Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

AS CARACTERÍSTICAS DO AMOR AO SENHOR


"Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus" (1 Coríntios 8:3).
  • O texto deste artigo é o esboço da mensagem que eu ministrei ontem, 06/12, no culto dominical realizado no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, onde sirvo como pastor.

Amor, uma linguagem do céu


O amor é a força mais poderosa do mundo. É o elo que liga pessoas umas com as outras e com Deus. O verdadeiro amor não depende de quem recebe amor. A pessoa que ama decide amar porque quer amar. O amor é uma decisão poderosa. Não existe um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através de Jesus, pode transformar as nossas vidas e nos completar. Deus é amor. Seu amor serve de exemplo. 

O amor de Deus é a maior força que existe. Ele é incomparável, ilimitado e pode quebrar qualquer barreira. Esse amor tem o poder de transformar qualquer situação, de mudar até o coração mais endurecido. Foi o amor de Deus que originou o plano da salvação, e sem esse amor Jesus nunca teria morrido na cruz para nos resgatar do poder do pecado e da morte.

Todas as pessoas precisam de amor. Um amor verdadeiro traz sentido à vida do ser humano, traz conforto e um propósito. A essência do amor vem de Deus, pois Deus é amor! Muitas vezes podemos procurar o amor verdadeiro de maneiras erradas. Algumas pessoas até podem te amar verdadeiramente, mas ninguém te ama como Deus ama. O Seu amor é infalível e infindável. Porque Ele te ama, Deus enviou o Seu Filho amado para morrer na cruz pelos teus pecados. Essa é a maior prova de amor de sempre!

O amor como um princípio bíblico


Por ser uma linguagem divina, a Bíblia fala sobre o amor do Gênesis ao Apocalipse. Sempre que a Bíblia fala sobre amor, não se trata do tipo de "amor" que é divulgado, ensinado e praticado no mundo. Quando esse amor é no sentido vertical, de cima para baixo, ou seja, do Senhor em relaçã a nós, ele tem características bem específicas e especiais que o definem:
Entretanto, embora Deus não impor condições para nos liberar o Seu amor, Ele se importa sim que correspondamos ao Seu amor (Jo 14:21). Amar ao Senhor só nos discursos ou nas letras dos cânticos é muito fácil e qualquer um — até mesmo que de fato não O ame — pode fazer. 

Portanto, é necessário então que entendamos alguns detalhes que caracterizam e definem a relação de amor entre nós e o Senhor. Essas características são muitas e podem ser expressas de várias formas. Eu as resumi em três, sendo que nessas três, estão incluídos, inseridos todos os demais. Vamos conhecê-los.

O amor ao Senhor é um amor com propósitos — Jo 21:15-17


Entendendo o contexto dessa passagem, Pedro foi um dos discípulos mais proeminentes dentre os 12. Ele foi um tipo de líder dos discípulos. Aquele que tomava as grandes decisões, aquele ao qual foi Jesus deu revelações mais profundas e sobre qual, consequentemente, também foi dada a maior responsabilidade, pois
"...A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lucas 12:48b). 
Pois é, Pedro também foi o protagonista de um dos episódios mais emblemáticos e significativos dos evangelhos, o da negação a Jesus, registrado em Jo 18:15-18. Pois bem, logo após ter negado ao Senhor, Pedro tem esse reencontro com Ele, um reencontro muito importante e definitivo para o discípulo.

Aqui, Jesus faz com que Pedro se posicione em relação ao seu compromisso com o chamado para o exercício ministerial, feito anteriormente pelo próprio Jesus (Mateus 16:18). Entendemos, então que o amo ao Senhor implica em atendermos o Seus chamado. É um amor que gera frutos.

O amor ao Senhor deve ser profundo, intenso e forte — Salmo 42:1, 2a; 63:1a


Profundidade sinaliza que o nosso amor a Deus precisa ter raízes, ser firme, solidificado. Não há como oferecer a Ele um amor instável, flexível, submisso às circunstâncias ou às intempéries da vida. Quando Jesus nos deu o mandamento do amor, Ele foi enfático:
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de TODO o teu coração, e de TODA a tua alma, e de TODO o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento" (Marcos 12:30, ÊNFASE acrescentada).
Quando Jesus diz que devemos amar a Deus de TODO, Ele nos indica que esse amor deve nos envolver por inteiro.

Amar de todo o teu coração, e de toda a tua alma significa que por vezes é necessário coragem para fazer o que nos é mandado, mesmo quando não entendermos de imediato o que nos está sendo por Ele mandado. Ele sabe todas as coisas, nós não. Isto é ser profundo, é ter raíz, é estar equilibrado em uma base sólida.

Intensidade fala atitudes. Uma pessoa intensa não faz nada mais ou menos, ou seja, ela sempre se entrega a tudo que realiza de forma profunda, colocando toda a sua energia na execução do que a ela foi confiado. Quando amamos ao Senhor com intensidade, não negociamos os valores e princípios que nos são ensinados em Sua Palavra

Forte, obviamente, nos indica resistência. Amar com todas as forças é quando precisamos dar nosso máximo para amar mesmo quando somos disciplinados. Você tem que decidir amar, mesmo quando é difícil, pois nem sempre é fácil amar. Muitas vezes Deus nos disciplina, nos corrige, nos exorta, nos diz não e até nessa hora precisamos amá-lO. Afinal, 
"[o verdadeiro amor] ...é paciente (...) Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta..." (1 Co 13:4a, 7).
Ou seja, o amor a Deus, trata-se de uma relação de intimidade, uma entrega toral, sem restrições, um desejo incontrolável de estar junto dEle, uma total satisfação em conhecer e saciar não os próprios desejos, mas os desejos dEle.

O amor ao Senhor gera resultados — Jo 14:15, 16


O amor é uma relação de troca e de fidelidade e isso não muda quado se trata do amor ao Senhor e dEle por nós. Deus nos chamou, nos designou para propósitos específicos e, potanto, espera que O ofereçamos, que O apresentemos frutos em espécie com o que nos tem dado como sementes. A maior semente do Senhor para nós, é justamente o seu tão grande e indescritível amor, manifesto na pessoa de Jesus. E foi Ele mesmo quem disse:
"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto" (Jo 15:8).
De maneira simples eu diria que fruto é a mudança de vida, uma vida centrada em Cristo, uma vida onde morremos para nós mesmos para que Cristo possa viver em nós. (Gálatas 2:19,20); uma vida que busca satisfazer Deus em vez de satisfazer as pessoas ou a si mesmo. Uma vida cujo tema central, foco e prioridade é Deus. E, isso, sem sombra de dúvida, é uma manifestação do amor que temos por Ele.

Conclusão


O amor ao Senhor está relacionado com uma vida de entrega total a Ele e se manifesta na proporção em que o revelamos através da no maneira de viver. Em Romanos 8:35-39, o apóstolo Paulo, de forma bem explícita, nos ensina como o efeito de ação e reação sobre essa verticalidade do amor ao Senhor. Que não percamos a oportunidade de viver e revelar a Ele o nosso amor.
Canção: 'Amo o Senhor'; Intérprete: Fernanda Brum; Composição: Fernanda Brum e Emerson Pinheiro;
Faixa do álbum: "Quebrantado Coração", MK Music, 2002.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário