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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DEUS SE COMPROMETEU A REALIZAR OS SONHOS HUMANOS?

Há muitos que ainda acreditam - e até afirmam - que Deus tenha se comprometido a realizar os sonhos humanos. Entretanto, não há base nas Escrituras para fazer tal afirmação. Em nenhuma parte do Livro Sagrado encontramos o Eterno se comprometendo em realizar sonhos pessoais de quem quer que seja. Os sonhos com os quais Deus se envolve são os que cuja realização nos aponte, nos indique e/ou nos direcione ao centro de Sua boa, perfeita e agradável vontade. Mesmo assim nos é lícito sonhar. É do que tratarei neste artigo.

Você pode se perguntar: "Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?" Talvez você possa estar se sentindo totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.

Antes de você nascer, Deus sonhou com a sua vida; ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão (Salmo 139:13-18). A Bíblia afirma, em Filipenses 2:13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é ele mesmo quem realiza, quem concretiza estes sonhos. Desde a sua infância, mesmo antes de você conhecer Jesus, Deus estava semeando os sonhos dele para sua vida. Ele os estava plantando dentro do seu coração. E ao longo dos anos, na medida em que você foi crescendo, estes sonhos também foram crescendo.

Você brincava de boneca ou de carrinho, e sonhava em se casar, ter filhos. Quem sabe quando menina você  mesma brincava de desenhar o seu vestido de noiva enquanto sonhava com o príncipe encantado. Talvez você goste de computadores, de vídeo games, e desde cedo sonha em trabalhar com isso. Ou, quem sabe, você admira o seu pastor e pensa: "Quando crescer eu vou ser um pastor assim." Talvez assistia a programas na TV que mostravam imagens de outros países, de pessoas de diferentes, culturas, e isso lhe atrai. São sementes dos sonhos de Deus em seu coração. Se você tem um compromisso com Deus, ele vai compartilhar muito mais sonhos para você.

Infelizmente, porém, a Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele é inimigo de Deus, e assim, inimigo dos sonhos de Deus. Portanto, ele é nosso inimigo e adversário dos sonhos de Deus para nós. A Bíblia também diz que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Mas como é que ele age para matar, para assassinar os nossos sonhos? Será que ele aparece "de chifre" para nos assustar e frustrar nossas esperanças?

Certamente não. Ele usa a boca das pessoas que estão perto de nós. Ele usa olhares. Ele usa as pessoas que mais amamos e admiramos para nos ferir e desencorajar. Meu pai sempre me disse que as pessoas que mais nos ferem são aquelas que mais amamos, porque elas estão perto de nós. Se alguém que eu nem conheço direito fala algo contra mim, não me importo. Mas se alguém da minha casa ou do meu ministério fala contra mim, isso dói, isso desencoraja.

Jesus também passou por isso. Ele veio ao mundo com uma missão. Ele tinha um grande sonho, que era reconciliar o ser humano com o Pai. Ele veio para morrer na cruz em nosso lugar e ressuscitar, vencendo tudo por nós. Ele sabia que ia para Jerusalém para ser crucificado. Em Marcos 8.31-33 vemos Pedro chamando Jesus à parte para tentar convencê-lo de não ir a Jerusalém.

E a resposta de Jesus ao seu discípulo foi: "Arreda, satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens!" Quando entendemos que é o diabo quem usa a boca das pessoas para nos ferir e matar nossos sonhos, fica mais fácil perdoar essas pessoas. Você precisa perdoar as pessoas que foram instrumento de Satanás para te ferir e frustrar.

Como saber se um sonho é de Deus?


Os sonhos de Deus trazem glória a Deus. A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração.

Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.

Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.

Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em sua vida.

Sonhar é o primeiro grande passo para a realização dos nossos projetos. Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos. Isso mesmo, eu disse: “permitiu-se”! Há pessoas que não tem coragem de sonhar, com medo do que vai acontecer no decurso do tempo; ou com medo de se frustrarem.

O que disse acima é tão verdadeiro, que é digno de repetição: “Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos”. Em outras palavras, quem não sonha, não realiza! Como diria o velho ditado, com algumas alterações (quem não arrisca não petisca).

Ninguém acredita nos seus sonhos mais do que você. A propósito, acreditar é um fator determinante para a realização de um sonho. Não basta apenas sonhar. Temos que acreditar que é possível alcançar!

Conhecemos, com certeza, algumas pessoas do nosso convívio, que alcançaram os seus objetivos; e com certeza, também, conhecemos outras que não chegaram a atingir, por qualquer que seja a razão, os seus objetivos.

Por que as coisas não acontecem, muitas vezes, a nossa maneira? Porque são frustrados, alguns dos nossos sonhos (Ex.: Moisés, Abraão, Davi, os discípulos, Saulo e outros.)?

Sonhos negativos X Sonhos positivos


Não gostaria de deter-me na parte negativa dos sonhos, mas, na parte positiva dele, ou seja, como realizá-los a luz da palavra de Deus. Temos que, primeiro, partir do pressuposto, de que Deus pode e vai frustrar certos planos nossos. Quem conhece as Escrituras Sagradas sabe de algumas histórias de homens e mulheres, aos quais, Deus frustrou-lhes os sonhos e planos; ex: Moisés fora criado para ser, pelo menos, o segundo faraó. Abraão tinha sua vida em Ur dos caldeus, Deus, porém lhes chamou para uma terra distante. Davi intentou edificar um templo em honra ao nome do Senhor, mas este frustrou os planos daquele. Os discípulos estavam lá desfrutando da realização de seus sonhos em sua bem sucedida indústria pesqueira e Saulo [da cidade] de Tarso, ensinado aos pés de Gamaliel, vivendo no auge de seu sonho, que, diga-se, certamente era o sonho comum a todos os jovens de sua época. E muitos outros exemplos. Mas… O porquê de ser assim?

Seria Deus, um ser sádico? Não! Tem prazer nos sofrimentos de suas criaturas? Definitivamente não! As ações de Deus são baseadas em seus atributos: Soberania, Onisciência, Amor, Misericórdia etc. Ele enxerga além! Não somente o que vai acontecer de ruim, mas, também, o que de bom; e Ele sabe o que é melhor para nós. Por outro lado, nós, não sabemos o que vai acontecer a dez minutos a nossa frente; não sabemos o que há de acontecer de ruim ou de bom. E definitivamente não sabemos o que é melhor para nós. Portanto, nada mais justo do que deixar nossas vidas nas mãos daquele que é o nosso Senhor, e que é Soberano, Onisciente, que é Amor e Misericordioso.

O Senhor Jesus diz: “E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que estas nos céus?” Isto quer dizer: que Deus está interessado em nós, em nosso bem estar; só que tem coisas que Ele não pode nos conceder! Imagina se Deus concedesse tudo o que todas as pessoas pedissem no mundo? Imagina que caos seria?

A passagem no livro de Tiago 4.1-3 reflete muito bem a situação de nós seres humanos em geral: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Prosseguindo, vejamos o que o dicionário diz sobre sonhar - é ter sonho, desejar muito. E diz mais sobre o que é sonho: É delirar, ilusão, fantasia, utopia.

Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou seja, a visão dos homens a respeito do Sonho. Porém, existe um tipo de sonho que é maior e melhor do que o Sonho Natural é o ‘SONHO DE DEUS’. Os Sonhos de Deus são projetos ou planos traçados para um futuro próximo ou futuro distante, para seus filhos.

Vejamos: Isaías 55.7-9


Assim como os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, assim, também, os Sonhos e projetos de Deus! E sobre os projetos e desígnios de Deus, o livro de JÓ 42.2 diz: “bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

Interessante! Os nossos planos podem não ser alcançados, nós podemos sair frustrados; mas, os planos de Deus não serão frustrados, de forma alguma!

O Que devemos fazer então?

Primeiro, julgo eu, precisamos nos colocar diante da presença de nosso Pai celeste. Apresentar-lhe nossos anseios, vontades, planos, desígnios etc. Mas Lembre-se: “Seja feita tua vontade, assim na terra, como no céu”. Pedir que cumpra em nós os seus planos, e nos conduza neles. Nesse momento precisamos, se necessário (eu sei que é difícil!!), abrir mão de nossos sonhos, para que o Senhor coloque os seus sonhos em nossos corações.

Não tenha medo do que vai acontecer, não tenha medo de sonhar e de planejar, de acreditar no que Deus colocou no teu coração. Igualmente, precisamos deixar-nos ser conduzidos pelo seu Espírito para não cairmos nas armadilhas do nosso coração.

Precisamos, também, compreender que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Não importa o que aconteça: “nenhum de seus planos podem ser frustrados”. Tenha fé, acredite!

"Os teus sonhos são maiores do que os meus..."


Vejamos o exemplo de um homem que sonhou os sonhos de Deus. São vários os homens, porém falaremos de apenas um. Deixarei por sua conta, o estudo da vida de outros homens e mulheres que também sonharam os sonhos de Deus. José foi um desses homens de Deus que sonharam os Sonhos de Deus (Gn 37)!

• José teve um sonho. Não tinha medo de sonhar – vs 5.
• Os seus irmãos não acreditaram no seu sonho. Não tinham visão. Tinham medo de sonhar – vs 8,11.
• Tentaram matar os sonhos de José – vs 18,19.

Verso 20 – Podem as pessoas intentar contra ti e contra o teu sonho, mas aconteça o que acontecer, persevere, não perca o teu sonho de vista, pois Deus reverterá em bem todo o mal feito contra ti! Apesar de tudo o que passou José, acreditou no sonho de Deus para ele, e foi em busca dele. Uma das características de José é que ele aproveitava as oportunidades. Era um homem integro, honesto, temente a Deus e seus princípios. Estude novamente a história de José e verás.

Conclusão


Ao passo que os sonhos dos homens, os sonhos naturais são egoístas, egocêntricos; os sonhos de Deus não. Eles (os sonhos de Deus) não se referem só a um, não abençoa somente um, mas a todos! Através do sonho que Ele lhe deu, Deus realizará os sonhos dele em sua vida, e através da sua vida, os sonhos de outros. Foi assim na vida de Ana. Ela precisava de um filho, mas Deus precisava de alguém que fizesse a diferença naquela geração, precisava de um profeta, de um juiz. 

Deus, através da sabedoria de José, abençoou várias nações e famílias, inclusive do próprio Jesus. Através dele, ficou um exemplo para a sua geração, de: caráter e temor a Deus. Moisés tinha seus sonhos, porém, Deus tinha planos maiores para ele; foi o libertador dos hebreus; foi o homem que falou face a face com Deus. E muitos outros! Deus fez muito mais na vida desses homens (e através deles), do que eles poderiam imaginar, Ele fez muito mais do que eles, com suas próprias forças, poderiam fazer, por eles mesmos! Vale à pena sonhar os sonhos de Deus.

A EXCELÊNCIA DA BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS

Com base no Salmo de número 119:1, 4, 5, 7, 9, 10-12, 16, 105, fiz este estudo no ano de 2000. Organizando minha pequena biblioteca eu encontrei o original impresso dobrado dentro de um dos livros (nem me lembrava mais desse estudo...) e resolvi adaptá-lo no formato de artigo para compartilhar com meus leitores no blog meu amor por essa maravilhosa Palavra.

Milhões de pessoas estão buscando uma fonte fidedigna de autoridade. Descobriram que não podem confiar em tratados entre nações nem em declarações dos cientistas. Mesmos grandes e respeitados líderes religiosos com triste frequência cometem erros. A Bíblia - a Palavra de Deus - é a única autoridade definitiva que possuímos. Provada através dos séculos, a Bíblia derrama luz sobre a natureza humana, sobre os problemas da humanidade e o sofrimento que aflige o homem. Além disso, ela revela claramente o caminho para Deus.

Mais que um livro


A palavra bíblia vem do grego 'biblos', que significa 'livro'. A Bíblia, porém, é mais do que um simples livro - ou uma coleção de livros. Ela é a revelação escrita que Deus os deixou de Sua vontade para o homem e o universo. Por trás e por debaixo, acima e além desse Livro Sagrado, está o Deus autor desse Livro, pois a Bíblia inteira fala sobre Deus - especialmente sobre o Seu Filho, Jesus Cristo -, a criação e redenção da humanidade. É, também, uma linda história de amor do Eterno a seus filhos.

Como se compõe a Bíblia


A Bíblia contém 66 livros, escritos por cerca de 40 autores, num período de composição de mais ou menos 1600 anos. Seus autores vieram dos mais variados níveis sociais e culturais, incluindo reis, camponeses, profetas, poetas, pescadores, estadistas, eruditos, um homem de negócios, um médico e missionário. É dividida em duas partes principais, sendo o marco divisor o nascimento de Jesus Cristo.

A primeira parte é chamada de Antigo Testamento (Aliança, Concerto ou Pacto). Esta parte foi escrita quase que totalmente em hebraico (com exceção de umas poucas passagens em aramaico) e foi completada cerca de 400 anos antes do nascimento de Jesus. A segunda parte, chamada, obviamente, de Novo Testamento (Aliança, Concerto ou Pacto - há teólogos que preferem usar algum desses três termos ao invés de testamento, pois testamento é deixado por alguém que morre e Jesus está vivo), foi escrita na língua grega. As Bíblias de que dispomos em nossa língua, foram em sua maioria, traduzidas diretamente das línguas originais.

A Antiga Aliança é o registro das Alianças feitas por Deus com o homem - e aponta para a vinda do Messias, o Filho de Deus, Jesus. A Nova Aliança é o registro do cumprimento das alianças na pessoa de Jesus.

Salmo 119


Embora não se saiba quem é o autor desse poema gigante do Saltério, o Salmo 119 muito ensina sobre o valor da Palavra de Deus. Neste salmo, cada letra do alfabeto hebraico dá início a uma série de oito versículos, num total de 22 estrofes. De sua leitura, pode-se entender que seu propósito é exaltar a excelência da Lei do Senhor - outro nome pelo qual a Bíblia também é referida. 

I - Porque a Palavra de Deus é excelente

  1. Ela é pura - Não há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há uma só discordância quanto à essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la, apontando supostas discrepâncias e contradições, mas em vão. As tais divergências sugeridas são apenas aparentes, porque "as palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes." Ou seja, é puríssima - Sl 12:6; 119:140
  2. Ela é reta - Ela segue uma linha de  pensamento que começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mas sem quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: o amor de Deus e o seu plano para salvação do homem. "Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis" - Sl 33:4.
  3. Ela é santa - A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina que é santa. Os seres celestiais, no Apocalipse (e também conforme descrito pelo profeta Isaías em 6:1-3) , cantam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era, e que é, e que há de vir" - Ap 4:8. A palavra do homem quase sempre tem verdade e mentira, realidade e engano, mas a Palavra de Deus é santa - Sl 105:42
  4. Ela é lâmpada e luz - Somente a Palavra de Deus tem o poder de iluminar o caminho do homem. Há muitos por aí que se dizem iluminados pelas filosofias de Buda, pelas "descobertas" de Alan Kardec e de tantos outros ilustres líderes religiosos e espiritualistas, mas, na verdade, estão em profundas trevas do engano e mergulhados num tenebroso pântano de equívocos. "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho" - Sl 119;105.
  5. Ele é a verdade absoluta - Em João 17:17, Jesus declara: "...a tua palavra é 'a' verdade." Jesus não disse ser ela 'uma' entre outras verdades, como pensam os sábios segundo o mundo, mas Ele afirmou ser a Palavra de Deus 'a' verdade no sentido absoluto, pois a revelação do Deus Criador, Onipresente, Onisciente, Onipotente, Santo, Justo e Salvador. O salmista é categórico ao afirmar - e eu faço coro com ele: "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre" - Sl 119:160".
  6. Ela é o poder de Deus - Paulo, falando aos coríntios, foi enfático: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" - 1 Co 1:18. As palavras, as filosofias, os ensinos, as idéias e os pensamentos dos mestres do mundo conseguem, no máximo, apenas reformar vidas. Mas a Palavra de Deus transforma o mais hediondo pecador numa nova criação. Ela, em si mesma, é e tem o poder de Deus.
  7. Ela é viva e eficaz - Até hoje nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem, a chamada psiquê. Contudo, "...a Palavra de Deus... penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hb 4:12. A Palavra de Deus tem vida e é eficaz, ou seja, produz efeitos, renova a mente, muda comportamentos, transforma vidas.

II - O que a Palavra de Deus produz no homem

  1. A Palavra de Deus transforma - Transformar é "dar nova forma, feição ou caráter; tornar diferente do que era; mudar, alterar..." (Dic. Aurélio). Todos os significados da palavra transformar, no sentido mais elevado do termo, podem ser aplicados ao que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa que a ouve e a recebe em seu coração. (a) Dá nova vida: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criação é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" - 2 Co 5:17; (b) Liberta do Pecado: Os que "andam na lei do Senhor não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos" - Sl 119:3. O poder transformador da Palavra de Deus faz com que o homem ímpio deixe os seus maus procedimentos, e passe a andar segundo a orientação de Deus. (c) A Palavra de Deus purifica o interior humano: "Como purificará o jovem o seu caminho?" O salmista faz essa indagação porque, em todos os tempos, o comportamento dos jovens sempre foi alvo da tentação do inimigo. Mas a resposta vem logo em seguida: o jovem pode purificar o seu caminho, "observando-o conforme a tua palavra, [Senhor]" - Sl 119:9. Na verdade, não só ao jovem se aplica essa verdade, mas às pessoas de todas as faixas etárias.
  2. A Palavra de Deus produz vida eterna - Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem vida eterna..." - Jo 5:24.


III - A Autoridade absoluta da Palavra de Deus

  1. Está acima da razão humana - A razão humana só aceita aquilo que pode ser percebido pelos sentidos naturais, que pode ser provado. É por isso que a Bíblia declara: "...a palavra da cruz é loucura para os que perecem!" - 1 Co 1:18. Diante disso, Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes - 1 Co 1:19, 20. A Palavra de Deus contém "coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem" - 1 Co 2:9, mas que nos são reveladas pelo Espírito através dela, da Palavra.
  2. Não pode ser contestada pela Igreja -  Paulo, doutrinando o jovem pastor Timóteo, ordena-le que advirta a outros para que não ensinem outra doutrina - 1 Tm 1:3 - e não se deem a fábulas, "que mais produzem questões do que edificação em Deus" - 1 Tm 1:4. Por ignorarem tal exortação, muitos entregam-se a "vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" - 1 Tm 1:6, 7. Infelizmente, não é incomum, hoje em dia, encontrar pessoas na igreja dando ouvidos a todo o vento de doutrinas estranhas e resistindo às verdades da Bíblia Sagrada. Para o nosso próprio bem, é preferível que nos submetamos totalmente a ela e quebremos as resistências, sejam elas carnais-humanas ou diabólicas. Bíblia não é para ser contestada ou questionada, é para ser obedecida e praticada.
  3. Não pode ser questionada pelo misticismo - o misticismo tem tomado conta da nossa época e tem procurado ultrapassar, suplantar a Palavra de Deus. Isso não tem sentido, pois a Palavra á está completa. Não se deve modificá-la sob pena de incorrer-se em castigo severo - Ap 22:18, 19. Não a Palavra que deve se adaptar "aos novos tempos" e sim o contrário uma vez que os princípios, critérios e valores de Deus são imutáveis, inegociáveis, incorruptíveis.
  4. É a única regra de fé e prática - Para o verdadeiro cristão, livros podem ser escritos e lidos; pensamento podem ser expostos. Mas nada toma o lugar da Palavra do Senhor. A Igreja Cristã, ao contrário das seitas, só tem a Bíblia - a Palavra de Deus - como única regra de fé e prática. Fora da Bíblia nada prevalece como doutrina ou ensino a ser seguido. A Bíblia é o nosso manual de instruções práticas - básico, necessário e impreterível. É a nossa bússola. Não adianta também apenas lê-la. Para que a Palavra de Deus seja uma realidade aos outros, é preciso que antes ela seja uma realidade a nós e só iremos conseguir isso tornando-a uma realidade em nós - Tg 1:19-25.
  5. Sua ética é a mais elevada do universo - Ética é a parte da Filosofia que estuda o que é certo e errado. A ética humana parece um pântano sem fim. O que era certo há poucos anos, agora é errado; o que era errado, agora é certo. Adultério não é mais crime. É aceito amplamente pela ética humana. O aborto, crime inominável, é legal em muitos países. A homossexualidade e com toda a complexidade e incertezas que a cercam é a bola da vez no ziguezague da ética humana. Graças a Deus que a Bíblia em termos de ética é inabalável, impecável, incomparável. Abominação é abominação ontem, hoje e eternamente. As obras da carne - Gálatas 5:19-21 - jamais deixaram de ser contrárias à Lei do Senhor.

Conclusão


A Palavra de Deus é excelente sob todos os aspectos que se possa considerar. Individualmente ela deve ser acatada com fé, amor, reverência e profunda gratidão. Coletivamente deve ser aceita como única regra de fé e prática. No culto cristão, deve ter prioridade máxima. Infelizmente, em muitos cultos, quase não há espaço para a exposição da Palavra de Deus. A cantoria, os eventos, as apresentações, as "oportunidades" tomam conta do tempo. A Palavra fica em último plano, espremida entre tantas outras coisas que envolvem o culto. Que sejamos gratos a Deus por Sua Palavra e que a coloquemos em prática para que assim possamos mais e mais nos ampliar a visão de Sua imagem e semelhança em nós. A Bíblia é um livro, uma História. A História de Deus. Por trás de cada acontecimento se acha Deus, o construtor da História. O Autor dos séculos. Ela é a maior história de amor jamais escrita. É a história do amor de Deus pela humanidade, tem, portanto, a dimensão do universo e plenitude da eternidade.

sábado, 29 de agosto de 2015

TRINDADE X UNICIDADE

Imagem católica representando o que chamam de "Santíssima Trindade"

Uma acirrada peleja tem sido travada por duas linhas doutrinárias que são defendidas fervorosamente por seus convictos seguidores: a Trindade e a Unicidade (importante salientar que nenhuma das duas palavras são encontradas nos textos bíblicos, nem no Antigo e nem no Novo Testamento). Sabe-se que a doutrina da Trindade refere-se a três pessoas distintas comumente referidas como Pai, Filho e Espírito Santo. Já a Unicidade, acredita que Pai, Filho e Espírito Santo são três formas pela qual Deus se manifesta ao homem. Deus é único.

Doutores bíblicos, pastores, missionários, presbíteros e apaixonados pelo Evangelho debruçam-se por horas sobre Bíblias, afim de encontrar pontos cada vez mais claros e chegarem a um entendimento completo do que seja ministério do Pai, Filho e Espírito Santo. Neste artigo veremos um estudo sobre o que diz cada uma dessas vertentes teológicas. Afinal, "o diálogo se dá entre iguais e diferentes, nunca entre antagônicos" - Moacir Gadotti.Moacir Gadotti

Conhecendo a Doutrina da Trindade - Conceito, definição


Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong - "em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura de pessoas e estas três são iguais" (Teologia Sistemática, pág. 144).

Os princípios dos Seminários Teológicos defensores da doutrina da Trindade em resumo estabelecem o seguinte conceito: "Deus nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser". Na consideração destas definições entendemos conforme segue abaixo.

1. A Trindade consiste de três distinções

A doutrina da Trindade não quer dizer que Deus meramente Se manifesta em três diferentes maneiras. Há três distinções atuais na Divindade. A verdade disto aparecerá mais claramente depois.

2. Estas três distinções são eternas

Isto está provado, de um lado, pela imutabilidade de Deus. Se já houve um tempo em que estas distinções não existiram, então, quando vieram a existir, Deus mudou. Provado está outra vez pelas Escrituras, as quais afirmam ou implicam a eternidade do Filho e do Espírito Santo. Vide João 1:1,2; Apocalipse 22:13,14; Hebreus 9:14.

"Não é resposta a isto, que as expressões 'gerado' e 'procedido de' envolvem, a ideia da existência antecedente do que gera e de quem há processão, porque estes são termos da linguagem humana aplicados a ações divinas e devem ser entendidos ajustadamente a Deus. Não há aqui dificuldade maior do que em outros casos em que este princípio está prontamente reconhecido (Boyce, Abstract of Systematic Theology, págs. 138, 139)".

3. Estas três distinções nos são representadas sob a figura de pessoas, mas não há divisão de natureza, essência ou ser

A Doutrina da Trindade não quer dizer triteísmo. Quando falamos das distinções da Divindade como pessoas, devemos entender que usamos o termo figuradamente. Não há três pessoas na Divindade no mesmo sentido em que três seres humanos são pessoas. No caso de três seres humanos há divisão de natureza, essência e ser, mas Deus não é assim. Tal concepção de Deus está proibida pelo ensino da Escritura quanto à unidade de Deus.

4. Os três membros da Trindade são iguais

Muitos dos mesmos atributos atribuem-se a cada membro da Trindade e os atributos assim atribuídos são tais como não podiam ser possuídos sem todos os outros atributos divinos. A igualdade dos membros da Trindade mostra-se ainda pelo fato de cada um deles ser reconhecido como Deus, como veremos depois

Provas Escriturísticas da Doutrina da Trindade


1. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos reconhecido como Deus
  • O Pai Reconhecido como Deus.
Isto ocorre em tão grande número de passagens que é por igual desnecessário e impraticável citá-las todas. As duas seguintes bastarão:

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este selou o Pai, Deus" (João 6:27).

"Eleitos... segundo a presciência de Deus o Pai" (1 Pedro 1:1,2).
  • O Filho Reconhecido como Deus.
a) Ele é chamado Deus.

João 1:1; Romanos 9:5; 1 João 5:20.

b) Passagens que no Velho Testamento se referem a Deus são aplicadas ao Filho em o Novo Testamento.

Mateus 3:3, aludindo a Isaías 40:3; João 12:41 aludindo a Isaías 6:1.

c) O Filho possui os atributos de Deus.

Eternidade: João 1:1; Onipresença: Mateus 28:20 e Efésios 1:23; Onisciência: Mateus 9:4 e João 2:24,25 e João 16:30 e 1 Coríntios 4:5 e Colossenses 2:3; Onipotência: Mateus 28:18 e Apocalipse 1:8; Auto-existência: João 5:26; Imutabilidade: Hebreus 13:8; Verdade: João 14:6; Amor: 1 João 3:16; Santidade: Lucas 1:35 e João 6:39; Hebreus 7:26.

d. As obras de Deus são atribuídas ao Filho.

Criação: João 1:3; 1 Coríntios 8:6; Colossenses 1:16; Hebreus 1:10. Conservação: Colossenses 1:17; Hebreus 1:3. Ressuscitando os mortos e julgando: João 5:27-28; Mateus 25:31,32.

e. Ele recebe honra e adoração só a Deus devidas.

João 5:23; Hebreus 1:6; 1 Coríntios 11:24,25; 2 Pedro 3:18; 2 Timóteo 4:18.
  • O Espírito Santo é reconhecido como Deus.
a. A Ele se atribuem os atributos de Deus.

Eternidade: Hebreus 9:14; Onisciência: 1 Coríntios 2:10; Onipresença: Salmos 139:7; Santidade: todas as passagens que aplicam o termo "santo" ao Espírito; Verdade: João 16:13; Amor: Romanos 15:30.

b. Ele está representado como fazendo as obras de Deus.

Criação: Gênesis 1:2; "movia" significa "chocava". Regeneração: João 3:8; Tito 3:5. Ressurreição: Romanos 8:11.

2. O Pai, o Filho e o Espírito Santo associam-se juntamenten numa base igual

Isto está feito:

.1. Na fórmula do Batismo - Mateus 28:19;

.2. Na Benção Apostólica - 2 Coríntios 13:14;

3. O Pai, o Filho e o Espírito Santo distinguem-se um do outro
  • 1. O Pai e o Filho distinguem-se um do outro.
O Pai e o Filho distinguem-se como o que gera do gerado; e como o que manda do enviado. Cristo distinguiu-se do Pai quando orou ao Pai, como fez muitas vezes. Que a distinção assim implicada não foi temporal, continuando somente enquanto Cristo esteve na carne, está provado pelo fato que Cristo ainda intercede com o Pai (Hebreus 7:25; 1 João 2:1). Ele é um mediador perpétuo entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5) e assim é perpetuamente distinguido de Deus.
  • 2. O Espírito distingue-se do Pai.
O Espírito distingue-se do Pai quando dEle se diz proceder do Pai e ser enviado pelo Pai (João 15:26; 14:26; Gálatas 4:6).
  • 3. O Filho distingue-se do Espírito.
Jesus está referindo ao Espírito como "um outro Confortador" (João 14:16). E Jesus falou de Si mesmo como enviando o Espírito (João 15:26).

4. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são UM Deus

Trindade quer dizer tri-unidade, ou três-unidade. Mostramos que há três distinções na Divindade. Agora, para provarmos a doutrina da Trindade, mais que a doutrina de Triteísmo, devemos mostrar que os três, enquanto sendo distinguíveis um do outro, contudo são um. Isto está provado:
  • 1. Pelo fato que cada um dos três é reconhecido como Deus - Já mostramos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são várias vezes reconhecidos como Deus na Escritura. Isto mostra Sua unidade, porque Deus está representado como sendo o Ser Supremo. Por essa razão não podia haver três Deuses. A supremacia só é possível a um só.
  • 2. Pelo fato que os Três são iguais - Já discutimos a igualdade dos membros da Trindade. Igualdade absoluta é impossível sem identidade na essência, em a natureza e no ser.

A Doutrina da Trindade é mistério inescrutável e insolúvel às mentes finitas; entretanto não há nela nenhuma contradição


Não fazemos tentativas de negar ou de explicar o mistério da doutrina da Trindade. Alto mistério é que mentes humanas nunca podem sondar. Contudo, a doutrina da Trindade não é auto-contraditória. Deus não é três no mesmo sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma essência, natureza e ser há três distinções eternas que se nos representam de uma tal maneira que as chamamos pessoas. Quem pôde dizer que tais distinções são impossíveis em a natureza de Deus? Para fazer isso ter-se-ia de ter perfeito entendimento da natureza de Deus. De maneira que fazemos bem de aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando tivermos mais luzes, se semelhante luz que nos habilite a explicar e entender nos for sempre dada. O mistério vem por causa de nossa inabilidade para compreendermos totalmente a natureza de Deus.

A Doutrina da Unicidade - Definição, conceitos


Ao tratarmos da Unicidade de Deus, estamos tratando de um ramo da Teologia Sistemática, de "tamanha importância, que devemos nos curvar à Soberana Graça de Deus, que, sendo tão maravilhoso, tão excelso, tão sublime e tão grandioso, condescendeu-Se de sua grande glória para viver neste mundo, no corpo de um Homem chamado Jesus Cristo, que entregou sua vida, na mais humilhante morte de cruz, para salvar a humanidade.O que as Escrituras nos apresentam de Gênesis a Apocalipse é O ÚNICO DEUS, Soberano Criador, que revelou-Se no AT como o Grande EU SOU, que não revelou o Seu Nome, manifestando-se através de nomes-títulos, como ELOHIM (Deus), ADONAI (Senhor), e outros nomes compostos que revelam o caráter de Deus em favor do seu povo."

Unicidade é a qualidade daquele que é único. O dicionário define o adjetivo "único" como: (1) Que é um só; (2) De cuja espécie não existe outro; (3) Exclusivo, excepcional; (4) A que nada é comparável; (5) Superior a todos os demais".É isso que Deus, o Senhor diz de Si. "Eu Sou Deus, e fora de mim não há outro"; há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que Eu conheça".

Os argumentos apresentados pelos teólogos que defendem a Doutrina da Trindade, na verdade, são subsídios para esclarecimento da Unicidade de Deus. Aqui tratarei da Doutrina da Unicidade segundo os conceitos dos defensores dessa doutrina. Segundo eles, a Unicidade de Deus não foi produzida por concepção de nenhum “pensador” judeu ou pagão. É Deus mesmo quem diz: “Ouve, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor" .(Dt 6:4). Afirmam que os Teólogos trinitários atribuem a Sabélio (cerca de 215 AD.), a quem chamam de herege. 

O que eles chamam de "heresia" é, isto sim, a defesa da Unicidade de Deus. Na verdade Sabélio (que foi antecedido por Noeto, Epigono, Cleomenes, e o bispo Zeferino, no período entre 180 a 217), ensinou a mais fiel cristologia do Logos, a mesma defendida pelos apóstolos Paulo e João. Eis o ensino de Sabélio: 
"Pai, Filho e Espírito Santo, são um só e o mesmo.São os três nomes do Deus Único que se manifesta de formas diferentes, segundo as circunstâncias. Enquanto Pai é o Legislador do Antigo Testamento, enquanto Filho, é encarnado, e enquanto Espírito Santo é o inspirador dos apóstolos. 
Mas é o mesmo e único Deus que assim aparece nessas relações sucessivas e transitórias, exatamente como se pode, a um mesmo indivíduo, atribuir diferentes títulos segundo os diversos papéis que venha exercer."
Os Teólogos unicistas declaram que tão bem conceituada foi a teologia defendida por Sabélio, que veio influenciar consideravelmente o desenvolvimento do que viria a ser a "Cristologia ortodoxa". Afirmam ainda que crítica derramada sobre Sabélio e os seus antecessores, era na realidade, política, por serem considerados "Monarquianos modalistas", ou "monarquianos dinâmicos", opostos aos "montanistas" (discípulos de Montano), como era o caso de Tertuliano, que conseguiu bastante influência com os "mestres" da Igreja, dada à sua habilidade literária.

Eles dizem não entender o porquê de os teólogos trinitários encontrarem somente Sabélio, quando tantos outros influentes "Pais da Igreja" defenderam tão claramente a doutrina da Unicidade de Deus citando, por exemplo: Inácio de Antioquia (110?), que foi discípulo do apóstolo João, que ensinava: “O Sacrifício de Cristo é o sangue de Deus" (vide Atos 20:28). Saudava os cristãos romanos em Jesus Cristo, nosso Deus, e afirmava que a Encarnação (o Cristo) foi a manifestação de Deus para revelar uma nova humanidade". Calixto, afirmava: "Pai, Filho e Logos, são nomes do Espírito único e indivisível; Filho é designação própria daquele que era visível, ao passo que Pai é o Espírito que nele habitava. "Essa presença do Pai em Jesus é o Logos.”

Contudo, a Teologia que ensina e prova biblicamente que Deus é um só, em três manifestações, não é de autoria de Sabélio, nem de nenhum outro intérprete do período pós-apostólico. Irineu, Sabélio e os demais aprenderam dos ensinos paulinos e Joaninos. Para Paulo, a identificação do Cristo exaltado com a sabedoria, o Logos, era não somente fácil, mas também natural. E a sabedoria, o Logos era forçosamente pré-existente e devia ter estado sempre com Deus. Ele é o Espírito de Deus, a sabedoria de Deus; nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.

Os unicistas interpretam que no Evangelho de João, a pré-existência e a atividade criadora do Logos (a Palavra que se fez carne), merecem o mesmo lugar de destaque do pensamento de Paulo. Cristo é o Logos, o Verbo que estava com Deus, e o Verbo era Deus (Observemos: "O Verbo era Deus", não "um Deus"). Assim, conceituam que a Unicidade de Deus nas Escrituras são reveladas em: 
  • 1) “Eu Sou o Senhor teu Deus... não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:2,3);
  • 2) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6:4; Marcos 12:29);
  • 3) “Eu, o Senhor, o Primeiro, e com os últimos, Eu mesmo” (Is 41:4).;
  • 4) “Eu Sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, não darei a outrem” (Is 42:8);
  • 5) “Eu, Eu Sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador” (Is 43:11);
  • 6) “Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o Primeiro e Eu Sou o último, e fora de mim não há Deus” (Is 44:6);
  • 7) Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que Eu conheça (Is 44:8);
  • 8) Eu Sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há deus (Is 45:5);
  • 9) Eu Sou o Senhor, e não há outro (Is 45:6);
  • 10) Deveras Deus está em ti, e nenhum outro deus há mais (Is 45:14);
  • 11) Porventura, não Sou Eu, o Senhor? E não há outro Deus senão Eu; Deus Justo e Salvador, não há fora de mim (Is 45:14);
  • 12) Lembrai-vos das coisas passadas desde a Antiguidade: que Eu Sou Deus, e não há outro semelhante a mim (Is 46:9);
  • 13. Ao único Deus sábio, seja dada glória por Jesus Cristo (Rm 16:27);
  • 14) “... sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão Um Só” (1 Co 8:4);
  • 15) Todavia, para nós há Um Só Deus, o Pai de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele (1 Co 8:6);
  • 16) Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém (1 Tm 1:17); 
  • 17) Porque há Um Só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1 Tm 2:5); 
  • 18) “Um Só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef 4:6);19) Tu crês que há Um Só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem, e estremecem (Tg 2:19);
  • 20) Ora, ao Único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre (Judas 25). O Único Deus revelou-Se em corpo humano.
E continuam citando: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade - João 1:1-3, 10, 14 - E chamou-Se JESUS CRISTO". Segundo o entendimento unicista isto quer dizer: “Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo”. Deus, olhando dos céus à terra, viu que “...não havia um justo, nenhum sequer” (Rm 3:10). "Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu braço lhe trouxe a salvação, e a sua justiça o susteve" (Is 59:16). Jesus Cristo é o braço de Deus (Is 53:1), e é também a Justiça de Deus (Jr 23:5,6).

Sabemos pelas Escrituras, de algumas intervenções diretas de Deus, para salvar, ou para julgar o seu povo, que resultaram em destruição de grande número de almas, porque o Santo Deus, não tolera a impiedade, e certamente toda a raça humana seria destruída, por uma intervenção divina, direta, ou através de anjos, uma vez que estes seres celestiais, ministros de Deus, não conheceram a natureza pecaminosa do homem. Graças a Deus! Pela sua infinita misericórdia, o Amor de Deus se revelou, no corpo humano de Jesus Cristo, para salvar os pecadores: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Dessa forma, Jesus Cristo é o Amor de Deus Revelado.

Jesus Cristo é a forma física de Deus. Eis o que Ele declara acerca de Si mesmo: “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora O conheceis e O tendes visto”. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. E o Senhor lhe respondeu: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e o Pai está em mim?” (João 14:16-10).“Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Antes que Abraão existisse, “EU SOU” (8:58). Se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados (8;24).O apóstolo Paulo escreve ao Filipenses: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus (ou seja: a forma física de Deus), não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fl 2:5-8). Isto é, mesmo sendo Ele, a forma visível de Deus (o Emanuel), não se gloriou de ser Deus, não se revelou como Deus, mas sim, na qualidade de “servo”.

Conclusão


A vida cristã é um edifício construído tendo como base a Palavra de Deus, como paredes o conhecimento de Deus e como cobertura a fé de Deus. O que irá fazer você firmar suas convicções são as experiências proporcionadas por um relacionamento de submissão e profunda intimidade com esse Deus Trino, cuja magnificência é tão sublime que nunca nos será possível entender com a razão, com os sentidos ou com as emoções. Uma fé solidificada na Palavra, nunca será ameaçada por nenhum vento de doutrina, nunca será substituída por sofismas ou vãs filosofias. 

SAÚDE DO HOMEM #2 - CÂNCER DE PRÓSTATA

Conforme dito no artigo com o qual abri essa série especial, infelizmente não é comum a nós homens uma visita frequente ao urologista. Muitos homens nem sabem qual a especialidade do urologista. Pois bem, o urologista está para o homem, como o ginecologista está para a mulher. O urologista é o médico responsável por cuidar da intimidade masculina. E mais uma vez temos muito que aprender com as damas, pois é de suma importância – e em alguns casos, vital – que todo homem fizesse periodicamente uma visitinha ao urologista – principalmente a partir na fase adulta. O câncer de próstata é um dos que mais matam homens no Brasil. Exames urológicos preventivos podem evitar muitas mortes. Pois bem, vamos trocar uma ideia sobre o câncer de próstata. O que é? Quais os sintomas? Quais os riscos? Tem cura? Pesquisei sobre o assunto e fiz um apanhado que vou tentar expor resumidamente e numa linguagem que todos podem entender.

O que é a próstata


A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

O que é o câncer de próstata


Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. 

Quais os sintomas 


A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade. Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. 

Riscos e recomendações 


  • Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário. Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos. 
  • Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos. 
  • Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente. 
  • Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa. 
  • Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença. 

Diagnóstico 


O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases. 

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. 

O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares. 

Tratamento 


O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada. 

Prevenção 


Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata. 

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. Apesar de ser altamente recomendável por especialistas como preventivo, o exame de toque retal é na mesma proporção abominado pelos homens por questões de preconceitos e mitos. O homem pensa que sua masculinidade será “violada” com o exame de toque. Além de preconceito é uma enorme imbecilidade tal pensamento. E por causa dessa imbecilidade, muitos homens têm morrido em decorrência desse tipo de câncer. 

Novembro Azul 


O Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou o movimento Novembro Azul e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, promove uma campanha nacional a favor da saúde masculina. 

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa mais recente, com base em 2014, era de que 69 mil novos casos seriam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. 

Assim, no intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. 

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal. 

Segundo dados da Sociedade Lado a Lado pela Vida, a campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado. 

A SBU afirma que depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente. 

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. 

Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento. 

Portanto, você leitor, que está na faixa etária indicada para a realização dos exames preventivos - eu estou periodicamente, seguindo as orientações médicas -, nada de preconceito machista. O dedo clínico de um urologista não viola a masculinidade do indivíduo que garanta sua varonilidade. 

[Fontes: Dr. Dráuzio Varella, Inca, SBU]

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ESQUADRÃO DA MODA

♪ ♫ "E eu pergunto com que roupa, com que roupa eu vou / Com que roupa eu vou, ao culto que você me convidou." ♪ ♫

O vestuário do crente faz parte de seu testemunho ao mundo, quanto a uma nova vida transformada e diferente da moda da sociedade secular onde está inserido. A santidade do crente consiste, não apenas em ser separado do mundo, mais principalmente em fazer a diferença do mundo (sal e luz). A maneira como o crente vive, o que ele come, bebe, veste, como ele trata sua família, patrão ou empregados, gasta seu tempo de folga, como pratica sua fé, o tipo de cristianismo que pratica, etc... revela qual a sua filosofia/estilo de vida, se baseada na cultura judaico-cristã (Bíblica) ou se nas filosofias humanistas do mundo em rebelião contra Deus. 

Isto se reveste de particular importância, pesando-se o fato, de que, a filosofia que norteia sua vida, a mesma revela para qual destino você está se encaminhando. Se pela filosofia da porta e caminho, ambos largos e sem muitas restrições, sem limites, sem ética ou da porta e caminhos, igualmente estreitos, porém, estreitados pelos ditames da Palavra de Deus. Na realidade é mais que uma opção de estilo filosófico de vida, mas, uma escolha de destino: perdição ou vida eternas (Mateus 7:13,14).

Na questão da indumentária cristã ou aquilo e como o crente se veste , está envolvida muito mais que uma questão de gosto pessoal, mas, uma questão que revela toda a filosofia que orienta a vida.

O caráter filosófico da moda mundana


O termo “mundo”, dentro do contesto proposto neste artigo pode ser definido como todo o sistema de filosofias e valores humanos que determinam como as coisas devem ser e acontecer na sociedade humana. Esta Sociedade, por natureza secular (voltada prioritariamente para este tempo e século, com desprezo pela era vindoura), nunca foi um bom referencial para o crente, desde que não teme a Deus e nem usa a Sua Palavra como parâmetro de conduta. Entre os vários setores do sistema mundano, encontra-se a moda, que é a arte ou técnica de confeccionar o vestuário humano. 

A moda por natureza é volátil e descartável, por isso varia muitíssimo com o tempo, culturas, tendências, gosto, humor das pessoas e principalmente varia conforme o clima cultural e filosófico da época. Uma cultura mergulhada numa filosofia licenciosa e hedonista, terá uma moda que refletirá está filosofia na forma da cultura do nudismo e de um vestuário voltado para a sedução e erotismo. Portanto, a moda mundana envolve muito mais que uma questão de gosto e preferência pessoais. De fato a moda do mundo, e especialmente, do mundo pós-moderno de então, é a encarnação de uma filosofia que prega a total rebelião contra Deus e a sua Palavra. 

Entre outras coisas, o vestuário de uma pessoa revela o quanto ela teme a Deus e o quanto a Palavra de Deus é realmente o seu referencial de conduta e vida ou, dizendo do modo clássico, o quanto a Bíblia é, não somente a sua única regra de fé, mais, também, e principalmente de prática. Lamentavelmente, para muitos ditos “cristãos” e “evangélicos”, os estilistas de moda é que servem de referencial, para o seu vestir. A maioria destes estilistas, senão todos, são verdadeiros filósofos pragmáticos da cultura e doutrina hedonista e nudista do pós-modernismo, muitos deles são homossexuais - não se trata de estigma, é fato.

É preciso ser cego, para não perceber quão ridícula é a moda feminina e masculina moderna. Ela transforma a mulher num objeto vulgar e de curiosidade meramente animal, como numa loja de animais de estimação ou zoológico. E o que dizer do que alguns homens têm sido capazes quando o assunto é moda? São coques, calças e camisas tão apertadas que mais parecem adesivadas ao corpo. 

Para os crentes pós-bíblicos e pós-cristãos, falar de vestuário tipicamente cristão, ou que faz tensão (choque) com o vestuário do mundo é ser fundamentalista, legalista, anticultural, etc... Porém, a realidade é diferente, os tais crentes metidos a “moderninhos”, possivelmente, e digo isso com uma nota de lamento, pois a igreja do Senhor está inundada deles, possivelmente são meros crentes “professos” e “auto-enganados” que engrossarão a grande lista de evangélicos que comparecerão ao juízo final dos perdidos, conforme Mateus 7:21-23.

O nudismo como doutrina pós-moderna 

O nudismo, no seu sentido radical, segundo o dicionário Aurélio é a “doutrina que prega o viver ao ar livre em completa nudez”. Esta é uma das doutrinas mais subversivas da pós-modernidade, ou do mundo e da sociedade sem referenciais morais, senão, a busca de liberdade total e por todos os meios visando conseguir o máximo de sensações prazerosas. O nudismo e nudez propostos pelo mundo pós-moderno, ganham grande incremento e validação através da moda contemporânea. O nudismo da moda pós-moderna, tem por objetivo implícito, muito mais do que despertar sensualidade, que é o seu objetivo explícito. 

Na verdade, essa nudez da moda, tem um caráter simbólico, representando, o rompimento do homem com todas as restrições a sua liberdade e ao seu prazer. É como se o tirar a roupa totalmente ou parcialmente, o bastante para ser extravagante, lascivo, desejável, erótico e/ou sensual, fosse muito mais do que somente despir-se das roupas, mas, fosse o despir-se de todos os valores bíblicos da era e cultura judaico-cristãs, condenadas pelo homem pós-moderno como castradoras do prazer e da sexualidade.

Vestes da moda moderna visam não vestir, mas “despir com arte”


A crescente onda de pornografia e prostituição que invadem o mundo é o resultado da filosofia do nudismo pós-moderno ou filosofia playboy, cujo ensino maior é: “tudo que der prazer deve ser buscado”. O maior veículo de divulgação desta filosofia, é o nudismo parcial da moda atual, do estilo Calvin Klein, cujas roupas são feitas para “despir com arte” aquelas partes potencialmente sensuais do corpo (partes do ombro, seios, axila, barriga, coxas); partes estas destacadas e realçadas por roupas colantes, transparentes, cavadas, decotadas, lascadas, sem mangas, cinturadas, etc...). 

Tecidos cada vez mais finos, brilhantes e realçadores das formas do corpo são confeccionados para serem usados em calças compridas que realçam a redondeza das nádegas, as formas roliças das coxas, a saliência dos órgãos genitais, a redondeza e volume dos seios, o cavamento da cintura realçando ainda mais o volume das nádegas, além dos sapatos com saltos altos, não somente para tornar a pessoa mais alta, mas, também, para arrebitar as nádegas e possibilitar um andar não natural, com rebolado sensual e provocante, etc... De modo que, o conjunto destas coisas em uma mulher, a torna um poço de sensualidade e lascívia, onde a sua nudez parcialmente revelada é um desafio e estimulo ao desejo de se conhecer à parte proibida que ficou oculta ou coberta. 

Porém, estes tecidos moles, brilhantes e transparentes podem ser usados em vestidos e saias compridas que se grudam ao corpo deixando a pessoa visivelmente nua, embora não se consiga ver a cor da pele, dá para saber-se praticamente como é os contornos e formas do corpo da pessoa. 

Esta nudez parcial chega a ser pior, de danos maiores que o nudismo explícito, completo e explicitamente pornográfico. O nudismo parcial, força a imaginação a pensar como é o resto que ficou escondido. Gerando assim, as “fantasias e sonhos eróticos”, que consistem em imaginar a pessoa má vestida, em situação em que se encontre toda nua e, às vezes em situações de fornicação e adultério. Estas fantasias eróticas, despertadas pela vestimenta erotizante, progressivamente forçam a saída da tela da imaginação, para a tela da vida prática, ou seja, as fantasias eróticas são as sementes da fornicação, do adultério e de todas as aberrações sexuais, inclusive estupros seguidos de morte. 

É triste quando o povo de Deus se assemelha ao povo do mundo e quando os profetas e pregadores de Deus têm de dizer do povo de Deus o que Jeremias teve de dizer acerca do povo de Israel: “Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor” (Jeremias 8:12). 

A incapacidade de sentir vergonha e a incapacidade para discernir de quais coisas deve envergonhar-se e manter pudor e distância, tem contaminado a igreja de nossos dias. Por isso, o autoproclamado cristão que pelo vestuário lascivo induz alguém a fantasias eróticas, também será responsável e culpado perante Deus, pela queda de tais pessoas e dos seus pecados e aberrações e crimes sexuais, tais como estupros, e estupros seguidos de morte. 

Vestir-se de modo provocante e lascivo, mesmo que seja discretamente, equivale a escandalizar ou fazer tropeçar, não só aos perdidos, mas, até aos pequeninos do Senhor. Com certeza fazer os pequeninos do Senhor cair em pecado não ficará barato para quem disso for culpado. Devido, em parte, a falta de vergonha, pudor, descaramento e falta de temor a Deus com que muitos adolescentes, moças, rapazes e senhoras da igreja se vestem, ou deveríamos dizer, se despem vestindo roupas desnudantes a igreja está sendo inundada pela lama lasciva e imoral do mundo. Está aumentando grandemente o número de pessoas que se autoproclamam evangélicas e que estão caindo em fornicação (sexo entre pessoas que nunca casaram) e adultério (sexo que envolva pelo menos uma pessoa casada), e outros graves pecados como namoro lascivo, escravidão à pornografia, masturbação, etc.... 

Dadas as devidas proporções...


As questões referentes ao vestuário feminino sempre deram pano para mangas [trocadilho infame] no circuíto fashion gospel. O cumprimento das saias, o uso ou não das calças, vestidos com decote ou sem decote? Usar short é pecado? Tomara que caia? Já inventaram até um "anjo estilista", que fica nos "portais do céu" com uma fita métrica medindo o cumprimento das saias das irmãs (para alguns, as irmãs que usam calças nem nos portais eternos chegaram). Este anjo, aliás, deve ser amigo do "anjo cabeleireiro-ourives", o tal responsável por medir e recolher os cabelos das irmãs lá no céu e transformá-los em ouro (Será que esse recolher os cabelos significa raspá-los? Então as irmãs no céu entrarão carecas?). Uma coisa é certa, as vestes das irmãs sempre estiveram no olho do furacão. O assunto sempre desperta discussões acaloradas entre os evangélicos, e quase sempre, as doutrinas das igrejas – em especial as do segmento pentecostal – impõem restrições às frequentadoras em relação a decotes, comprimento de saias e vestidos, entre outros.

O pastor Silas Malafaia já tratou do assunto (e ele é bom nisso) em um artigo publicado no seu site Verdade Gospel, e apresentou sua opinião a respeito de como a mulher deve se vestir. Segundo ele, “as mulheres cristãs devem vestir-se com modéstia, moderação, decência, sobriedade, ou seja, com trajes decentes e honrados, evitando modismos indecentes que as desqualifiquem como servas de Deus. Elas devem evitar a ostentação, o exagero, a falta de compostura e a sensualidade. Esse é um princípio que transcende as culturas e o tempo, portanto permanece até os nossos dias”, escreveu o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, fazendo referência às recomendações de Paulo (Timóteo 2:9,10) e Pedro (1 Pedro 3:3,4).

No entanto, Malafaia tratou de desmistificar uma questão muito abordada quando se trata do vestuário feminino: “O modo de vestir-se tem a ver com questões socioculturais, mas não é uma condição para a salvação. Logo, não pode ser considerada doutrina bíblica. Costumes não são doutrinas. As mulher e os homem para os quais Moisés ensinou as regras na Torá vestiam-se com roupões, túnicas longas. O homem não usava terno, e a mulher não tinha vestidos como os que conhecemos hoje. A diferença da roupa do homem para a da mulher muitas vezes era apenas uma questão de tamanho, cor e ornamentos. [Atente para as vestimentas usadas no Oriente Médio ainda hoje.] Logo, hoje em dia, não são as calças compridas que caracterizam as vestes masculinas. Existem calças para homens, e calças bem femininas, para as mulheres”, afirmou, pontuando uma questão que gera polêmica ainda hoje em diversas denominações.

Ainda segundo o Malafaia, a questão da vestimenta abordada por Moisés no Velho Testamento pode ter ligação com o princípio contrário à homossexualidade: “É provável que, sabendo que o Senhor preza as diferenças entre o feminino e o masculino e o relacionamento heterossexual, mas que certas religiões pagãs antigas apregoavam o uso de roupas ‘unissex’ e o homossexualismo, Moisés, orientado por Deus, para combater tal influência cultural pecaminosa, tenha ordenado: ‘Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus’. Deuteronômio 22:5”, contextualizou o pastor, que continuou: “Contudo, ainda na atualidade, há líderes religiosos que, desconsiderando as questões culturais nos textos do Antigo e do Novo Testamento, proíbem às mulheres o uso de brincos, de maquiagem, da calças compridas. Não estou condenando os pastores que são mais rígidos quanto aos costumes, apenas esclarecendo as diferentes interpretações de textos considerados básicos para a permissão ou a proibição de calças compridas, brincos e maquiagem”, observou, lembrando das questões que são peculiares às igrejas brasileiras.

Conclusão


Muitas passagens bíblicas poderiam ser citadas sobre os limites da nossa liberdade cristã, e elas chegariam no mesmo princípio: nós, crentes em Cristo, devemos usar a nossa liberdade cristã, gerada pela Graça de Deus, com o devido cuidado de não causar tropeço ou escândalo, quer aos irmãos mais fracos na fé, quer à comunidade dos fiéis, quer ao Evangelho. Paulo chegar a dizer que não podemos usar a Graça para justificar nossos pecados, ou como se a graça fosse uma espécie de trampolim para o pecado. 

Como vivemos a nossa vida, uma vez que estamos em Cristo Jesus, é assunto para o Espírito Santo, que já deixou claro nas Escrituras como fazê-lo. Somos livres em Cristo, porém essa liberdade deve, à luz da Bíblia, ser exercida com responsabilidade, como temor e tremor, pois havemos de um dia dar contas de nossas atitudes, palavras e pensamentos. 


Concordo integralmente com tudo o que disse o velho Malafa e acrescento que todo cristão deve buscar o equilíbrio para sua vida, inclusive no seu vestuário. Conhecendo Deus e sua vontade nos leva a uma relacionamento de intensa e profunda intimidade com Ele. Assim, tanto homens quanto mulheres, em todo o seu proceder irá fazer de tudo para agradá-lO para que, semelhante à Jesus, possamos, quiçá, ouvir dEle:

"— Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria (Mt 3:17b - NTLH)!"

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CRENTE PODE FAZER TATUAGEM?

Tatuagem (das muitas) na nuca do pastor, compositor e multi-instrumentista Rodolfo Abrantes, feita logo após sua conversão

Crente pode até pular da passarela no meio do Anel Rodoviário em horário de pico se for essa a sua vontade. Ter e/ou fazer tatuagem NÃO É PECADO!!! Optei por ser bastante incisivo e direto neste artigo para deixar bem claro o meu posicionamento e o propósito de ao menos tentar ajudar a derrubar mais um tabu ainda muito forte no meio cristão. 

Não sou pretensioso o bastante para pensar que irei conseguir lançar por terra a muralha da ignorância firmada sob o alicerce da hipocrisia que é esse polêmico assunto: o uso de tatuagens por cristãos. Se você fizer uma busca na internet, irá encontrar uma infinidade de estudos sobre o assunto. Nove em cada dez, condenando o uso das tatoos. E tem tanta coisa muita mais esquisita do que a mais bizarra das tatuagens, como a de associar o uso da tatuagem com práticas ocultistas, por exemplo. É óbvio que nenhum crente com um mínimo de senso tatuaria em alguma parte de seu corpo algum símbolo com conotação satânica e/ou imoral. 

Mas qual seria o problema de eu tatuar, por exemplo, um castiçal com 7 pontos, a estrela de Davi, o tabernáculo, a arca e outros tanto símbolos bíblicos? Sim, pois o que não faltam na Bíblia são símbolos. Levar tais símbolos para enfeitar festas judaicas na igreja pode e tatuá-los na pele não? E qual seria o pecado em eu tatuar por exemplo os versículos preferidos dos crentes, como João 3:16, o Salmo 23, o Salmo 91, por exemplo? Repeti-los eu posso, tatuá-los no corpo não?!...

Eu realmente acho que discutir aparência é uma grande perda de tempo, afinal você realmente acha que Deus está preocupado com sua aparência? A Bíblia me diz que não. Mas, convenhamos, nem sempre o que carregamos sobre o corpo reflete na verdade o que temos no interior. Se fosse assim em igrejas que defendem com tanta ênfase os usos e costumes como sinônimo de santidade não haveria pecadores (já que acreditam e ensinam sobre as tais "vestes santas", seja lá o que for isso)! 

Mas, afinal qual deve ser a aparência de um “crente (1 Samuel 16:7)". Qualquer pessoa que tem pelo menos um pouco de conhecimento sobre a Palavra de Deus, sabe que Deus não vê a aparência... Mas não faltam no meio evangélico hipócritas, que, sob a "unção dos fariseus" deturpam a Palavra de Deus no intuito de manipular as pessoas e criam doutrinas que são verdadeiros grilhões que aprisionam suas vítimas em mentiras travestidas de verdade (Colossenses 2). Assim, inventam "pecados" (como se já não bastassem os já existentes...) quando não têm respostas. Por isso é muito importante que o cristão conheça a Verdade, pois ela liberta e impede que sejamos enganados... (João 8:32). Sem o conhecimento da Verdade somos facilmente destruídos (Oséias 4:6)...

A história da origem das tatuagens


Bom, mas entendamos primeiro a história da tatuagem. Afinal, qual sua origem? Foi com a descoberta das múmias que ficou provado real, científica, histórica e concretamente que a arte da tatuagem acompanha o homem desde o seu surgimento. A múmia mais antiga do mundo foi encontrada em 1991, na Itália e data de 5.300 anos antes de Cristo, conservou-se congelada em um bloco de gelo e tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa das coxas e desenhos tribais por toda a perna. 

A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia que apresentava um grande espiral desenhado na barriga, região do baixo ventre, que alguns antropólogos relacionaram a possíveis rituais de fertilidade. Outras múmias apresentaram tatuagens de conteúdo mágico ou médico. Em algumas delas, como na múmia de uma sacerdotisa de 2000 a.C. havia linhas horizontais e paralelas à altura do estômago, possivelmente para proteção contra gravidez ou doenças. Múmias com os mesmos tipos de sinais foram encontradas no vale do rio Nilo. Segundo especialistas, as tatuagens em múmias do sexo feminino tinham um efeito cosmético, para realçar seus encantos. E, por favor, aqui não cabe demonização, pois é algo essencialmente cultural.

A tatuagem é criticada por muitos que não conhecem sua história (a maioria de nós não gosta de história), muitos usam versículos para condenar aqueles que têm tatuagem, muitas vazes impedindo que pessoas cheguem a Deus, existem denominações em que é proibida a entrada de pessoas tatuadas, mas não estou para discutir denominações e sim comportamentos... Bom, como já foi falado, os versículos mais usados são Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1. 

Mas também já entendemos que o problema no versículos sugeridos não está em marcar, mas em adorar os mortos. Deus marcou muitos de seus escolhidos: Gênesis 4:15. Deus colocou um sinal em Caim, se marcar fosse condenado por Deus ele não faria isto, Deus não cai em contradição! Em Ezequiel 9: 1-6 a Palavra é ainda mais clara. Aqui vemos que os poupados foram os marcados, e não os que não tem marcas: “Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los, mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis” (v. 6).

Quer se tatuar por que?


A grande questão é, qual a sua intenção em fazer uma tatuagem. Alguns desenhos são consagrações, nem toda tatuagem é feita por estética! Vamos para mais história? Em escritos antigos de Heródoto, chamado “O pai da história”, há citações sobre a existência de um povo muito antigo no norte Europeu que tinha o costume de fazer desenhos definitivos pelo corpo, esses povos eram denominados “Pictus”, por esse mesmo costume. Os Pictus não se tatuavam por vaidade. Acreditavam que as tatuagens lhes davam poder e força e que os desenhos ficavam impressos na alma para que eles pudessem ser identificados após a morte por seus antepassados. Seus guerreiros recebiam as tatuagens depois de um ato de bravura. As linhas entrelaçadas dessas tatuagens, complicadíssimas de serem realizadas, serviam para distrair o inimigo, além de representarem a interconexão de todas as coisas sobre a terra.

Os nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais complexos, sempre ligados à religião. Os maoris se destacaram pela criatividade do Moko, tatuagem tradicional feita no rosto. Os povos Celtas e Vikings, os dinamarqueses, os normandos e os saxões, também desenvolveram os seus próprios estilos de tatuagem. A técnica pouco variava, mas os desenhos e motivos das pinturas eram singulares em cada cultura. 

As tatuagens no contexto atual


As tattoos, hoje, no mundo da estética, são muito bem recebidas na recomposição de sobrancelhas, delineamento dos olhos e lábios, cobertura de manchas e cicatrizes. Lentamente, a tatuagem também passa a ser reconhecida como arte, graças as iniciativas dos tattoo clubs, sindicatos e associações de todo o mundo que promovem exposições, competições entre os melhores trabalhos e realizam convenções para a atualização e modernização dos métodos de aplicação e de assepsia.

A palavra de Deus é direta, o homem é quem complica... Leia-A, mas leia analisando os contextos, circunstâncias, pois, embora os "mais espirituais" os abominem, eles são de relevância inquestionável no entendimento das Escrituras. A prática de isolar versículos para criar doutrinas que mais parecem o Frankstein, de tão bizarras é muito mais pecaminoso do que o uso de alguma tatuagem. 

Além do mais ficar inventando coisas é muito fácil, falando assim eu posso até afirmar que Jesus tem uma tattoo e usar base bíblica para justificar minha afirmação: “...No manto, sobre sua coxa tem escrito o nome: Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores.” Apocalipse 19:16. Entretanto, na Septuaginta - a tradução mais fiel da Torah - diz que a inscrição está no MANTO SOBRE A COXA e não NA COXA, apesar de algumas traduções, como a Bíblia de Estudo Pentecostal - uma tradução editada e distribuída pela CPAD (isso mesmo, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus), tenham a seguinte tradução: "E na veste E NA SUA COXA tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." Ou seja, baseado nessa tradução, eu posso afirmar tranquilamente que JESUS TEM A COXA TATUADA!!!!!! Eu poderia até criar mais uma segmentação, mais um gueto evangélico: "Tatoo Church, a igreja dos tatuados"!

Conclusão


Certamente serei bastante criticado, excomungado, demonizado, carnalizado... mas não estou nem aí. Será só mais uma crítica, só mais uma excomunhão, só mais uma demonização... mas não vou me furtar da verdade: TATUAGEM NÃO É PECADO! Eu posso ter um milhão e meio de motivos e justificativas para não querer usá-las. Posso até achar que não seja conveniente aos cristão usá-las (Pelo amor de Deus, eu não acho isso!), posso achá-las feias, posso achá-las desnecessárias, posso até usar aquele papo de que "o mundo está entrando na igreja" (e em alguns casos, não específica ou isoladamente neste, está mesmo)... Eu tenho motivos pessoais para não fazer uma tatuagem, agora, daí a dizer que é pecado usá-las, isso eu não faço de jeito nenhum, pois NÃO HÁ BASE BÍBLICA CONCRETA, CONTEXTUAL PARA FAZER TAL AFIRMAÇÃO. E tem mais, tatuagem não muda e nem define o caráter de ninguém. E, caso você que me lê, não concorde comigo, tudo bem. Continue na sua e me deixe na minha. Deixe que eu preste minhas contas a Deus e você as suas, ok?! Ou seja, quanto a tatuar ou não, cada um, pois, que assuma suas responsabilidades diante de Deus. 

Seja livre, não se esquecendo que "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (...). Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" - 1 Coríntios 6:12, 10:23.