Que o Apocalipse serve de inspiração para criação de diversos segmentos artísticos não é nenhuma novidade. O tão temido e alardeado "fim do mundo", com toda as suas supostas catástrofes naturais e climáticas e até invasões alienígenas já se tornou enredo para grandes sucessos no cinema. São tantos os filmes que fica até difícil listar aqui. Aliás, não gosto muito do gênero, mas dos que eu assisti, só para lembrar alguns:
- Armageddon: 1988, de Michael Bay, diretor fanático por explosões e cenas megalomaníacas, Armageddon mostra a chegada de um meteoro que pode destruir a Terra.
- Impacto Profundo: Lançado em 1998, mesmo ano que Armageddon, o filme mostra Téa Leoni, Elijah Wood e Morgan Freeman esperando um gigante asteroide colidir com o planeta, levando-o ao seu fim.
- 2012: de Roland Emmerich, o filme lançado em 2009 mostra John Cusack tentando fugir de um cataclisma global (mais conhecido como fim do mundo!) para um tipo de "Arca de Noé" que promete salvar a vida na Terra.
- Independence Day: Do mesmo Emmerich que adora destruir o mundo, este filme com Will Smith mostra uma gigante nave de extraterrestres interessados em acabar com os humanos.
- Guerra dos Mundos: tanto A Guerra dos Mundos, de 1953, quanto Guerra dos Mundos, de 2005, trazem uma adaptação do conto de H.G. Wells, que trata da invasão de marcianos na Terra.
- Melancolia: filme de Lars Von Trier com Kirsten Dunst, o filme é totalmente diferente dos outros filmes-catástrofe, pois foca nos sentimentos de uma mulher prestes a se casar. No filme, um planeta está prestes a se chocar com a Terra.
- O Dia em que a Terra Parou: tanto o clássico de 1951 quanto seu remake de 2008 mostram uma invasão alienígena que deseja acabar com os humanos, causando assim o fim do mundo.
- O Abrigo: filme de Jeff Nichols com Jessica Chastain que mostra um menino que tem visões do apocalipse. Ele começa a construir um abrigo em sua casa e causa desconfiança das pessoas ao redor.
- Filhos da Esperança: o mundo dos humanos está fadado a acabar porque os humanos não conseguem procriar. Uma mulher miraculosamente grávida é a esperança de todos. Excelente filme dirigido por Alfonso Cuarón.
- O Dia Depois de Amanhã: neste filme com Jake Gylenhaal, Roland Emmerich coloca o planeta debaixo de gelo. Prestes a entrar em um nova "era do gelo", o mundo está nas mãos de Dennis Quaid.
- Dr. Fantástico: neste excelente filme de Stanley Kubrick (dispensa apresentações: MAGNÍFICO!), o personagem-título está prestes a acabar com boa parte do mundo após ordenar uma série de ataques nucleares à União Soviética. O filme é de 1967.
- A Última Noite: filme de 1997 com Sarah Polley que mostra seis personagens decidindo como passar seus últimos momentos antes de o mundo acabar.
- Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo: comédia com Steve Carrell e Keira Knightley que mostra um homem que quer reencontrar um amor da escola antes que um meteoro caia na Terra.
- O Fim do Mundo: neste filme de 1951, um meteoro vai cair na Terra mas um grupo planeja um foguete que os lançará a um novo planeta.
- Terra Tranquila: um homem acorda e aos poucos percebe estar sozinho no mundo. Ele desconfia que o "fim do mundo" foi sua culpa, mas logo encontra outros dois sobreviventes.
- O Dia do Juízo Final: filme de 1977 com o lendário Christopher Lee, o maior vampiro do cinema de todos os tempos. Neste longa, um padre encontra uma versão duplicada de seu corpo em que vive um ET que quer acabar com o mundo.
- 4:44 O Fim do Mundo: um casal decide passar o tempo juntos antes de o mundo acabar.
- Fim dos Tempos: Mortes esquisitas acontecem e tudo aponta para o fim do mundo neste filme típico de M. Night Syamalan.
- Presságio: Um professor consegue decodificar números de uma mensagem deixada na cápsula do tempo. Os números predizem mortes em catástrofes e uma das catástrofes apontadas é de escala global.
- Um Inferno: Filme alemão produzido pelo também alemão Roland Emmerich (olha ele aí!), Um Inferno pelo menos não fala de meteoros em colisão com a Terra. Neste, é o Sol que emite raios muito fortes que deixam a Terra um lugar inóspito.
- Os 12 Macacos: Em um futuro cuja população mundial foi quase dizimada por um vírus letal, um homem resolve voltar no tempo para tentar decifrar o que ocorreu. Mas ele é trancado em uma instituição mental.
E é justamente este o destaque desse artigo.
Série abandona o filme e prova maturidade
Como podemos ver na pequena lista acima, na ficção, o mundo como o conhecemos hoje já acabou com apocalipse zumbi (e ainda em "The Walking Dead"), invasão alienígena ("Falling Skies"), apagão elétrico ("Revolution"), explosão nuclear ("The 100") e um golpe de Estado de robôs fora de controle ("Battlestar Galactic"), para citar mais alguns (em séries). Em "12 Macacos", cuja terceira temporada estreou nos Estados Unidos pelo canal SyFy no dia 19 de maio, é um vírus criado pelo homem que traz a destruição de 98% da humanidade.
Spoiler
A ideia nem é nova. A ficção científica é baseada no filme de mesmo nome de 1995, que por sua vez foi inspirado no curta-metragem de 18962 "La Jetée". A história começa no ano de 2043, quando James Cole (Aaron Stanford, de "Nikita") é mandado de volta no tempo até 2015 para impedir a liberação de um vírus mortal pelo Exército de 12 Macacos. Sete bilhões de pessoas morreram com a praga.
Quem sobrevive não pode andar pela superfície, ainda sob o risco de ser contaminado. Mas uma pequena parcela é imune. Cole, que não era exatamente um om rapaz, é escolhido para ser o salvador da humanidade exatamente por fazer parte desse grupo privilegiado.
Em sua primeira viagem no tempo, ele procura Cassandra Reilly (Amanda Scull), médica virologista que foi uma das primeiras a alertar para a praga morta. Embora Cole diga que, no futuro, recebeu uma mensagem dela pedindo ajuda para barrar o avanço do vírus, no passado ela ainda não o conhecia, e seu mundo é virado de cabeça para baixo. Com o tempo, ela se junta à equipe de heróis e volta, se é que pode-se expressar assim, para o futuro com Cole.
A missão: matar o homem responsável por disseminar o vírus antes que ele tivesse a chance de fazê-lo, mudar a história e salvar o futuro. Fracasso após fracasso, eles começam a entender que o Exército dos 12 Macacos é uma espécie de culto que existe há séculos (tanto no passado quanto no futuro), com o propósito maluco de destruir o próprio tempo. O movimento quase religioso é ancorado em uma pessoa de um futuro mais futuro ainda, que autodenomina "a testemunha".
Vale pelo roteiro
Sem estrelas de primeira grandeza ou atuações memoráveis, a série se segura mesmo é no roteiro. Tenta solucionar um paradoxo tempo-espaço ao melhor estilo "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?". É que, a cada vez que os agentes do futuro mudam os fatos no passado, descobrem que sua ação alterou o curso dos acontecimentos, mas não o resultado. O surto viral começa em outra data, em outro lugar, ataca primeiro outros grupos, mas, pelo menos até está terceira temporada continua acontecendo.
Destino
A grande questão que a série propõe, porém, é o velho dilema "nurture versus nature", natureza versus criação, livre arbítrio ou destino. Por mais que suas ações tenham consequências, tudo parece, de certa forma, já estar escrito. e, se é destino, que sentido há em tudo o que fazem?
Conclusão
Na terceira temporada, a série abandona de vez o filme estrelado por Bruce Willis, e forja um caminho novo para seus personagens - construindo uma saga familiar em meio ao fim do mundo, com recursos para manter o público fisgado pelos mistérios, imaginando que reviravolta o próximo episódio trará. "12 Macacos" terá, no ano que vem, uma quarta e última temporada já anunciada pelo canal SyFy. No Brasil, a primeira temporada está na Netflix.
Tentando acompanhar o modelo de streaming (ou maratona) da Netflix, que tem mudado os hábitos do público, o SyFy lançou o terceiro ano de maneira diferente: passou quatro episódios no dia 19, três no dia 20 e os três finais no dia 21 de maio. Ainda sem previsão de estreia no Brasil.
[Fonte: Jornal O Tempo - http://www.otempo.com.br, Adoro Cinema - http://www.adorocinema.com]
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.
Pr. Leo,eu particularmente gosto de séries,filmes e"coisas"do gênero, inclusive da leitura do livro de apocalipse, porém, poucos filmes assistí até porquê vejo pouca televisão mas,gostei muito dessa matéria e estou achando muito bom os assuntos que você está comentando no seu blog.Deus o abençoe meu amado.
ResponderExcluir