Total de visualizações de página

sábado, 26 de dezembro de 2020

ESPECIAL ESCATOLOGIA: OS SINAIS — 5) CONCLUSÃO — A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA

Enfim, posicionamentos das várias vertentes teológicas e suas complexidades à parte, seja o que for, estas crises social, moral e espiritual pela qual passamos,  são sem sombra de dúvida um sinal de que a volta de Jesus se aproxima. 
"Mas todas estas coisas são [apenas] o princípio das dores"
Ele explicou (Mateus 24:8). Ou seja, embora, por exemplo, a pandemia seja um sinal do tempo do fim, ele pode não ser o fim. Seria, então, de importância pequena? Não! Você sabe de que dores Jesus estava falando? Paulo explica: são as dores de parto do planeta que geme cada vez mais forte por estar chegando a sua hora! (Romanos 8:22; 1 Tessalonicenses 5:1-3).

No tempo certo: o tempo de Deus


Quando dizemos que terremotos, guerras, fomes, epidemias, corrupções, etc., são sinais da volta de Jesus, há quem menospreze (2 Pedro 3:3,4) afirmando que essas coisas sempre aconteceram no mundo. Mas é importante observar o que Jesus e Paulo falam sobre a semelhança dessas ocorrências como sinais do tempo do fim com as contrações do parto. Com o passar do tempo, acontecem progressivamente repetidas vezes, e se tornam progressivamente mais longas, e intensificam-se progressivamente mais fortes.

Por isso, em segundo lugar, devemos continuar estudando os eventos finais previstos pela Bíblia, para os mantermos bem claros na mente, a fim de não incorrermos em equívocos. Tem gente por aí tentando enquadrar essa pandemia como a primeira das sete pragas apocalípticas! E temos como saber que não é, porque a escatologia aponta o acontecimento dos eventos finais numa ordem sequencial.

Primeiro, o derramamento do Espírito Santo (Joel 2:28,29), depois a pregação do evangelho alcançará todos os povos (Mt 24:14), a seguir acontecerá o decreto dominical (Apocalipse 13:16), seguida do fechamento da porta da graça (Mt 25:10; Ap 22:11), para, então, as últimas pragas começarem a acontecer (16).

E o terceiro ponto é o que realmente nos compete. 
"Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações" (Salmo 34:17). 
Se ainda não for o fim, se qualquer teoria estiver certa ou errada, como cristãos, nosso dever é lutar, mas de forma cósmica (Efésios 6:12), de joelhos, para que Deus nos cure política, física, econômica e espiritualmente (2 Crônicas 7:14). Então a crise atual não tem nada a ver com os eventos finais? Tem tudo a ver!
O que devem fazer os cristãos diante disto?

Sem saber (ou talvez sabendo), o mundo se prepara, cada vez mais, para um cenário em que possivelmente poderes tenham controle social total sobre as escolhas das pessoas, o ir e vir dos cidadãos e a liberdade econômica de cada indivíduo. Você não acha que o que estamos vivendo é um grande ensaio para o que sabemos que acontecerá (Ap 13:17)?

Então, por que não ensaiarmos a nossa parte também? Se o próximo grande cumprimento profético que esperamos ver acontecer é a chuva serôdia, qual é a nossa parte nessa batalha? 
"Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia… e lhes dará chuvas abundantes" (Zacarias 10:1; Ezequiel 34:26).
Está tudo parado? Para o cristão não deveria estar, pois ele deve se ocupar intensamente na atividade do clamor (Jeremias 29:12,13) pelo reavivamento. E antes que a porta da graça se feche (Isaías 55:6-13). E isso não deve ser motivo para medo: 
"Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, alegrem-se e levantem a cabeça, porque a vossa redenção se aproxima" (Lucas 21:28). 

Conclusão

"Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mt 24:13). 


O estudo da Escatologia Cristã nos permite compreender, na medida de nossas limitações humanas, a grandeza das coisas que Deus tem preparado para aqueles que O adoram, juntamente com seu filho amado Jesus Cristo. E, à luz do Espírito Santo, isso é possível, naquilo que Deus deseja que saibamos. E como assevera Charles Finney (2004, p. 501):
 
"Deus é, e deve ser, um soberano absoluto e universal."
A fonte inesgotável de saber e adoração a Deus é a Bíblia Sagrada e a Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar os acontecimentos futuros. 
"Quem tiver sede venha, e quem quiser beba de graça da água da vida!" (Ap 22:17).
O conhecimento destas coisas leva o crente a esperar com paciência e a suportar as perseguições religiosas, e de toda a ordem. O cristão, na atualidade, vive no meio de uma sociedade perversa e corrompida (Fp 2:15), às vezes, é tentado a abandonar a fé. Mas, se ele conhece o sinal dos tempos, resiste às tentações e persevera até o fim. O versículo 13 de Mateus 24 apresenta um duplo sentido quanto à salvação. Ela será física, analisada à luz de Lucas 21:18,19; aí, engloba também a redenção da alma, a espiritual.

Podemos nos tranquilizar, o Senhor Jesus disse: "AINDA NÃO É O FIM", mas temos que estar alertas, pois Ele também disse: "É O PRINCÍPIO DAS DORES"; logo em seguida a tudo isso virá a tão temida Grande Tribulação que nunca houve antes, nem haverá depois, conforme Ele nos alertou: 
"...porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem haverá jamais" (Mt 24:21).
É hora de vigiar, orar e pregar o evangelho para que ninguém se perca. Pense Nisto!

Segue abaixo os links dos capítulos da série: 

[Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos) Trimestre: 3º/1994 — Comentarista: Esequias Soares da Silva — Tema Central: Evangelhos Sinóticos - A perfeita harmonia, Páginas: 51-54; Bíblia.org, por Valdeci Júnior, Bacharel em Teologia Educacional e Mestre em Missão Urbana; BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática.Rio de Janeiro: CPAD, 2017. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, Rio de Janeiro: Cultura Cristã, 2012. ERICKSON, Millard J. Opções contemporâneas na Escatologia. São Paulo: Vida Nova, 2010. FINNEY, Charles. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro, CPAD, 2004. GRUDEM, WAYNE. A morte, o estado intermediário e a glorificação. Disponível em http://www.monergismo.com/textos/ressurreicao/morte_estado_glorificacao_grudem.htm. Acesso em 18/12/2020. Núcleo do Conhecimento]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário