Infelizmente testemunhamos nos dias atuais uma triste realidade: o divórcio do homem com a Palavra de Deus. Ouve-se [de] tudo, vê-se [de] tudo, busca-se [de] tudo, crê-se em tudo... mas grande parte das pessoas não se dispõem em conhecer, garimpar os tesouros contidos nesse livro maravilhoso, a Bíblia Sagrada. Observamos no meio cristão um desvio quase que total da sã doutrina ensinada pela Palavra. Há cada dia surge mais um invento, mais uma "descoberta", cada uma mais bizarra que outra, no meio cristão. Práticas tão absurdas que causam inveja até no diabo. Tudo sob um pano de fundo supostamente espiritual, que engana àqueles que, por não conhecerem as Escrituras, vão perecendo ladeira abaixo.
Muitas vezes nos perguntamos o por quê do estudo bíblico, não seria o suficiente para nossas vidas as pregações e palavras ditas nos cultos? Obviamente que não e abaixo tento explicar o porquê: Os ensinos bíblicos são imprescindíveis para o homem e de valor inestimável. São livros escritos segundo a própria sabedoria divina, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, como nos relata a Bíblia em 2 Pedro 1:21. Desprezar estes livros é o mesmo que desprezar uma lanterna em um túnel totalmente escuro, cujo qual você precisa atravessar, em outras palavras é o mesmo que desprezar o caminho para a salvação.
O propósito de estudar a Bíblia, de forma ordenada e contínua, é que as Sagradas Escrituras podem:
1) Levar-nos á Fé salvadora em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:15).
Significado de Fé é: Crer no SENHOR Jesus Cristo como único salvador de nossas vidas, crer nos seus ensinamentos e na vida eterna alcançada devido a obediência dos mesmos. O homem em si é limitado, ou seja, somos que nem Tomé, às vezes necessitamos ver para crer. Com isso quando lemos na Bíblia sobre cura de enfermos, demônios sendo expulsos, pessoas sendo ressuscitadas e até mesmo as profecias ditas, a principio, no inicio da nossa caminhada cristã, por mais que acreditemos no que está escrito, quando vemos estas situações dentro da igreja, perante nossa face, nós mesmos vamos dando mais crédito à palavra, é onde com a leitura constante, nossa Fé vai cada vez mais se edificando até chegar ao ponto onde nada poder nos abalar, como foi a Pedro, Tiago, João, Paulo e outros discípulos e apóstolos de Jesus Cristo.
2) Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Timóteo 3:16).
Na Bíblia temos dezenas de exemplos de vida, onde podemos aprender com os erros como também com os acertos. Através das histórias, podemos nos deparar com situações do nosso dia-a-dia e tirar nossas dúvidas sobre determinados assuntos.
Temos o caso de Jó, vaso único, inigualável na terra segundo Deus relata a satanás (Jó 1:8), mesmo assim padeceu enfermidades, perdeu sua família e dinheiro por provação de Deus, durante dois anos. Ainda assim permaneceu fiel a Deus e o SENHOR o restituiu tudo em dobro.
Vemos também o exemplo de Davi, homem segundo o coração de Deus. Exemplo de humildade (1 Samuel 16:14-23), onde mesmo já ungido (separado) para rei de Israel, foi e serviu a Saul, tocando sua harpa para espantar o espírito mau que o atormentava.
Exemplo de coragem (1 Samuel 17:32), onde ali na peleja contra os filisteus, Davi não olhou para o tamanho de Golias e sim olhou para o seu SENHOR e desceu ao vale e venceu o gigante.
Temos estes e outros tantos, inumeráveis e o maior de todos os exemplos, que foi o nosso SENHOR Jesus Cristo, onde nos ensinou o amor ao próximo, a humildade, obediência aos propósitos de Deus e mostrando que somos capazes de vencer as lutas, calúnias, humilhações e afrontas deste mundo.
3) Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo 119:105).
Lembramos que o SENHOR Jesus, ao ser levado ao deserto pelo Espírito Santo e sendo tentado por satanás, obteve suas respostas nas Sagradas Escrituras. Quando temos a palavra conosco, mesmo quando nos atacam através de versículos bíblicos distorcidos, tentando nos enganarem, nós saberemos contra-atacar através da Bíblia, só que com a autoridade do Espírito Santo, pois temos certeza do que estamos falando e fazendo. Não seremos de forma alguma enganados (Colossenses 2:4-7).
4) Livrar-nos de cairmos em pecados e cegueira espiritual (Salmo 119:11, Apocalipse 1:3).
Aquele que lê e guarda as escrituras, sabe o que agrada ou não o nosso SENHOR, as escrituras nos ensina a viver em cada área de nossas vidas, sem cometer pecados, tendo paciência e bom animo:
- Vida Social – Provérbios 17:17, Lucas 10:25-37, João 15:13-17, Romanos 16:1-2.
- Vida Conjugal – 1 Corintios 7:3-5, Hebreus 13:4.
- Vida Profissional – Lucas 16:1-13, Filipenses 4:10-13, 1 Timóteo 6:1-2, 1 Pedro 2:18.
E tem muito mais. É só garimpar e certamente encontrará os tesouros da vida no livro da Vida.
5) Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Salmo 19:8, 2 Pedro 1:19, Apocalipse 1:1).
Qual dentre nós não nos questionamos dos “por quês” de tudo que está [nos] acontecendo. Milhares de pessoas passando fome, milhares de pessoas morrendo por ações da natureza, por que tanta violência, por que tanto ódio, por que tão pouco amor, por que tantas doenças, por que demoramos tanto para vir conhecer o verdadeiro evangelho, por que, por que, por que...? Dentro da Bíblia podemos encontrar as respostas para todas essas perguntas e inclusive podemos aprender sobre os "por quês" de tudo que ainda está para acontecer.
6) Nos capacitar para fazer a obra do senhor (2 Timóteo 3:17).
A Palavra de Deus serve como bússola para nos guiar e também para capacitar. Cada um dentro do seu chamado ministerial. Sabemos nós, que Deus ele escolhe os incapazes e os capacita, para que através daquela vida o seu nome venha ser exaltado na terra.
- Foi assim com Noé, quando teve que construir a arca (Gênesis 6:13-22);
- Foi assim com José, onde de escravo passou a governador do Egito (Gênesis 41:38-41);
- Foi assim com Gideão, onde de fazendeiro tornou-se general de guerra (Juízes 6:14);
- Foi assim com Davi, onde de pastor de ovelha e filho rejeitado passou a rei (1 Samuel 16:12);
E assim foi com vários outros personagens, do Antigo ao Novo Testamento (Discípulos - Mateus 4:18-22, João Batista - Lucas 1:76-80, Saulo – Atos 9:1-31).
7) Conhecer as promessas de Deus para o seu povo (Deuteronômio 7:19).
É de suma importância que o crente conheça as promessas de Deus para a vida dele. Conhecendo-as, poderemos saber realmente se estamos no centro da vontade de Deus. Como? Veja abaixo algumas promessas:
- a) Promessa que Deus fez a Abraão de ser misericordioso - Gênesis 22:16-18 - para com o seu povo para sempre.
- b) Promessa do melhor melhor desta terra - Isaías 1:19, mas para isso é necessário querer e ouvir, o que? A voz de Deus e seus ensinamentos.
- c) Promessa que Deus sempre escutará nossas orações e nossos clamores e que sempre o acharemos, ou seja, ele sempre estará conosco - Jeremias 29:12-13. Mas para isso é necessário o buscar de todo o coração.
- d) Promessa de salvação. Quem crer no SENHOR e for batizado, não será condenado - Marcos 16:16 (Quem são os que creem? Marcos 16:17-18).
- e) Promessa de salvação não só para nós, mas também para nossa casa - Atos 16:31.
O segredo para usufruir todas as promessas de Deus, se resumem em duas palavras: Fé e Obediência.
Conclusão
A Bíblia é a mensagem de Deus para o Homem (Gênero), através do qual Deus se revela ao homem, revela a Sua vontade para ele, e dá resposta a todas as dúvidas existenciais do homem. A bíblia no seu todo é uma palavra geral de conhecimento que quando revelada de forma específica a cada cristão pela pessoa do Espírito Santo, torna-se numa palavra viva e poderosa, que transforma vidas e se torna num veículo de cura, libertação e poder de Deus. (Salmo 107:20; Hebreus 4:12). Não admira que Jesus tenha dito que as suas palavras eram espírito e vida e que todos os que permanecessem na sua palavra se tornariam seus discípulos, conheceriam a Verdade e a Verdade os libertaria! (João 6:63; 8:31,32). A Bíblia também declara que Jesus e a Palavra de Deus são um só, pelo que ter comunhão com a Palavra é ter comunhão com Jesus. (João 1:1).
Jesus também ensinou que quando a Palavra de Deus é usada fora de contexto e sem a revelação do Espírito Santo, ela mata e afasta as pessoas de Deus (é o caso daqueles que usam a Palavra como adorno de uma religião e negam uma experiência dinâmica com Deus) mas quando o Espírito Santo se move sobre ela é vivificada e traz a todos os que a ouvem vida com abundância e intimidade com Deus. Jesus declarou como sendo sábio todo aquele que edifica a sua vida no ouvir e praticar da Palavra de Deus (Mateus 7:24-29).
A fé sobrenatural que é descrita na Bíblia, como aquela capaz de transportar os montes e vencer todas as coisas é desenvolvida por ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Através da Palavra de Deus o Senhor criou os céus e a terra (2 Pedro 3:5) e declarou aos homens que o céu e a terra passarão, mas as suas palavras jamais passarão (Mateus 24:35). É pois importante que ao Ler, meditar e praticar qualquer parte da Bíblia, o faça com reverência (Deus é santo e soberano), humildade (nunca saberá mais do que Ele, nunca O poderá julgar, Ele será sempre o criador e você a criatura) e fé (todo aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam). Enfim, este não é um Livro qualquer. É o livro do Sobrenatural. É um livro Sobrenatural!
Nenhum comentário:
Postar um comentário