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sábado, 30 de junho de 2018

ESCRITO NAS ESTRELAS - JOHANN SEBASTIAN BACH





Como um amante e admirador da música clássica, chego a ser suspeito para falar desse ilustre e inigualável compositor. Mas o fato é que mesmo que você não goste de música clássica (Fazer o que, né?), ainda assim é muito difícil que você nunca sequer tenha ouvido falar sobre o legado que Bach deixou para a música. Ainda que você nunca tenha ouvido uma de suas inúmeras e eternas composições.

Inigualável


É dessa forma bem apropriada que o site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais descreve Johann Sebastian Bach (★1685-✞1750) em um dos artigos que pesquisei para escrever o meu. Ele foi um músico, compositor e organista alemão, considerado um dos mais importantes artistas da história da música. Faz parte da tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart.

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, no dia 21 de março de 1685. Filho de um professor de violino e viola, enquanto frequentava a escola, tomava, com seu pai, lições de violino e viola e noções de teoria musical. Luterano de formação ficou órfão de mãe aos nove anos e de pai aos dez, indo morar com seu irmão mais velho, Johann Christoph, organista da Igreja de São Miguel, em Ohrdruf. Com o auxílio do irmão, aprendeu a tocar cravo e órgão.

Uma vida, uma história


Bach foi o mais importante compositor de uma longa dinastia de músicos, tornando-se, já após a sua morte, no músico mais reconhecido e popular do período Barroco. Iniciou a carreira como organista, vindo a servir dois dos grandes duques de Weimar. No ano de 1717 ocupou o cargo de mestre-capela do príncipe Leopoldo, na corte de Cöthen, e em 1723 mudou-se a título definitivo para Leipzig, onde assumiu as funções de diretor musical do Coro da Escola de São Tomás e do Collegium Musicum da Universidade. 

Nessa qualidade, era responsável pela produção musical das cinco igrejas mais emblemáticas da cidade. Durante esse último período, e dado o elevado estatuto que alcançou, teve a oportunidade de publicar muitas das suas obras de juventude. Após a sua morte, a sua música sofreu um período de alguma negligência mas um século depois passou a fazer parte dos mais diversos programas de concerto. 

Hoje em dia, Bach permanece como um dos maiores compositores de todos os tempos e um dos mais interpretados e gravados. A sua extensa obra é catalogada com a abreviatura BWV (Bach-Werke-Verzeichnis), cuja ordem sequencial corresponde aos diferentes gêneros musicais organizados cronologicamente.

Notável D.N.A.


Ele fora, por exemplo, empossado no cargo de organista da igreja de Anstadt, onde havia um órgão magnífico, que respondia, como animal sensitivo, ao seu toque.

As suas faculdades procriadoras eram tão prolíferas quanto as criadoras. Casado duas vezes, educou uma família de vinte rebentos(!). Sim, Bach gostava de algo mais do que fazer música. Brincalhão como as próprias crianças, estava sempre junto dos jovens, visto que, além da própria descendência, vivia rodeado de uma legião de alunos. De todos os cantos da Europa acorriam estes para aprender o mistério de sua mágica técnica.

Bach costuma se sentar com seus filhos na sala de visitas e por muito tempo cantavam intérminos corais. Cada um deles tomava um instrumento e improvisava um tema em harmonia e contraponto, confundindo-se com os outros numa salva orquestra.

Enquanto aos outros membros da família, estes também faziam parte do círculo encantado de compreensão musical. As próprias letras do seu nome. B-A-C-H, formavam uma sucessão melódica. Família de estranhos talentos e nervos sensitivos, esses Bachs. Especialmente o pai Sebastian.

Quando alguém sente a música com profundeza, com demasiada profundeza, força é que se mostra irritadiço em relação a esses organistas profissionais, cujas notas desajeitadas são outras tantas punhaladas no coração da gente.

Profundo adorador


Bach ressaltava que a estrutura da música, como a estrutura das igrejas, há de obedecer às linhas de ascensão e descensão. À melodia cumpre fazer uma estrada que ligue a terra aos céus e os céus à terra. Quando um grupo de notas enceta a sua jornada ao longo da estrada, prepara-se um segundo grupo para seguir-lhe a esteira.

E tanto que esse grupo se põe a caminhar, preparam-se para acompanhá-lo, por seu turno, um terceiro e um quarto. E a qualquer momento dado dessas eternas e periódicas subidas e descidas encontram-se, nas várias etapas da jornada, exercícios de notas, a subir ou a descer, prestes a tomar pela mão novos destacamentos na gloriosa andança.

E posto que cada destacamento encete a caminhada partindo com medida pontualidade do ponto final, isto é, precisamente no horário marcado e com intervalos iguais, algumas das notas mais impetuosas alcançavam as mais indolentes, de sorte que se estabelece constante movimento de misturas e precipitações para baixo e para cima das escalas.

Escapadas e perseguições, capturas e escapulidas, origem das fugas de Sebastian Bach


Bach, todavia, não se contenta em deixar as coisas desse jeito. É lhe preciso trabalhar para que não haja confusão nem discórdia nessa sucessão e interpretação constante de sons. Hão de viver as notas umas com as outras em completa harmonia.

Sim, era essa a palavra, harmonia. Mas como consegui-la? Aqui aproveitou ao organista a própria experiência. Em casa, quando os numerosos membros da família se reuniam, aos domingos, na sala de visitas, conversavam e cantavam bastante.

Cada qual tinha seu repertório próprio de ideias e expressava-as, corajosamente, diante dos outros. Ninguém que desejasse falara era impedido de fazê-lo. Tinham todas a liberdade de exprimir-se à vontade. Na maioria das vezes, contudo, falavam ao mesmo tempo.

Mas tamanha era a boa vontade de todos que o espírito geral era o da mais absoluta harmonia. Cada opinião individual constituía importante contribuição à mútua compreensão da família inteira.

Ao cantarem os seus corais o princípio era o mesmo. Cada voz improvisava livremente a própria melodia e todas as vozes se confundiam numa unidade concordante. Este foi precisamente o princípio que ele aplicou à harmonização de suas composições.


Conclusão


Johann Sebastian Bach, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Nasceu no dia 31 de março de 1685 em Eisenach, na Alemanha, faleceu(?) no dia 28 de Julho de 1750 em Lípsia na Alemanha.
"O objeto de toda a música devia ser a glória de Deus" (grifo meu)
observou Bach. 
"Todo e qualquer homem piedoso poderia fazer quanto fiz se nisso se empenhasse como me empenhei"
O povo da época sempre percebia suas qualidades, era um excelente organista. Tinha mãos enormes, pois alcançava doze notas com a mão esquerda, enquanto executava passagens com os três dedos do meio. Havia quem dissesse que era capaz de trinar com o polegar e o indicador e, ao mesmo passo, tocar uma melodia com o quarto e o quinto dedo.

As suas principais composições

  • Corais: "A paixão segundo São Mateus", "A Paixão Segundo São João", "Missa Em Si Menor", "Oratório de Natal", "Bauern Cantata", "Cafee Cantata", dentre outras…
  • Instrumentais: "Concertos de Brandenburgo Para Orquestra (1 – 6)", "Concerto Em Estilo Italiano", "Sonata Para Violino e Piano (1 – 6)", Suíte Para Orquestra (1 – 4)" , "O cravo Bem Temperado", etc…
Aos trinta e oito anos de idade alcançara o auge de suas faculdades criadoras. Escrevera a "Paixão Segundo São Mateus" e a "Paixão Segundo São João", tremendos dramas musicais em que pintara os sofrimentos de Cristo.

Existira antes dele a música da Paixão, assim como existira, os antes de Ésquilo, a tragédia grega, simples cânticos cristãos e coros populares gregos.

No entanto, Bach, à Semelhança de Ésquilo, transformara essa tradição heterogênea numa forma pessoal e homogênea de arte.

E aquela portentosa "Missa em Si Menor", dedicada ao rei católico da Polônia! Sim, elemento servira bem à Deus com uma sua música.

Duzentas composições parágrafo órgão, prelúdios, fugas, cantatas para orquestra e coro e concertos para Instrumentos de corda e de sopro. E a música, como ele mesmo, fora sã, despretensiosa e devota. Simples como o canto dos pássaros ao sol que nasce ou que morre.

Últimos anos de uma "vida eterna"


A partir de 1740, Bach se afasta aos poucos da Escola. Dos treze filhos que tivera com Ana, seis sobreviveram e já começavam a se encaminhar na vida. Em 1747, com 62 anos, se sentia pesado e andava lentamente. Em uma viagem a Potsdam, foi levado pelo rei Frederico II ao salão onde se realizava um concerto e é respeitosamente acolhido pelos nobres. 

É levado para ver um instrumento inventado pelo italiano Bortolomeo Cristofori. Bach senta-se diante do piano e dedilha o teclado. Em seguida, toma lugar diante de um velho cravo e improvisa sobre os temas sugeridos pelo rei. Ao terminar, sentiu pela primeira vez o calor dos aplausos. Jamais soubera o significado do triunfo.

De volta a Leipzig, desenvolveu a obra "Oferenda Musical" e enviou a Frederico II. No fim da vida, a revisão dos dezoito "Prelúdios de Coral para Órgão", lhe custou um grande sacrifício. Sua última obra "A Arte da Fuga", foi produzida quando sua visão já estava debilitada. Aos 65 anos, Bach estava cego. 

A obra de Bach permaneceu na obscuridade, até que em 1829, o compositor Felix Mendelssohn apresentou em Berlim a "Paixão Segundo São Matheus", cuja partitura descobrira por acaso. Na segunda metade do século XIX foi criado o Bach Gesellschaft – um instituto responsável por coletar toda sua produção. 

Graças a esse trabalho o mestre começou a ser consagrado. Johann Sebastian Bach faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 28 de julho de 1750, às oito horas da noite, morreu rapidamente, de um ataque apoplético. Foi enterrado no cemitério de São João, para ser esquecido por mais de um século e depois ser lembrado por toda a eternidade, deixando escrito nas estrelas seu nome com harmoniosas notas musicais.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

ESPECIAL - AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - 1) ÉFESO

"Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;  
O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" (Efésios 1:15-23). 

Éfeso = Desejável 

Contextos histórico, cultural, social, econômico, geográfico e espiritual

 

A cidade de Éfeso estava situada na costa ocidental da Ásia Menor. Possuía um grande porto que funcionava como uma porta de entrada da província romana da Ásia e ponto de partida para rota comercial. Sua localização era privilegiada, talvez por isso tenha recebido o nome “Éfeso” que significa "desejável". 

O apóstolo Paulo visitou várias vezes esta igreja (Atos 19:1-20) e Timóteo, discípulo de Paulo, era o pastor dela nos dias de João. A presença destes líderes ajudou na manutenção de uma doutrina pura e zelo missionário. Foi um período de grande crescimento para o evangelho (2:41; 4:4; 16:5).

A cidade estava num ponto geograficamente desejável, admirável. Possuía o mais belo porto da Ásia Ocidental. A cidade estava enfeitada com os mais lindos templos. Ali estava o templo da deusa Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade. Esse templo foi construído de ouro. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas. 

Nesta cidade onde se adorava deuses, estátuas e árvores, Paulo, Apolo, Áquila e Priscila fundaram uma Igreja cristã. O evangelho converteu muitos efésios. Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. 

O templo da deusa Diana dos Efésios, era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Quando o apóstolo Paulo foi a Éfeso, perto do fim da sua segunda viagem missionária no primeiro século EC, a cidade tinha uns 300 mil habitantes (Atos 18:19-21). 

Em Éfeso também estava uma fabrica de ídolos de Diana, que movia a economia da cidade. A igreja de Éfeso nasceu em meio a esse contexto de grande idolatria, muitos praticantes do ocultismo se converteram a Cristo nessa igreja. Mas, a perseguição e a luta constante contra os ataques malignos marcaram a vida dessa igreja, a qual foi convocada para a perseverança. 

Essa igreja deveria perseverar num contexto de idolatria 


Paulo, quando escreve aos Efésios estava preso em Roma, a beira da sentença de morte. Mas, a prisão não o impediu de escrever, e as cadeias não o impediram de orar e exercer o ministério da intercessão em favor da igreja que estava livre, porém sofrendo perseguição.

Nesses versículos, Paulo, com coração devoto, está lembrando-se de seus leitores, orando e agradecendo a Deus por eles, numa demonstração do seu espírito altruísta e intercessório. Nos versos 3 a 14 do mesmo capítulo, nossa posição em Cristo é assegurada pelas três bênçãos principais que emanam de Deus: 
  • fomos eleitos em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis; 
  • fomos remidos pelo seu sangue; e, 
  • fomos selados com o Espírito Santo até o dia em que corpo, alma e espírito sejam plenamente livres para o gozo eterno, o dia de Cristo.
Na carta aos efésios vemos a intercessão de Paulo em favor dessa igreja, e de suas dificuldades. Também em Apocalipse, o Senhor Jesus revela uma carta destinada a essa igreja.

Duas características marcantes da igreja de Éfeso

  • 1ª característica
Uma igreja que começou bem, mas esfriou-se no amor: 
"Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações" (vs. 15, 16). 
Paulo agradece a Deus pela vida dessa igreja, uma vida, que embora houvesse perseguições e estivesse inserida no meio de uma cidade idólatra, mantinha-se firme na fé, e amavam-se verdadeiramente. Porém, esta igreja começou a esfriar-se. 
"Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: 'Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor" (Apocalipse 2:1-4). 
Dentre as sete igrejas da Ásia a igreja de Éfeso se destacava como uma comunidade aparentemente perfeita. Jesus disse que conhecia suas obras e seu trabalho. Comentou a respeito de sua perseverança, uma virtude rara e necessária. 

Falou também que aquela igreja não podia suportar os maus. Outra grande virtude da igreja de Éfeso era o fato de aborrecerem a obra dos nicolaítas. Essas pessoas eram aquelas que gostam de dominar, de dar ordens, de ter a superioridade. Isto por causa da conotação grega da palavra "nicolaíta" que significa "vitória" ou "domínio" sobre os leigos. 

Quem eram os Nicolaítas? 


Irineu, um ministro do segundo século que viveu sua infância próximo a Éfeso, menciona que eram cristãos, mas consideravam não dar importância à prática do adultério ou o comer de carnes sacrificadas a ídolos. Pregavam que a fé em Jesus os liberava da guarda de alguns dos 10 mandamentos. 

Parece, até, que nada faltava àquela igreja. Mas, faltava algo, sim, e algo muito sério, algo que provavelmente encobria todas as virtudes citadas na carta. 

Jesus disse: 
"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor". 
Em resumo, a igreja de Éfeso perdeu o rumo. Entrou pelo caminho da apostasia, da apatia, da indiferença, da insensibilidade. De uma igreja cheia de vida passou a ser uma igreja cheia de marasmo e preguiça. 

Perdeu a vivacidade, o entusiasmo, o ânimo, o alento, a coragem, a força, a seiva do Evangelho puro. A energia primitiva havia desaparecido. O ardor evangelístico tinha se ido. A paixão pelas almas se esvaecera. A inspiração das mensagens declinara. A chama viva do ensino virou rotina. 

A influência na comunidade já não era a mesma. Provavelmente já haviam substituído a graça pela lei, o amor pelas exigências, a vida graciosa pelas regras espartanas. 

Não podemos ser uma igreja que começa bem, mas depois perde o primeiro amor, uma igreja que perde o amor uns pelos outros, o amor por se estar nos cultos, o amor pela palavra de Deus. 

  • 2ª Característica:

Uma igreja que precisava crescer no conhecimento de Deus. 
"Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder" (Ef 1:18,19). 
No versículo 18 somos possibilitados a conhecer essas riquezas da sua glória. Já o versículo 19 indica o conhecimento da "suprema grandeza do seu poder sobre nós". Paulo nos dá a impressão de ter penetrado nas riquezas dos mistérios divinos e, então, quando usa o vocábulo "suprema", nos leva para dentro desses mistérios gloriosos. 

A palavra "suprema", dá o sentido literal de ultrapassar, ir além, lançar além. Dentro do contexto bíblico, a palavra fala daquilo que é extraordinário, ou fora de medida ou incomparável e sem medida. Isso indica que "as riquezas da glória da sua herança" (v. 18) ou "a suprema grandeza do seu poder" não se podem medir pelos cálculos humanos. Tudo em Deus é grandioso. 

Paulo ora para que a igreja cresça em três conhecimentos essenciais: 
  1. Qual é a esperança do seu chamamento? 
  2. Qual é a riqueza da sua glória? 
  3. Qual é a grandeza do poder de Deus?
  • 1 – Qual é a esperança do seu chamamento - a esperança do nosso chamado é a garantia de que vamos habitar nos céus- devemos crescer nessa esperança. 
  • 2 - Qual é a riqueza da sua glória – a igreja deve olhar para cima, e não para a terra, voltar os olhos ao céu, e não simplesmente viver buscando as coisas limitadas e corruptas que esta terra nos oferece. 
  • 3 - Qual é a grandeza do poder de Deus – A igreja deve crescer dia após dia no poder de Deus, dia a dia ser cheio do Espírito Santo, e dia a dia ver mais das manifestações desse poder no seu cotidiano. Se hoje tivemos experiências com o poder de Deus, amanhã devemos ter experiências maiores. Se hoje amamos o poder de Deus, amanhã devemos amar mais a Deus do que hoje, e ver mais do seu poder em nossa existência.

A igreja de Éfeso, em apocalipse retrocedeu, mas o desejo de Deus, que foi expresso na carta de Paulo é cresçamos sempre mais e mais em Deus. 

Conclusão 


Vimos hoje um pouco sobre a igreja de Éfeso, e destacamos duas características dessa igreja: 
  • 1ª Característica: Uma igreja que começou bem, mas esfriou-se no amor (15,16). 
  • 2ª Característica: Uma igreja que precisava crescer no conhecimento de Deus (18,19). 
  • Elogio: Timóteo era o Pastor.
"Pelo seu zelo, trabalho, lealdade às doutrinas e porque reprovavam as obras dos nicolaítas" (Ap 2:2,6). 
  • Conselho: 
"Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…" (Ap 2:5).
  • Promessa:
"…Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus" (2:7).
  • Reprovação:
O abandono do primeiro amor (Ap 2:4). O mistério da injustiça de que falou apóstolo Paulo (2 Tessalonicenses 2:7) estava começando, os lobos vorazes começaram a entrar na Igreja (At 20:29-31).

O que o texto bíblico informa sobre a igreja de Éfeso? Apocalipse 2:1-7.
  • a) Apresentação (2:1); 
  • b) Elogio (2:2, 3); 
  • c) Reprovação (2:4); 
  • d) Conselho (2:5); 
  • e) Promessa (2:7).
A Deus toda glória. 
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quarta-feira, 27 de junho de 2018

FILMES QUE EU VI - 42: "À PROVA DE FOGO 3 - QUARTO DE GUERRA"

O longa metragem "Quarto de Guerra" (Fireproof 3 - War Room, EUA, 2015), é a terceira parte da trilogia "À Prova de Fogo" e a quinta produção dos irmãos [Alex, Stephen e Shannon] Kendrick, foi um aclamado filme - principalmente, mas não especificamente, pelo público cristão (tanto protestante quanto católico) - que foi um grande sucesso de bilheterias nos EUA e no Brasil.

Bons de Briga


O mercado cinematográfico é disputado por muitos e quase sempre dominado pelos grandes estúdios e distribuidoras. A batalha é acirrada. Por isso mesmo, quando um filme de menor expressão da cadeia produtiva rompe com o domínio da indústria ele chama a atenção da crítica e do público. 

Foi o caso do longa "À Prova de Fogo 3 - Quarto de Guerra", que por aqui ficou mais conhecido simplesmente por "Quarto de Guerra". O filme foi uma realização dos irmãos Kendrick, que ficaram famosos por participar de produções como "Desafiando Gigantes" e "A Virada". Neste projeto eles mandaram um recado direto para a família cristã: o desafio de assumir uma conduta de protagonista na sociedade moderna. 

E aí, vai encarar?


Na trama, a jovem corretora Elizabeth está desiludida com seu marido, Tony Jordan, um bem sucedido vendedor da indústria farmacêutica, que cada dia se distancia mais da mulher e da filha para se dedicar ao trabalho e a seus próprios interesses. 

A vida da família Jordan vai ser sacudida quando Elizabeth conhece a divertida senhora Clara Williams. Clara, como prefere ser chamada, é uma anciã amorosa e cheia de sabedoria. 

Comprometida em ajudar Elizabeth, ela apresenta seu "quarto de guerra". O local é um cômodo de sua casa onde trava batalhas de oração e ensina a jovem esposa a usar táticas e armas espirituais para vencer a luta e reconstruir seu lar. 

Mais do mesmo... mas nem tanto


Esta sinopse pode parecer um tanto trivial. Pois, não é. O filme acerta em escolher o tema das relações conjugais para, a partir daí, destrinchar sua relação direta com o amor próprio, perdão e principalmente o amor como prova de fé ao nosso Deus. Os personagens foram escritos de maneira a serem críveis e refletirem os tipos encontrados em igrejas por todo o mundo. É impossível não reconhecer a energia contagiante e a fé da senhora Clara em alguém que fez parte de sua igreja ou história. 

A rancorosa e morna Elizabeth também é figura presente em nossos círculos. No enredo, ela representa o padrão médio cristão de nossos tempos. Por isso mesmo, o diretor lança luz sobre ela, enfatizando sua fé nominal e tornando-a consciente de suas limitações. 

Câmeras e luz no pecado


No filme, o pecado é tratado com muita lucidez. A honestidade com as consequências que ele traz mediante as escolhas que fazemos deve ser ressaltada. 

Num tempo em que se difunde tão amplamente o triunfalismo antibíblico, é importante ratificar à luz da Palavra a máxima de que a redenção presente não apaga marcas do passado. Sem mascarar a verdade, ou dar soluções alternativas, o diretor lança sobre os protagonistas o peso de sofrer com as consequências de seus atos em outrora. Convenhamos, este é um tema que confronta grande parte dos cristãos que não aceitam com facilidade o fato inquestionável de que colherão em espécie as sementes que semearem na seara da vida. Mais um ponto para o filme.

The Final Countdown


Surpreendente é a cena final. Espectadores em cinemas por todo o mundo reagiram de forma positiva a ela. A sensação que eles relataram é a de viver uma grande emoção que desencadeia fortes convicções. 
"Glória a Deus! Ele é bom e venceu de novo!", 
diria Clara Williams, aos pulos. Que esta convicção perdure e produza frutos que redundem em perdão e salvação de vidas. 

A primeira batalha foi a de manter este filme o maior tempo possível em salas por todo o país. Depois foi esperar que ele conseguisse produzir vibrações e transformar tudo isso em um grande movimento. A promessa diz: 
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face..." (2 Crônicas 7:14).
Só depende de nós. Basta apenas cada um correr para o seu "quarto de guerra" e clamar ao Pai. Ele está lá nos esperando. 

Spoiler


Primeiramente se você não viu o filme e não gosta de spoilers, não devia estar lendo este artigo para não ter sua opinião afetada pela minha. Seria interessante depois que assisti-lo primeiro e depois ficar a vontade para ler e discordar ou concordar caso queira. Mas, caso não se importe...

Tony (T.C. Stallings) e Elizabeth (Priscilla Evans Shirer) formam um casal em crise de relacionamento. A filha pequena percebe que ambos estão à beira do divórcio, mas eles não conseguem chegar a um acordo. Tony e Elizabeth vivem um duelo interminável, até que a senhora Clara, uma nova cliente de Elizabeth, a desafia a guerrear pela sua família. 

Por meio da oração, ela permite que Deus batalhe por seu lar. Enquanto ela inicia seu "quarto de guerra", Tony vivencia lutas internas, confirmando o que diz a senhora Clara, que as vitórias não se conquistam ao acaso. 

O filme traz um enredo muito bom, ideal para assistir com toda a família, apesar dos clichês clássicos dos filmes de temática cristã, fato que os tornam todos iguais e alguns deles um tanto quanto enfadonhos e previsíveis, o filme tem muita coisa interessante, como por exemplo a exposição de uma situação de problema familiar e claro o que mais me chamou a atenção foi a necessidade e o desejo de orar, prática que tem se esfriado cada vez mais ultimamente. 

O quarto de oração de Clara


O local é um cômodo de sua casa onde trava batalhas de oração e ensina a jovem esposa a usar táticas e armas espirituais para vencer a luta e reconstruir seu lar. 

Como eu já disse acima, aparentemente religiosa e não praticante Elizabeth representa o padrão médio cristão de nossos tempos. Neste aspecto o filme acertou em cheio, pois grande parte dos crentes são movidos por modismos e práticas metodológicas que já se tornaram totalmente contrárias a fé cristã, como por exemplo deixar de orar.

Isso vai de encontro a opinião dos céticos com relação aos cristãos, que apenas "aceitam Jesus" e "shazam" estão livres, sendo que Cristo apaga seus pecados com o Pai, os perdoa, contudo, conforme o filme deixa claro, as implicações e consequências são claras e inquestionáveis a qualquer ser humano que cometeu algum deslise. 

Só que não...


Quase no fim um ponto negativo, a Sra. Clara dá uma "indireta" sobre MDA (o famigerado e já carcomido G12), se não percebeu isso veja de novo, ela pede que clara procure outras mulheres e faça o mesmo e meio que crie uma rede de mulheres como ela. 

Isso não é errado, querer ajudar outras pessoas, mas métodos humanos para uma evangelização em "multinível" é algo que, como já deixei bem claro em vários artigos escritos aqui no blog, tenho total aversão e creio que isso seja anti-bíblico, entretanto pode ser um exagero meu, mas fica aqui a menção. MDA, G12 e/ou qualquer outra coisa que os valham: tô fora!

Conclusão


Mas apesar de todos os problemas do filme, ainda assim é um bom filme para ver com toda a família, e meditar no peso que a oração tem na vida do cristão. 

O melhor do filme pra mim foi, como já disse, o final, quando a senhora idosa, ajoelha em seu quarto e em um clamor pede a todos que se posicionem em defesa ao evangelho, a prática de oração. 

Enfim, a história do filme "Quarto de Guerra" é simples, todavia muito impactante, um casal está passando por uma crise no relacionamento por diversos motivos que vão desde o desgaste emocional por conta das brigas, bem como o trabalho do marido que fica muito tempo fora de casa e se tornou um grande pedestal em seu coração, já a esposa vive uma vida de queixas e murmurações, ela trabalha como corretora e ao conhecer uma senhora que lhe apresenta o poder de orar e entregar sua vida e seus problemas a Deus, sua espiritualidade é transformada completamente, bem como o seu casamento que passa de uma vida de cristã nominal para uma cristã genuína. 

O filme tem diversos aspectos interessantes para a fé e espiritualidade cristãs e os diretores foram muitos sábios e, sim, usados por Deus para criar um enredo que tocasse em um dos grandes problemas da igreja ocidental, o nominalismo. Pessoas são batizadas e frequentam até regularmente a igreja, mas não possuem uma vida íntima com o Espírito Santo, não conhecem bem a Bíblia e sua crença em Cristo é nominal, sem muito impacto em sua conduta. "Quarto de Guerra" ensina as pessoas a orar e ler a Palavra, a ter uma vida devocional sadia que gera frutos, esta é a mensagem principal desde não tão grande (poderia ter sido melhor...), mas emocionante filme. 

Quanto a produção, os atores e atrizes foram excelentes em suas atuações, a fotografia do filme ganha destaque pelas sua belas paisagens e cenários. Na missiologia este filme pode ser chamado de uma produção "revangelizadora", pois trás uma forte mensagem contra o nominalismo de uma vida cristã cheia de ritos mas sem a presença do Espírito Santo. Vale a pena assistir. 

A Deus toda glória.
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segunda-feira, 25 de junho de 2018

ESPECIAL - AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - INTRODUÇÃO

Inicio aqui uma série especial de artigos sobre as sete igrejas que são citadas no livro do Apocalipse (capítulos do 1 ao 3). Nas últimas décadas, cresceu a discussão sobre qual seria o significado das sete igrejas do Apocalipse. Primeiramente é fundamental entender a literalidade de cada igreja descrita no Apocalipse, ou seja, o objetivo primário das sete cartas, bem como do livro do Apocalipse, foi abordar a situação real das igrejas dentro do contexto histórico em que foi escrito.

Apesar deste objetivo primário, as sete igrejas do Apocalipse também possuem um significado espiritual para a Igreja de Cristo como um todo.

As sete igrejas descritas por João no livro de Apocalipse são as igrejas instauradas pelos apóstolos após Cristo ser assunto aos céus. As Igrejas não são exatamente locais fixos, são os membros da obra do Senhor em sete cidades da Ásia Menor, hoje todas localizadas na Turquia.

Contexto bíblico


O livro de apocalipse contém cartas que o apóstolo João escreveu com mensagens de Jesus para os locais onde o cristianismo foi constituído. João conta que foi arrebatado pelo Espirito Santo e ouviu:
"...Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia" (1:11).
E João escreveu os conselhos e percepções de Cristo para cada uma daquelas comunidades fundadas em seu nome, como um boletim de Cristo que descrevia os diversos tipos de igrejas, que se fazem reais até os dias de hoje.

João recebeu ordem de escrever suas visões num livro e enviar às sete igrejas (1:11-20). Os capítulos 2 e 3 do Apocalipse registram as cartas que foram enviadas. Havia mais de sete igrejas na Ásia, como por exemplo, Colossos (Colossenses 1:2) e Mileto (Atos 20:15). Mas Deus, em sua onisciência, escolheu estas sete, pois suas características e estado espiritual nos dias de João representariam sete períodos pelos quais Seu povo passaria desde a primeira até a segunda vinda de Cristo.

O número sete ocorre várias vezes no Apocalipse. Sete igrejas, Sete espíritos, Sete candeeiros, Sete estrelas, Sete selos, Sete chifres, Sete anjos com sete trombetas, Sete trovões, Sete cabeças com sete coroas, Sete pragas, Sete montes, Sete reis. O número sete na Bíblia indica plenitude. Com isso entendemos que a mensagem do Apocalipse se dirige a TODOS os filhos de Deus. Vamos então começar o estudo das profecias do Apocalipse.

A Igreja de Éfeso


A cidade de Éfeso era conhecida pela idolatria a deuses mitológicos e que depois conheceu o amor de Cristo e se converteu. Foi uma Igreja muito abençoada, mas a mensagem de Cristo para esta igreja foi de advertência, após o reconhecimento de suas obras.
"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (2:2-5).
Jesus os advertia por terem esquecido o Primeiro Amor e por fazerem as obras apenas por fazer, para sua própria glória.

A Igreja de Esmirna


A Igreja de Esmirna
Era, assim como Éfeso, uma cidade idolatra. Foi uma cidade perseguida e, inicialmente, de falsos cristãos. Jesus os adverte sobre essa perseguição.
"Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. 
Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (2:9-10).

A Igreja de Pérgamo


Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Atena era a sua maior divindade e na cidade se encontrava um templo dedicado a Zeus. Assim, o Senhor os adverte da necessidade de arrependimento.
"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. 
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. 
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca" (2:13-16).

Igreja de Tiatira


A Igreja de Tiatira
Na igreja de Tiatira, constituída pelos apóstolos, havia uma falsa profetiza chamada Jezebel, que induzia os cristãos a seguirem seus ensinamentos que não eram de acordo com os de Jesus. Na mensagem a está igreja Jesus os advertiu sobre isso, avisando-os e dizendo que perdoaria aqueles que não tinham conhecimento completo de seus mandamentos, mas aqueles que conheciam não seriam poupados caso não se arrependessem.
"Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei" (2:22-24).

A Igreja de Sardes


Conhecida como uma das primeiras cidades a se revoltarem contra o cristianismo. Após a constituição de Igreja de Cristo na cidade, muitas obras foram realizadas, porém, com o tempo, a igreja adormeceu. Na mensagem de Jesus a esta Igreja ele os avisa para despertarem e vigiarem.
"Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. 
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. 
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (3:2-5).

A Igreja da Filadélfia


A cidade de Filadélfia é bem localizada com saídas para diversas outras cidades, sendo conhecida como a cidade das portas abertas para a evangelização. Na cidade ficava provavelmente uma sinagoga de Satanás que era contra os cristãos. A esta igreja o Senhor avisa que somente ele é Santo e que os falsos serão desmascarados.
"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (3:9-11).

A Igreja de Laodicéia


A Igreja instituída em Laodicéia foi considerada à época da carta de João como a igreja morna, sem o fogo do amor de Deus. Jesus os adverte para que se arrependam e sejam quentes para não perderem o Seu amor.
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te" (3:16-19).

 Qual o significado das sete igrejas do Apocalipse?


Basicamente existem duas interpretações teológicas principais sobre este assunto. Uma das interpretações defende que as sete igrejas do Apocalipse representam sete períodos sucessivos da História da Igreja. Essa interpretação é conhecida como "As Sete Eras da Igreja". Geralmente essa interpretação é adotada por quem defende a posição Dispensacionalista, mas isso não é regra. Nessa interpretação o significado das sete igrejas do Apocalipse é o seguinte:
  • Éfeso representa a igreja apostólica (30 – 100 d.C.);
  • Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires (100 – 312 d.C.);
  • Pérgamo representa a igreja que se uniu ao estado (313 – 590 d.C.);
  • Tiatira representa a igreja da Idade Média, corrupta e idólatra (590 – 1517 d.C.);
  • Sardes representa a igreja da reforma (1517- 1730 d.C.);
  • Filadélfia representa a igreja missionária (1730-1900 d.C., sendo que alguns estendem esse período até a volta de Cristo, ocorrendo paralelamente à Igreja de Laodicéia);
  • Laodicéia representa a igreja apóstata (1900 d.C. até a volta de Cristo).
A outra interpretação defende que as igrejas do Apocalipse e, o conteúdo de suas cartas, representam condições que se repetem muitas vezes durante a História da Igreja, ou seja, não descrevem um período especifico da História, mas realidades que sempre estiveram presentes na Igreja.

Particularmente, creio que seja evidente que a última posição é a melhor a ser adotada. Para mim, em relação à primeira interpretação, considero que se trata de uma exegese lamentável, sem lógica alguma, e que implica em sérios problemas, como por exemplo, considerar a Igreja morta de Sardes uma referência à era da Reforma.

Conclusão

As Sete Igrejas hoje


Apesar de todo o controle muçulmano, as ruínas arqueológicas das cidades continuam até hoje na Turquia provando as Escrituras.

O que estas cartas ditadas por Jesus aconselham pode ser usado até hoje para as atuais igrejas de Cristo em todo o mundo.

Já naquela época os problemas dos cristãos para com o Senhor já eram os mesmos e eles já eram avisados de tais erros, mas mesmo assim não deixaram de cometê-los.

A Igreja da Reforma pode significar qualquer coisa, menos uma igreja morta. Outro problema grave é a questão da divisão dos períodos. Para podermos dividir a Igreja em períodos específicos, precisaríamos saber a data da segunda vinda de Cristo, e isto ninguém sabe.

Geralmente (mas não generalizando) quem prefere a interpretação em eras específicas, segue um sistema escatológico que já produziu uma série de estudiosos que marcaram erroneamente a data da volta de Cristo, isso com bases em mapas, fórmulas e códigos, que, segundo eles, foram tirados de dentro da própria Bíblia.

Seguramente podemos dizer que as características encontradas nas sete igrejas do Apocalipse, representam uma realidade presente e repetida em todas as épocas dentro da História da Igreja, podendo ser percebida em cada congregação local, ou seja, existem congregações hoje que se aproximam mais das características de Éfeso, enquanto outras ficam mais próximas da conduta de Pérgamo, como também dentro das próprias congregações podemos perceber pessoas que possuem um comportamento similar ao da Igreja de Laodicéia, enquanto outras claramente se parecem mais com a Igreja de Filadélfia. Nos próximos capítulos dessa série especial iremos estudar específica e minuciosamente sobre cada uma das sete igrejas. Não perca!


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sábado, 23 de junho de 2018

ACONTECIMENTOS - A MORTE DE CHICO MENDES

No início dos anos 1980, Chico Mendes começava na cidade de Xapuri os primeiros movimentos de resistência à "invasão" da floresta pelos "paulistas", como ficaram conhecidos os fazendeiros de outros Estados que emigravam para o Acre.

Semanas após o assassinato de Wilson de Souza Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade acriana de Brasileia, em 1980, o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de Chico Mendes, declarou: 
"a onça vai beber água".
A declaração foi vista como uma ameaça e rendeu a Lula e a Chico o enquadramento na Lei de Segurança Nacional.

O regime militar brasileiro estava em seus últimos anos, mas ainda tinha força suficiente para manter a ordem. Com o lema 
"uma terra sem homem para homem sem terra", 
os militares incentivaram a ocupação do Norte. Os seringais falidos do Acre eram vendidos e transformados em pasto.


Resistente resistência


Em seu movimento de resistência, a estratégia mais conhecida de Chico Mendes foram os "empates", correntes humanas formadas na frente de homens e máquinas que tinham por missão derrubar as árvores.

A luta de Chico Mendes lhe garantiu prestígio internacional, bem como a conquista de alguns inimigos. E foi um deles, Darly Alves, o responsável por elaborar o plano da emboscada contra o líder seringueiro.

Morre o homem, eterniza-se a causa


A luta pela preservação da Amazônia, em especial pela manutenção das atividades extrativistas, sofria um duro golpe há 30 anos. Em 22 de dezembro de 1988 foi assassinado, no interior do Acre, Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes. A morte do líder sindicalista repercutiu mundialmente e provocou mudanças na forma como o Brasil passou a lidar com as questões relacionadas ao meio ambiente.

De vida simples, Chico Mendes era enfático na defesa dos seus princípios. Ele conquistou o apoio dos companheiros seringueiros, de políticos, de artistas e de ativistas das causas ambientais em todo o mundo. 
"O Chico era uma pessoa que sabia respeitar todo mundo, sabia se relacionar com todo mundo e sabia construir a amizade e a confiança das pessoas", 
descreveu em entrevista à Agência Brasil Raimundo Mendes Barros, primo de Chico.
"Ele era uma pessoa simples, sem ambição, e que tinha como único objetivo defender os interesses daqueles menos favorecidos tanto em termos de informação como em termos econômicos", 
acrescentou a vice-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles. Primeira mulher a presidir uma entidade sindical trabalhista no Brasil, Dercy esteve ao lado de Chico Mendes na criação da entidade em Xapuri.


Ouro branco


Atraídos pelo ouro branco, milhares de nordestinos começaram a migrar para a Floresta Amazônica no final do século 19. Em meio a mais de 5 milhões de metros quadrados de floresta, começava uma história de disputas econômicas, conflitos por terra e luta pela preservação da selva. Foi nesse cenário que Chico Mendes se tornou símbolo da luta pela manutenção da floresta e da cultura do seu povo.

Com o fim do apogeu da borracha, depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, de explorados pelos donos das terras, os seringueiros passaram a ter que lutar pela permanência na floresta. Com o início da queda no preço da borracha, os fazendeiros passaram a vender as propriedades.

Na década de 1970, os governos militares iniciam a política de ocupação da Amazônia. Com isso, passam a estimular produtores rurais do Sul do país a ocupar os estados do Norte, inclusive o Acre. O resultado foi um novo ciclo de derrubada das matas para a exploração de madeira, plantio de soja e criação extensiva de gado, com estímulos financeiros do governo brasileiro e de bancos internacionais de fomento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
"Eles [os proprietários de terra] venderam os seringais [depois da queda do preço da borracha], mas não disseram para os fazendeiros do Sul que tinha gente no seringal. Venderam como se não morasse ninguém, mas em cada seringal daqueles tinha 100 pessoas, 50 famílias. 
Esse pessoal ia para onde? Eram casados, tinham filhos. Os fazendeiros, quando compraram, não queriam ninguém, eles queriam despejar todo mundo e daí que foi criado o sindicato e o movimento para empatar e eles não tirarem o pessoal", 
lembrou o ex-seringueiro Luiz Targino, companheiro de Chico Mendes na exploração do látex.

O que foram os empates


Os empates, idealizados pelo seringueiro Wilson Pinheiro, que presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, consistiam em os trabalhadores rurais bloquearem a derrubada da mata se colocando a frente dos peões contratados pelos fazendeiros. 

Algumas vezes, para sensibilizar os peões com suas motosserras, mulheres e crianças eram colocadas na linha de frente. Com o assassinato de Wilson Pinheiro, em julho de 1980, a estratégia ganhou ainda mais força com Chico Mendes. 
"Os empates foram fruto da sabedoria do Chico e desse espírito de não querer o confronto, de não querer o derramamento de sangue".

Antropóloga e amiga do líder extrativista, Marly Alegretti recorda os conflitos da época. 
"Fiquei muito impressionada com a movimentação que estava acontecendo naquela ocasião. Havia muitos desmatamentos e os seringueiros estavam se organizando. Ninguém sabia, naquele momento, que lá no Acre, em Xapuri, que os seringueiros, que eram pessoas muito pobres e muito isoladas, praticamente sem poder nenhum, sem visibilidade, estavam fazendo uma defesa da floresta. E aquilo me impressionou bastante", 
disse.

A postura dos seringueiros, no entanto, contrariava os interesses de grandes fazendeiros e as ameaças e os assassinatos de líderes sindicalistas começam a se tornar frequentes. Depois da morte de Wilson Pinheiro, outras lideranças também foram assassinadas, como Ivair Higino, dirigente sindical em Xapuri, morto em 1988.

Chico Mendes, uma história, uma causa... um legado?


Em 1975, Chico Mendes assume a secretaria-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia. No ano seguinte, intensifica os empates. De volta a Xapuri, ajuda a fundar, em 1977, o sindicato dos trabalhadores rurais da cidade onde foi eleito vereador. Na época, começa a receber ameaça de morte, assim como outros sindicalistas.

As lutas do seringueiro ultrapassam as fronteiras do Brasil. Ele é reconhecido como uma liderança mundial da luta pelas causas ambientalistas e recebe vários prêmios internacionais. Com a cabeça a prêmio, em 1988, Chico Mendes pede proteção policial e passa a ser escoltado por soldados da Polícia Militar. Contudo, sete dias após completar 44 anos, é assassinado na própria casa, com  tiros de espingarda calibre 12 no peito. Os policiais que faziam a segurança dele fugiram.

Chico, que se casou duas vezes, deixou três filhos: Ângela (do primeiro casamento), Sandino e Elenira. Dois anos depois do crime, os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darci Alves Ferreira - pai e filho, respectivamente - foram condenados a 19 anos de prisão como mandante e executor do assassinato.

Principal testemunha do caso, o menino Genésio Ferreira da Silva, então com 13 anos, disse que ouviu pai e filho planejando o crime. Para tentar inocentar o pai, Darci confessou o crime. Os dois, que chegaram a fugir da cadeia e depois foram recapturados, cumpriram pena e estão em liberdade. Darly continua morando em Xapuri.

Conclusão


Hoje, o seringueiro é quase uma figura em extinção no Acre. A falência da economia extrativista levou os povos da floresta a investir na agricultura de subsistência e criação de animais, como o próprio gado.

Com a morte brutal de Chico Mendes, os seringueiros e a causa de defesa ambiental que defendiam, receberam a devida atenção, entretanto, infelizmente, não se pode dizer que o sangue de Chico atingiu uma profundidade bastante para alimentar as raízes dos sonhos que ele semeou.

O extrativismo sucumbiu ante a força da pecuária introduzida na região. Dados mais recentes do IBGE apontam que o Acre tem três milhões de cabeça de gado, número quase quatro vezes superior à população do Estado, de 776 mil habitantes.
  • Para um melhor entendimento de quem foi Chico Mendes eu recomendo a leitura do excepcional livro "Chico Mendes - Crime e Castigo", do jornalista Zuenir Ventura.

A Deus toda glória.
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