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domingo, 31 de janeiro de 2016

MARCHA PARA SATANÁS, ALGUÉM AQUI FOI?

 Imagem usada na página do evento no Facebook
Há alguns dias uma notícia repercutiu pelas redes sociais. Foi o anúncio da realização de uma tal Marcha para Satanás. A notícia, obviamente, despertou a atenção de lideranças religiosas - com mais força, as dos evangélicos (como não podia deixar de ser). Por todos os lados, pastores mobilizavam suas igrejas em relação ao evento. Pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens de celular, muitos grupos evangélicos postaram vídeos, áudios e mensagens pedindo a mobilização dos crentes contra o evento.

Eu, particularmente, ignorei completamente e, por mim, em um país onde marcha-se para tudo (e/ou por tudo), se alguém quer "marchar para satanás" que marche. Confesso que não perdi o sono. Uma coisa é certa. A tal da marcha aconteceu e, baseado no que esperavam seus organizadores e visto segundo manifestações nas mídias sociais, foi verdadeiro fiasco. Se Satanás esteve lá, certamente ele deve ter ficado enfurecido pelo vexame ao qual foi submetido.

O tal evento foi tão insignificante que nem mereceu cobertura da imprensa. Nada mais do que citações com flaches de imagens e uma ou outra notinha em algum jornal. Convenhamos, o "ilustre" inimigo de Deus merecia maior visibilidade. Ou não? 


Muita fumaça e pouco fogo


Mais de 3.500 pessoas confirmaram presença (e outras 4.000 manifestaram interesse) na tal da Marcha para Satanás. De acordo com o evento criado no Facebook, o ato deveria ocorrer às 16h do domingo (17), na Avenida Paulista, principal artéria comercial e financeira da capital do estado de São Paulo.

Ao contrário do que muitos pensavam, um comunicado publicado na página da “atração” alertava que não haveria qualquer tipo de adoração a Satã. “É apenas um protesto irônico contra a influência religiosa em todas as esferas do Estado ‘laico’ e os desdobramentos absurdos dela.”

“Diante da invasão teocrática do Congresso Nacional, só nos resta recorrer à Lúcifer para iluminar o caminho. Chamem seus amigos e entes queridos”, dizia outro trecho.

A Marcha para Satanás estava prevista para ocorrer simultaneamente em Brasília, onde a concentração foi na praça do Museu Nacional da República. 

A polêmica, como era de se esperar, foi acirrada. Na página do evento, não faltaram críticas contra tal marcha. “Vocês acham mesmo que Satanás escandaliza um cristão verdadeiro, nosso coração é cheio do Espírito Santo, não há espaço para mais nada, Satanás está debaixo dos nossos pés! Entendam isso”, postou um internauta. “...E que Deus tenha misericórdia de tantas almas incrédulas que se encontram aqui”, completou outra internauta.

A Marcha para Satanás prometeu arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal e de proteção sexual para serem doados. Segundo o evento, o que não for doado no dia, será doado para asilos e associações contra o câncer. Também serão comercializadas camisetas a preço de custo para arrecadar dinheiro para instituições de combate ao câncer.

Além de São Paulo, a marcha ocorreu também no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte - por aqui, aliás, foi tão inexpressiva que nem mesmo a imprensa local noticiou com ênfase -, Vitória, Aracajú, Campinas (SP), Maceió, Fortaleza, Sorocaba, Curitiba, Brasília, Goiânia e em São Carlos (SP).

Confira abaixo a descrição completa que anunciava o evento no Facebook:

Para não dizer que estamos copiando a Marcha Para Jesus, os participantes da Marcha Para Satanás estão proibidos de pregar ódio contra homossexuais, mulheres, trans, pessoas de fé e crenças diferentes ou quaisquer outros, e em vez disso, vamos nos acariciar e beber muita catuaba demoníaca no canecão de couro. 
Os participantes devem levar seu próprio pentagrama de casa para os rituais. Eles podem ser feitos com cartolina normal, desde que pintados com sangue. Ao final das festividades, devemos recolher todos os restos e mandar a cartolina para reciclagem. 
Caso ocorram orgias com scat, todos os dejetos devem ser devidamente engolidos para não deixarmos a cidade suja ou com cheiro desagradável. 
Aos participantes que resolverem se engajar em atividades sexuais, ressaltamos que tudo deve ser consensual, já que não pregamos o abuso, o estupro ou o ódio. 
Todas as sessões de auto-mutilação são de responsabilidade do participante, por isso pedimos para que tomem cuidado com a quantidade de sangue desperdiçada. Um desmaio ou algo mais grave pode prejudicar os coleguinhas da marcha. 
Por problemas com a Sociedade Protetora dos Animais e com a Vigilância Sanitária, o sacrifício animal está veementemente proibido, a não ser que você sacrifique Pokémons de pelúcia. 
Em breve, a divulgação de nossa pauta de reivindicações, todas sob a mesma diretriz: o FIM da influência teocrática em todas as instâncias do Estado supostamente laico. 
Quaisquer comentários desrespeitosos ou agressivos serão excluídos, pois nossa mensagem é de amor e respeito. Ame ao próximo como a si mesmo.

Entretanto, no entanto, porém...


Apenas cerca de 150 manifestantes compareceram à Marcha para Satanás. O ato, conforme o previsto, teve início por volta de 16h e percorreu a Avenida Paulista. Mas, fica a pergunta. Onde foram parar as outras quase 8.000 pessoas que se manifestaram via rede social? 


Pela foto acima, dá pra ver que o evento mais parecia uma pequena prévia dos desfiles de blocos carnavalescos. Pela foto abaixo, dá pra ser ter uma ideia do fiasco que foi o tal evento.

Manifestantes na Avenida Paulista (Fotos: Oslaim Brito para Veja São Paulo)

Na verdade, desde o ano passado o boato sobre a realização da marcha começou via redes sociais. Com o tempo, em um efeito contrário a esse tipo de convocação, os números, ao invés de aumentarem, foram diminuindo e, para as ruas mesmo, só foram os 150 computados.


No início da tarde, um grupo católico se reuniu em frente à Catedral da Sé (foto acima), no centro, para rezar o terço em desagravo pela Marcha para Satanás (Uai, cadê os crentes?). Parece que a reza foi forte, pois o evento foi um verdadeiro vexame. 

Conclusão



Na verdade tá tudo do jeito que o diabo gosta! Se as pessoas acreditam que ele não existe ou tratam o assunto como brincadeira, isso dá ao inimigo uma tremenda vantagem. Na verdade, essa estratégia dele é bastante antiga, haja vista as representações medievais de Satanás, que o mostram como um ser mitológico ridículo com chifres, rabo e um tridente. Nada mais falso. Nada mais antibíblico.

Satanás (denominado Lúcifer) foi um anjo poderoso, conforme descreve a Bíblia (conforme Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-15). O que ele mais faz é mentir e enganar, com o objetivo de afastar as pessoas do verdadeiro Deus, contra quem se rebelou. E essa rebelião teve início justamente com o desejo dele de usurpar o lugar do Altíssimo. Como não conseguiu fazer isso no Céu, ele segue tentando enredar aos que ainda não se abriram para a luz da Palavra.

Para ser sincero, eu não perco meu tempo nem com a tal da Marcha para Jesus - evento que na minha opinião não cumpre ao que se propõe, mas sim é usado como mais plataforma de promoção do gospel business -, não perderia um milésimo de segundo sequer com a Marcha para Satanás. 

Estamos precisando marchar é um por um pouco mais de dignidade, posicionamento e vergonha na cara.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA: COMO O CRISTÃO DEVE ENFRENTAR AS EPIDEMIAS?

O Brasil e o mundo está aterrorizado diante do surto de algumas doenças que têm assustado a população e engrossado as páginas das mídias jornalísticas em todas as suas plataformas: Dengue, Chikungunya e Zika.  Mas, afinal, como deve ser o procedimento dos cristãos em situações de surtos e epidemias de doenças, usar somente o poder da fé ou lançar mão da medicina? É um assunto um tanto quanto complexo e que não dá para falar em poucas linhas. Após algumas pesquisas e a leitura de reportagens, cheguei ao texto final deste artigo. 

Sob as perspectivas da Fé


Quando Jesus exerceu seu ministério na Palestina, Ele encontrou muitos doentes, multidões que estavam sofrendo pela ineficácia da medicina daquela época. Jesus veio trazendo a cura e ensinando que vários fatores poderiam motivar a enfermidade do corpo a espiritualidade era uma dessas causas. Contudo, não deveríamos considerar toda doença como fruto de pecado, maldição. As doenças eram consequências também de falta de cuidado com a saúde, acidentes e outros.

Por todo o contexto Bíblico, podemos concluir que Deus Pai, Filho e Espírito Santo têm todo o poder para curar qualquer enfermidade que seja. Devemos sempre recorrer a Ele para vencer do mais brando ao mais terrível diagnóstico. Uma vida de oração e adoração constante nos dará segurança de que Deus está no controle do que quer que aconteça conosco. E se Deus criou a fé e a medicina, não estamos condenados a padecer por doenças que a medicina pode auxiliar a cura. Contudo e sobre todas as coisas, nossa confiança não deve estar nos homens, mas em Deus. 

Tiago 5:14-16 diz: 
"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
Recorrer a Deus em casos de doenças, pode nos proporcionar: 

  • Em primeiro lugar uma cura sobrenatural sem auxilio de medicamentos.
  • Uma orientação sobre onde e a quem recorrer.
  • Tranquilidade e segurança para lidar com o tratamento médico.
  • Recursos financeiros e humanos.
  • Sobriedade para tomar decisões.
  • Resignação para conviver com certos espinhos que nem sempre deverão ser arrancados (2 Coríntios 12).

Provérbios 3:5-6, diz:
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não se apoie em seu próprio entendimento; reconhecê-O em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas." 
Entretanto, Deus não condena a medicina, nem os cristãos que recorrem a ela. O que Deus condena é o confiar apenas nos recursos humanos esquecendo-se que Ele pode transformar situações. Condena o ocultismo, a superstição, a idolatria na busca pela cura.

Outra consideração que faço é a de que me sinto pequeno e incapaz diante da Soberania e poder de Deus. Por isso, sempre que me deparo com situações de doenças quer seja comigo ou com outros, primeiramente recorro a fé porque sei que ela dá o suporte necessário e eficaz para todas as demais áreas. 

A Deus seja a honra e a glória por Sua justiça e perfeição, pela cura sobrenatural ou medicinal. A Ele seja a glória pelo que a vida nos oferece e também pelo que não nos compete. 

Agora, conheçamos mais sobre essas doenças que nos assustam e o que a medicina oferece para prevenção e tratamento.

Dengue, Chikungunya e Zika: um mundo contra um mosquito


O Brasil está enfrentando uma epidemia de zika, doença "prima da dengue", desde o meio do ano passado.

No final do ano de 2014, foi confirmada pela Ministério da Saúde a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma má-formação do cérebro de bebês.

A doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca sintomas parecidos, porém mais brandos do que os da dengue: febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas.

A região Nordeste é a mais afetada pelo surto de microcefalia – no Brasil ao todo estão sendo investigados 3.448 casos suspeitos da doença. Outros 270 casos de microcefalia foram confirmados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, e 462 foram descartados.

O avanço do zika e os casos de microcefalia pegaram o país de surpresa e suscitaram várias dúvidas. Veja abaixo as respostas a algumas dessas questões:

                   

Qual a relação entre o zika e a microcefalia?


A partir de exames realizados em uma bebê nascida no Ceará, e que acabou morrendo com microcefalia e outras malformações congênitas, identificou-se a presença do vírus.

A confirmação foi possível a partir da descoberta, pelo Instituto Evandro Chagas, da presença do vírus em amostras de sangue e tecidos da recém-nascida, que morreu.

A confirmação da relação entre o vírus e a microcefalia é inédita na pesquisa científica mundial.

A microcefalia é uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Ela pode ter diferentes origens, como substâncias químicas, radiação e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias e vírus.

Segundo o governo, na epidemia atual, os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal (ou seja, igual ou inferior a 32 cm), que habitualmente é superior a 33 cm.

O que ainda não sabemos sobre a ligação entre o zika e a má-formação fetal?


O Ministério da Saúde deixou claro, no entanto, que ainda há muitas questões a serem respondidas. Uma delas é como ocorre exatamente a atuação do zika no organismo humano e a infecção do feto.

Uma pesquisa do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) e da PUC-PR confirmou que o vírus da zika consegue atravessar a placenta durante a gestação.

Mas também não se sabe ao certo qual o período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial do governo, o risco está associado aos primeiros quatro meses de gravidez.

O que é o zika?


É um arbovírus (do gênero flavivírus), ou seja, costuma ser transmitido por um artrópode, que pode ser um carrapato, mas normalmente é um tipo de mosquito. O zika é transmitido por um mosquito do gênero Aedes, como o Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya. Além disso, ele também está relacionado com a febre amarela, a febre do Nilo e a encefalite japonesa.

Qual a origem do zika?


O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 em Uganda, na floresta de Zika. Ele foi descoberto em um macaco rhesus durante um estudo sobre a transmissão da febre amarela no local.

Exames confirmaram a infecção em seres humanos em Uganda e Tanzânia em 1952, mas somente em 1968 foi possível isolar o vírus, com amostras coletadas em nigerianos.

Diversas análises genéticas demonstraram que existem duas grandes linhagens do vírus: a africana e a asiática.

Quantas pessoas já morreram no Brasil vítimas do zika?

Segundo o Ministério da Saúde, já foram notificados 68 casos de morte por má-formação congênita após o parto (natimorto) ou durante a gestação (aborto espontâneo).

Desses, foi confirmado que 12 tinham a infecção congênita, todos na região Nordeste. Ainda estão sendo investigadas 51 mortes, e outras cinco já foram descartadas.

Bebê com microcefalia em Pernambuco; Estado tem maior número de casos absolutos de zika

Também foi confirmada pelo governo a morte de pelo menos outras duas pessoas. O primeiro caso foi o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, morador de São Luís (MA). Exames específicos mostraram a presença do genoma do zika no sangue e em órgãos como o cérebro, fígado, baço, rim, pulmão e coração.

O segundo é o de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que acabou morrendo no final de outubro. Com suspeita inicial de dengue, ela apresentou dor de cabeça, náuseas e manchas vermelhas na pele e mucosas. Testes deram positivo para o zika.

Houve surtos anteriores de zika?


Sim, mas não no atual grau. Em 2007, por exemplo, foram registrados casos de infecção do vírus na ilha de Yap, que integra a Micronésia, no oceano Pacífico.

Foi a primeira vez que se detectou o vírus fora de sua área geográfica original, a África.

Também houve casos nas Ilhas Cook e Nova Caledônia, também no Pacífico, e no final de 2013 houve um surto na Polinésia Francesa. Mais de 10 mil casos foram diagnosticados.

Desse total, cerca de 70 evoluíram para um estado grave. Esses pacientes desenvolveram complicações neurológicas, como meningoencefalite, e doenças autoimunes, como leucopenia (redução do nível de leucócitos no sangue).

No dia 26 de novembro, um relatório divulgado por autoridades locais mostrou que pelo menos 17 casos de má-formação do sistema nervoso central foram registrados entre 2014 e este ano, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

Na América, o vírus foi detectado pela primeira vez em fevereiro de 2014 por autoridades chilenas, que confirmaram um caso na Ilha de Páscoa. A transmissão se deu de maneira autóctone (ocorrida dentro do território nacional e não em pessoas que viajaram para o exterior).

Em maio de 2015, o Brasil confirmou seu primeiro caso desse tipo de transmissão, em um paciente da região Nordeste.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há casos autóctones em Barbados, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Saint Martin, Suriname, Ilhas Virgens Americanas e Venezuela.

Também houve casos diagnosticados, entre outros, nos EUA, Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal e Dinamarca. Mas os pacientes haviam viajado e contraíram o vírus em outros países.   


                   

Se uma pessoa contrai zika, ela fica imune?


De acordo com o Ministério da Saúde, isso ainda está sendo investigado. O ministro da pasta, Marcelo Castro, chegou a dizer que era preciso "torcer para que as pessoas em período fértil peguem o zika antes", declaração que causou polêmica.

Segundo o ministério e especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a princípio uma pessoa que já contraiu o vírus fica imune a novas infecções pela doença.

Porém, ainda não se sabe se o zika pode ter mais de um subtipo, como a dengue (que tem quatro, o que faz com que uma pessoa possa ser infectada várias vezes). Se o zika tiver mais de um subtipo, uma pessoa infectada no passado poderia contrair o vírus novamente.

Qual o tempo de incubação do vírus?


O tempo de incubação tende a oscilar entre 3 e 12 dias. Após esse período surgem os primeiros sintomas. No entanto, a infecção também pode ocorrer sem o surgimento de sintomas (leia mais abaixo).

Segundo um estudo publicado na revista médica The New England Journal of Medicine, uma em cada quatro pessoas desenvolve os sintomas. A maioria dos pacientes se recupera, sendo que a taxa de hospitalização costuma ser baixa.

E os sintomas?


O vírus provoca sintomas parecidos com os da dengue, contudo mais brandos: febre alta, dor de cabeça e no corpo, manchas avermelhadas, dores musculares e nas articulações. Também pode causar inflamações nos pés e nas mãos, conjuntivite e edemas nos membros inferiores. Os sintomas costumam durar entre 4 e 7 dias. Há outros sintomas menos frequentes, como vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite.

No entanto, é bom lembrar que cerca de 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa não percebe que está doente, segundo a OMS.

Análises recentes no Brasil indicam que o zika pode contribuir para agravamento de quadros clínicos e levar à morte. A infecção por zika pode se confundir com a dengue, pois os sintomas são parecidos, embora mais brandos

Qual o tratamento para o zika


Não há uma vacina nem um tratamento específico para o zika vírus, apenas medidas para aliviar os sintomas, como descansar e tomar remédios como paracetamol para controlar a febre. O uso de aspirina não é recomendado por causa do risco de sangramento. Também se aconselha beber muito líquido para amenizar os sintomas.

Há prevenção?


Como a transmissão ocorre pela picada do mosquito, recomenda-se o uso de mosquiteiros com inseticidas, além da instalação de telas.

Também são indicados repelentes com um composto chamado icaridina e roupas que cubram braços e pernas, para reduzir as chances de se levar uma picada. Repelentes e mosquiteiros são recomendados para evitar a picada do Aedes Aegypti, transmissor do vírus zika.

O que o governo está fazendo para lidar com a epidemia de zika e a microcefalia?


O Ministério da Saúde fez um apelo para uma mobilização nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti. O governo também anunciou que, no dia 13 de fevereiro, cerca de 220 mil homens das Forças Armadas irão às ruas orientar moradores sobre a prevenção ao Aedes aegypiti. E prometeu fornecer repelentes para 400 mil grávidas beneficiárias do Bolsa Família.

O ministério também afirma que distribuirá 500 mil testes para realizar o diagnóstico do vírus. No dia 13 de novembro, Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis, recomendou que as mulheres não engravidassem. "Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado", disse.

Depois, o Ministério da Saúde mudou o tom e hoje recomenda cautela a mulheres que pretendem engravidar. Também recomenda que grávidas usem roupas de manga comprida, calças e repelentes apropriados para gestantes. É importante que as gestantes mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.

A Presidência também determinou a convocação do chamado Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades, para a formulação de plano nacional do combate ao mosquito.

Conclusão


Uma excelente medicina preventiva é seguir o plano de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 15:26: 
"Dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara." 

A adoração a Deus livra-nos de doenças. A Bíblia diz em Êxodo 23:25: 
"Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades." 

Como já dito, Jesus tem poder para curar doenças. A Bíblia diz em Mateus 4:23-24: 
"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou." 
A cura vem do Senhor. A Bíblia diz em Jeremias 17:14 :
"Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo; pois tu és o meu louvor." 
Para que se possa curar de doenças, siga o plano de Deus. Não haverá nenhuma doença no céu. A Bíblia diz em Isaías 33:24a: 
"E morador nenhum dirá: Enfermo estou."
A Fé em Deus aliada e a prevenção são imbatíveis contra quaisquer doença. A Fé em Deus tem na medicina uma importante ferramenta e - porque não dizer? - aliada.

Fontes: BBC, Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde, Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Biblioteca Nacional de Medicina e Institutos de Saúde dos Estados Unidos e WebMD.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

COMO OS CRISTÃOS LIDAM COM A CULTURA?

Cultura e fé. Será que estes termos são paradoxais ou existem pontos nos quais eles podem ser uniforme? Primeiro vamos conceituar o termo cultura: significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. 

Já que o tema é cultura, não usarei um texto bíblico para basear este artigo e sim um trecho da Epístola escrita a Diagneto, obra de imensurável valor artístico e cultural da literatura cristã primitiva, da qual, infelizmente, pouco se sabe, cujo conteúdo se revela, simultaneamente, como crítica do paganismo e do judaísmo e defesa da superioridade do cristianismo em um texto com requintes linguísticos uma vez que foi destinado a um pagão de cultura erudita.

“Não se distinguem os cristãos dos demais, nem pela região, nem pela língua, nem pelos costumes. (…) Seguem os costumes locais relativamente ao vestuário, à alimentação e ao restante estilo de viver, apresentando um estado de vida admirável (…). Enquanto cidadãos, de tudo participam, porém tudo suportam como estrangeiros. (…) Se a vida deles decorre na terra, a cidadania, contudo está nos céus. Obedecem as leis estabelecidas, todavia superam-nas pela vida. Amam a todos, e por todos são perseguidos (…). Para simplificar, o que é a alma no corpo são no mundo os cristãos.” - Epístola a Diagneto, 5-6

Portanto, antes de falarmos da relação do cristão com a cultura, é necessário definirmos o que é cultura. Conforme o conceito acima, o sentido amplo, refere-se ao cultivo de hábitos, interesses, língua e vida artística de uma nação: histórias, símbolos, estruturas de poder, estruturas organizacionais, sistemas de controle, rituais e rotinas. Tudo o que caracteriza uma realidade social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade: valores, atitudes, crenças e costumes.

Não raro o cristão se torna uma subcultura dentro de uma nação. Ele tem seus valores, atitudes, crenças e costumes. Mas daí, surgem as perguntas: O cristão pode participar das festas nacionais? O cristão pode beber? Como o cristão lida com arte, cinema, etc.? O cristão pode ser um diretor, ator, etc.? O cristão pode ouvir música do mundo? Como o cristão lida com economia, política, filosofia, ciência, história...? O cristão deve impor sua cultura quando sai em missões? O que pode ser tolerado? O que deve mudar?

Modelos de como os cristãos lidaram com a cultura ao longo da história


Para falar sobre o cristão e a cultura, precisamos lembrar que a igreja não nasceu em nossa geração. Temos que ser humildes e olharmos para a história da igreja para ver como os cristãos do passado lidaram com a cultura.

H. Richard Niebuhr (1894-1962), apresentou em seu livro Cristo e Cultura Cinco Categorias de Classificação do Relacionamento Entre o Cristão e a Cultura, fornecendo, assim, ferramentas para descrever a forma que os cristãos encaram questões sociais, éticas, políticas e econômicas.

1. O cristão contra a cultura


Os que seguem esta corrente enfatizam que, diante da natureza decaída da criação, é necessário que se criem estruturas alternativas, e que estas sigam mais de perto o chamado radical do evangelho. Esta posição foi afirmada no Didaquê, na Primeira Epístola de Clemente, e nos escritos de Tertuliano (c.160–c.225) e dos anabatistas do século XVI, como Michael Sattler (c.1490–1527).

Resumidamente, a cultura é caída, má e demoníaca; rejeite-se, portanto, tudo. Exemplos:

“A filosofia é a matéria básica da sabedoria mundana, intérprete temerária da natureza e da ordem de Deus. De fato, é a filosofia que equipa as heresias… Ó miserável Aristóteles! Que lhes proporcionaste a dialética, esse artífice hábil para construir e destruir, esse versátil camaleão que se disfarça nas sentenças, se faz violento nas conjecturas, duro nos argumentos, que fomenta contendas, molesta a si mesmo, sempre recolocando problemas antes mesmo de nada resolver. 
Por ela, proliferam essas intermináveis fábulas e genealogias, essas questões estéreis, esses discursos que se alastram, qual caranguejos, e contra os quais o Apóstolo nos adverte na sua carta aos Colossenses: ‘Cuidado que ninguém vos venha a enredar com suas sutilezas vazias, acordadas às tradições humanas, mas contrárias à providência do Espírito Santo’. 
Este foi o mal de Atenas… Ora que há de comum entre Atenas e Jerusalém, entre a Academia e a Igreja, entre os hereges e os cristãos? Nossa formação nos vem do pórtico de Salomão, ali nos ensinou que o Senhor deve ser buscado na simplicidade do coração. 
Reflitam, pois, os que andam propalando seu cristianismo estóico ou platônico. Que novidade mais precisamos depois de Cristo? […] Que pesquisa necessitamos mais depois do Evangelho? Possuidores da fé, nada mais esperamos de credos ulteriores. Pois a primeira coisa que cremos é que para a fé, não existe objeto ulterior.” (Tertuliano, De praescr. haeret., VII)

“Quarto, unimos nossas forças no que diz respeito à separação do mal. Devemos nos afastar do mal e da perversidade que o diabo semeou no mundo, para não termos comunhão com isso e não nos perdermos na confusão dessas abominações. 
Aliás, todos que não aceitaram a fé e não se uniram a Deus para fazer a sua vontade são uma grande abominação aos olhos de Deus. Deles não poderão acrescentar ou surgir nada mais do que coisas abomináveis. 
Não existe nada mais no mundo e em toda a criação do que o bem e o mal, crentes e incrédulos, trevas e luz, os que estão no mundo e fora do mundo, os templos de Deus e dos ídolos, Cristo e Belial, e nenhum deles poderá ter comunhão um com o outro. 
Para nós, pois, é obvio o imperativo do Senhor, pelo qual nos ordena que nos afastemos e nos mantenhamos longe dos maus. Assim, ele será nosso Deus e nós seremos seus filhos e filhas. Além disso, ele nos exorta a abandonar a Babilônia e o paraíso terreno egípcio, para não passar pelos sofrimentos e dores que o Senhor enviará sobre eles. 
(…) Devemos nos afastar de tudo isso e não participar com eles. Porque tudo isso não passa de abominações, que nos tornam odiosos diante do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos libertou da escravidão da nossa natureza pecaminosa e nos tornou aptos para o serviço de Deus, por meio do Espírito que nos ortogou.” (Confissão de Schleitheim, IV)

2. O cristão da cultura


Os ensinos do evangelho têm íntima relação com as estruturas culturais, num processo de acomodação a esta. Ou seja, toda e qualquer cultura é incorporada no cristianismo.

Apesar das objeções que são lançadas a esta posição, ela tem sido influente na história da igreja. Os ensinos de gnósticos do século III, Abelardo de Paris (1079–1142) e dos teólogos liberais do século XIX refletem esta posição. A igreja evangélica na Alemanha, por influência deste entendimento, trocou seu nome para Igreja do Reich e seus pregadores juraram obediência a Hitler.

O fundamentalismo americano acabou espelhando esta posição, afirmando os valores básicos da cultura dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, se por um lado rejeitamos toda cultura local (o cristão contra a cultura), por outro acabamos abraçando a cultura americana (o cristão da cultura), como se ela fosse uma cultura cristã e achamos que uma cultura é intrinsecamente superior a outra.

3. O cristão acima da cultura


Este é o conceito católico, influenciado por Clemente de Alexandria (c.150–c.215) e Tomás de Aquino (1225–1274), que busca uma unidade entre o cristão e a cultura, onde toda a sociedade aparece hierarquizada. Na Idade Média o ensino eclesiástico alcançou quase todos os aspectos da sociedade: suas práticas religiosas formaram o calendário; seus rituais marcaram momentos importantes (batismo, confirmação, casamento, ordenação) e seus ensinamentos sustentavam crenças sobre moralidade, significado da vida e a vida após a morte. A igreja e sua mensagem são institucionalizadas e o que deveria ser condicionado culturalmente é absolutizado. Neste terceiro modelo, o que é levado não é o evangelho, mas uma cultura.

4. O cristão e a cultura em paradoxo


Posição comumente associada a Martinho Lutero (1483-1546) e Søren Kierkegaard (1813-1855). Esta posição mantém o entendimento bíblico da queda e da miséria do pecado, e o chamado para se lidar com a cultura. A relação do cristão com a cultura é marcada por uma tensão dinâmica entre a ira e a misericórdia.

Lutero enfatizou este tema com sua doutrina dos “dois reinos”: a mão esquerda, mundana, segura a espada do poder no mundo, enquanto a mão direita, celeste, segura a espada do Espírito, a Palavra de Deus. Não se pode tentar coagir a fé, nem se pode tentar acomodar a fé aos modos seculares de pensamento.

Um exemplo: espancamento feminino. A mulher deve processar o marido? Nesta visão paradoxal, como cristã, ela não deveria (pois o crente não leva outro ao tribunal secular), mas como cidadã, sim. Então, a mulher vive um conflito paradoxal.

5. O cristão como agente transformador da cultura


A cultura deve ser levada cativa ao senhorio de Cristo. Sem desconsiderar a queda e o pecado, mas enfatizando que, no princípio, a criação era boa, os que estão nesse grupo enfatizam que um dos objetivos da redenção é transformar a cultura. Sendo assim, por mais iníquas que sejam certas instituições, elas não estão fora do alcance da soberania de Deus. Ou seja, mesmo sabendo da queda, o cristão não abandona a cultura (o cristão contra a cultura), mas busca redimi-la, levá-la aos pés de Cristo. 

É o princípio regido pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos, capítulo 12, versos 1 e 2, texto amplamente pregado entre os cristãos. Em análise fria, o apóstolo não desconsiderava a cultura - aliás, não desconsiderava mesmo e isso ficou claro com a experiência vivida por ele em na Grécia, conforme registrado em Atos 17. 

À exemplo de Paulo, Agostinho (354-430), João Calvino (1509-1564), John Wesley (1703-1791) e Abraham Kuyper (1837-1920) são alguns dos que entenderam que os cristãos são agentes de transformação da cultura, posição que é exposta na obra de Niebuhr. Em Apocalipse, vemos que Deus redime tanto a pessoa, como a diversidade cultural.

Nesta posição, não há divisão entre o sagrado e o profano – essa é uma dicotomia católica (a divisão sagrado/profano afirma que na igreja fazemos atividades sagradas e, no mundo, atividades profanas; ou seja, rezar, ser padre é algo sagrado, mas construir um prédio e ser um engenheiro são coisas profanas). A divisão bíblica é entre o que é santo e está em pecado; e que está em pecado deve ser santificado.

O cristão como agente transformador (não anulador) da cultura


A afirmação de que o cristão é um agente transformador da cultura pode ser resumida na compreensão de que “uma vez que o homem é criado por Deus, parte de sua cultura será rica em beleza e bondade. Por causa da queda e do pecado do homem, toda a sua cultura [usos e costumes] está manchada pelo pecado, e parte dela é demoníaca” (Pacto de Lausanne §10) — o evangelho nunca é hóspede da cultura, mas sempre seu juiz e redentor.

O Grupo de Teologia e Educação de Lausanne propôs um modelo hierárquico de ação sobre a entrada do evangelho na cultura (Relatório de Willowbank, 1978) que pode ser de auxílio em nosso trato com a cultura ao nosso redor.

Categoria de costumes


Como um missionário deve proceder em uma cultura diferente? O Relatório de Willowbank propõe uma relação quádrupla do cristão com a cultura:

  • Alguns costumes não podem ser tolerados, como a idolatria, infanticídio, canibalismo, vingança, mutilação física, prostituição ritual, entre outros.
  • Alguns costumes podem ser temporariamente tolerados [por uma geração], como a escravidão, o sistema de castas, o sistema tribal, a poligamia, entre outros. Há alguns costumes cujas objeções não são relevantes para o evangelho, como o costume de o homem e a mulher sentarem separados nos cultos, os costumes alimentares, vestimentas, hábitos de higiene pessoal, entre outros.
  • Assuntos secundários (adiáforos) sobre os quais há controvérsias mas que pode-se ter liberdade de análise, como escatologia, governo da igreja, ceia e batismo

Exemplo do ponto 2: quando chefes tribais polígamos se convertiam, eles eram obrigados pelos missionários a abandonar todas suas esposas, que ou morriam de fome ou se prostituíam, podendo morrer apedrejadas. Vendo isso, os missionários acharam uma medida sábia não exigir desse chefe tribal o abandono da poligamia, mas exigir tal atitude da próxima geração de cristãos.

Aplicação do ponto 3: Se você é um novo pastor, não tente mudar a cultura da igreja, se ela se encaixa neste nível. Pregue o evangelho!

Conclusão


É preciso reconhecer que nem sempre os cristãos conseguiram perceber a distinção entre mundo e cultura. Historicamente, grupos cristãos têm sido contra a ciência, a arte, a música e a literatura em geral, sem fazer qualquer distinção. 

Todavia, estes grupos fundamentalistas não representam a postura cristã para com a cultura e nem refletem o ensino bíblico quanto ao assunto. Os reformados, em particular, caracteristicamente sempre se mostraram sensíveis às artes e viam nelas uma manifestação da graça comum de Deus à humanidade. Apreciavam a pintura, a música, a poesia e a literatura. 

O grande desafio que Jesus e os apóstolos deixaram para os cristãos foi exatamente este, de estar no mundo, ser enviado ao mundo, mas não ser dele (Jo 17:14-18). Implica em não se conformar com o presente século, mas renovar-se diariamente (Rm 12:1-3), de não ir embora amando o presente século, como Demas (2Tm 4:10). É ser sal e luz.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"QUEM MATOU" ANANIAS E SAFIRA?

No quinto capítulo do livro de Atos dos Apóstolos há uma história tão chocante que parece inacreditável que tenha sido incluída na Bíblia. A Igreja crescia e prosperava espiritualmente, apesar da perseguição. Entre os fiéis havia necessitados e os cristãos se mobilizavam para ajudar uns aos outros. Eram dias maravilhosos e terríveis. Deus se movia poderosamente entre aqueles homens e mulheres. Milagres eram a ordem do dia. Os corações do povo pulsavam por amor a Deus e ao próximo. Alguns chegaram a vender os seus bens para poder auxiliar os irmãos. 

Essa dinâmica de ajuda aos mais materialmente carentes costumava ser intermediada pelos apóstolos, visto que naturalmente os líderes da Igreja tinham mais conhecimento das reais necessidades dos demais. O texto sugere que as doações eram feitas publicamente e não em segredo. Aparentemente, a abertura entre os irmãos era total. É assim quando uma comunidade realmente vive em comunhão: não há pretensão, não há segredos. Há uma transparência que só é possível quando existe um mover do Espírito em cada coração. Mesmo assim, em meio a essência da koinonia, com um fluir em profusão do Espírito Santo, que acontece algo inesperado e, um tanto quanto, assustador: o caso de Ananias e Safira.

Não me lembro de já ter ouvido uma pregação sobre o episódio de Ananias e Safira. Posso ter ouvido, mas não me lembro. É um texto pouco concorrido dentre os textos referentes à Igreja Primitiva. Isso porque é atordoante para nossa mente conceber essa trágica ocorrência em meio às páginas do Novo Testamento. Parece mais algum daqueles estranhos eventos típicos do Antigo Testamento, onde ocasionalmente alguém caía morto e estatelado no chão, por conta de algum juízo fulminante dos céus, como aconteceu com Uzá ao amparar a Arca (2 Samuel 6:1-7; 1 Crônicas 13:9-12); ou quando não, com grupos inteiros que amanheciam cadavéricos, como os primogênitos egípcios (Êxodo 11:1-7; 12:29, 30) e alguns exércitos inimigos de Israel (citando apenas um evento - 2 Reis 19 - dentre os muitos registrados no AT). 


Os fatos


Ananias e Safira venderam um campo e trouxeram o dinheiro da venda para os apóstolos. Fizeram isso num contexto público: Pedro recebeu a doação e havia testemunhas. Só que eles não trouxeram tudo, guardaram parte do dinheiro. Ao ser questionado sobre se o valor representava a venda toda, Ananias afirmou que sim, que tinha entregue tudo o que recebera. Mas Pedro denunciou a mentira, que não era apenas contra os irmãos, mas contra o Espírito Santo. O homem caiu morto. Três horas depois, Safira chegou e confirmou a mentira, o que também a fez morrer na presença do Senhor.

Pedro ponderou com Ananias que ele não tinha obrigação de vender o terreno. Continuou dizendo que não teria obrigação de trazer o valor inteiro da venda para a igreja. O que ele fez de errado foi afirmar que havia trazido tudo sem que fosse verdade. O que isso tem de mais?

O apóstolo Paulo diria, anos depois, que somos membros uns dos outros. Que a Igreja não é apenas uma assembleia de pessoas com algo em comum. Somos o Corpo de Cristo. Estamos ligados. E essa ligação é de uma seriedade que poucos compreendem. No caso de Paulo, ele denunciou atitudes contra a comunhão dos santos. Em 1 Coríntios 11, disse que, ao chegarem à mesa da Ceia, muitos tinham trazido sobre si juízo por desprezar a comunhão verdadeira, a doação de si. 

Havia pessoas passando fome, enquanto outras se fartavam à mesa nas ocasiões de “comunhão”. Por isso, muitos estavam fracos e doentes. Alguns estavam até “dormindo” (uma expressão grave, que fala de morte – espiritual ou literal). Sua comunhão era um engodo. Sua irmandade não era real. Reuniam-se, mas sem o proveito espiritual que poderiam receber. Pelo contrário, por causa da aparência de comunhão, sem a devida doação de si, na hora da mesa do Senhor eles se tornavam “réus do corpo e do sangue”.

Foi Deus?


"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" –  Lamentações 3:22.

Bom, se a misericórdia do Senhor não tem fim, como pode Ele matar as pessoas? Será que para alguns, sua misericórdia chegou ao fim.

Se nos dez mandamentos existe a ordem: Não matarás. Deuteronômio 5:17, como poderia Deus matar? Ou seja, ele manda não fazer e faz?

Entretanto, muitos líderes religiosos continuam afirmando que Deus mata. Tentaremos então, desvendar esse “mistério”.

Uma coisa não podemos negar, a Bíblia relata diversos assassinatos atribuídos a Deus. Porem uma pergunta não podemos deixar de fazer. Será que de fato, foi Deus quem matou? Analisemos alguns acontecimentos.

"Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar.
 
Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou. 
Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. 
Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. 
E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou" – Gênesis 38:6-10.

"O Senhor resolveu matar Er, pois ele era mau a Seus olhos. Então Judá da ordem a Onã, para casar-se com a mulher de seu irmão, com a finalidade de suscitar descendência para seu irmão.  
Porem Onã ao relacionar-se com Tamar, derramava o sêmen na terra, motivo pelo qual Deus o matou. Veja a atitude de Judá, pai de Er e Onã! 
E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto. 
E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora. E ela disse: Que darás, para que possuas a mim? 
E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies? 
Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele" – Gênesis 38:15-18.

Deus tinha matado os dois filhos de Judá, e ele achava que o motivo de Deus ter matado seus filhos estava vinculado a Tamar, por esse motivo ele não permitiu que seu caçula casasse com Tamar, pois temia que Deus também o matasse. Entretanto Judá cai na armadilha de Tamar, que ao ver que não iria casa-se com Selá, elabora um plano para engravidar de Judá. Tamar se disfarça de prostituta e Judá cai em sua armadilha. 

A pergunta que não quer calar. Se Deus matou Onã por simplesmente derramar o sêmen na terra, porque não matou também Judá, que se prostituiu com sua nora? Quem seria o pecador? Onã que derramou o sêmen na terra, ou Judá, que se prostituiu?

Agora Deus mata Nabal, e Davi agradece a Deus, por ter matado seu desafeto e liberado o caminho para casar-se com Abigail (mulher de Nabal)

"E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu. 
E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. 
E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher" – 1 Samuel 25:38-39.

Faltaria tempo para mencionar todas as mortes atribuídas a Deus, entretanto, quero lembrar a você querido leitor, que todos os Países tem seus costumes e crenças, e o povo judeu acreditava que toda morte inesperada, quer seja por doença, ou por acidente grave, era atribuída a Deus. Aqui no Brasil, também existem crenças em relação a Deus matar ou não.

Vamos imaginar um líder de uma determinada igreja, ou até mesmo um membro considerado por toda congregação como um “homem de Deus” sendo acometido por uma doença grave (câncer). Toda igreja fará o mesmo discurso: “O diabo está se levantando” vamos orar!

Agora vamos imaginar um membro de uma determinada igreja que esteja “batendo de frente” com a liderança, por discordar de sua postura ou ponto de vista doutrinário, e esse membro, sendo acometido de uma doença grave (câncer). Toda igreja fará o mesmo discurso: Se levantou contra o ungido do Senhor, “Deus pesou a mão”! Ou seja, se existe uma pessoa passando por alguma dificuldade, seja ela qual for, e essa pessoa é nosso desafeto, falamos que Deus está pesando a mão. Porem se essa pessoa for nosso irmão em Cristo, falamos que o diabo está se levantando, e convocamos toda a igreja para interceder pelo irmão.

Veja na Bíblia um exemplo clássico do que acabamos de ler.

"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel" – 1 Crônicas 21:1.

"E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá" – 2 Samuel 24:1.

Davi resolveu numerar a Israel. Em Crônicas o autor atribui o ocorrido a Satanás, já em Samuel, o autor atribui o ocorrido ao Senhor. Afinal, quem incitou a Davi a numerar Israel? O fato é, Davi numerou Israel. Se foi Deus ou Satanás, vai depender da crença de cada pessoa.

Outro exemplo: Duas pessoas da mesma família, da mesma igreja, resolvem fazer uma viajem, e as duas começam a encontrar impedimentos (dificuldades) para viajar. Uma delas poderá alegar: "Satanás quer me impedir de viajar! Tá amarrado!" Enquanto a outra pensará consigo: "Deus não quer que eu viaje."

Tá, mas e Ananias e Safira?

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram" – Atos 5:3-5.

Aqui não diz que Deus matou Ananias, e sim, que ao ouvir as palavras de Pedro, ele caiu morto! Podemos imaginar diversos motivos para a morte de Ananias, como por exemplo (eu posso livremente conjecturar sobre um texto das Escrituras, desde que não o tire de seu contexto ou o deturpe): Ananias poderia ser uma pessoa de idade avançada (a Bíblia não fala sobre a idade dele) e hipertensa (porque não, se estamos falando hipoteticamente), e ao ser exposto por Pedro na presença de toda a igreja, como uma pessoa que mentiu para Deus, poderia de tanta vergonha, ter sofrido uma parada cardíaca (analisando dentro do contexto da minha conjectura, essa é uma possibilidade altamente plausível). 

Ainda conjecturando, no caso de Safira é mais fácil explicar o que poderia ter acontecido com ela, pois, quantas mulheres já morreram ao receberem a notícia da morte de seu marido? 

Só sei de uma coisa,  se Deus mata uma pessoa, pelo simples motivo de não dar dinheiro para a igreja… Porque Ele não matou a mim, a você e a um tanto de outros irmãos ainda? Caso contrário, serei obrigado a pensar que Deus é miliciano (só lhe “protege” se você der dinheiro).

E no caso de Herodes? Vejamos:

"E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. 
E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. 
E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou" – Atos 12:21-23.

Porque Deus não matou os imperadores de Roma? Como por exemplo: Nero e Calígula que sem dúvidas foram muito mais perversos que Herodes. Se Deus mata, porque Ele não matou todos os imperadores do Egito (pois eles eram adorados como “Deus”)?


Conclusão


Resposta: Deus não mata! Quem mata é o homem e/ou é ele morto como consequências de suas atitudes, de suas escolhas, e muitas vezes, atribui o assassinato a Deus.

"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" – Gálatas 4:16

domingo, 24 de janeiro de 2016

NÃO EXISTE CHAPOLIN COLORADO QUE POSSA NOS SALVAR

O Brasil que voltou aos anos 1990, com inflação de dois dígitos e desemprego em alta, está vendo a fartura virar escassez. Na luta diária contra a carestia, quem mais sofre são os pobres, à mercê de alimentos caros e indispensáveis. Mas o custo de vida está pesado para todas as classes sociais e é preciso muito jogo de cintura para driblar os efeitos perversos do aumento desenfreado de preços.

Economistas explicam que um conjunto de fatores contribuiu para a elevação da carestia. Segundo eles, os preços administrados, como energia elétrica e combustíveis, ficaram represados muito tempo. "Em 2015, houve reajuste de mais de 50% no caso das tarifas da conta de luz. Ela encarece vários serviços e produtos em efeito cascata. Tudo que é refrigerado por exemplo”, alertam. O país também passou por uma crise hídrica. A falta de água obrigou o uso de fontes de energia mais caras, e também provocou o aumento de preços nos alimentos in natura. 

Os brasileiros se descobriram vítimas de uma trama sórdida em um jogo inescrupuloso de poder político. Há alguns poucos anos atrás, todos comemoravam o que acreditavam ser um avanço na economia brasileira. Muitas pessoas passaram a desfrutar de confortos nunca antes imagináveis (a aquisição de bens materiais, viagens de avião). A acensão da tal classe C - que nada mais é (ou era?) do que pobres brincando de ser ricos - foi um dos estandartes erguidos pelo governo, que tinha nos projetos sociais um de seus maiores trunfos. Com seu discurso e medidas assistencialistas (Bolsas isso e aquilo), o governo entregou cestos cheios de peixes à população que, deitada em um berço aparentemente esplêndido, não se preocupou em aprender a pescar. Me lembro que especialistas sérios, economistas respeitáveis, já alertavam sobre o perigo iminente do que está acontecendo hoje. Há em todo o Brasil famílias inteiras mergulhadas em dívidas, envergonhadas e frustradas. Sem perspectivas e expectativas, à espera de que algum Chapolin Colorado suba a rampa do Planalto Central e as salve. Só que o Chapolin Colorado já morreu!

Na década de 1990, época de inflação galopante (tempo das temidas e extintas maquinhas de etiquetar preços) em que o arrocho salarial era uma realidade em todos os setores, eu, então um jovem sonhador, entusiasmado com a então recente democracia pós ditadura, vislumbrava um Brasil melhor. Não cheguei a ser um militante, mas nunca fui um alienado. Sempre tive consciência política e nunca negligenciei a responsabilidade e importância do meu voto (ainda que, obviamente, nem sempre eu tenha votado corretamente). Embora não tenha pintado a cara e saído às ruas para protestar, acompanhava pelos jornais as assustadoras notícias das situações econômica (mesmo não entendendo dos meandros técnicos em textos carregados de um incompreensível "economês", eu sabia é que os pobres estavam cada vez mais pobres...) e política da nação. Dispararam-se medidas (Plano Collor, Plano Real), mudaram-se os nomes do dinheiro (de Cruzado Novo para [novamente] Cruzeiro, de Cruzeiro para Real), mudou-se governo (Collor - que foi "tirado" pelo Impeachment -, Sarney, FHC) e nada.O temido "dragão da inflação" continuava lá estampando as capas e recheios dos principais jornais. Os casos de corrupção eram estarrecedores (Caso PC Farias-92, Escândalo da Pasta Rosa-95, CPI do Banestado - 96, Escândalo da Encol - 97, Escândalo do Fórum do TRT-SP - 98, Caso do Banco Marca - 99, citando só os mais expressivos). E agora, cá estou eu novamente, não mais tão jovem assim, vendo tudo acontecer novamente (novos personagens, velhas notícias: inflação, corrupção, Impeachment...) e, devido ao foguetório tecnológico, "on line". 

Não acredito que seja o caso de uma caça às bruxas (no caso, à "bruxa") e nem de apontar culpados (faltariam espelhos), mas sim de começarmos a fazer alguma coisa de concreto. 2016 é um ano de pleito. Não é mais tempo de alienação política. Não podemos mais fingir que não é conosco. Não podemos incentivar, alimentar e/ou estimular uma juventude, cuja visão ainda continua ofuscada pelo brilho da ostentação e que mesmo conseguindo assentar nas fileiras acadêmicas, se revela acéfala em suas atitudes. Não basta apenas ir para as ruas em turbas - e, se for o caso de ir, nada de máscaras, muito pelo contrário, é hora de se mostrar a cara, pintada ou não. Muito mais do que levantar bandeiras ideológicas, sob discursos e bravatas filosoficamente bem engendrados, é hora de tomar atitudes concretas, reais. É hora de sair de "dentro" das mídias sociais (excelentes ferramentas se utilizadas por indivíduos inteligentes) que em muitos casos permitem o anonimato mais expressam a covardia de muitos. O voto ainda é a nossa maior arma. Que não confundamos, pois, as urnas com vasos sanitários de banheiros públicos, por mais que a política tenha o odor e a aparência de um monte de m...!

sábado, 23 de janeiro de 2016

A MORTE DO MAGNÍFICO ATOR ANTÔNIO POMPÊO

Dei um tempinho. Fiquei calado só pra ver se alguém iria fazer algum comentário. Fiquei esperando as citações de homenagens e/ou reportagens especiais nos programas de televisão, aqueles, horríveis, em formato de revista eletrônica exibidos aos domingos. Fiquei aguardando uma grande repercussão midiática, com a exibição de atores e atrizes dando depoimentos sobre tão grande perda, links diretos do velório... Que nada! Ficou mesmo só em algumas notinhas dos grandes sites e uma ou outra rápida menção em redes sociais de grupos de movimentos raciais. Mas, enfim, quero falar não somente sobre a perda desse ilustre brasileiro - um ator de talento inquestionável, com um absoluto poder de interpretação que atuava até com gestos e olhares, que não foi protagonista de nenhuma novela da Globo, não era galã, não exibia corpo esculpido em academia e nem era cheio de tatuagens, mas tinha o talento pulsando nas veias - mas também de mais uma constatação que, apesar de priscos avanços, ainda há sim, muito RACISMO nesse Brasil nosso de todas as raças. 

O fato


Foi encontrado morto no dia 05 deste mês (janeiro, 2016), em seu apartamento em Guratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, aos 62 anos, o ator Antônio Pompêo. A causa da morte ainda não foi constatada pelos peritos do Instituto Médico Legal, mas vizinhos supõem que o ator perdeu a vida no domingo, 03, em decorrência de causas naturais.

Quem foi


Militante do Movimento Negro e um dos atores negros de maior visibilidade na TV aberta e no cinema do País, Pompêo foi diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro Brasileira da Fundação Palmares e participou de filmes importantes como "Se Segura, Malandro", de Hugo Carvana, "Quilombo" e "Xica da Silva", ambos de Cacá Diegues, e de novelas de sucesso como "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Mulheres de Areia" (1993), "Pedra Sobre Pedra" e "O Rei do Gado" (1996/97), todas exibidas pela Rede Globo. Seu último trabalho televisivo, o folhetim "Balacobaco", da Rede Record, foi ao ar em 2012.

Os fatos


A ausência de perspectivas profissionais em veículos de comunicação de grande visibilidade é sintomática do racismo velado que existe nas grandes emissoras de TV do Brasil, também visível no âmbito da propaganda. Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, 50,7% da população do País é preta ou parda. No entanto, em pleno ano de 2016, essa condição demográfica majoritária é praticamente invisível nas produções televisivas e nas peças publicitárias que circulam na TV e nos veículos da mídia impressa.

Em entrevista recente ao site Brasileiros , o ator Lázaro Ramos atribuiu ao seriado "Mister Brau" - que teve sua primeira temporada exibida pela Rede Globo entre setembro e dezembro de 2015 -, do qual foi protagonista, um papel divisor na história da TV brasileira. Na entrevista, o ator disse:
“A maneira como eles se vestem (Brau e sua mulher, Michelle, interpretada pela atriz e esposa de Lázaro, Taís Araújo), por exemplo, é uma releitura do que a moda africana mostrou e tem mostrado para o mundo. São pessoas de origem popular, mas que tem conhecimento da estética afro e fazem disso uma coisa pop. Acho um passo importante, porque também é uma atitude de afirmação racial. Os personagens sabem da sua origem, gostam da sua origem e não tem o menor problema em propagar essa origem. Isso vale para tudo: a cor da pele, o fato de eles virem do bairro de Madureira ou a maneira intensa com que eles festejam. Eles têm muita autoestima. Mister Brau tem o ineditismo de ser o primeiro seriado da TV brasileira protagonizado por dois negros que são ricos”. (Sic)

Constrangedor é perceber que na grade de atrações da mesma emissora carioca, a despeito do ineditismo de "Mister Brau", que abordou de maneira enfática e bem humorada como são vistos os negros que alcançam a alta sociedade, parece não haver espaço para talentos como os veteranos Ruth de Souza (certamente muitos jovens não sabem que é essa excelente atriz), Milton Gonçalves (de todos, ele, aliás, é um dos que mais aparecem na televisão, mas nunca foi protagonista em nenhuma produção televisiva) e Antônio Pitanga (ator talentosíssimo, pai da Camila Pitanga que, assim como a Tais Araújo, é uma das poucas atrizes negras com o status de estrela na teledramaturgia). 

Conforme citado em matéria no site Brasileiros, a atual novela das 21h, "A Regra do Jogo", perceba, os negros ali representados são estereotipados como empregados domésticos, objeto sexual ou funkeiros acéfalos. Toni Tornado, que outrora cantou em "Sou Negro, Sim" "...o meu caráter não está na minha cor", aos 85 anos, tem de dispensar seu enorme talento dramático em papeis secundários do Zorra Total, humorístico semanal célebre por não fazer rir.

Quem são


Mesmo alcançando a consagração como Xica da Silva - como foi o caso da excelente atriz e cantora Zezé Motta ou Zumbi dos Palmares - como foi o caso de Pompêo -, talvez a atriz ou o ator negro não experimente mais na vida, convites para compor personagens igualmente grandiosos. Isso pode tirar a vida de muitos, aos poucos. 

A morte quase sempre nos pega na curva, na volta da esquina. Na vivência do ordinário. Mesmo sendo um dos eventos mais seguros e aguardados da vida. Talvez por isso mereça o status de notícia se for violenta, dramática ou trágica. Ou, quem sabe se envolver algum astro precoce da música sertaneja, mesmo que o talento deste possa ser colocado em xeque.

Antonio Pompêo, reconhecido ator de 62 anos, morreu em casa. Aparentemente por razões naturais.

Reconhecido por quem? Pelos seus, provavelmente, para os quais o brilho do personagem Zumbi dos Palmares, de Cacá Diegues, foi a interpretação mais marcante. Jamais esquecida pelos que o amaram e presenciaram tristeza, angústia devido aos parcos papeis relevantes interpretados ao longo da carreira. Sem abordar as dificuldades materiais decorrentes. Pelos poucos convites para trabalhos grandes e representativos.

Reconhecido também pelos colegas de profissão. Pelos que o conheceram como artista plástico e como gestor de cultura.

Ora, dirão alguns, são inúmeros os artistas talentosos a sofrer por não serem suficientemente aproveitados. É verdade, responderíamos. Mas o artista negro vive coisas específicas que vão minando suas forças e levam muitos deles a desistir da carreira precocemente.

A veterana e combativa Zezé Motta, por exemplo, conseguiu construir uma narrativa vitoriosa em cenário adverso. Nem todos conseguem. Muitos sucumbem. Manteve-se em cena, mas precisou sobreviver a um tempo em que só uma atriz negra por vez atuava em novela. Não havia espaço para a performance paralela de outra. Como se o público só suportasse uma cara de mulher negra por vez, de acordo com a leitura dos programadores de TV.

Sobreviveu ao primeiro convite depois do sucesso estrondoso de sua interpretação de Xica da Silva: uma empregada doméstica, que entrava e saía muda de cena, servindo cafezinho e recolhendo xícaras.

Tem sido assim para atores e atrizes negros. Precisam dar tudo em um papel, pois já sabem que existem poucos papeis para negros fora dos produtos audiovisuais que tratem de escravismo colonial, massacres urbanos, violência, miséria (papeis secundários e figurações) ou situações históricas específicas.

Conclusão

E do lado de lá?


Surpresa para muitos, a situação não é tão diferente para artistas negros estadunidenses, como alertou Viola Davis, no momento de recepção do Emmy 2015. Faltam oportunidades de destaque para atrizes negras.

E mesmo alcançando a consagração como Xica da Silva ou Zumbi dos Palmares, talvez a atriz ou o ator negro não experimente mais na vida, convites para compor personagens igualmente grandiosos. Isso pode tirar a vida de muitos, aos poucos. Em movimentos lentos e perceptíveis apenas a quem vive a dor do ostracismo e aos amigos e companheiros de destino. Até o dia em que as luzes do set se apaguem por banzo definitivo. Descanse em paz, Antônio Pompêo!

[Fonte: Site Brasileiros e Revista Raça Brasil]

A VIDA FINANCEIRA DO CRISTÃO RESPONSÁVEL EM TEMPOS DE CRISE

"Não estamos em crise, estamos em Cristo!" Que frase bonita e impactante. Mas vamos analisá-la? Ela tanto pode ser uma confissão de fé, como uma manifestação de irresponsabilidade, uma bravata triunfalista dos pregadores da famigerada teologia da prosperidade. Por mais cristão que eu ou você sejamos, não há como fugirmos do óbvio: o Brasil está mergulhado em profunda crise política, moral e financeira. 

Os reflexos dessa crise atinge a base da pirâmide social e atinge a todos de toda crença. Por mais fé que se tenha, não há como viver fingindo que os problemas não existem alimentando rompantes utópicos e megalômanos. Cristo não nos ensinou nada disso. Ele disse bem claro "Eu vos preveni sobre esses acontecimentos [ou seja, o que está escrito do versículo 1 ao 32] para que em mim tenhais paz. Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo" - João 16:33 (versão King James Atualizada). Observe que Jesus nos disse que venceu o mundo e não as tribulações. Não que Ele não as tenha vencido, mas o que deixou claro é que seria necessário que passássemos por ela. Os pregadores do evangelho triunfalista que me perdoem, mas nem forçando os textos das Escrituras com tanto gostam de fazer é possível fugir dessa realidade. 

Conforme informações do Site UOL - um dos mais confiáveis da Rede - depois de um ano muito movimentado, em que o Brasil se viu em meio a crise econômica e política, a expectativa para 2016 é de mais dificuldades em meio a muitas incertezas, de acordo com economistas ouvidos pelo site. Especialistas afirmam que 2016 começou envolto de incertezas políticas e econômicas, tornando muito difícil fazer estimativas sobre o crescimento da economia no ano. No final de novembro, o governo piorou sua expectativa em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, prevendo um encolhimento de 1,9% da economia no ano – contra 1% de queda na estimativa anterior. A previsão do FMI é de queda de 1%, enquanto o mercado financeiro espera queda de 2,8%.

Segundo o site Valor Econômico, o Brasil terá 700 mil novos desempregados. O país terá uma das maiores altas no número de desempregados entre os países emergentes, informou um relatório Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a entidade, o número de desempregados no Brasil subirá de 7,7 milhões em 2015 (7,2%) para 8,4 milhões em 2016 (7,7%), chegando à estabilidade em 2017. E, dentre estes tantos desempregados será que não tem nem um que é um cristão fiel? Claro que sim! Então, estamos em crise mesmo estando em Cristo! Baseado nisto quero fazer uma análise bíblica de como o cristão pode enfrentar com sobriedade espiritual os dias nada bons tanto os atuais quanto os vindouros, conforme a projeção dos economistas. E, por favor, não tente espiritualizar o "inespiritualizável". 

O cristão e a crise


Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão? Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. 

A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas. Vejamos um "passo-a-passo (pelo amor de Deus, nada a ver com autoajuda)" bíblico de como devemos agir e reagir nesses dias difíceis:


Atitudes


Gratidão - O apóstolo Paulo insiste em que sejamos gratos. Precisamos estar "...transbordando de gratidão" (Colossenses 2:7): "Dêem graças em todas as circunstâncias..." (1 Tessalonicenses 5:18). Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a Deus por suas bênçãos a nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus lhes tinha dado havia apenas pouco tempo. Temos que atentar para o que o Senhor nos tem dado e não para as coisas que não temos.

Contentamento -  "Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’" (Hebreus 13:5). A presença de Deus com seu povo deveria dar tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância (Filipenses 4:10:13). Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza (veja Lucas 12:15, por exemplo). 

Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao buscar adquiri-las é perfeitamente aceitável. Poderia ser que poucos de nós admitem a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração? Paulo exortou: "Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos" (1 Timóteo 6:8). Estamos satisfeitos somente com isto?

Sobriedade - Muitos textos nos exortam a sermos sóbrios (1 Tessalonicenses 5:6, 8; 1 Pedro 1:13; 4:7; 5:8). A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser "homens de coragem" (1 Coríntios 16:13). Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem sem mais nada, mas precisam ser resolvidas por disciplina séria e perseverante.

Honestidade - A honestidade é parte do caráter cristão (2 Coríntios 8:21; Tito 2:5). Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar (veja Romanos 13:8).

Diligência - Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça. "Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado" (Provérbios 6:10-11). "Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras" (Eclesiastes 10:18). 

Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família (1 Timóteo 5:8) mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

Espiritualidade - Precisamos manter nosso foco principal em Cristo, não em coisas materiais. "Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro... Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:24, 33). 

Nossas posses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele se vê como meramente passando através desta vida como um peregrino e portanto relativamente desinteressado nas suas condições. Ele nunca faz da prosperidade material uma meta séria (veja Lucas 9:57-58). O homem espiritual percebe que seu dinheiro e sua posição financeira não são as coisas importantes da vida.

Altruísmo - O servo do Senhor está sempre buscando dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode aplicar servindo a outros: "O que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade" (Efésios 4:28). 

Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros (2 Coríntios 9:8-11). Enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

Humildade - A humildade para admitir enganos e buscar corrigi-los é básica. Muitos de nós temos tido atitudes impróprias e não temos administrado bem nosso dinheiro. Nunca mudaremos até que admitamos que temos estado errados. Precisamos também ter a humildade de examinarmo-nos à luz da palavra de Deus e fazer as coisas que aprendermos (Tiago 1:21-24). Esta seria uma boa hora para parar de ler este artigo e rever as oito atitudes que precisamos ter e tentar honestamente avaliar-nos e resolver mudar nossa atitude nas áreas necessárias. Como Deus nos vê em cada uma destas atitudes?

Mudanças Específicas


As coisas específicas que precisamos fazer ao lidar com problemas financeiros dependem de nossa mudança e adoção das atitudes mencionadas acima. Sem perspectivas corretas, os passos seguintes terão pouca validade.

  • 1. Avalie honestamente sua situação - Encare os fatos. Talvez ajudasse pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Então, lançar sua renda e suas despesas mensais. Qual é, exatamente, sua situação financeira.

  • 2. Comece a pagar suas dívidas - "Não devem nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." (Romanos 13:8). Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas: [a] Gastar menos - Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver (veja 1 Timóteo 6:6-10). [b] Ganhar mais - Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem. [c] Vender coisas - Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos (Atos 4:32-37); certamente não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve.

  • 3. Viva dentro dos limites de seu orçamento - A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7). O que não falta no meio cristão é o "crente ostentação". Irmãos que querem a todo custo viver acima de sua real condição financeira (e ainda têm o desplante de chamar isso de "atitude de fé"). A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

  • 4. Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais - Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente (2 Coríntios 8-9). Conquanto seja verdade que não estamos mais obrigados ao dízimo, não devemos usar isso como uma desculpa para sovinice. Não devemos permitir que nossa oferta seja diminuída pela avareza (2 Coríntios 9:5).

Conclusão


Em todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada na Bíblia. Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, recebemos tanto "a promessa da vida presente" como a da vida "futura" (1 Timóteo 4:8). Que sigamos estas instruções e não nos ufanemos em uma pseudo espiritualidade que expressam uma pseudo fé.