Sempre que lemos uma retrospectiva, ficamos surpresos ao lembrar tanta coisa que passou, nos entristecemos com algumas notícias e nos alegramos com outras. Cada um de nós tem a sua retrospectiva, tudo que vivemos, todas as nossas ações, reações, pensamentos e escolhas que fizemos ao longo desse ano.
Notícias negativas não podem nos abalar, nem amedrontar, pois
Notícias negativas não podem nos abalar, nem amedrontar, pois
"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia" (Salmo 91:5-6)
e ainda
"Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor" (112:7).
Outro conselho que recebemos através da Palavra de Deus é
"Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança" (Lamentações 3:21).Em uma autoanálise das coisas que passaram, ou fazendo a leitura da retrospectiva de tudo que ocorreu em 2017, devemos deixar pra trás tudo que nos causa dor e angústia, relembrar coisas boas, tudo que aprendemos e vamos aos fatos.
O fato imutável é que o ano de 2017 chegou ao fim. E embora esse tenha sido um ano turbulento em um contexto geral - política, economia, segurança, saúde e sociedade:
- Tragédia em Goiânia (GO);
- Lula X Moro - Moro X Lula;
Especificamente no segmento gospel foram poucos os acontecimentos relevantes, tendo em vista os anos anteriores. Trago para vocês uma retrospectiva dos principais acontecimentos que surpreenderam positivamente ou negativamente os cristãos.
Antes, porém, quero fazer lembrar um texto da Bíblia:
"Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará"(Habacuque 2:3).
1 – Igreja Batista e os cantores gospel
Sem dúvidas, uma das notícias que mais repercutiu. Foi umas das notícias mais lida de 2017. A Convenção Batista Nacional (CBN) publicou no Manual do Mensageiro uma disposição que determina a proibição de se contratar cantores evangélicos que cobrem cachê, e não estipulou nem um valor. Cobrou cachê, está fora.
A notícia veio como um tapa na indústria da música gospel, que geralmente cobra cachês altos em alguns casos. E não foi só isso que ficou decidido na convenção, já que a proibição também se estende a políticos e partidos políticos, que não poderão mais usar o púlpito como forma de ganhar votos através de propagandas políticas irregulares, seja no altar, seja na internet.
A Igreja não poderá se vincular a algum candidato ou partido. Com certeza uma decisão que merecia ser seguida por todas as outras denominações.
2- Daniela Araújo
Sem dúvidas, o nome que mais se ouviu esse ano foi o da Daniela Araújo. Infelizmente, por maus motivos: em agosto o ex-namorado da cantora, Victor Romanini, divulgou nas mídias sociais áudios comprometedores, em que a cantora aparece supostamente pedindo para consumir drogas.
O rapaz disse que estava divulgando o material para ajudar a cantora, que, segundo ele, seria viciada em tóxicos. Pouco tempo depois mais um escândalo: Victor divulga um vídeo em que aparece dirigindo um carro com Daniela embriagada.
O que mais chamou a atenção foi a presença do cantor Jotta A no veículo, também embriagado. Jotta veio a público depois pedir desculpas pelo episódio. Daniela afastou-se das redes sociais e passa por um tratamento espiritual.
Em outubro ela falou pela primeira vez depois do ocorrido, e disse que sua cura havia começado. Não há, no entanto, previsão para que ela volte aos palcos.
3- Valdemiro esfaqueado!(?)
O famoso homem do chapéu e das toalhinhas ungidas que se intitula apóstolo e fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus passou por momentos de sufoco no início do ano. Em janeiro um fiel atacou Valdemiro Santiago durante um culto da Igreja Mundial no Brás, em São Paulo. O ferimento acarretou em 25 pontos mas não teve nenhuma complicação séria.
O agressor foi detido e encaminhado à polícia. Não demorou para que a camisa suja de sangue do apóstolo começasse a "operar milagres", pois segundo ele "a unção está na nossa roupa, no nosso copo, no nosso relógio, na nossa aliança, no nosso chapéu, no nosso sangue".
Dias depois, os internautas questionaram uma imagem publicada por Santiago em suas redes sociais, em que ele não aparece com pontos ou cicatrizes no local onde foi atacado. O apóstolo e a Mundial não se manifestaram, mas os fieis da igreja atestam que o que aconteceu, de fato, foi um ataque.
Outro "terno justo" no qual o "apóstolo" se envolveu foi quando circulou um vídeo nas mídias sociais, no qual ele afirmava que a doença do jornalista Marcelo Rezende era um "castigo de Deus", pelo fato de o jornalista ter feito uma série de reportagens sobre ele.
4- A (in)coerência de André Valadão
O pastor e cantor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (BH) também sofreu alguns embaraços. Em fevereiro começou a circular no Facebook um vídeo de 2016 onde, após uma palestra do procurador da Operação Lava-jato Deltan Dallagnol, durante o culto Fé na Lagoinha, o cantor perdeu a paciência e acabou, no culto seguinte, chamando os fieis de "tolos" e "sem educação", pelo fato de, no meio da palestra do procurador, várias pessoas terem se levantado e saído do templo, esvaziando o local.
Ainda sobre política, em maio, após o Supremo Tribunal Federal afastar o senador tucano Aécio Neves do seu mandato por corrupção, André Valadão, que defendeu com unhas e dentes a candidatura de Aécio para presidente em 2014, disse que se enganou e que "não dá para votar em anjos".
Mas o mais estranho aconteceu em outubro, quando o cantor publicou em seus perfis uma mensagem que pedia o boicote à Rede Globo por apoio a causas LGBT. Os seguidores logo protestaram: "Você é da Som Livre", empresa que é o braço musical do Grupo Globo. O cantor, então, disse que seu vínculo com a gravadora é apenas contratual e que não participaria nunca mais de programas da emissora.
Mas o mais estranho aconteceu em outubro, quando o cantor publicou em seus perfis uma mensagem que pedia o boicote à Rede Globo por apoio a causas LGBT. Os seguidores logo protestaram: "Você é da Som Livre", empresa que é o braço musical do Grupo Globo. O cantor, então, disse que seu vínculo com a gravadora é apenas contratual e que não participaria nunca mais de programas da emissora.
5- A tolerância de Kleber Lucas
No último domingo de abril o cantor e pastor Kléber Lucas protagonizou um episódio emblemático, ao convidar o Padre Fábio de Melo para ministrar em sua igreja no Rio de Janeiro. O sacerdote logo aceitou e atendeu o convite. E as imagens e notícias do encontro viralizaram na internet, principalmente com a troca de declarações entre os dois nas redes sociais:
"Não quero mais sair daqui",
disse o Padre.
E este não foi o único episódio em que Kléber Lucas quebrou tabus dentro do conservadorismo religioso esse ano. Em meio à uma onda de intolerância religiosa, a igreja do cantor doou 11 mil reais para a reconstrução de um terreiro de candomblé destruído por um grupo de evangélicos.
E este não foi o único episódio em que Kléber Lucas quebrou tabus dentro do conservadorismo religioso esse ano. Em meio à uma onda de intolerância religiosa, a igreja do cantor doou 11 mil reais para a reconstrução de um terreiro de candomblé destruído por um grupo de evangélicos.
E ele fez questão de ir pessoalmente entregar a doação aos pais e mães-de-santo. Muitos evangélicos viram o ato com maus olhos, mas ele respondeu dizendo que acredita em uma fé "que se comunica com outras".
E Kleber Lucas não deixou de "causar" nas mídias sociais. Sua comunhão com o controverso e polêmico pastor Caio Fábio, conhecido por seus ataques contra proeminentes líderes evangélicos, também deu o que falar.
E Kleber Lucas não deixou de "causar" nas mídias sociais. Sua comunhão com o controverso e polêmico pastor Caio Fábio, conhecido por seus ataques contra proeminentes líderes evangélicos, também deu o que falar.
6- Priscila Alcântara e sua missão no Lollapalooza
A ex-apresentadora do infantil "Bom Dia e Cia" do SBT e atualmente cantora gospel e youtuber Priscila Alcântara, deu o que falar após participar do festival de música Lollapalooza, que ocorreu em São Paulo em março no Autódromo de Interlagos.
A cantora, que sempre ousou em um estilo mais moderno de se vestir, falar e até ministrar, teve que se explicar porque foi a um evento considerado por muitos como não-cristão, e respondeu as críticas dizendo que ir a lugares tipicamente não evangélicos era a missão que Deus a havia dado.
A cantora marcou presença também no programa de entrevistas de Pedro Bial na TV Globo, sendo apontada como uma pessoa evangélica de grande relevância na internet. Seu ex-companheiro de profissão, Yudi Tamashiro, também foi destaque após anunciar que agora é evangélico. Os dois chegaram a publicar recentemente, inclusive, uma foto juntos, e disseram que se ajudam na caminhada cristã.
7- O adeus a Marcelo Rezende
No mês de maio o Brasil ficou bastante abalado com a notícia de que o apresentador da Record TV, Marcelo Rezende, estava com um câncer em estado avançadíssimo no pâncreas e no fígado. A notícia veio acompanhada de uma afirmação de Marcelo:
"Deus irá me curar".
Evangélico, o apresentador optou por abandonar a quimioterapia que estava fazendo para tentar deter o câncer com uma dieta natural e orações diárias. O Brasil inteiro se uniu em uma corrente de solidariedade e fé pela vida dele, que acabou não resistindo e faleceu em setembro depois de falência múltipla de órgãos. Segundo informações, Marcelo recebeu um pastor evangélico horas antes dos médicos decretarem seu óbito.
8 -A mágoa de Perlla e o gospel
Sucesso nos anos 2000, Perlla entrou no gospel em 2011 depois que começou a se envolver com Cássio Castilhol, músico evangélico. Ela fez dois trabalhos, mas que não obtiveram o retorno esperado à época. Esse ano ela participou de uma roda de samba promovida pela Rádio O Dia, onde ela cantou músicas gospel e outras românticas.
Por conta dessa participação, teve um show cancelado em um congresso de jovens de uma igreja no Rio. E não demorou muito, dias depois ela anunciou que estava saindo do gospel para retornar ao ritmo que a deu projeção nacional: o funk.
A notícia não pegou muita gente de surpresa, mas ainda assim foi manchete em todos os sites. A cantora já prepara um novo disco que deve ser lançado em breve, e não poupa críticas aos evangélicos que não concordam com seu "novo" estilo de vida. Recentemente, disse que foi humilhada pelo segmento cristão, e classificou seus críticos de "crentada saco".
Após os episódios a moça foi destaque nos programas "Luciana By Night", da Rede TV!, com Luciana Gimenez e "The Noite", do SBT, com Danilo Gentilli, onde não poupou críticas aos evangélicos.
Após os episódios a moça foi destaque nos programas "Luciana By Night", da Rede TV!, com Luciana Gimenez e "The Noite", do SBT, com Danilo Gentilli, onde não poupou críticas aos evangélicos.
Conclusão
E 2018? O que podemos esperar? O blog Circuito Geral agradece a audiência de milhões de leitores e seguidores ao longo desse ano, e convida todos vocês a estarem junto comigo em 2018, com muita paz e esperança para o nosso Brasil e a igreja. Feliz ano novo!
[Fonte: Publicações da Internet, conforme os respectivos links disponibilizados]
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.