em uma viagem que o trouxe face a face com o amor de Deus e o poder transformador. 

Seu ministério com a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo lhe permitiu compartilhar a boa notícia de seu Salvador para milhões de pessoas ao redor do mundo, e ele publicou mais de 120 livros no campo da apologética cristã.

Razão X emoção


"Como pode um homem que viveu há mais de dois mil anos influenciar a vida de alguém hoje?" 
Antes de ter essa questão respondida, McDowell precisou lidar com outras perguntas: até aquelas mais íntimas que muita gente faz questão de esconder, ignorar ou simplesmente fingir que não existem. McDowell descobriu que é preciso ter coragem para confrontá-las - a resposta que tanto se quer será encontrada

O mesmo conflito pode ser observado no enredo de "Deus Não Está Morto" (God's Not Dead, 2014) outro filme que foi sucesso nos círculos evangélicos - tanto que ganhou uma sequência no ano seguinte -, dirigido por Harold Cronk, que aborda um mistério da humanidade: em que você acredita?

Há muitas semelhanças entre as duas produções: a coincidência entre os nomes dos protagonistas (Josh), embora em situações diferentes, a reprodução da descrença por parte de alguns e também o meio universitário, no qual se passa tanto a trama que defende como a que nega a fé.

Conclusão


"O Corajoso..." mostra a história de um homem destruído, mas resgatado pela fé. É o típico filme com o ambiente de entretenimento que reúne conteúdo inteiramente cristão. Então, que tal estourar uma pipoquinha (fuja das de microondas), preparar umas boas doses de suco (fuja dos refrigerantes e dos sucos industrializados) e convidar alguns irmãos para assistir com você (na sua casa, pois a exibição de filmes em igrejas sem que sejam pagos os direitos autorais, é proibida).

  • Título Original: Undaunted... The Early Life of Josh McDowell 
  • Ano produção: 2011
  • Dirigido por: Cristobal Krusen
  • Estreia: 27 de Junho de 2013 ( Brasil ) 
  • Duração: 65 minutos
  • Classificação:  - Não recomendado para menores de 12 anos
  • Gênero: Biografia, Drama
  • Países de Origem: EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário