Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

TIRANDO FORÇA NA FRAQUEZA

"De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve. 
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 
Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: 'A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.' 
De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:5-10, ênfase por mim acrescentada).
Como posso tirar força de minha fraqueza? Como posso, diante de minha impotência, ser potente? Isso só é possível dentro da perspectiva de alguém que se reconhece necessitado de Deus. Alguém que, como Paulo, sabe que sem a ação do Espírito Santo não é possível fazer nada.

Essa passagem das Escrituras é um tanto quanto confrontadora. Hoje (23/10/2020), enquanto fazia a minha corrida noturna, me deparei meditando nessa passagem e o Senhor me revelou o quanto ela é antagônica a esta atual geração de crentes que são de púlpito incentivados a não se enfrentarem suas debilidades e limitações humanas. 

Através de pregações com conteúdo hedonista, do tipo que coloca o homem no centro das atenções, merecedor de tudo, impossível de enfrentar lutas, tribulações e perdas então, nem pensar, afinal,
"...Agora é só vitória, agora é só vitória, agora é só vitória..."
Diz o refrão do hit gospel de famosa musa pentecostal. E, com esse pensamento heroico, esperar que esses irmãos reconheçam suas fraquezas e se submetam à dependência do Senhor todo poderoso, é exigir deles.

Com isso, o que vemos é uma geração mimada que acreditam em um deus (assim mesmo, com "d" minúsculo) servil e banana, sempre pronto em satisfazê-los nas suas mais fúteis utopias.

"...No mundo tereis aflições..." (João 16:33b)

Hã, como assim?


Tantas vezes em nossa vida nós nos encontramos em momentos de dificuldades tão intensas e sombrias que parece ter Deus nos esquecido ou esquecido de Sua promessa para conosco.

Nós vemos, na tribulação, um obstáculo para atingirmos a nossa benção e mergulhamos muitas vezes em depressão. Pedimos que Deus nos tire da tribulação e parece que Ele não nos ouve.

Contudo, o apóstolo Paulo, sempre linear em sua visão espiritual, semelhante ao que escreveu aos irmãos da igreja em Corinto, semelhantemente escreveu também aos crentes romanos que padeciam muitas perseguições:
"Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:2-5).
"... Nos gloriamos na tribulação... ", que significa "nos alegramos na tribulação." Serão, então, as tribulações um mal para nossa vida cristã? Se são, então por que Deus as permite?

Quem era Paulo de Tarso? Onde buscou forças para vencer suas fraquezas?


Paulo era um cara muito estudado, de inteligência ímpar, acime da média, mas sabia que sua humanidade possuía fraquezas, limitações, debilidades, mesmo com toda a inteligência que tinha. E como lidava com isso? Somente submetendo tudo a Deus.
  • Fraco não é aquele que possui fraquezas, e sim aquele que se rende a elas. Tocar em minhas fraquezas, em meu vazio, é perceber que, quando não tenho mais nada, posso contar com o tudo de Deus. Isto é submissão!
Somos humanos, somos gente. Sentimos dor, sentimos sede, sentimos fome, sentimo-nos impotentes. Até Jesus, em Sua humanidade, também sentiu dor. E Ele não teve medo de apresentar as fraquezas dEle aos amigos e a Deus. No Getsêmani, foi isso que nos foi apresentado de forma clara.

Amados, o que eu vou dizer pode chocar a muitos, mas as tribulações são bênçãos. Obviamente os defensores da teologia da prosperidade e confissão positiva hão de discordar de mim enfática e veemente. Mas, e eu com isso? O que tenho eu com essa gente? Que se danem! Meu compromisso é com a Palavra!

De acordo com a Palavra, a tribulação produz perseverança e a perseverança nos aperfeiçoa. Se isso não é bênção, eu não sei o que é bênção.

Tiago, em sua carta, no capítulo 1 versículos 2 ao 4, fala sobre o mesmo tema e se aprofunda nele dizendo que a perseverança nos aperfeiçoa, isto quer dizer que é, apenas e unicamente, através das tribulações que somos aperfeiçoados para que cheguemos à medida perfeita da estatura de Cristo, nosso Senhor. Entendeu o porque de tantos crentes débeis em sua fé? Imaturos, sem perspectivas, inconstantes, frios...?

O Senhor Jesus disse a Paulo 
"...Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..."
e, é quando chegamos aos nossos limites que nossa vaidade e orgulho se quebram e nós recorremos Àquele que é poderoso para nos salvar. Aí então, com nosso ego despedaçado, é que Deus pode agir em nossa vida, moldando-nos conforme a Sua vontade, e ensinando-nos a confiar somente nEle, conhecendo a Sua Voz, e seguindo-O pelos desertos até nossa Canaã celestial.

Benditas e bem-vindas sejam as tribulações!


Perseverança é sinônimo de "constância" e "firmeza", ambos atributos que têm faltado em muitos crentes que, justamente fraquejam na hora da tribulação e pedem a Deus alívio para seu sofrimento, ao invés de aceitar a Sua Soberana vontade e sabedoria e pedir forças para vencer a tribulação, estes pedem a Deus que os tire da tribulação.

Deus, por Sua infinita misericórdia os atende, mas eles não ganham nada com isso, saem da tribulação do mesmo jeito que entraram, fracos e pequenos na fé. A mesma tribulação volta, e novamente tudo se repete, e assim, permanecem estáticos na fé, sem alcançar crescimento espiritual algum.

A tribulação é permitida por Deus para nos provar e fazer-nos crescer, fazer-nos constantes e firmes na fé. Aceitemo-la e prossigamos firme para o alvo, correndo com perseverança a carreira que nos foi proposta.

A nossa força vem de Deus


Deus deixa-nos passar por estes momentos trabalhosos a fim de que nEle confiemos e a Ele busquemos, não com a intenção humana de aliviar a dor, mas com a intenção única de alcançar comunhão com Ele, e, dessa comunhão obtermos força para vencer.

O mesmo apostolo Paulo escreveu também aos irmãos colossenses no capítulo 1 verso 11:
"Sendo fortalecidos [corroborados] com todo o poder, segundo a força da Sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria".
Nesta oração aqui transcrita ele rogava a Deus o seguinte: que os colossenses fossem amparados, apoiados, consagrados, firmados, cheios de autoridade e defendidos (tudo isso tirado da palavra corroborados) pela força de Deus, segundo o poder da Sua glória.

Há dias em que tudo muda ao nosso redor. Pessoas nos ofendem, familiares nos humilham, amigos se afastam, no trabalho metas não são cumpridas e outras situações desanimadoras ocorrem durante o nosso dia. Há dias em que acordamos frágeis, vulneráveis e em muitas situações não conseguimos nem ter forças para orar. 

Em dias turbulentos, vem a sensação de que, por mais que estejamos seguindo os passos de Cristo, orando, jejuando, nada está adiantando, não conseguimos vislumbrar o agir de Deus. Nesses momentos, sentimos a tentação de fugirmos das pressões, com o medo de que nunca venceremos as dificuldades. Todos nós somos fracos e temos que reconhecer isso diariamente! Por mais difícil que seja, precisamos aprender a lidar com as perdas, pois, EM NENHUM LUGAR NA BÍBLIA SEQUER NOS SUGERE QUE SÓ TERÍAMOS VITÓRIAS O TEMPO TODO!

Geralmente, só quando a fraqueza nos atinge é que há um despertar do quanto precisamos de ajuda. Pode ser o orgulho ou até mesmo o intuito de não incomodar o próximo, mas por algum motivo deixamos de buscar auxílio. 

Precisamos adquirir a consciência de que sozinhos não conseguiremos resolver os nossos problemas e dificuldades. Precisamos da ajuda e essa ajuda deve vir de Alguém mais forte que nós. Só Deus tem a força que nós precisamos para nos sustentar em nossas fraquezas e não há nada que Ele não possa fazer. 

Enquanto nossa natureza humana tender a ser autossuficiente, ter a falsa impressão que podemos controlar tudo, facilmente tenderemos a nos afastar da dependência do Senhor. Quando a fraqueza nos assola, quando nos sentimos incapazes de resolver certos problemas é que propendemos a buscar o auxílio e a vontade de Deus, entregando e confiando tudo em suas mãos poderosas. 

Nossa inteligência, nossos recursos financeiros, nossos amigos e até mesmo nossa família não nos bastam para nos sustentar nos momentos de fraqueza e solucionar nossas necessidades. Só a graça de Deus nos basta! Quando Paulo entendeu isso, disse: 
"Por isso, o amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte" (2 Co 12:9).

Conclusão


A maior fraqueza de Paulo acabou se transformado em sua maior força. Assim, também nós podemos usar nossa fraqueza para que ela se transforme em nossa força. Não podemos ter medo de deixar o Mestre Jesus trabalhar nossa fraqueza. Ele sabe lidar com nosso "húmus", com aquilo que, aparentemente, é nossa fraqueza, e a transformar em nossa maior riqueza e fortaleza.

A fraqueza é a oportunidade que nos é dada para aprendermos a depender mais de Deus, não só de nós mesmos. A vitória gerada durante nosso período de fraqueza nos mostra que toda força vem dEle, e que toda a honra e glória deve ser para Ele. 

Paulo, quando estava passando por tribulações (inimagináveis a nós, diga-se de passagem), Deus lhe ofereceu esta explicação: 
"Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12.9). 
Paulo rogou por alívio imediato, mas, contudo, Deus não o deu. Perceba que as tribulações forjaram Paulo a depender da graça do Senhor. Portanto, comece hoje a depender mais do Senhor. Lance todos seus problemas e desafios em suas mãos. Confie que Ele o sustentará e o livrará de toda fraqueza. Lembre-se de que com Cristo já somos mais que vencedores, mas, para ser mais que vencedores, é preciso ter o que vencer! 

[Fonte: Casa do Senhor; Canção Nova; Expositor Cristão, por Jonathan Pescuma Monteiro Igreja Metodista Central de Ribeirão Preto/SP]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário