Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de outubro de 2025

TELETEMA — "VALE TUDO — INTERNACIONAL" (1988)

O famigerado, desnecessário e mal fadado remake de  "Vale Tudo" desde antes de sua estreia já vinha sendo prenunciado o seu fracasso e ainda está dando o que falar nas redes sociais.

Mas meu objetivo aqui não é ser mais a detonar com essa releitura que mais pareceu um Frankenstein de tão desconfigurado que ficou em sua forma e em sua essência. 

Neste capítulo, retomando a nossa série especial de artigos "Teletema", vou me focar em falar sobre a trilha sonora internacional da versão original da novela, exibida em 1988.

Uma trilha, uma história


A trilha sonora internacional de "Vale Tudo" foi um retrato preciso de seu tempo, unindo grandes sucessos do pop e do rock da época a canções de artistas conceituados, e se tornando uma das mais memoráveis da história das novelas.

O álbum não apenas acompanhou o ritmo intenso da trama de Gilberto Braga (✰1945/✟2021), Agnaldo Silva e Leonor Bassères (✰1926/✟2004), mas também ajudou a moldar a percepção dos personagens e a atmosfera sofisticada da produção.

Grandes nomes do cenário internacional estiveram na compilação de "Vale Tudo — Internacional".

Curiosamente apesar de serem hits radiofônicos, que estouraram não só nas rádios FMs, mas também nas pistas de danças da época, algumas dessas músicas tocaram pouquíssimo durante a novela e nem sequer foram escolhidas para um personagem específico, porém deram muita credibilidade ao LP.

É o caso de 'Where do Broken Hearts Go?' — essa só tocou durante as exibições das cenas do próximo capítulo, o que era comum nas novelas da época —, balada romântica de Whitney Houston (✰1963/✟2012),  'Lost In You', do Rod Stewart, 'Pink Cadillac', de Natalie Cole (✰1950/✟2015) e a dançante 'Silent Morning', do Noel — que serviram como temas de locações em algumas cenas.

O contexto da trilha

Uma novela icônica e sua música


"Vale Tudo" foi uma novela que marcou a sociedade brasileira ao abordar temas como corrupção, valores morais e a dicotomia entre a ética e a ambição.

A trilha sonora internacional serviu como contraponto e complemento a essa narrativa densa, trazendo uma sonoridade moderna e cosmopolita que embalava as cenas de drama e romance, principalmente nas ambientações da Zona Sul carioca e nos encontros sociais da alta sociedade.

O álbum, produzido pela Som Livre, foi um sucesso de vendas, impulsionado pela popularidade da novela. As músicas se tornaram hits em rádios, festas e danceterias ficando marcadas na memória afetiva do público.

Destaques do álbum

A capa, um capítulo à parte

Ah, mas antes de continuar, deixe-me abrir um parênteses para falar sobre a belíssima capa.

Quando o LP foi lançado já me chamou atenção pela capa. Era final da década de 80 e a curiosidade de quem viria na capa das trilhas das novelas ainda era uma das grandes expectativas dos fãs de teledramaturgia.

O LP trouxe na capa e contracapa o casal Afonso Roitman e Solange Drupat (Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi, respectivamente) em duas fotos românticas.

Na trama, eles namoraram no início da novela, mas que por uma armação da pérfida e inescrupulosa Maria de Fátima (Glória Pires), passaram praticamente a novela toda separados — com exceção do capítulo em que Afonso engravida Solange, dando uma reviravolta na trama —, só conseguiram finalmente ser felizes no último capítulo.

Assim como a trama e a trilha, a capa também é clássica. No decorrer da novela o casal começou um namoro na vida real, e em 1991, se casaram, quando infelizmente nossa cherrie Lídia Brondi, a "mocinha Duprat", resolveu abandonar  de vez sua bem sucedida carreira de atriz, para se dedicar à família e uma nova profissão (atualmente, é psicóloga e ela Cássio seguem muito bem casados).

Agora sim, vamos ao

Faixa a faixa


A seleção de músicas da trilha internacional de "Vale Tudo" foi eclética, reunindo artistas de diferentes gêneros e nacionalidades.

"Vale Tudo" Internacional já abria com uma das músicas mais tocadas dentro da novela

  • 01) 'Father Figure' na voz inconfundível do George Michael exalando sensualidade. 
A canção, extraída do álbum "Faith", de George Michael (✰1963/✟2016), embalava o romance e o casamento de Leila (Cássia Kiss) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

A Leila começava a novela como ex-mulher do Ivan (Antônio Fagundes), teve um romance com o Renato (Adriano Reys — ✰1933/✟2011) e terminava a trama como esposa do corrupto vilão Marco Aurélio (Reginaldo Faria) com direito a ser escolhida assassina da Odete Roitman (Beatriz Segall — ✰1926/✟2018) e fugir do Brasil junto com o marido, com direito a banana e tudo.

Já naquela década a Cássia Kiss brilhava em cena! A música havia sido lançada um ano antes, em 1987, toda amparada por um clipe pop que ganhou o prêmio de melhor direção da MTV.

  • 02) A sequência vem com a balada 'Where Do Broken Hearts Go?'  — Whitney Houston.
Como já dito anteriormente, essa belíssima canção, faixa do álbum "Whitney", o segundo de estúdio dela, de 1987, a música foi o quarto single álbum e se tornou sétimo número um consecutivo da cantora. Poderia ter sigo melhor aproveitada durante a novela.
  • 03) Em seguida vem 'Lost In You'Rod Stewart.
Lançada em 1988 como o primeiro single do décimo quinto álbum de estúdio, "Out of Order", do britânico, essa gostosa canção é outra que devia ter sido mais aproveitada na novela, porém, só foi executada durante poucas cenas, como tema de locação do núcleo jovem. 
  • 04) 'Crying Overtime'Alexander O'Neal
O casal teen da trama — Thiago e Fernanda — vividos pelo Fábio Vilaverde e Flávia Monteiro, encantou o público jovem com muita beleza e talento. Em 1988, ainda não tinha "Malhação" (que só estrearia 7 anos depois ), e eram as novelas quem revelavam os jovens talentos para o grande público.

Os dois ganharam como tema 'Crying Overtime' do Alexander O'Neal, cantor de R&B Americano, compositor e arranjador de Minneapolis, Minnesota. Com uma carreira de mais de 30 anos, Alexander é um bem sucedido cantor de soul rhythm and blues, e ganhou destaque no início da década de 80, como cantor solo, lançando mais de 14 singles que chegaram as paradas das 40 melhores do Reino Unido.
  • 05) 'I Get Weak' — Belinda Carlisle

Não foi um grande hit e só tocou nas cenas dos próximos capítulos.
  • 06) 'Il Faut Savoir' —  Charles Aznavour
A grande vilã Odete Roitman, vivida magistralmente pela saudosa Beatriz Segall, que  adorava detonar o Brasil e os brasileiros, e talvez por isso mesmo todo mundo adorava odiá-la em cena, e isso a transformou em referência como vilãs da teledramaturgia.

No decorrer da trama, a toda poderosa se envolve com César (Carlos Alberto Ricelli), e mesmo sem perceber acaba se apaixonando completamente pelo mau caráter, que só via na relação uma maneira de ganhar dinheiro. Para acompanhar essa relação, Odete ganhou como tema a chiquérrima 'Il Faut Savoir', do Cantor, ator e compositor francês Charles Aznavour (✰1924/✟2018).
  • 07)  'Baby Can I Hold You?' Tracy Chapman, fecha o lado 01 do LP.
Foi, sem dúvida, o grande hit da trilha que se popularizou nas rádios nos quatro cantos do país.

A música da Tracy Chapman foi o tema internacional dos protagonistas Raquel e Ivan, vividos pela Regina Duarte e Antônio Fagundes e essa sim, tocou à exaustão no decorrer da novela e também se transformou em um dos carros chefe do disco.

Já na abertura do lado 02, temos a "arrasa quarteirão" 
  • 01) 'Silent Morning'  — Noel
Muito embora essa canção não tenha sido executada em absolutamente nenhuma cena da novela, ela foi um enorme sucesso tanto nas rádios, quanto nas pistas de danças.

'Silent Morning' fez parte do álbum de estreia — que veio a ser o único — do cantor de freestyle e dance music estadunidense, Noel Pagan, "Noel", tendo, também, se tornado o grande hit na carreira dele, alcançando o 47° lugar na Billboard Hot 100.
  • 02) 'Pianno In The Dark' — Brenda Russel feat. Joe Esposito
Lilia Cabral tinha uma personagem secundária na trama, mas seu brilho e talento já estavam lá timidamente dentro da atriz. Sua interpretação como Aldeíde Candeias acabou ganhando muito destaque depois de uma das clássicas cenas da trama, na qual encara seu chefe opressor Marco Aurélio e lhe diz umas boas verdades, demitindo-se da TCA e se casando com um milionário.

As aventuras e loucuras da personagem foi acompanhada por esse hit da Brenda Russell, que teve a participação nos vocais do cantor Joe Esposito (que teve o nome grafado errado na capa, com um "x" no lugar do "s"). A canção é uma linda balada e é outra que poderia ter sido bem mais aproveitada na trama.
  • 03) 'Free As Bird' — Supertramp
Como já dito, Solange e Afonso passam praticamente a trama inteira separados, no decorrer desse tempo, a editora de moda, acaba se envolvendo com o colega de trabalho Mário Sérgio, vivido pelo Marcos Palmeira, quase estreante na TV, ele havia feito um ano antes o Creonte de "Mandala"  (1987).

O casal chegou a morar juntos e ganharam como tema internacional a música 'Free a Bird' da banda Supertramp. A música era o título do último álbum da banda, que depois de anos na estrada, encerrava sua trajetória exatamente naquele ano de 1988.
  • Na sequência, outro grande hit radiofônico, 04) 'Paradise' — Sade
Maria de Fátima e César Ribeiro, os inesquecíveis personagens vividos pela, sem dúvida foi o melhor casal de "Vale Tudo". A química entre os dois personagens era perfeita, tanto nas cenas românticas, quanto nas armações.

Aprontaram de tudo para se dar bem e nunca se deixaram. Um literal amor bandido! Para coroar essa relação, e já que o casal não ganhara um tema nacional a sua altura, o internacional valeu por dois.

A cantora inglesa Sade vinha de uma trilha de sucessos e 'Paradise' encabeçava seu terceiro disco, "Stronger Than Pride", de 1988,  que entrava na lista dos 10 mais da Billboard.
  • 05) 'Lion In My Heart' — Thunder Newcome
É tipo chuchu num churrasco. Daquelas faixas que estão no disco por estar. Nunca foi tocada nem nas cenas dos próximos capítulos e, ao menos que eu saiba, não chegou a ser sucesso nas rádios. Não tenho nenhuma informação sobre essa banda. Pula pra próxima.
  • 06) 'Pink Cadillac' Natalie Cole
Essa música é um cover. A versão original é de Bruce Springsteen. Essa regravação marcou o retorno de Natalie Cole às paradas de sucesso. Chegou a tocar em algumas poucas cenas, como tema de locação e só.
  • Fechando a trilha, temos a clássica 07) 'Me In Tutto Il Mondo', Ornella Vanoni
A atormentada Heleninha Roitman, outra estrela de "Vale Tudo", imortalizada na história da teledramaturgia pela brilhante veterana Renata Sorrah, vivia na trama o drama de ser dependente do alcoolismo e entre uma melhora e outra se apaixona, e com uma ajudinha da mãe, casa-se com Ivan.

A personagem ganhou como tema internacional 'Me In Tutto Il Mondo', um clássico da cantora italiana Ornela Vanoni, que, aliás, sempre esteve presente nas trilhas das tramas do Gilberto Braga.

Conclusão

O legado da trilha


A trilha sonora internacional de "Vale Tudo" é um exemplo clássico de como a música pode se tornar um elemento indissociável de uma obra televisiva.

Ao unir sucessos globais com a narrativa brasileira, a novela não apenas se destacou na história da teledramaturgia, mas também ajudou a popularizar artistas e gêneros musicais no Brasil, deixando uma marca duradoura na memória cultural do país.

O disco bateu o recorde anterior de vendagem de LPs e K7s: vendeu 1.443.154 cópias, ultrapassando a trilha internacional de "Dancin' Days", outra de Gilberto Braga, de dez anos antes.

Este recorde, no entanto, foi novamente batido na sequência, com a trilha internacional da sua substituta, "O Salvador da Pátria", que vendeu mais de 1.463 mil cópias. 

No ranking das trilhas de novelas mais vendidas, o disco internacional de "Vale Tudo", portanto, está em terceiro lugar, perdendo apenas para as trilhas "O Salvador da Pátria — Internacional" (2º lugar) e "O Rei do Gado — Volume 1" (1º lugar). 

[Fonte: "Teletema: A história da música popular através da teledramaturgia brasileira", Guilherme Bryan e Vincent Villari, 512 páginas, Dasha Editora, 2014]
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização frequentes dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário