"Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e ficou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto" (Apocalipse 8:1-5).
- Altar — no original hebraico mizbe'ah (de uma palavra que significa "matar, um lugar elevado onde era feito um sacrifício").
- Púlpito — O púlpito é uma plataforma elevada, localizada lateralmente na igreja, onde o sacerdote ou orador faz os seus discursos aos fiéis. A palavra púlpito vem do latim pulpitum, que significa "palco" ou "plataforma". Nas igrejas cristãs o púlpito, geralmente é uma estrutura autônoma ou adossada a uma coluna, feita em vários materiais e de forma normalmente poligonal. Serve para o pregador se dirigir à assembleia de fiéis reunida na congregação.
ALTAR | hb. מִזבֵַּח - (mizbeach)
O Altar no Grego >>> θνσισστήριογ = Thusiasterion
O altar era um local sagrado onde os sacrifícios eram oferecidos a Deus como forma de adoração e expiação de pecados. O altar é mencionado em várias passagens bíblicas — tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento — como um lugar de encontro com o divino e de reconhecimento da presença e do poder de Deus na vida do povo.
"um lugar de sacrifício; um altar, sacrificar",
Está escrito!
O primeiro altar hebraico que encontramos na história bíblica foi construído por Noé depois que ele saiu da arca (Gênesis 8:20).
- Em outras culturas (pagãs), no Altar se sacrificavam crianças em homenagem ao seus deuses (Moloque). No "'cristianismo católico" no altar consagram-se hóstias e elementos eucarísticos.
- No "cristianismo evangélico" eles chamam púlpito de altar, oferecem todo tipo de objetos e dinheiro como "sacrifício" a Deus. Lá apresentam recém nascidos, e colocam objetos para serem consagrados pois para eles o altar é santo.
Portanto não existe mais Altar físico na nova aliança, nosso altar é nosso coração, qualquer outra coisa praticada e chamada de ALTAR É HERESIA!
"Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" (João 5:47).
Vamos refletir?
"reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado" (1 Reis 18:30).
"Ele pegou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome; e com as pedras edificou o altar em nome do SENHOR. Depois, fez em redor do altar uma cova, onde se podia semear duas medidas de semente" (1 Reis 18:31,32).
"pois, se usares o teu cinzel nele, tu o profanarás" (Êx 20:25).
"...apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo...".
O CORAÇÃO
Portanto, podemos simbolicamente colocar isso no altar e abrir mão. Não precisamos de uma superfície plana; podemos entregar nossa vida a Deus no altar de nosso coração a qualquer momento.
Conclusão
Jesus Cristo é o significado do Altar do Holocausto
- Jesus é comparado a um cordeiro imaculado em (1 Pedro 1:18,19) e a um cordeiro morto em (Apocalipse 5:6).
- Isaque, que provavelmente era um jovem na época de seu sacrifício, agiu em obediência a seu pai (Gn 22:9); antes de Seu sacrifício, Jesus orou:
"Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39). Isaque ressuscitou figurativamente, e Jesus na realidade:
"porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou" (Hb 11:19);
Jesus "foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:4).
"Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se" (Jo 8:56).
O altar do sacrifício do Antigo Testamento prenunciava CRISTO e o seu sacrifício perfeito e definitivo. Ele é o holocausto final que conduz os pecadores à presença de Deus (Hb 10:19,20).
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, que é o vosso culto racional".
"Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei)" (Hb 10:4-8).
"Mas vós sois a geração eleita, O SACERDÓCIO REAL, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pd 2:9).
- Todas as referências bíblicas supracitadas são da versão Almeida Corrigida Fiel (ACF).
O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.