Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DEUS SE COMPROMETEU A REALIZAR OS SONHOS HUMANOS?

Há muitos que ainda acreditam - e até afirmam - que Deus tenha se comprometido a realizar os sonhos humanos. Entretanto, não há base nas Escrituras para fazer tal afirmação. Em nenhuma parte do Livro Sagrado encontramos o Eterno se comprometendo em realizar sonhos pessoais de quem quer que seja. Os sonhos com os quais Deus se envolve são os que cuja realização nos aponte, nos indique e/ou nos direcione ao centro de Sua boa, perfeita e agradável vontade. Mesmo assim nos é lícito sonhar. É do que tratarei neste artigo.

Você pode se perguntar: "Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?" Talvez você possa estar se sentindo totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.

Antes de você nascer, Deus sonhou com a sua vida; ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão (Salmo 139:13-18). A Bíblia afirma, em Filipenses 2:13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é ele mesmo quem realiza, quem concretiza estes sonhos. Desde a sua infância, mesmo antes de você conhecer Jesus, Deus estava semeando os sonhos dele para sua vida. Ele os estava plantando dentro do seu coração. E ao longo dos anos, na medida em que você foi crescendo, estes sonhos também foram crescendo.

Você brincava de boneca ou de carrinho, e sonhava em se casar, ter filhos. Quem sabe quando menina você  mesma brincava de desenhar o seu vestido de noiva enquanto sonhava com o príncipe encantado. Talvez você goste de computadores, de vídeo games, e desde cedo sonha em trabalhar com isso. Ou, quem sabe, você admira o seu pastor e pensa: "Quando crescer eu vou ser um pastor assim." Talvez assistia a programas na TV que mostravam imagens de outros países, de pessoas de diferentes, culturas, e isso lhe atrai. São sementes dos sonhos de Deus em seu coração. Se você tem um compromisso com Deus, ele vai compartilhar muito mais sonhos para você.

Infelizmente, porém, a Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele é inimigo de Deus, e assim, inimigo dos sonhos de Deus. Portanto, ele é nosso inimigo e adversário dos sonhos de Deus para nós. A Bíblia também diz que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Mas como é que ele age para matar, para assassinar os nossos sonhos? Será que ele aparece "de chifre" para nos assustar e frustrar nossas esperanças?

Certamente não. Ele usa a boca das pessoas que estão perto de nós. Ele usa olhares. Ele usa as pessoas que mais amamos e admiramos para nos ferir e desencorajar. Meu pai sempre me disse que as pessoas que mais nos ferem são aquelas que mais amamos, porque elas estão perto de nós. Se alguém que eu nem conheço direito fala algo contra mim, não me importo. Mas se alguém da minha casa ou do meu ministério fala contra mim, isso dói, isso desencoraja.

Jesus também passou por isso. Ele veio ao mundo com uma missão. Ele tinha um grande sonho, que era reconciliar o ser humano com o Pai. Ele veio para morrer na cruz em nosso lugar e ressuscitar, vencendo tudo por nós. Ele sabia que ia para Jerusalém para ser crucificado. Em Marcos 8.31-33 vemos Pedro chamando Jesus à parte para tentar convencê-lo de não ir a Jerusalém.

E a resposta de Jesus ao seu discípulo foi: "Arreda, satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens!" Quando entendemos que é o diabo quem usa a boca das pessoas para nos ferir e matar nossos sonhos, fica mais fácil perdoar essas pessoas. Você precisa perdoar as pessoas que foram instrumento de Satanás para te ferir e frustrar.

Como saber se um sonho é de Deus?


Os sonhos de Deus trazem glória a Deus. A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração.

Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.

Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.

Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em sua vida.

Sonhar é o primeiro grande passo para a realização dos nossos projetos. Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos. Isso mesmo, eu disse: “permitiu-se”! Há pessoas que não tem coragem de sonhar, com medo do que vai acontecer no decurso do tempo; ou com medo de se frustrarem.

O que disse acima é tão verdadeiro, que é digno de repetição: “Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos”. Em outras palavras, quem não sonha, não realiza! Como diria o velho ditado, com algumas alterações (quem não arrisca não petisca).

Ninguém acredita nos seus sonhos mais do que você. A propósito, acreditar é um fator determinante para a realização de um sonho. Não basta apenas sonhar. Temos que acreditar que é possível alcançar!

Conhecemos, com certeza, algumas pessoas do nosso convívio, que alcançaram os seus objetivos; e com certeza, também, conhecemos outras que não chegaram a atingir, por qualquer que seja a razão, os seus objetivos.

Por que as coisas não acontecem, muitas vezes, a nossa maneira? Porque são frustrados, alguns dos nossos sonhos (Ex.: Moisés, Abraão, Davi, os discípulos, Saulo e outros.)?

Sonhos negativos X Sonhos positivos


Não gostaria de deter-me na parte negativa dos sonhos, mas, na parte positiva dele, ou seja, como realizá-los a luz da palavra de Deus. Temos que, primeiro, partir do pressuposto, de que Deus pode e vai frustrar certos planos nossos. Quem conhece as Escrituras Sagradas sabe de algumas histórias de homens e mulheres, aos quais, Deus frustrou-lhes os sonhos e planos; ex: Moisés fora criado para ser, pelo menos, o segundo faraó. Abraão tinha sua vida em Ur dos caldeus, Deus, porém lhes chamou para uma terra distante. Davi intentou edificar um templo em honra ao nome do Senhor, mas este frustrou os planos daquele. Os discípulos estavam lá desfrutando da realização de seus sonhos em sua bem sucedida indústria pesqueira e Saulo [da cidade] de Tarso, ensinado aos pés de Gamaliel, vivendo no auge de seu sonho, que, diga-se, certamente era o sonho comum a todos os jovens de sua época. E muitos outros exemplos. Mas… O porquê de ser assim?

Seria Deus, um ser sádico? Não! Tem prazer nos sofrimentos de suas criaturas? Definitivamente não! As ações de Deus são baseadas em seus atributos: Soberania, Onisciência, Amor, Misericórdia etc. Ele enxerga além! Não somente o que vai acontecer de ruim, mas, também, o que de bom; e Ele sabe o que é melhor para nós. Por outro lado, nós, não sabemos o que vai acontecer a dez minutos a nossa frente; não sabemos o que há de acontecer de ruim ou de bom. E definitivamente não sabemos o que é melhor para nós. Portanto, nada mais justo do que deixar nossas vidas nas mãos daquele que é o nosso Senhor, e que é Soberano, Onisciente, que é Amor e Misericordioso.

O Senhor Jesus diz: “E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que estas nos céus?” Isto quer dizer: que Deus está interessado em nós, em nosso bem estar; só que tem coisas que Ele não pode nos conceder! Imagina se Deus concedesse tudo o que todas as pessoas pedissem no mundo? Imagina que caos seria?

A passagem no livro de Tiago 4.1-3 reflete muito bem a situação de nós seres humanos em geral: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Prosseguindo, vejamos o que o dicionário diz sobre sonhar - é ter sonho, desejar muito. E diz mais sobre o que é sonho: É delirar, ilusão, fantasia, utopia.

Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou seja, a visão dos homens a respeito do Sonho. Porém, existe um tipo de sonho que é maior e melhor do que o Sonho Natural é o ‘SONHO DE DEUS’. Os Sonhos de Deus são projetos ou planos traçados para um futuro próximo ou futuro distante, para seus filhos.

Vejamos: Isaías 55.7-9


Assim como os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, assim, também, os Sonhos e projetos de Deus! E sobre os projetos e desígnios de Deus, o livro de JÓ 42.2 diz: “bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

Interessante! Os nossos planos podem não ser alcançados, nós podemos sair frustrados; mas, os planos de Deus não serão frustrados, de forma alguma!

O Que devemos fazer então?

Primeiro, julgo eu, precisamos nos colocar diante da presença de nosso Pai celeste. Apresentar-lhe nossos anseios, vontades, planos, desígnios etc. Mas Lembre-se: “Seja feita tua vontade, assim na terra, como no céu”. Pedir que cumpra em nós os seus planos, e nos conduza neles. Nesse momento precisamos, se necessário (eu sei que é difícil!!), abrir mão de nossos sonhos, para que o Senhor coloque os seus sonhos em nossos corações.

Não tenha medo do que vai acontecer, não tenha medo de sonhar e de planejar, de acreditar no que Deus colocou no teu coração. Igualmente, precisamos deixar-nos ser conduzidos pelo seu Espírito para não cairmos nas armadilhas do nosso coração.

Precisamos, também, compreender que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Não importa o que aconteça: “nenhum de seus planos podem ser frustrados”. Tenha fé, acredite!

"Os teus sonhos são maiores do que os meus..."


Vejamos o exemplo de um homem que sonhou os sonhos de Deus. São vários os homens, porém falaremos de apenas um. Deixarei por sua conta, o estudo da vida de outros homens e mulheres que também sonharam os sonhos de Deus. José foi um desses homens de Deus que sonharam os Sonhos de Deus (Gn 37)!

• José teve um sonho. Não tinha medo de sonhar – vs 5.
• Os seus irmãos não acreditaram no seu sonho. Não tinham visão. Tinham medo de sonhar – vs 8,11.
• Tentaram matar os sonhos de José – vs 18,19.

Verso 20 – Podem as pessoas intentar contra ti e contra o teu sonho, mas aconteça o que acontecer, persevere, não perca o teu sonho de vista, pois Deus reverterá em bem todo o mal feito contra ti! Apesar de tudo o que passou José, acreditou no sonho de Deus para ele, e foi em busca dele. Uma das características de José é que ele aproveitava as oportunidades. Era um homem integro, honesto, temente a Deus e seus princípios. Estude novamente a história de José e verás.

Conclusão


Ao passo que os sonhos dos homens, os sonhos naturais são egoístas, egocêntricos; os sonhos de Deus não. Eles (os sonhos de Deus) não se referem só a um, não abençoa somente um, mas a todos! Através do sonho que Ele lhe deu, Deus realizará os sonhos dele em sua vida, e através da sua vida, os sonhos de outros. Foi assim na vida de Ana. Ela precisava de um filho, mas Deus precisava de alguém que fizesse a diferença naquela geração, precisava de um profeta, de um juiz. 

Deus, através da sabedoria de José, abençoou várias nações e famílias, inclusive do próprio Jesus. Através dele, ficou um exemplo para a sua geração, de: caráter e temor a Deus. Moisés tinha seus sonhos, porém, Deus tinha planos maiores para ele; foi o libertador dos hebreus; foi o homem que falou face a face com Deus. E muitos outros! Deus fez muito mais na vida desses homens (e através deles), do que eles poderiam imaginar, Ele fez muito mais do que eles, com suas próprias forças, poderiam fazer, por eles mesmos! Vale à pena sonhar os sonhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário