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quarta-feira, 31 de maio de 2017

A SÃ DOUTRINA - O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE AVIVAMENTO?

Avivamento: eis uma palavra que há tempos faz parte do vocabulário evangélico. Não é de hoje que "profetas", e "profetisas", em suas bravatas proféticas anunciam um tal avivamento para o Brasil que nunca chega. Novas visões, novas unções, congressos, seminários... estão sempre prometendo, alardeando a chegada do avivamento. Se ele chegou, eu ainda não vi. Será que está em mim o problema? É pode ser... Mas, o que a Bíblia ensina sobre avivamento? Quais são suas principais características e consequências? É o que veremos no texto desse artigo.


Habacuque


"Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. 'Ouvi Senhor, a tua palavra, e temi'; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos fazê-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia" (Habacuque 3:1,2 - grifo meu).

O nome Habacuque significa o que abraça. Este profeta era um provável levita e cantor do Templo. No capítulo 3, ele faz a oração em forma de cântico. Habacuque foi um homem de oração. O livro do profeta Habacuque tem três momentos: 
  1. Ele questiona a Deus; 
  2. Vem a resposta de Deus; 
  3. Foi feita uma oração de fé. 

Análise contextual


Habacuque viveu em um momento muito difícil do povo de Deus. Na época os babilônios tomaram o povo de Israel por cativo. O povo de Israel foi punido por desobedecer a Deus. E o questionamento de Habacuque foi exatamente este: 
  • Por que o Senhor permitiu os babilônios castigar o povo? 
Deus respondeu que os babilônios também seriam castigados por Ele até que seus propósitos fossem cumpridos. Habacuque tinha convicção que o povo não seria livre do juízo de Deus, mas ele não estava entendendo a maneira de Deus agir. Deus responde a Habacuque dizendo 
"…que a alma orgulhosa não é reta, mas o justo, pela sua fé, viverá" (2:4). 
Deus estava gerando fé no coração do seu povo, mediante as lutas que estavam passando. Sob este contexto, entendemos que a palavra avivamento tem significados bem sugestivos que são: 
  • Dar vivacidade a - Qualidade do que é vivaz; 
  • Prontidão em - Atuar, em mover-se, em falar. 
  • Ardor - Compreensão rápida, prontidão em conceber, esperteza. 
  • Brilho - Grande mobilidade, fulgor, energia, vigor; rapidez. 
  • Tornar mais vivo - Que vive, que tem muita vivacidade. animado, buliçoso. 
  • Que concebe facilmente, penetrante. 
  • Que representa com energia e naturalidade. 
  • Ativo. 
  • Brilhante. 
  • Ardente, fervente, diligente, decidido. 
  • Acalorado, enérgico, impetuoso. 
  • Arrebatado. 
  • Rápido, ligeiro, acelerado, apressado. 
  • Presente, não esquecido. 
  • Eficaz. 
  • Ativo, forte. 
  • Cortante, agudo, afiado. 
  • (Advérbio) Fortemente, com força. 
  • Fazer reviver, voltar à vida; adquirir vida nova. 
  • Readquirir forças; renascer. 
  • Manifestar-se de novo. 
  • Renovar - Tornar novo, melhorar. 
  • Consertar. 
  • Recomeçar, repetir. 
  • Substituir por coisa melhor. 
  • Dar o aspecto de novo a. 
  • Trazer novamente à lembrança. 
  • Excitar de novo. 
  • Renovar sofrimentos. 
  • (Verbo intransitivo) Rebentar ou desabrochar de novo (os vegetais). 
  • Reaparecer, suceder-se. 
  • (Verbo pronominal) Rejuvenescer. 
  • Repetir-se. 
  • Aparecer de novo. 
  • Ornar com vivos. 
  • (Figurado) Animar, excitar. 
  • Apressar. Realçar. 
  • Reanimar-se, "avivar"  
Ou seja, o "ser avivado" esta inserido em todos estes significados. Ser avivado é: animado, excitar, apressar, realçar e reanimar. 
➽ Falar em línguas estranhas não significa ser avivado e nem de longe é sinal de avivamento; 
➽ Fazer festividades, eventos, congressos, ajuntamentos... não significa que a igreja é avivada;
➽ Gritar, saltar, pular, rodopiar, jogar cadeira pra cima... não significa ser avivado; 
➽ Ficar repetindo aos berros glória e aleluia não significa ser avivado. 
  • A principal ação do homem ou mulher avivado é o compromisso pleno com a palavra de Deus e uma vida espiritual em constante crescimento. 
"Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Timóteo 4:15,16).

Avivamento no cemitério 

"Então me disse: 'Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados'" (Ezequiel 37:11).
Na visão de um vale de ossos secos, vemos o desejo de nosso Deus em restaurar a Israel, pois viviam em uma degradação espiritual muito grande precisando de uma restauração profunda e porque não dizer de um grande avivamento em suas vidas, pois como já falei o avivamento tem que trazer na vida das pessoas uma mudança em todos os sentidos. Era necessária aquela visão, para que o profeta de Deus viesse a saber que para Deus nada é impossível. (Lucas 1:37). 

Ageu


"Assim diz o Senhor dos exércitos: 'Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. 
Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. 
Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, sua própria casa. Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. 
E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho.'   
Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor.   
Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: 'Eu sou convosco', diz o Senhor. E o Senhor suscitou o espírito do governador de Judá Zorobabel, filho de Sealtiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus, ao vigésimo quarto dia do sexto mês" (1:7-15). 
O Livro de Ageu é um dos menores livros da Bíblia com apenas dois capítulos. O profeta Ageu profetizou à nação de Judá após o cativeiro. Ageu foi um profeta para os remanescentes de Judá, que haviam passado setenta anos no cativeiro, e que agora voltavam a sua terra.

Tudo estava destruído, e teriam que reconstruir tudo novamente; o templo, suas casas e os muros de Jerusalém. Entretanto, a construção foi paralisada porque o povo estava sendo oprimido e haviam perdido o ânimo:
  • O povo estava desacreditado.
  • A fé estava esmorecida.
  • Não havia coragem e força para fazerem a obra.
Então Deus levantou o profeta Ageu para profetizar um avivamento, um renovo, uma mensagem de ânimo para o povo; incitar o povo a retomar a tarefa.
"Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor" (vv. 7,8). 
"E o Senhor levantou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo, e vieram e trabalharam na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus" (v. 14).
O primeiro item que Ageu e o povo fizeram na reconstrução, foi o templo (ou seja, a Casa de Deus).
"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). 
  • A Necessidade de um Avivamento nos dias de hoje
Nos dias de hoje, há muitos cristãos que estão cansados espiritualmente, estão sentindo um desgaste espiritual, caíram na rotina da vida cristã, o materialismo, o secularismo, o esquecimento das bênçãos de Deus, a descrença, o esfriamento do amor, o orgulho, o sectarismo e muito mais, tem afetado muitos cristãos. É preciso que aconteça um despertamento espiritual, um avivamento em nossos corações.
"Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá" (Efésios 5:14).
A maior necessidade de nossos dias hoje é de um Avivamento do Alto. Creio que todos concordam da urgente necessidade de um avivamento na Igreja de Deus na época atual. Não somente em "nossa" ("sua") igreja, mas em todas as igrejas, de todas as denominações, não só no Brasil, mas no mundo.
  • Nos dias de hoje há muitos crentes se desligando das coisas de Deus.
  • As coisas espirituais para esses crentes não são mais prioridades.
  • Os cultos da igreja não têm mais sabor para esses crentes.
  • Orar e ler Bíblia para esses crentes são coisas de "quem não tem o que fazer".
  • O prazer pessoal, o materialismo e os embaraços da vida estão em primeiro lugar para esses crentes.
Que Deus nos acorde e nos desperte para as coisas espirituais.


Hebreus


"Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos" (Hebreus 3:2).
Hoje muitas vezes ficamos lendo livros dos avivamentos que aconteceram na história da igreja, e nos tornamos saudosistas desses tempos, quando o Espírito Santo de Deus, desceu de uma maneira poderosa sobre a Igreja.

É desejo expresso de Deus mandar um avivamento sobre a Sua Igreja. Mas Ele deseja antes de tudo que nós O busquemos.
"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18).

Algumas Características do Verdadeiro Avivamento


  • 1) O Avivamento vem de Deus
Vem do alto, do Espírito Santo de Deus. Se Deus não avivar, ninguém pode avivar.
  • 2) O Avivamento é para todos
Isso quer dizer que o avivamento é para velhos, adultos, jovens, adolescentes e crianças. Não é privilégio de alguns, mas para todos que o buscam.
  • 3) O Avivamento é para o trabalho
O avivamento nos desperta para fazermos alguma coisa para Deus. O avivamento nos dá desejo para trabalharmos para Deus. Deus não aviva ninguém para ficar de braços cruzados, apenas assentado como mero assistente ou observador. O avivamento não é para produzir status espiritual (e/ou promover ministérios) ou apenas mexer com as emoções.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1:8, grifo meu).
  • O verdadeiro Avivamento tem que trazer na vida das pessoas uma mudança radical em todos os sentidos. 
Você deve esta se perguntando qual são estas características? Vejamos: 
  • 1. Sede
"Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes" (Isaías 44:3). 
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (João 7:38). 
  • 2. Temor
"O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte" (Provérbios 14:27).  
"Servi ao Senhor com temor [reverência, receio sentimento respeitoso] e alegrai-vos com tremor, [agitação do que treme, tremura]" (Salmos 2:11). 
  • 3. Confissão de pecados, arrependimento 
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:8-9). 
"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13). 
  • 4. Quebrantamento e sensibilidade 
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Salmos 51:17).  
"Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: 'O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR'" (1 Samuel 24:5,6). 
  • 5. Desejo de fazer o que é certo
"Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: 'Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás'. 
Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: 'Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos'. E chorou Ezequias muitíssimo" (Isaías 38:1-3).

As Características de um cristão avivado

  • 1) Sua comunhão com Deus é prioridade em sua vida.
  • 2) Um cristão avivado passa a ter mais responsabilidade e consequentemente compromisso com Deus e com a Igreja.
  • 3) Um cristão avivado não quer perder por nada os cultos da igreja.
  • 4) Um cristão avivado é voluntário para qualquer trabalho na igreja.
  • 5) Um cristão avivado quer passar a todos a mensagem do Evangelho.
  • 6) Um cristão avivado faz a diferença, é sal na terra e luz no mundo.

Conclusão



Tenho muito receio do avivamento que se prega por aí: Que está fazendo a Igreja crescer no número de membros, mas não tem mudado o coração.
"Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Is 60:1). 
"A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz" (Romanos 13:11,12).
  • Avivamento é volta para Deus
  • Avivamento é mudança de vida.
  • Avivamento é o sopro do Espírito. 
  • Avivamento sempre nos desperta para a evangelização.
  • Avivamento sempre deságua em missões.
  • Os avivamento da história sempre foram assim.
  • Com o avivamento a Igreja cresce, não apenas enche.
  • Precisamos preparar o coração para o avivamento.
"Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar o Senhor, até que venha, e chova a justiça sobre vós" (Oseias 10:12).
  • O avivamento nasce e se sustenta com oração.
  • A oração promove crescimento espiritual.
  • A oração traz avivamento para a Igreja.
  • A oração traz bênçãos à Igreja.
  • A oração traz poder ao nosso trabalho.
  • Jesus tinha uma vida de oração.
"E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava" (Marcos 1:35).
Sabemos que isso que foi colocado aqui não é tudo, mas sabemos que isso são apenas algumas das características do verdadeiro avivamento. Que assim como havia uma obra a ser realizada no povo de Israel, venhamos ter a consciência de que precisamos permitir que Deus através da sua palavra venha realizar o verdadeiro avivamento em nossas vidas. 

[Fonte:[Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/avivar]

A Deus toda glória.
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terça-feira, 30 de maio de 2017

PANORAMA OFICIAL DO CRESCIMENTO NO NÚMERO DE EVANGÉLICOS BRASILEIROS


O número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%.

Mesmo com o crescimento de evangélicos, o país ainda segue com maioria católica. Segundo o IBGE, o número de católicos foi de 123,3 milhões em 2010, cerca de 64,6% da população. No levantamento feito em 2000, eles eram 124,9 milhões, ou 73,6% dos brasileiros. A queda foi de 1,3%.

Número de brasileiros em cada religião/Censo 2010
Religião
População
Católica apostólica romana
123.280.172
Evangélicas
42.275.440
Espírita
3.848.876
Umbanda, candomblé e religiões afrobrasileiras
588.797
Outras religiões
5.185.065
Sem religião
15.335.510
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

A queda do percentual de católicos é histórica, de acordo com o instituto. Até 1970, em quase 100 anos, a queda foi de 7,9 pontos percentuais: o número de católicos em 1872 (ano do primeiro Censo) representava 99,7% da população e passou a 91,8% em 1970.

O Nordeste ainda mantém o maior percentual de católicos, com 72,2% em 2010. Apesar de ser a região do país com maior concentração do grupo religioso, a população nordestina católica sofreu queda. Em 2000, o percentual era de 79,9%. No Sul, o IBGE também identificou redução do percentual de católicos, saindo de 77,4% para 70,1% nos censos de 2000 e de 2010, respectivamente.

A maior redução foi registrada pelo instituto no Norte, passando de 71,3% da população em 2000 para 60,6% em 2010.


Brasileiros, por sexo, em cada religião/Censo 2010
Religião
Homens
Mulheres
Católica apostólica romana
61.180.316
62.099.856
Evangélicas
18.782.831
23.492.609
Espírita
1.581.701
2.267.176
Umbanda, candomblé e religiões afrobrasileiras
269.488
319.310
Outras religiões
2.364.696
1.122.524
Sem religião
9.082.507
6.253.004
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

O IBGE registrou que, ao mesmo tempo em que o número de católicos caiu no Norte e no Nordeste, o número de evangélicos cresceu com maior volume nas duas regiões. A representatividade no Norte saiu de 19,8% (2000) para 28,5% (2010). No Nordeste, o aumento de evangélicos foi menor, saindo de 10,3% para 16,4%, se comparados os Censos de 2000 e de 2010, respectivamente. 

No estado do Rio de Janeiro, o percentual de católicos é 45,8% da população em 2010, o menor do país, segundo o IBGE. No estado também foi registrada a maior concentração de espíritas com 4%; seguido de São Paulo, com 3,3%; Minas Gerais, com 2,1%; e Espírito Santo, com 1%. 

No Piauí, o percentual de católicos foi o maior, com 85,1% da população do estado. A proporção de evangélicos foi maior em Rondônia, com 33,8%. A menor foi registrada no Piauí, com 9,7%. 

O IBGE registrou que 15 milhões de pessoas se declararam sem religião no Censo de 2010, o que representa 8% dos brasileiros. Em 2000 eram 12,5 milhões, o equivalente a 7,3% da população. 

O Censo 2010 também apontou que 31,5% dos espíritas têm nível superior completo, apenas 1,8% das pessoas não têm instrução e 15% têm ensino fundamental incompleto. Outros 1,4% dos espíritas não são alfabetizados. 

Os católicos têm 6,8% das pessoas sem instrução e 39,8% com ensino fundamental incompleto. No grupo dos que se declaram sem religião o percentual de pessoas sem instrução é de 6,7% e outros 39,2% têm ensino fundamental incompleto. Entre os evangélicos o percentual chega a 6,2% (sem instrução) e a 42,3% (com ensino fundamental incompleto). 


As grandes surpresas do último censo religioso brasileiro


  • Primeira  –  À vista dos censos anteriores e de vários outros fatores, os observadores mais atentos esperavam número bem menor de católicos. A lembrança foi feita pelo saudoso sociólogo da religião do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e professor do departamento de sociologia da USP, Antônio Flávio Pierucci. Numa população de 170 milhões de habitantes, os católicos são 125 milhões – três quartos de todos os brasileiros. "É católico que não acaba mais", disse o sociólogo.
  • Segunda  – Levando em conta as taxas elevadíssimas do crescimento do protestantismo histórico, pentecostal e neopentecostal dos últimos 20 anos, bem como "a extrema visibilidade e a penetrante vocalidade dos evangélicos na cena brasileira" (Pierucci), esperava-se número bem maior de evangélicos. Os protestantes são 26 milhões, apenas 15% da população.
  • Terceira – Talvez a maior de todas as surpresas do último censo religioso seja o enorme crescimento dos sem-religião. Esses crentes a seu jeito, que não assumem compromisso com nenhum grupo religioso, eram 1% dos brasileiros 20 anos atrás e agora são 7,3% (mais de 12 milhões), o que corresponde a quase a metade dos evangélicos.
  • Quarta – A surpresa geral é a constatação do encolhimento numérico dos adeptos de Umbanda e outros cultos afros. A porcentagem de umbandistas no censo de 2000 é extremamente pequena – apenas 0,34% e a queda continuou 10 anos depois. Continua sendo uma religião urbana.
  • Quinta – Embora o número de religiões seja cada vez maior no Brasil e no mundo, o aumento da tolerância religiosa no Brasil surpreende. Segundo o editorial do Jornal do Brasil de 11 de maio de 2002, "a diversidade [religiosa] é bem mais aceita do que era, as pessoas se sentem livres para abraçar a religião com a qual mais se identificam". Isso seria o ápice do decreto que determinou a separação entre o Estado e a Igreja, logo após a proclamação da República. Para permanecer nessa rota, explica o Jornal do Brasil, "é importante que o Estado se mantenha laico até para garantir com maior isenção a liberdade e a pluralidade dos cultos".


Quantidade versus Qualidade 


Este expressivo crescimento estatístico e numérico no número de evangélicos é festejado por uns e nem tanto por outros. Questiona-se sobretudo a "qualidade" espiritual de uma grande maioria que se declara "crente" e/ou evangélica. Na mesma proporção em que aumenta o número de evangélicos brasileiros, também aumenta o número de escândalos envolvendo indivíduos que se autodenominam e/ou se identificam como evangélicos. 

Um dos detalhes curiosos nos círculos evangélicos é o que se refere às datas comemorativas especificamente voltadas a eles. Enquanto há casos escabrosos de igrejas ditas evangélicas comemorando datas essencialmente pagãs, que absolutamente nada têm a ver com a fé cristã, como o Halloween (escrevi sobre esse assunto ➫ aqui e ➫ aqui) e festas da doutrina católica, como as juninas, muitos evangélicos não conhecem as datas comemorativas que são voltadas para eles.

Ou seja, esse fato deixa claro que o povo evangélico em sua maioria esmagadora, não conhece sua história suas origens e, pior, tem aceitado a mistura de outras doutrinas, o que torna o cenário evangélico no Brasil numa bizarra colcha de farrapos muito mal costurados, diga-se de passagem. Estarei trazendo aqui uma série de datas comemorativas voltadas especificamente ou com relevância para os evangélicos. Acho importante mostrá-las pois existem muitos cristãos que não as conhecem apesar de em muitas delas conter a história do cristianismo brasileiro. Guarde bem esse quadro.
MÊS DE JANEIRO
DIA
COMEMORAÇÃO

01
Dia Mundial da Paz
01 a 08
Semana Universal de Oração
05
Aniversário da Igreja Metodista Wesleyana no Brasil
07
Dia da Liberdade de Cultos
21
Dia Mundial da Religião

MÊS DE MARÇO
DIA
COMEMORAÇÃO

03
Dia da Esposa do Pastor
05
Dia Mundial da Oração
10
Primeiro Culto Protestante no Brasil
11
Dia da Educação Cristã
25
Aniversário da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus)
27
Aniversário da Casa Editora Presbiteriana

MÊS DE ABRIL
DIA
COMEMORAÇÃO

02
Paixão de Cristo
04
Páscoa

MÊS DE MAIO
DIA
COMEMORAÇÃO

2º Domingo
Dia das mães

MÊS DE JUNHO
DIA
COMEMORAÇÃO

2º DomingoDia do Pastor
12
Dia da Instalação da Sociedade Bíblica Brasileira
18
Aniversário das Assembléias de Deus no Brasil / Início da Semana Nacional de Oração
23
Dia da Educação Cristã Missionária

MÊS DE JULHO
DIA
COMEMORAÇÃO

09
Dia do Diácono

MÊS DE AGOSTO
DIA
COMEMORAÇÃO

05
Dia do Presbítero
2º Domingo
Dia dos Pais
4º Sábado
Dia do Jovem Cristão Evangélico

MÊS DE SETEMBRO
DIA
COMEMORAÇÃO

2º Domingo
Dia Nacional de Missões
3º Domingo
Dia Nacional da Escola Dominical

MÊS DE OUTUBRO
DIA
COMEMORAÇÃO

31

MÊS DE NOVEMBRO
DIA
COMEMORAÇÃO

05
Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
30
Dia Nacional do Evangélico / Dia do Teólogo

MÊS DE DEZEMBRO
DIA
COMEMORAÇÃO



A Deus toda glória.

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segunda-feira, 29 de maio de 2017

ESCRITO NAS ESTRELAS - HELENA ANTIPOFF



Inicio aqui uma série especial onde irei trazer o resumo biográfico de personagens cujas histórias foram marcantes nos mais diversos segmentos: ciência, artes, cultura, cidadania, música, educação, tecnologia... Muitos deles, apesar da grandiosidade de seus feitos, caíram no esquecimento e/ou não são tão lembrados quanto deveriam. Contudo, uma coisa é certa, os nomes desses notáveis estarão para sempre Escrito nas Estrelas. Para abrir a série, falo sobre a professora russa Helena Antipoff.

História e vida


Há 43 anos, Minas Gerais se despedia de uma de suas filhas mais queridas, a psicóloga e educadora russa Helena Antipoff, que desempenhou papel de grande relevância no estabelecimento das áreas de estudo e pesquisa em psicologia e educação em nosso país. As instituições cuja criação foi iniciada ou orientada pela educadora nos anos de 1930 e 1940 – Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais e Sociedade Pestalozzi do Brasil – visavam cuidar das crianças e adolescentes excepcionais, particularmente daqueles que apresentavam deficiências ou problemas de saúde mental, com metodologias inovadoras e bem articuladas às descobertas científicas mais avançadas da época. 

Presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, a professora de psicologia da educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Regina Helena de Freitas Campos vem pesquisando a contribuição da educadora. Segundo ela, Antipoff participou ativamente do movimento de renovação das escolas públicas mineiras e na formação de educadores e de psicólogos. Além da atuação como professora, pesquisadora e criadora de instituições educacionais como as sociedades Pestalozzi de Minas Gerais e do Brasil e o Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, esteve envolvida em várias outras iniciativas na promoção da educação dos excepcionais e da formação de professores e especialistas para o ensino especial, a educação rural e a educação pública em geral. 

Educada em São Petersburgo, Paris e Genebra, e tendo trabalhado em instituições de abrigo e educação de crianças abandonadas e em situação de risco social na Rússia revolucionária, entre 1917 e 1924, e posteriormente como professora assistente na Universidade de Genebra, entre 1927 e 1929) Helena foi convidada a dirigir um dos primeiros laboratórios de psicologia estabelecidos em Minas Gerais, ligado à Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, em 1929. No Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento, as pesquisas realizadas por Antipoff e suas alunas tinham por objetivo descrever as características psicológicas e psicossociais de crianças e adolescentes das escolas públicas de BH. 
"O foco de investigação eram os ideais e interesses das crianças, seu desenvolvimento cognitivo e socioafetivo, sua vida na família e na escola. A ideia, inspirada em Rousseau, era que o conhecimento da criança e do adolescente era necessário para melhor orientar sua educação", 
conta a pesquisadora. 

Em 1939, Antipoff fundou a cadeira de psicologia na recém-fundada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Minas Gerais, continuando seu trabalho de formação de educadores licenciados no nível superior. 
"Nessa posição, ela contribuiu para a educação das primeiras gerações de psicólogos brasileiros e ajudou a iniciar o movimento pela regulamentação legal da profissão."

Biografia


Filha de um general do exército imperial, Helena Wladimirna Antipoff nasceu na cidade de Grodno, na então província da Bielorrússia do Império Russo, hoje a cidade bielorrussa de Hrodna, a 25 de Março de 1892, no seio de uma abastada família da aristocracia russa. 

Faleceu na cidade de Ibirité (Minas Gerais-Brasil), a 9 de Agosto de 1974. Foi uma psicóloga e pedagoga de origem russa que depois de obter formação universitária na Rússia, Paris e Genebra, se fixou no Brasil a partir de 1929, a convite do governo do estado de Minas Gerais, no contexto da operacionalização da reforma de ensino conhecida como Reforma Francisco Campos-Mário Casassanta. Grande pesquisadora e educadora da criança portadora de deficiência, Helena Antipoff foi pioneira na introdução da educação especial no Brasil, onde fundou a primeira Sociedade Pestalozzi, iniciando o movimento pestalozziano brasileiro, que conta atualmente com cerca de 100 instituições. O seu trabalho no Brasil é continuado pela Fundação Helena Antipoff.

Aprendeu as primeiras letras com a mãe, continuando os seus estudos mais tarde, depois da família se fixar em São Petersburgo, numa instituição para meninas com professores de nível universitário onde obteve em 1909 o diploma do Curso Normal, o que a habilitava para a docência dos cursos infantis. Estudou seguido o método de ensino de "ativos e passivos", sendo as estudantes exortadas a não aceitar afirmações gratuitas e sem verificar a realidade. A Filosofia e a Psicologia eram matérias centrais no currículo seguido. 

Com apenas 17 anos de idade, partiu com a mãe e a irmã mais nova para Paris, onde se matriculou no curso de Ciências da Universidade de Paris, na Sorbonne, então a mais prestigiosa universidade francesa, que frequentou em 1910 e 1911, ano em que obteve o bacharelato. Durante a sua permanência na Sorbonne assistiu a palestras sobre psicologia ministradas no Collège de France por Pierre Janet e Henri Bergson, o que lhe despertou o interesse pela matéria. Em consequência, estagiou no Laboratório Binet-Simon, sob a orientação de Théodore Simon, participando no trabalho experimental então em curso de medição da capacidade intelectual de crianças em idade escolar. 

Entusiasmada com o campo da psicologia, seguiu para Genebra, Suíça, onde estudou sob a direção do psicólogo Édouard Claparède, pioneiro do estudo do mecanismo de aprendizagem das crianças. Naquela cidade foi aluna, entre 1912 e 1916, do primeiro curso do Institut Jean-Jacques Rousseau (IJJR), onde obteve o diploma de psicóloga, com especialização em Psicologia Educacional. Durante a sua permanência em Genebra, a convite de Claparède, integrou a equipa de investigadores do IJJR, onde se dedicou à investigação na área da medição da inteligência e da sua relação com a aprendizagem.

Em 1917 regressou à Rússia, onde seu pai tinha sido gravemente ferido numa das batalhas da Primeira Guerra Mundial. Decidiu aí permanecer, apesar da implantação do bolchevismo e de toda a instabilidade social e política que se seguiu à Revolução de Outubro. Trabalhou entre 1919 e 1924 como psicóloga infantil e se casou com o jornalista e escritor Viktor Iretzky, com quem teve um filho, o agrônomo, pedagogo e ensaísta Daniel Iretzky Antipoff (1919-2005). 

Enquanto permaneceu na Rússia, trabalhou como psicóloga observadora da Estação Médico-Pedagógica de Petrogrado e de Viatka, dedicando-se ao diagnóstico psicológico e à elaboração de projetos educativos para a reeducação das crianças que tinham perdido a família em consequência da Guerra. Pouco depois decidiu reiniciar a sua investigação, trabalhando a partir de 1921 como colaboradora científica do Laboratório de Psicologia Experimental de Petrogrado, colaborando com o psicólogo Aleksandr Petrovich Nechaev na investigação da influência da guerra no desenvolvimento mental de crianças em idade pré-escolar. 

Contudo, ao apresentar resultados com os quais constatava que o nível mental dos filhos de intelectuais era mais alto em comparação aos das outras crianças, foi severamente criticada pelos intelectuais ligados ao recém-implantado regime soviético e acabou excluída dos círculos acadêmicos e perseguida. O mesmo aconteceu com o marido, cuja obra não agradou ao regime, vendo-se obrigado em 1923 a partir para o exílio na Alemanha. Na sequência do que pouco antes fizera o marido, Helena Antipoff foi obrigada, em 1924, a deixar a União Soviética, exilando-se para Berlim, onde se juntou ao marido. 

No ano seguinte separa-se definitivamente do marido e parte para Genebra, onde reatou a sua colaboração com Édouard Claparède e o IJJR, onde lecionou Psicologia. Durante a sua permanência em Genebra, entre os anos de 1926 e 1928, publicou diversos artigos científicos em revistas especializadas, nomeadamente nos Archives de Psychologie, Intermédiaire des Éducateurs e Nouvelle Éducation. Nesses trabalhos é patente a influência das abordagens funcionalista e interacionista, desenvolvidas por Claparède, e da abordagem sócio-histórica russa. Nos seus trabalhos defende o Método da Experimentação Natural que utilizara durante sua experiência de avaliação do desenvolvimento cognitivo na Rússia, sendo pioneira nessa matéria fora da União Soviética.

Em 1929 Helena Antipoff aceitou o convite que lhe foi feito pelo Professor Francisco Campos, ao tempo à frente da Secretaria do Interior de Minas Gerais, o departamento responsável pela educação naquele estado, e partiu para o Brasil. Fixou-se então em Minas Gerais, com o objetivo de fundar uma Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico onde pudesse aplicar os seus conhecimentos pedagógicos. 

Sob a liderança de Francisco Campos, um político interessada no desenvolvimento do ensino e que apostava na renovação pedagógica, o sistema educativo de Minas Gerais atravessava então uma fase em que parecia indispensável que os ensinamentos de novas técnicas e concepções dos problemas pedagógicos viessem de países mais adiantados. Para além de Helena Antipoff, foram convidados outros pedagogos estrangeiros para colaborarem na organização de um núcleo de formação de professores e de aperfeiçoamento das técnicas de pedagogia e psicologia. 

A instituição foi fundada em 1929 sob a designação de Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico. Helena Antipoff foi contratada como professora de Psicologia, com um contrato inicial de dous anos que foi sucessivamente renovado ao longo da década de 1930. No Brasil desenvolveu durante décadas um labor pedagógico excepcional, do que mais adiante falaremos.


Documentário


  • Título original: Helena Antipoff.
  • Produtora: Atta Mídia e Educação (Brasil, 2011, 36 min., cor e preto e branco)
  • Editora: Paulus Editora. 
  • Coleção: Grandes Educadores.
  • Roteiro e Apresentação: Regina Helena de Freitas Campos. Psicóloga, com mestrado em Educação pela UFMG, doutorado em Educação pela Universidade de Stanford, EUA, e pós-doutorado pela Universidade de Genebra e École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. É professora de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora CNPq e presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA).
  • Argumento: Helena Antipoff teve contato direto com os principais centros de pesquisa e prática pedagógica da Europa no início do século XX. Fez estágio no Laboratório Binet-Simon, em Paris, foi assistente de Édouard Claparède (neurologista e psicólogo do desenvolvimento infantil) em Genebra e participou das pesquisas iniciais da psicologia sócio-histórica soviética. No Brasil, aliando formação científica e preocupação com os excluídos, Helena vai ser responsável por importantes contribuições práticas na formação de professores, educação básica, educação de excepcionais e educação rural. Este DVD, apresentado pela psicóloga, pesquisadora e professora Regina Helena Campos, está dividido em oito partes. Cada uma ocupa-se, com clareza e competência, de importantes momentos da vida de Antipoff.
  • Conteúdos do Documentário: Os primeiros anos na Rússia. Paris e Genebra / Binet / Claparède, Maison de Petits. União Soviética / experimentação natural de Lazursky. Brasil / Escola de Aperfeiçoamento, pesquisa em Psicologia e Educação, Laboratório de Psicologia. O trabalho com crianças “excepcionais”. Fazenda do Rosário / educação básica, formação de professores e educação rural. O trabalho na Universidade Federal de Minas Gerais. Razão e sensibilidade.

Dinamizadora de Instituições Educativas no Brasil


Pelo seu grande amor à pedagogia e às crianças, Helena Antipoff foi no Brasil uma grande dinamizadora e criadora de instituições de tipo educativo, que sintetizo nas seguintes:
  • Laboratório de Psicologia, em Minas Gerais:
Helena Antipoff foi nomeada em 1930 diretora do Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Minas Gerais. No mesmo, com a colaboração das suas alunas, promoveu um variado programa de estudos sobre o desenvolvimento mental, os ideais e os interesses das crianças mineiras. Com o resultado dessa investigação promoveu a introdução de testes de inteligência nas escolas primárias e o alargamento do processo de homogeneização das turmas.
  • Sociedade Pestalozzi do Brasil:
Em Novembro de 1932, com o objetivo de pôr em prática os ensinamentos de Pestalozzi fundou, com a colaboração de algumas antigas alunas da Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico, a primeiraSociedade Pestalozzi do Brasil, com sede em Belo Horizonte. Aquela Sociedade logo no ano imediato abriu um consultório médico-psico-pedagógico onde passou a atender crianças e seus pais. 

Entretanto, orientava semanalmente reuniões no Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico, de que era diretora, abertas a professores que se interessassem pela educação de crianças portadoras de deficiência. A partir de finais de 1933 a Sociedade Pestalozzi passou a oferecer aulas destinadas a alunos portadores de deficiência e em 1934 conseguiu construir um pequeno edifício onde instalou salas de aula e consultórios médicos e psicológicos. 

No mesmo edifício funcionava também um laboratório de investigação endocrinológica. Nas aulas da Sociedade Pestalozzi os alunos com problemas comportamentais ou incapacidades para a aprendizagem complementavam as suas atividades escolares e de educação psicomotora, com atividades manuais e agrícolas em regime de semi-internato. Com esse fim a instituição operava oficinas diversas, hortas pedagógicas e serviços domésticos adaptados às necessidades dos jovens que frequentavam as suas aulas.
  • Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte:
Pela sua influência, em 1935, a Secretaria de Educação de Minas Gerais criou o Instituto Pestalozzide Belo Horizonte, que funcionava como órgão técnico para a realização de investigação nas áreas relacionadas com a educação especial, apoiando estudos sobre temas diversificados, que iam da psicopatologia e psicologia de aprendizagem à genética, endocrinologia e farmacologia.
  • Casa do Pequeno Jornaleiro e Associação Mineira de Escoteiros:
Para além da sua atividade na área da psicopedagogia, Helena Antipoff exerceu também uma importante ação social em favor das crianças e jovens desfavorecidos, em especial dos portadores de deficiência. Nessa sua ação, em 1934 liderou a fundação da Caso do Pequeno Jornaleiro, instituição destinada a proporcionar abrigo, alimentação e escola para as crianças que trabalhavam como vendedores de jornais. 

No mesmo ano iniciou a sua colaboração com a Associação Mineira de Escoteiros, instituição que tinha sido fundada em 1927 com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais como instituição extracurricular nas escolas do estado levando, mais tarde, à constituição da Associação de Escoteiros Fernão Dias, um grupo escutista aberto a crianças e jovens portadores de deficiência. 

Também no campo social, embora numa área distinta, Helena Antipoff esteve envolvida na fundação de uma casa de repouso para escritores, artistas e professores. No campo académico, Helena Antipoff foi a primeira professora e fundadora da cadeira de Psicologia Educacional na Universidade de Minas Gerais.
  • Escola Rural da Fazenda do Rosário, com internato:

Em finais da década de 1930, interessa-se pela situação dos alunos e docentes da zonas rurais, estabelecendo como objectivo a fixação do homem no campo, em melhores condições de vida, através da escola, sendo para tal necessário elevar as condições de preparo do professor rural sem que precisasse deslocá-lo de seu ambiente. Com esse fim passa a advogar a criação de uma escola rural, com métodos adequados às condições sociais e às aspirações das comunidades que deveria servir. 

Com esse objetivo realiza uma campanha de recolha de fundos, conseguindo adquirir a Fazenda do Rosário, uma exploração agrícola com cerca de 220 Ha (45 alqueires de terra) em Ibirité, a 26 quilômetros de Belo Horizonte. Nessa quinta abriu em janeiro de 1940 um internato, inicialmente frequentado por 5 crianças. 

A educação ministrada na instituição, que foi crescendo e se transformou progressivamente no seu principal foco do trabalho, estava centrada nas atividades agrícolas, na criação de gado e na puericultura. Foi uma experiência pioneira no Brasil e um marco na história da pedagogia, sendo a primeira vez que surgia um currículo especificamente centrado nas matérias que mais interessavam às comunidades rurais.

  • Centro de Orientação Juvenil, em Rio de Janeiro:
Em 1946, ano em que foi extinto o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico, colaborou com o psicólogo Emílio Mira Lopes na fundação do Centro de Orientação Juvenil (COJ), na cidade do Rio de Janeiro. A instituição era tutelada pelo Ministério da Educação e Saúde (MES) no âmbito do Departamento Nacional da Criança (DNC), e tinha por objetivo estudar técnicas de trabalho, demonstração e formação do pessoal de orientação psicológica, tendo em conta as características dos jovens a apoiar e das suas famílias.

  • Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi, em Rio de Janeiro:
Por meados da década de 1950 Helena Antipoff passou a defender a necessidade de se criar uma Federação das Sociedades Pestalozzi que congregasse os esforços e experiências das diversas instituições que defendiam os ideais pestalozzianos. Porém, apesar da sua considerável influência e das inúmeras reuniões realizadas, o projeto só ganhou adeptos em número suficiente em 1970, e em Agosto daquele ano, após convocação de todas as entidades Pestalozzi, foi fundada no Rio de Janeiro a Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (Fenasp). 

A Fenasp assumiu desde então a promoção da expansão das instituições, providenciando apoio técnico às instituições que a integram e advogando uma política de educação adequada para os portadores de deficiência. A criação da Fenasp deu corpo a um ideal de Helena Antipoff e reforçou substancialmente o movimento pestalozziano brasileiro.
  • Laboratório de Investigação ecológica na Fazenda do Rosário:
Em 1974 Helena Antipoff foi galardoada com o Prêmio Henning Albert Boilesen, de Educação e Cultura, tendo utilizado o dinheiro para implantar um laboratório de investigação ecológica na Fazenda do Rosário. Na que faleceu a 9 de Agosto de 1974, deixando um legado de grande educadora que marcou não só aqueles que conviveram com ela, mas a sociedade em geral. 

À sua obra deve-se uma nova visão das questões relacionadas com a educação, e em especial com a educação especial. Milton Campos, ex-governador de Minas Gerais, no seu elogio afirmou: ela plantou dez mil sementes no nosso sertão. Todos os professores e alunos cujas vidas ela tocou hão de continuar agora, sua obra. Ideia semelhante está expressa no mural que lhe serve de memorial na sede da Fundação Helena Antipoff, em Ibirité: Uma vida destinada à felicidade de outras vidas.

A sua mensagem Pedagógica


Helena Antipoff realizou também um muito interessante labor de divulgação das suas idéias pedagógicas em numerosos escritos, artigos e livros. Por isto, prefiro que fale ela com as suas próprias palavras, depois de fazer uma escolha dos seus textos, que exponho a seguir.

Na sua primeira época, nos anos 20, aínda na Rússia, sobre o seu despertar do amor pela educação comenta: 
"Eu tinha sido convidada com outros pedagogos, psicólogos e médicos para estudar centenas de crianças, abandonadas nos centros médico-pedagógicos de Petersburgo, durante os anos da grande fame (1921-1923), enfrentando uma tarefa das mais difíceis.  
Era também a época das grandes epidemias de diversas espécies, e as crianças observavam regime médico muito severo. Internadas em uma espécie de hospital, pobre e mal mobiliado, com poucos livros, escasso material de jogos e trabalho manual, fomos obrigados a observá-las nessas condições desfavoráveis, para decidir seu destino, segundo o caráter de cada uma, e encaminhá-las para as 150 instituições pedagógicas, médicas e jurídicas que possuíamos".

Durante o seu exílio na Alemanha e na Suíça, de 1925 a 1928, escreve também: 
"Atualmente, estudamos na 'Maison des Petits' do Instituto J.J.Rousseau o caráter das crianças, observando-as em sua conduta para com o trabalho manual.  
Dezoito crianças de 7-8 anos foram metodicamente observadas durante muitos meses. Pudemos recolher um grande número de reações caraterísticas, graças a algumas ocupações. Cuidamos de graduá-las em cinco graus: muito forte, forte, médio, fraco, muito fraco. Essas reações, analisadas do ponto de vista caraterológico e graduadas, permitem-nos representar o caráter de nossas crianças, por meio de perfis, de acordo com o exemplo de Lazursky, mas aperfeiçoando-o".
Já no Brasil, em 1932, Antipoff introduz no léxico da psicologia o termo excepcional (em vez de retardado) para se referir às crianças cujos resultados nos testes afastavam-se da zona de normalidade, o que se justificava, a seu ver, por evitar a estigmatização, e também por possibilitar a reversão do distúrbio por meio de medidas psicopedagógicas adequadas. E dá-nos a sua opinião:
"O nível baixo nos testes de inteligência para muitas crianças de meio social inferior e crescidas fora da escola não prognostica absolutamente o futuro atraso nos estudos, pois nesta idade o organismo ainda está bem plástico e o cérebro capaz de assimilar com grande rapidez e eficiência os produtos da cultura intelectual".
Em conferência pronunciada na Escola de Aperfeiçoamento, em 1930, em que procura justificar, para um público relativamente leigo em matéria de formação científica, os exercícios de observação minuciosa que suas alunas tinham de fazer nas salas de aula dos grupos escolares locais, comenta:
"As nossas observações são semelhantes àquelas dos naturalistas que, desejosos de conhecer a vida de uma planta ou de um animal, são obrigados a anotar todas as condições e todos os estímulos do meio ambiente, para poder julgar em consequência e colocar em relação de causa e efeito.  
Observando como psicólogos, nossos alunos não têm a preocupação em criticar a […] aula. Em ciência, aliás, não é permitido emitir juízos de valor, isto quer dizer que a ciência nunca tem em sua linguagem palavras de elogio ou de depreciação. A única apreciação que ela pode estabelecer é se as observações são suficientemente ricas, completas".
Essas observações visavam tanto ao conhecimento da criança, matéria-prima do trabalho educativo, como ao exercício do espírito científico: 
"Para que vão servir essas observações? A conhecer as crianças, em primeiro lugar, e antes mesmo disso, esse treinamento vai nos ensinar a observar. A observação é o método mais fértil em psicologia. Que conseguiríamos saber, se nos limitássemos somente às experiências, somente ao teste? – Nada".
Uma das primeiras providências que fez Antipoff à frente do Laboratório de Psicologia foi a criação de um Museu da Criança, que incluía em seu programa "o estudo minucioso e aprofundado da criança brasileira". 

A primeira publicação do Museu foi o relato da pesquisa sobre os ideais e interesses da criança mineira. O estudo empírico da motivação infantil se justificava, segundo a autora, como meio de orientar sua educação: 
"Conhecemos o valor que a moderna psicologia atribui ao interesse e às aspirações espontâneas da criança: muitas vezes descobre nelas os sintomas das necessidades físicas e espirituais, funcionalmente ligadas ao crescimento do indivíduo e à formação de sua personalidade. Seguir a natureza, dela tirar as regras de conduta para educá-la de acordo com o ideal pedagógico: tal seria o método da escola ativa e da educação funcional".
Mas além dos motivos científicos, havia também motivos pessoais impulsionando a pesquisadora:
"Convidada pelo Governo de Minas Gerais para organizar um laboratório de psicologia pedagógica na Escola de Aperfeiçoamento, para as professoras do Estado, e de promover investigações entre os alunos, a fim de estabelecer as normas de desenvolvimento psíquico e mental, procurei, logo depois da chegada a um país totalmente desconhecido para mim, orientar-me, o mais depressa possível, quanto à psicologia dos pequenos brasileiros, e apanhar a sua fisionomia psíquica geral".
Com a Sociedade Pestalozzi criada em 1932, busca soluções para o problema da exclusão social. Ao comentar a situação das crianças de rua em Belo Horizonte, no início dos anos de 1930, Antipoff observou, contudo, que, no caso, não havia a situação de convulsão social que ocorrera na Europa:
"Como admitir este espetáculo aqui, em Belo Horizonte, em noites de plena calma, sem terremotos ou revoluções? Porque será que este punhado de menores têm de passar tamanhos apertos e degradações?". 
Mais à frente, na mesma fala, e para justificar a apresentação de um programa de assistência às crianças de rua, obedecendo assim aos princípios da Declaração de Genebra sobre os direitos da criança, aprovada em 1924 pela Liga das Nações, e ao próprio Código de Menores brasileiro, editado em 1927, Antipoff comenta a contradição entre a miséria e falta de higiene em que viviam aquelas crianças, que lhe pareciam 
"mais imundos ainda em contraste com tanto luxo, de um lado, e de outro tanta beleza natural que Belo Horizonte apresenta", 
e, em seguida, faz um apelo à população da cidade: 
"Movido pelo simples sentimento de compaixão, como pela convicção mais radical, o povo de Belo Horizonte tem de se decidir a melhorar a sorte desta infância, hoje apenas miserável, amanhã, talvez, miserável, revoltada e perigosa".

A Escola Fazenda do Rosário

Experiência social e pedagógica no meio rural


Em 1951, Helena Antipoff finalmente obteve a cidadania brasileira, completando o ciclo de integração a seu novo universo cultural. Reassumiu então suas funções como catedrática de Psicologia Educacional na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, continuando a atuar na formação de pessoal qualificado em psicologia. Mas o que realmente a interessava, nessa época, era a possibilidade de colocar em prática suas ideias, através das diversas instituições que foram estabelecidas na Fazenda do Rosário.

Com efeito, a partir da escola para crianças excepcionais, iniciada em 1940, a Fazenda do Rosário foi progressivamente enriquecida com novas iniciativas que visavam a integração da escola à comunidade rural adjacente. A filosofia educativa rosariana enfatizava, por um lado, a necessidade de integração à comunidade das crianças recebidas pela Sociedade Pestalozzi: crianças abandonadas, com sérios problemas de ajustamento. Por outro lado, buscava-se levar à comunidade rural de Ibirité os benefícios civilizatórios da escola. 

Nesse espírito, foram sendo criadas as diversas instituições educativas que vieram a compor o Complexo Educacional do Rosário: Escolas Reunidas Dom Silvério (para o ensino primário); Clube Agrícola João Pinheiro (ensino e experimentação de técnicas agrícolas); Ginásio Normal Oficial Rural Sandoval Azevedo (com internato para moças); Ginásio Normal Oficial Rural Caio Martins (com internato para rapazes); Instituto Superior de Educação Rural (Iser), com cursos de treinamento para professores rurais, incluindo a prática no cultivo de lavouras, hortas, pomares, na criação de animais, e cursos de economia doméstica. Essas obras, iniciadas pela Sociedade Pestalozzi, obtiveram o apoio do governo estadual, especialmente a partir da integração do Rosário à Campanha Nacional de Educação Rural, iniciada pelo governo federal em 1952.

A ideia era a de tornar a Fazenda do Rosário o que Antipoff denominava uma "cidade rural", 
"Em que seus moradores, sem especificação profissional, sectária ou partidária, se transformem em cidadãos de um padrão mais apurado, do ponto de vista cívico, econômico e cultural", 
cabendo aos educadores o papel social de contribuir para "edificar formas mais produtivas e mais equitativas de vida coletiva". As ações dedicadas à educação rural serão marcadas pela filosofia pedagógica preconizada pela educadora: a ênfase na atividade e autonomia do educando, a atitude democrática, o respeito à diferença, a fé na ciência como instrumento de melhoria da vida. 

A proposta da "escola ativa" genebrina está presente em todo o trabalho educativo de Antipoff, ao lado da preocupação sociocultural trazida da psicologia soviética: 
"Ainda mais triste que ver meninos sem escolas, é vê-los imóveis em carteiras enfileiradas, em escolas sem ar, perdendo tempo em exercícios estéreis e sem valor para a formação do homem". 
Por isto, tornava-se necessário o investimento na melhoria do meio rural: 
"De forma a que os campos, por sua vez, se tornem centros de atração, e que o proletariado urbano e os descontentes com as privações e o tumulto das cidades encontrem ali casa, trabalho e meios de educar filhos sadios e felizes". 
Esse investimento deveria ser feito com a ajuda das universidades que, segundo a autora, seriam:
"Recém-nascidas no Brasil em vários estados, infelizmente no começo impregnadas de rotina acadêmica, amanhã, com o desenvolvimento nelas dos laboratórios e dos institutos de pesquisa científica no campo da Biologia, da Geografia Humana, da Sociologia e Psicologia, despertarão na mocidade a curiosidade intrínseca pelos fenômenos naturais, pela vida do homem, pelas formas de seu comportamento em meios variados, e trarão conhecimentos objetivos, em substituição a uma ciência de palpite que pouco auxílio poderá trazer na reconstrução do país".

Escola com o nome de Antipoff


Para Antipoff teriam que existir Institutos de Organização Rural, ou centros de urbanização do meio rural, com funções ao mesmo tempo educativas e de "aldeamento da população em núcleos geográficos mais densos". Os mesmos seriam uma "reunião de instituições", a já citada "cidade rural" proposta na Fazenda do Rosário, reunindo instituições educacionais propriamente ditas e demais iniciativas de assistência ao meio rural. Essa escola, nas palavras de Antipoff, 
"quanto mais tomar feitio de casa do povo, de centro de comunidade, tanto mais resultados culturais e sociais trará ao país". 
Os alunos e professores deveriam se envolver em atividades tanto teóricas como práticas, em grupos de tarefa. Entre as atividades práticas, a autora sugere os serviços domésticos, a horta, o jardim e o pomar, a carpintaria, a construção, a cerâmica, o trabalho com máquinas, a eletricidade, a costura, o artesanato, além de treinamento relativo ao uso do dinheiro. Para o desenvolvimento dessas atividades, os alunos e professores se organizariam em "clubes", visando a "desenvolver o espírito de iniciativa, a cooperação, e o treino das virtudes autenticamente democráticas".

Essas preocupações com a integração entre teoria e prática denotam uma caraterística importante no trabalho de Antipoff no Brasil: a visão positiva em relação ao trabalho manual, trazida também como herança da formação na Rússia e na França: sociedades onde a tradição camponesa é mais respeitada e valorizada. Trazem também a marca da herança genebrina: a preocupação com a educação para a cidadania e para a democracia. 

O foco na natureza desperta ainda em Helena Antipoff a perspectiva ecológica. Consciente, já na década de 1950, dos problemas decorrentes da exploração descuidada das reservas naturais e do uso predatório do solo, a autora recomendava, na Fazenda do Rosário, já em 1958, e citando dados da União Internacional Pró-Proteção da Natureza, "preparar cada um de seus alunos para a alta função de guardião do tesouro terrestre, de zelador do solo", com o auxílio da ciência. Para ela, o cientista romperia com a tradição do ensino verbalista, pois ele "pensa também com as mãos, experimentando, operando…".

Conclusão


Helena Antipoff se destacou, especialmente, pela preocupação em colocar o conhecimento da psicologia a serviço da educação, promovendo o conhecimento das características psicológicas e psicossociais das crianças e adolescentes brasileiros e interpretando-as levando em consideração o contexto sociocultural. 

Foi pioneira na educação dos excepcionais e na formação de educadores para escolas urbanas e rurais, propondo métodos inovadores baseados na integração entre teoria e prática, na formação de atitudes democráticas e no respeito aos direitos humanos. As propostas pedagógicas das instituições educativas que Antipoff iniciou (Sociedades Pestalozzi para a educação de excepcionais e Instituto Superior de Educação Rural para a formação de educadores para o meio rural) continuam a inspirar os educadores na atualidade por sua originalidade, densidade teórica e relevância social.

Nos últimos anos de vida, e ainda como decorrência da experiência do Rosário, Antipoff desenvolveu uma preocupação especial para com a descoberta de talentos e a educação dos bem-dotados. Pensava que, em um país como o Brasil, a precariedade das condições de vida da população pobre e a falta de um sistema educacional realmente universal tinham como conseqüência a perda de um grande contingente de indivíduos talentosos, bem-dotados, que poderiam contribuir para a comunidade mas não o faziam por falta de orientação: 
"Talento e inteligência não são de geração espontânea, mas precedidos de longo trabalho de gerações: quem será pintor num meio rural, onde a criança nem mesmo tem o direito de usar o lápis de cor?". 
É surpreendente, mesmo para a nossa sociedade de hoje, a vigência do pensamento educativo e as experiências pedagógicas de Helena Antipoff.

Com este artigo quero homenagear esta grande educadora, russa de nascença e brasileira de adoção. Também aproveitar para sensibilizar estudantes e docentes sobre o Dia Internacional da Paz, que se celebra em muitos lugares na data de 21 de setembro de cada ano. A pedagoga Helena Antipoff, pelo grande labor educativo que desenvolveu ao longo dos anos, é uma mestra magnífica para encarnar uma data tão significativa.

[Fonte de pesquisas: Portal Galego da Língua - http://pgl.gal, Jornal Estado de Minas - http://www.em.com.br, UEMG -  http://www.uemg.br, SciELO - http://www.scielo.org/php/index.php]


A Deus toda glória.
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