ConclusĂŁo
Qual a diferença entre “VĂĄ e nĂŁo peques mais”, e “Vai, a tua fĂ© te salvou”? Ă o que veremos neste capĂtulo, como conclusĂŁo da sequĂȘncia em que analisamos essas duas frases tĂŁo emblemĂĄticas e imbuĂdo de significado profĂ©tico para nossas vidas.
Em ambos os casos em que Jesus disse “VĂĄ e nĂŁo peques mais” e “Vai, a tua fĂ© te salvou”, a cura foi concedida.
Jesus pode conceder a cura aos pecadores, e cabe a eles evitar cometer erros que possam piorar sua condição, daà a instrução ao serem liberados:
- “vai e nĂŁo peques mais”.
O comando “nĂŁo peques mais” nĂŁo deve ser confundido com o chamado ao arrependimento, como “arrependei-vos, porque Ă© chegado o reino dos cĂ©us”, ou “convertei-vos”.
Arrependimento, traduzido do grego metanoia, refere-se à mudança de entendimento (de mentalidade) em resposta à chegada de Cristo e ao reino dos céus.
O arrependimento na BĂblia nĂŁo se refere apenas a erros cotidianos de comportamento ou moralidade, mas Ă transformação fundamental na compreensĂŁo da salvação apĂłs a revelação do evangelho.
O arrependimento na BĂblia nĂŁo se refere apenas a erros cotidianos de comportamento ou moralidade, mas Ă transformação fundamental na compreensĂŁo da salvação apĂłs a revelação do evangelho.
A conversĂŁo envolve voltar-se para Deus. Isso implica reconhecer que o homem estĂĄ afastado de Deus e, ao ouvir o chamado do evangelho, responder com obediĂȘncia e submissĂŁo. Em sua essĂȘncia, a conversĂŁo Ă© um ato de obediĂȘncia a Deus.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigĂ©rio pela presença do SENHOR” (Atos 3:19).
A mensagem do apĂłstolo Pedro aos judeus reunidos junto Ă Porta Formosa do templo, na hora da oração, Ă s trĂȘs da tarde, exigia uma mudança significativa de entendimento.
Os judeus acreditavam que sua salvação estava garantida por serem descendentes de Abraão e por frequentarem o templo para ouvir a lei de Moisés. No entanto, com a chegada de Cristo, essa crença foi desafiada.
O apĂłstolo Pedro lhes dizia que, apĂłs se arrependerem (mudarem de entendimento), deveriam voltar-se para Deus, crendo em Cristo, o enviado divino, pois somente assim seus pecados seriam perdoados.
A conversĂŁo, portanto, trata-se da submissĂŁo a Cristo como Senhor.
“Mas, quando se converterem ao Senhor, entĂŁo o vĂ©u se tirarĂĄ” (2 CorĂntios 3:16).
O resultado do arrependimento e da conversĂŁo Ă© a salvação, o resgate do ser humano do domĂnio do pecado.
Nesse contexto, nĂŁo hĂĄ necessidade de dizer “vai e nĂŁo peques mais”, pois aquele que Ă© libertado do pecado nĂŁo pode mais servi-lo e, portanto, nĂŁo peca mais.
Quem comete pecado é servo do pecado, mas aquele que é liberto e se torna servo da justiça jå não vive em pecado.
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado Ă© servo do pecado” (Jo 8:34);
“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que nĂŁo sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que estĂĄ morto estĂĄ justificado do pecado” (Romanos 6:6-7).
Para nĂŁo restar dĂșvidas quanto ao afirmado acima, o evangelista JoĂŁo apresenta uma lĂłgica incontestĂĄvel: o verdadeiro arrependimento e a conversĂŁo conduzem Ă libertação do domĂnio do pecado.
JoĂŁo argumenta que aquele que Ă© nascido de Deus nĂŁo comete pecado, porque a semente divina permanece nEle.
Dessa forma, quem Ă© verdadeiramente liberto e servo da justiça nĂŁo pode mais viver em pecado, pois estĂĄ sob a graça e o domĂnio de Deus, diferente de quem comete pecado, que pertence ao diabo.
“Quem comete o pecado Ă© do diabo; porque o diabo peca desde o princĂpio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que Ă© nascido de Deus nĂŁo comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e nĂŁo pode pecar, porque Ă© nascido de Deus” (1 JoĂŁo 3:7,8).
Seria sem sentido Jesus dar uma ordem Ă queles que foram salvos para “irem e nĂŁo pecarem mais”, uma vez que eles jĂĄ nĂŁo estavam sob o domĂnio do pecado, tendo sido transportados para o reino de Cristo (Colossenses 1:13).
- Vai, a tua fé te salvou
Aqueles que receberam a ordem “vai, a tua fĂ© te salvou” ainda poderiam cometer erros, pois todos os cristĂŁos tropeçam em muitas coisas.
No entanto, apesar desses tropeços, não são filhos do diabo, mas sim filhos de Deus, e portanto, não podem estar a serviço do pecado.
No entanto, apesar desses tropeços, não são filhos do diabo, mas sim filhos de Deus, e portanto, não podem estar a serviço do pecado.
“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguĂ©m nĂŁo tropeça em palavra, o tal Ă© perfeito, e poderoso para tambĂ©m refrear todo o corpo" (Tiago 3:2).
Quando é dito: a tua fé te salvou, a salvação foi proporcionada por Cristo visto que a pessoa creu que Jesus é o enviado de Deus.
A crença da pessoa não tem poder para salvar, e sim, a pessoa de Cristo. à por isso que o apóstolo Paulo diz:
Quando Ă© dito: “a tua fĂ© te salvou”, a salvação foi proporcionada por Cristo, visto que a pessoa creu que Jesus Ă© o enviado de Deus.
A crença da pessoa, em si mesma, não tem o poder para salvar; é a pessoa de Cristo que proporciona a salvação.
“Porque nĂŁo me envergonho do evangelho de Cristo, pois Ă© o poder de Deus para salvação de todo aquele que crĂȘ; primeiro do judeu, e tambĂ©m do grego” (Romanos 1:16).
Observe que o enfermo do tanque de Betesda e a mulher adĂșltera nĂŁo estavam Ă procura de Jesus.
A mulher foi trazida a contragosto, e o enfermo foi abordado por Jesus. Ele recebeu a cura e ela, o livramento, mas ambos, pelo texto, parecem nĂŁo conhecer quem era Jesus e, por isso, nĂŁo exerceram confiança n’Ele, o que Ă© essencial para a salvação, mas nĂŁo para a dĂĄdiva da cura e do livramento concedido.
A mulher foi trazida a contragosto, e o enfermo foi abordado por Jesus. Ele recebeu a cura e ela, o livramento, mas ambos, pelo texto, parecem nĂŁo conhecer quem era Jesus e, por isso, nĂŁo exerceram confiança n’Ele, o que Ă© essencial para a salvação, mas nĂŁo para a dĂĄdiva da cura e do livramento concedido.
Jå os demais eventos na qual Jesus anuncia a tua fé salvou, eles ouviram falar de Jesus e o procuraram.
E ao se depararem com Ele creram e se renderam humildemente aos seus pés, e por isso, além de serem curados, receberam a salvação do pecado.
E ao se depararem com Ele creram e se renderam humildemente aos seus pés, e por isso, além de serem curados, receberam a salvação do pecado.
Por outro lado, nos eventos em que Jesus anuncia “a tua fĂ© te salvou”, as pessoas ouviram falar de Jesus e o procuraram. Ao se depararem com Ele, creram e se renderam humildemente aos Seus pĂ©s. Por essa fĂ© e entrega, alĂ©m de serem curadas, essas pessoas receberam a salvação do pecado.
Esses exemplos ilustram a diferença entre a cura fĂsica e a salvação. A cura ou o livramento podem ser concedidos por Jesus como demonstração de Sua graça e poder, mesmo sem a pessoa ter crido em Cristo.
No entanto, a salvação do pecado requer uma confiança e entrega a Cristo, reconhecendo-O como o enviado de Deus e Senhor da vida.
No entanto, a salvação do pecado requer uma confiança e entrega a Cristo, reconhecendo-O como o enviado de Deus e Senhor da vida.
Assim, terminamos essa sequĂȘncia de artigos da nossa sĂ©rie especial BĂblia Aberta e esperamos com ela termos alcançado o objetivo principal, como parte do atendimento ao chamado de Deus que nos foi proposto como servos no e do Seu Reino eterno.
[Fonte: Todos os capĂtulos dessa sequĂȘncia por Estudos BĂblicos]
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glĂłria.

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